Estudo de Apocalipse 12:10 – Comentado e Explicado

Eu ouvi no céu uma voz forte que dizia: Agora chegou a salvação, o poder e a realeza de nosso Deus, assim como a autoridade de seu Cristo, porque foi precipitado o acusador de nossos irmãos, que os acusava, dia e noite, diante do nosso Deus.
Apocalipse 12:10

Comentário de Albert Barnes

E ouvi uma voz alta dizendo no céu: O grande inimigo foi expulso; a causa de Deus e da verdade foi triunfante; e os anfitriões conquistadores unidos para celebrar a vitória. Essa representação de uma canção, conseqüente à vitória, está de acordo com as representações usuais na Bíblia. Veja a canção de Moisés no Mar Vermelho, Isaías 12:25 . Em nenhuma ocasião esse cântico poderia ser mais apropriado do que o completo encaminhamento e desconforto de Satanás e seus anfitriões rebeldes. Visto em referência ao tempo aqui simbolizado, isso se relacionaria com o certo triunfo da igreja e da verdade na terra; em referência à linguagem, há uma alusão à alegria e triunfo das hostes celestiais quando Satanás e suas legiões apóstatas foram expulsos.

Agora chegou a salvação – isto é, completa libertação do poder de Satanás.

E força – Ou seja, agora é o poderoso poder de Deus manifestado ao derrubar e subjugar o grande inimigo da igreja.

E o reino do nosso Deus – O reino do nosso Deus. Veja as notas em Mateus 3: 2 . Isso agora está estabelecido entre as pessoas, e Deus, a partir de agora, governará. Isso se refere ao certo triunfo final de sua causa no mundo.

E o poder de seu Cristo – Seu ungido; isto é, o reino de Cristo como o Messias, ou como ungido e separado para governar o mundo. Veja as notas em Mateus 1: 1 .

Pois o acusador de nossos irmãos é rejeitado – A frase “nossos irmãos” mostra por quem essa música é celebrada. É cantado no céu; mas é por aqueles que pertenceram à igreja redimida e cujos irmãos ainda estavam sofrendo perseguição e provação na terra. Mostra a ternura do laço que une todos os redimidos como irmãos, seja na terra ou no céu; e mostra o interesse que eles “que passaram pelo dilúvio” têm nas provações, nas tristezas e nos triunfos daqueles que ainda estão na terra. Temos aqui outra denominação dada ao grande inimigo – “acusador dos irmãos”. A palavra usada aqui – ?at?????? kategorosin nas edições posteriores do Novo Testamento ?at???? kategor – significa apropriadamente “um acusador”, alguém que culpa outro, ou cobra outro por crime. A palavra ocorre em João 8:10 ; Atos 23:30 , Atos 23:35 ; Atos 24: 8 ; Atos 25:16 , Atos 25:18 ; Apocalipse 12:10 , em todos os lugares em que é traduzido como “acusador” ou “acusadores”, embora apenas neste último lugar se aplique a Satanás. O verbo ocorre frequentemente, Mateus 12:10 ; Mateus 27:12 ; Marcos 3: 2 ; Marcos 15: 3 et al.

A descrição de Satanás como acusador concorda com a opinião dos antigos hebreus em relação a seu caráter. Assim, ele é representado em Jó 1: 9-11 ; Jó 2: 4-5 ; Zacarias 3: 1-2 ; 1 Crônicas 21: 1 . A frase “dos irmãos” refere-se a cristãos, ou ao povo de Deus; e o significado aqui é que uma das características de Satanás – uma característica tão conhecida que torna apropriado designá-lo por ela – é que ele é um acusador dos justos; que ele está empregado em apresentar contra eles acusações que afetam seu caráter e destróem sua influência. A propriedade desta denominação não pode ser duvidada. É, como sempre foi, uma das características de Satanás – um dos meios pelos quais ele mantém sua influência no mundo – para trazer acusações contra o povo de Deus. Assim, sob suas sugestões e por seus agentes, eles são acusados ??de hipocrisia; com falta de sinceridade; ser influenciado por motivos ruins; em perseguir desígnios sinistros sob o manto da religião; com vícios secretos e crimes. Assim, os mártires foram acusados; é assim que acusações infundadas são freqüentemente apresentadas contra ministros do evangelho, paralisando seu poder e diminuindo sua influência, ou que, quando um professo cristão cai, a igreja sofre um esforço para lançar suspeitas sobre todos os que levam o nome cristão. Talvez a coisa mais habilidosa que Satanás faça, e a coisa pela qual ele mais contribui para diminuir a influência da igreja, esteja causando as acusações contra o povo de Deus.

É derrubado – O período aqui mencionado foi, sem dúvida, o momento em que a igreja estava prestes a ser estabelecida e florescer no mundo, e quando as acusações seriam feitas contra os cristãos por várias classes de caluniadores e informantes. É sabido que, nos primeiros tempos do cristianismo, crimes da mais horrenda natureza foram praticados contra os cristãos, e foi por essas calúnias que foram feitos esforços para impedir a extensão da igreja cristã.

Que os acusou diante de nosso Deus – Veja as notas em Jó 1: 9-10 . O significado é que ele os acusou, por assim dizer, na própria presença de Deus.

Dia e noite – Ele nunca deixou de apresentar essas acusações, e procurou pela perseverança e constância com que foram instadas a convencer o mundo de que não havia sinceridade na igreja nem realidade na religião.

Comentário de E.W. Bullinger

O verso central em Apocalipse.

alto = ótimo.

salvação = a salvação.

força = o poder. App-172.1; Apocalipse 176: 1 .

reino. Veja App-114.

poder. App-172.

Cristo. App-98.

acusador. Grego. kategoros. Somente aqui em Rev.

is = was.

humilhar. Como “expulso” , Apocalipse 12: 9 , com os textos.

acusado = acusado . Primeira ocorrência: Mateus 12:10 ; por último aqui.

Comentário de Adam Clarke

Apocalipse 12:10 ; por Adam Clarke

O acusador de nossos irmãos – Dificilmente há algo mais comum nos escritos rabínicos do que Satanás como acusador dos israelitas. E a mesma palavra ?at?????? , acusador ou, como está no Codex Alexandrinus, ?at???? , é usada por eles em letras hebraicas, ?????? katigor ; e gr., Pirkey Eliezer, c. 46, falando do dia da expiação; “E o santo e abençoado Deus ouve o seu testemunho do acusador, ??????? ?? min hakkatigor ; e expia o altar, os sacerdotes e toda a multidão, dos maiores aos menos.”

Em Shemoth Rabba, sec. 31, fol. 129, 2, são estas palavras; “Se um homem observa os preceitos e é filho da lei e vive uma vida santa, Satanás se levanta e o acusa.”

“Todos os dias, exceto no dia da expiação, Satanás é acusador de homens.” – Vayikra Rabba, seg. 21, fol. 164

“O santo e abençoado Deus disse aos setenta príncipes do mundo: Vistes aquele que sempre acusa meus filhos?” – Yalcut Chadash, fol. 101, 3.

“O diabo permanece sempre como acusador diante do rei de Israel.” – Sohar Levit., Fol. 43, col. 171. Veja muito mais em Schoettgen.

Apocalipse 12:10 ; por John Edward Clarke

E ouvi uma voz alta dizendo: – Agora chegou a salvação, etc. – Esta é uma canção de triunfo da Igreja Cristã sobre a idolatria pagã, e é muito expressiva da grande alegria dos cristãos por esse evento tão estupendo. Diz-se que a voz alta do triunfo é ouvida no céu, para mostrar que a religião cristã agora era exaltada ao céu ou trono dos romanos. Império. “É muito notável”, como observa o bispo Newton, “que o próprio Constantino, e os cristãos de sua época, descrevam suas conquistas à imagem de um dragão, como se tivessem entendido que essa profecia havia recebido sua realização nele. Constantino ele mesmo, em sua epístola a Eusébio e outros bispos a respeito da reedificação e reparação das igrejas, diz que ‘a liberdade agora está sendo restaurada e que o dragão está sendo removido da administração dos assuntos públicos, pela providência do grande Deus e pelo meu ministério, considero o grande poder de Deus manifestado a todos. Além disso, uma foto de Constantino foi colocada sobre o portão do palácio, com a cruz sobre a cabeça e sob os pés o grande inimigo da humanidade, que perseguia a Igreja por meio de tiranos ímpios, na forma de um dragão, paralisados ??por um dardo pelo meio do corpo e caindo de cabeça nas profundezas do mar. ” Veja Eusébio de Vita Constantini, lib. ii. c. 46; e lib. iii. c. 3 e Socratis Hist. Eccles., Lib. 9. Constantino acrescentou aos outros insignos romanos o labarum , ou padrão da cruz, e o constituiu o principal padrão do império romano cristão. A este labarum, Prudentius se refere, ao falar dos soldados cristãos, em seu primeiro hino pe?? stefa??? ,

Caesaris vexilla linquunt, elegível Signum Crucis,

Proque ventosis Draconum, quae gerebant, palliis,

Proferunt Insigne Lignum, quod Draconem subdidit.

“Eles deixam as bandeiras de César; eles escolhem o estandarte da cruz; e em vez das bandeiras de dragão que carregavam, moviam-se com o vento, trazem adiante a madeira ilustre que subjugava o dragão”.

Quando o apóstolo viu a mulher no céu, bem poderia chamá-la, no espírito de profecia, uma grande maravilha.

Comentário de John Wesley

E ouvi uma voz alta dizendo no céu: Agora chegou a salvação, a força, o reino de nosso Deus e o poder de seu Cristo; porque o acusador de nossos irmãos é derrubado, que os acusou diante do dia de Deus e noite.

Agora chegou – Portanto, é evidente que todo este capítulo pertence à trombeta do sétimo anjo. No décimo primeiro capítulo, do décimo quinto ao décimo oitavo verso, são propostos o conteúdo desta extensa trombeta; cuja execução é descrita copiosamente neste e nos capítulos seguintes.

A salvação – dos santos.

O poder – Pelo qual o inimigo é expulso.

O reino – Aqui a majestade de Deus é mostrada.

E o poder de seu Cristo – o qual ele exercerá contra a besta; e quando ele também for levado, então o reino será atribuído ao próprio Cristo, Apocalipse 19:16 ; 20: 4.

O acusador de nossos irmãos – Enquanto eles permanecerem na terra. Essa grande voz, portanto, era apenas a voz dos homens.

Quem os acusou diante de nosso Deus dia e noite – incrível malícia de Satanás e paciência de Deus!

Referências Cruzadas

1 Crônicas 29:11 – Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.

Jó 1:9 – “Será que Jó não tem razões para temer a Deus? “, respondeu Satanás.

Jó 2:5 – Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. “

Salmos 2:8 – Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.

Salmos 22:28 – pois do Senhor é o reino; ele governa as nações.

Salmos 45:6 – O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino.

Salmos 110:5 – O Senhor está à tua direita; ele esmagará reis no dia da sua ira.

Salmos 145:11 – Eles anunciarão a glória do teu reino e falarão do teu poder,

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Zacarias 3:1 – Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.

Mateus 6:10 – Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Mateus 26:64 – “Tu mesmo o disseste”, respondeu Jesus. “Mas eu digo a todos vós: chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu”.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Lucas 11:2 – Ele lhes disse: “Quando vocês orarem, digam: ‘Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.

Lucas 22:31 – “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.

1 Coríntios 5:4 – Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo,

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Tito 2:3 – Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.

Apocalipse 2:26 – Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.

Apocalipse 11:15 – O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Apocalipse 19:1 – Depois disso ouvi no céu algo semelhante à voz de uma grande multidão, que exclamava: “Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *