Estudo de Mateus 6:6 – Comentado e Explicado

Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.
Mateus 6:6

Comentário de Albert Barnes

Entre no teu armário – Toda casa judaica tinha um lugar para devoção secreta. Os telhados de suas casas eram lugares planos, bem adaptados para caminhadas, conversas e meditação. Veja as notas em Mateus 9: 2 . O professor Hackett (“ Ilustrações das Escrituras ”, p. 82) diz: “No telhado da casa em que eu me hospedei em Damasco, havia câmaras e quartos ao longo do lado e nos cantos do espaço aberto ou terraço, que geralmente constitui um tipo de história superior. Eu observei a mesma coisa em relação a outras casas. Sobre a varanda, ou entrada da casa, havia frequentemente uma pequena sala do tamanho da varanda, levantada uma história acima do resto da casa, expressamente apropriada para o local da aposentadoria. Aqui, em segredo e solidão, o judeu piedoso pode oferecer suas orações, sem ser visto por ninguém, exceto pelo pesquisador de corações. Nesse lugar, ou em algum lugar semelhante, nosso Salvador instruiu seus discípulos a reparar quando desejavam manter comunhão com Deus. Este é o lugar comumente mencionado no Novo Testamento como o “cenáculo”, ou o local da oração secreta.

O significado do Salvador é que deve haver algum lugar onde possamos estar em segredo – onde podemos estar sozinhos com Deus. Deve haver algum “lugar” para o qual possamos recorrer, onde nenhum ouvido nos ouvirá, exceto o ouvido “Dele”, e nenhum olho poderá nos ver, a não ser Seu olho. A menos que exista um lugar assim, a oração secreta não será longa ou estritamente mantida. Costuma-se dizer que não temos esse lugar e não podemos garantir nenhum. Estamos longe de casa; nós estamos viajando; nós estamos entre estranhos; estamos em estágios e barcos a vapor, e como podemos encontrar esses locais de aposentadoria? Eu respondo, o desejo de orar e o amor pela oração criarão esses lugares em abundância. O Salvador teve todas as dificuldades que podemos ter, mas ainda assim ele viveu na prática da oração secreta. Para ficar sozinho, ele se levantou “um bom tempo antes do dia”, e foi para um lugar solitário e orou, Marcos 1:35 . Com ele, um bosque, uma montanha, um jardim, mobiliava um lugar assim e, apesar de um viajante, entre estranhos e sem casa, ele vivia o hábito de orar em segredo. Que desculpa podem ter para não orar quem tem um lar e quem passa as preciosas horas da manhã dormindo, e que não praticam nenhuma negação de que possam estar sozinhos com Deus? Ó cristão! teu Salvador teria invadido essas horas e trilharia seu caminho solitário até a montanha ou o bosque para que ele pudesse orar. Ele fez isso. Ele fez isso para orar por ti, indolente e despreocupado demais com a sua própria salvação e com a do mundo para praticar a menor abnegação para comungar com Deus! Como a religião pode viver assim? Como uma alma assim pode ser salva?

O Salvador não especifica os horários em que devemos orar em segredo. Ele não diz quantas vezes isso deve ser feito. Os motivos podem ter sido:

(1) que ele planejou que sua religião fosse “voluntária”, e não há um “teste” melhor da verdadeira piedade do que uma disposição de se envolver frequentemente em orações secretas. Ele pretendia deixar para o seu povo demonstrar apego a ele vindo a Deus com frequência e com a frequência que quisessem.

(2) uma tentativa de especificar os horários em que isso deveria ser feito tenderia a tornar a religião formal e sem coração. Mohammed se comprometeu a regular isso, e a conseqüência é uma prostração fria e formal nas horas de oração designadas em todo o país onde sua religião se espalhou.

(3) os períodos são tão numerosos e as épocas para a oração secreta variam tanto que não seria fácil fixar regras quando isso deveria ser feito.

No entanto, sem dar regras, onde o Salvador não deu nenhuma, podemos sugerir o seguinte como momentos em que a oração secreta é adequada:

1. De manhã. Nada pode ser mais apropriado quando formos preservados durante a noite e quando estivermos prestes a assumir os deveres e perigos de outro dia, do que agradecer a nosso grande Preservador e comprometer-nos aos Seus cuidados paternos.

2. À noite. Quando o dia terminar, o que seria mais natural do que oferecer ações de graças pelas misericórdias do dia e implorar perdão pelo que dissemos ou fizemos de errado? E quando estamos prestes a deitar novamente para dormir, sem saber, mas pode ser o nosso último sono e que possamos acordar na eternidade, o que é mais apropriado do que nos recomendar aos cuidados dAquele “que nunca dorme nem dorme?”

3. Devemos orar em tempos de vergonha e perplexidade. Esses tempos ocorrem na vida de todo homem, e é um privilégio e um dever ir a Deus e buscar sua direção. Nos tempos mais difíceis e envergonhados da Revolução Americana, Washington foi visto se retirando para um bosque nas proximidades do acampamento em Valley Forge. A curiosidade levou um homem a observá-lo, e o pai de seu país foi visto de joelhos suplicando ao Deus dos exércitos em oração. Quem pode dizer o quanto a liberdade desta nação é devida à resposta à oração secreta de Washington?

4. Devemos orar quando somos atingidos por fortes tentações. Assim, o Salvador orou no jardim do Getsêmani (compare Hebreus 5: 7-8 ), e devemos orar quando somos tentados.

5. Devemos orar quando o Espírito nos pede que oremos; quando sentimos desejo de rezar; quando nada pode satisfazer a alma senão a oração. Esses tempos ocorrem na vida de todo cristão (e são “primavera” de piedade – vendavais favoráveis ??para nos levar ao céu. A oração ao cristão, nesses momentos, é tão agradável quanto a conversa com um amigo quando o seio está cheio de amor; como a sociedade de pai, mãe, irmã e filho é, quando o coração brilha com apego; como as tensões da doce música são para o ouvido melhor sintonizadas com o amor da harmonia; como a poesia mais requintada é para o coração apaixonado pelas musas, e como o mais delicioso banquete é para os famintos.

A oração, então, é o elemento do ser – a respiração, o ar vital; e, então, o cristão deve e deve orar. Ele é o cristão mais eminente que é mais favorecido por emoções tão fortes que o levam a orar. O coração está então cheio; a alma é terna; o sol da glória brilha com esplendor incomum; nenhuma nuvem intervém; o cristão se eleva acima do mundo e almeja a glória. então podemos ficar a sós com Deus. Podemos entrar no armário e exalar nossos desejos calorosos em seu ouvido sempre aberto, e Aquele que vê em segredo nos recompensará abertamente.

Em segredo – Quem é invisível.

Quem vê em segredo – Quem vê o que o olho humano não pode ver; quem vê os verdadeiros desígnios e desejos do coração. A oração deve sempre ser oferecida, lembrando que Deus conhece nossos reais desejos; e que são esses desejos reais, e não as palavras de oração, que ele responderá.

Comentário de E.W. Bullinger

armário = câmara de armazenamento. Daí uma câmara secreta onde tesouros eram guardados. Ocorre apenas aqui, Mateus 24:26 e Lucas 12: 3 , Lucas 12:24 . Compare Isaías 26:20 . 2 Reis 4:33 .

Comentário de Adam Clarke

Mas tu, quando oras – Este é um discurso muito impressionante e enfático. Mas Tu! quem quer que seja, judeu, fariseu, cristão – entre no teu armário. A oração é a relação mais secreta da alma com Deus e, por assim dizer, a conversa de um coração com outro. O mundo é muito profano e traiçoeiro para ser secreto. Devemos fechar a porta: esforçar-se por esquecê-la, com todos os assuntos que a ocupam e divertem. A oração requer aposentadoria, pelo menos do coração; pois isso pode ser apropriadamente denominado armário na casa de Deus, que abriga o corpo de todo cristão verdadeiro, 1 Coríntios 3:16 . Para este armário, devemos nos aposentar mesmo em oração pública e no meio da companhia.

Recompensa-te abertamente – Que bondade há de igual a Deus para dar, não apenas o que pedimos, e mais do que pedimos, mas para recompensar até a própria oração! Quão grande vantagem é servir um príncipe que faz orações no número de cultos e considera o relato de seus súditos, mesmo a confiança deles em implorar todas as coisas a ele!

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6: 6 . Entre no teu armário isto é, “realize suas devoções particulares sem barulho ou mostrar; pelo que parecerá, você é influenciado por um verdadeiro senso de dever”. A palavra taµ?e???, armário, significa qualquer parte aposentada da casa, qualquer local secreto ou separado; e o Sr. Blair piedosamente conjetura, que Cristo possa usar uma palavra de tal latitude, que ninguém omita a oração secreta, por falta de um apartamento tão conveniente quanto deseje se aposentar. Devidamente, para cumprir o grande dever da oração particular, devemos retirar-nos do mundo não apenas de nossas pessoas, mas também de nossos pensamentos; devemos excluir todos os cuidados e considerações mundanas, como se nós e Deus estivéssemos sozinhos na natureza. Alguns pais nos ensinam que nosso Senhor aqui alude não apenas ao armário, mas ao coração: e de fato todos os deveres, não acompanhados da integridade do coração, são absolutamente inúteis. “O coração”, diz St. Ambrose, “é um local de retiro, sempre privado, sempre à mão e pronto para recebê-lo:” na verdade, uma mente há muito praticada na piedade pode facilmente se lembrar em todos os lugares e manter a devoção. no meio de uma multidão. Tu, quando oras, entra no teu armário, e entra em ti mesmo por lembrança devota; pois a aposentadoria corporal não vale nada, mas na medida em que serve para promover o mental; que é uma disposição essencialmente necessária à oração, e às vezes difícil para iniciantes, por causa do hábito contrário que suas mentes contraíram, vivendo sempre no exterior e sendo dissipadas entre objetos sensíveis; mas um esforço sincero será acompanhado em breve por uma maior ajuda da graça de Deus, se tivermos fielmente em mente a verdade fundamental na qual nosso Senhor aqui nos instrui; a saber, que o Deus Todo-Poderoso está conosco em nossa aposentadoria secreta. Orem a teu Pai, que está em segredo – está presente contigo. Deus, sabemos, está em todos os lugares; mas sua natureza espiritual está além do alcance dos sentidos corporais. Quando, portanto, você está aposentado do mundo e fechou a porta do seu armário e também do seu coração, o mais próximo possível da lembrança devota, volte toda a sua atenção para Deus, presente com você e presente em você, e humilhem-se diante dele com plena garantia de fé, de fé real, quero dizer, que vocês estão na presença dele; e acredite em mim – pois esta é a verdade da maior consequência – que, como a fé da mulher doente, que tocou as roupas de nosso Salvador, despertou um poder milagroso para curar sua enfermidade, de modo que essa fé, com a qual nos aproximamos de Deus. e através de Cristo em oração, infalivelmente atrairá a cooperação divina para nossos empreendimentos. Ele é um Deus vivo, e um Deus gracioso por meio de Cristo, e seu espírito se unirá ao nosso para ajudar nossas enfermidades, e nos permitirá oferecer as orações que encontrarão aceitação no trono da graça. Tal é a preparação ou disposição com a qual devemos nos dirigir a Deus em oração. As seguintes palavras nos instruem sobre o que é mais necessário para o desempenho correto dela.

Comentário de John Wesley

Mas tu, quando oras, entra no teu armário, e quando fecha a tua porta, ora a teu Pai que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará abertamente.

Entre no teu armário – Ou seja, faça-o com o máximo de sigilo possível.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *