Estudo de Lucas 11:2 – Comentado e Explicado

Disse-lhes ele, então: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino;
Lucas 11:2

Comentário de Albert Barnes

Veja esta passagem explicada nas notas em Mateus 6: 9-13 .

Lucas 11: 4

Pois também perdoamos … – Isso é um pouco diferente da expressão em Mateus, embora o sentido seja o mesmo. A idéia é que, a menos que perdoemos os outros, Deus não nos perdoará; e, a menos que o procuremos “realmente” perdoando todos os outros, não podemos esperar perdão. Isso não significa que, ao perdoar aos outros, “nós merecemos” o perdão, ou “o mereçamos”, mas que essa é uma disposição ou estado de espírito sem o qual Deus não pode sempre nos perdoar.

Todo aquele que está em dívida conosco – Todo aquele que nos “machucou”. Isso não se refere a transações pecuniárias, mas a ofensas semelhantes àquelas que “nós” cometemos contra Deus e pelas quais pedimos perdão. Além das variações nas “expressões” nessa oração, Lucas omitiu a doxologia, ou quase, completamente; e isso mostra que Jesus não pretendia que devêssemos sempre usar apenas essa “forma”, mas que era uma direção geral como orar; ou melhor, que orássemos por essas “coisas”, embora nem sempre usássemos as mesmas palavras.

Comentário de E.W. Bullinger

céu = o

céus. Veja nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Santificado = Santificado.

Teu nome . Veja nota no Salmo 20: 1 .

Teu reino. Veja App-111, 112, 113, 114.

come = Let. . . venha.

ser feito = acontecer. céu (singular) Ver nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

in = upon. Grego. epi. App-104.

terra . Grego. ge. App-129.

Comentário de Scofield

Teu reino

(Veja Scofield “ Mateus 3: 2 “)

Comentário de John Wesley

E ele lhes disse: Quando orar, diga: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, como no céu, assim na terra.

Quando orar, diga – E o que ele disse a eles é, sem dúvida, dito a nós também. Portanto, estamos aqui orientados, não apenas para imitar isso em todas as nossas orações, mas para usar essa mesma forma de oração. Mateus 6: 9 .

Referências Cruzadas

Levítico 10:3 – Moisés então disse a Arão: “Foi isto que o Senhor disse: ‘Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei’ “. Arão, porém, ficou em silêncio.

Levítico 22:23 – Todavia, poderão apresentar como oferta voluntária um boi ou um carneiro ou um cabrito deformados ou atrofiados, mas no caso do cumprimento de voto não serão aceitos.

1 Reis 8:43 – ouve dos céus, lugar da tua habitação, e atende o pedido do estrangeiro, a fim de que todos os povos da terra conheçam o teu nome e te temam, como faz Israel, teu povo, e saibam que este templo que construí traz o teu nome.

2 Reis 19:19 – Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”.

2 Crônicas 20:6 – e orou: “Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti.

Salmos 11:4 – O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens.

Salmos 57:11 – Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus! Sobre toda a terra esteja a tua glória!

Salmos 72:18 – Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, o único que realiza feitos maravilhosos.

Salmos 103:20 – Bendigam ao Senhor, vocês, seus anjos poderosos, que obedecem à sua palavra.

Salmos 108:5 – Exalta-te, ó Deus, acima dos céus; estenda-se a tua glória sobre toda a terra!

Eclesiastes 5:2 – Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Deus está nos céus, e você está na terra, por isso, fale pouco.

Isaías 2:2 – Nos últimos dias o monte do templo do Senhor será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas, e todas as nações correrão para ele.

Isaías 6:2 – Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam.

Isaías 63:16 – Entretanto, tu és o nosso Pai. Abraão não nos conhece e Israel nos ignora; tu, Senhor, és o nosso Pai, e desde a antigüidade te chamas nosso Redentor.

Ezequiel 36:23 – Mostrarei a santidade do meu santo nome, o qual foi profanado entre as nações, o nome que vocês profanaram no meio delas. Então as nações saberão que eu sou o Senhor, palavra do Soberano Senhor, quando eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas.

Daniel 2:28 – mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes:

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 7:18 – Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre; sim, para todo o sempre’.

Daniel 7:27 – Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão.

Oséias 14:2 – Preparem o que vão dizer e voltem para o Senhor. Peçam-lhe: “Perdoa todos os nossos pecados e, por misericórdia, recebe-nos, para que te ofereçamos o fruto dos nossos lábios.

Habacuque 2:14 – E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar.

Mateus 5:16 – Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

Mateus 6:6 – Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Mateus 6:10 – Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Mateus 10:32 – “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

Lucas 10:9 – Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês’.

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

1 Coríntios 1:3 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

2 Coríntios 1:2 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Efésios 1:2 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Filipenses 1:2 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Filipenses 4:20 – A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém.

Colossenses 1:2 – aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: A vocês, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 3:11 – Que o próprio Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus preparem o nosso caminho até vocês.

2 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo:

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

Apocalipse 11:15 – O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Apocalipse 15:4 – Quem não te temerá, ó Senhor? Quem não glorificará o teu nome? Pois tu somente és santo. Todas as nações virão à tua presença e te adorarão, pois os teus atos de justiça se tornaram manifestos”.

Apocalipse 19:6 – Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: “Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso.

Apocalipse 20:4 – Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *