Estudo de Mateus 5:16 – Comentado e Explicado

Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:16

Comentário de Albert Barnes

Deixe sua luz brilhar … – Deixe sua vida santa, sua conversa pura e suas instruções fiéis serem vistas e conhecidas em todos os lugares. Sempre, em todas as sociedades, em todos os negócios, em casa e no exterior, em prosperidade e adversidade, deixe-se ver que você é um verdadeiro cristão.

Para que eles possam ver suas boas obras – O motivo adequado para nos influenciar não é simplesmente que possamos ser vistos (compare Mateus 6: 1 ), mas deve ser que nosso Pai celestial seja glorificado. Os fariseus agiam para serem vistos pelos homens, os verdadeiros cristãos agiam para glorificar a Deus, e pouco se importam com o que as pessoas podem pensar deles, exceto por sua conduta que outros possam trazer para honrar a Deus, mas eles devem viver assim para que as pessoas possam ver de seus conduzir qual é a natureza apropriada de sua religião.

Glorifique seu Pai – Louve, ou honre a Deus, ou seja levado a adorá-lo. Vendo em sua vida a excelência da religião e o poder e a pureza do evangelho, eles podem ser conquistados para serem cristãos também, e dar louvor e glória a Deus por sua misericórdia a um mundo perdido.

Aprendemos aqui:

1. que a religião, se existir, não pode ser ocultada.

2.que onde não se manifesta na vida, não existe.

3.que “professores” de religião, que vivem como outras pessoas, evidenciam que nunca foram verdadeiramente convertidos.

4.que tentar ocultar ou ocultar nosso conhecimento ou experiência cristã é trair nossa confiança, ferir a causa da piedade e tornar nossa vida inútil. E,

5.que boas ações serão vistas e levarão as pessoas a honrar a Deus. Se não temos outra maneira de fazer o bem – se somos pobres, indoutos e desconhecidos, ainda podemos fazer o bem por nossas vidas. Nenhum cristão sincero e humilde vive em vão. A luz mais fraca à meia-noite é útil.

“Até que ponto a pequena vela lança seus raios!

Então brilha uma boa ação em um mundo travesso! ”

Comentário de Joseph Benson

Mateus 5:16 . Deixe sua luz – A luz daquela doutrina que você recebe de mim, e a luz de sua santa conversa, brilhe diante dos homens – Seja tão evidente e aparente para os homens, que eles possam ver suas boas obras e glorificar etc. – Ou seja, ao ver suas boas obras, ambos louvam a Deus por enviar tal religião ao mundo, e também, abraçando sua fé, podem imitar seu exemplo sagrado ou movidos a amar e servir a Deus como você faz, e assim, para glorificá-lo. Aqui, então, nosso Senhor nos diz, em palavras claras, o que ele pretendia com a comparação mencionada anteriormente.

Comentário de E.W. Bullinger

so = assim.

isso = então aquilo.

Comentário de John Calvin

16. Deixe sua luz brilhar diante dos homens Depois de ter ensinado aos apóstolos que, em conseqüência da posição em que são colocados, tanto seus vícios quanto suas virtudes são mais conhecidos por um bom ou mau exemplo, ele agora os ordena a regular sua vida. vida, para excitar todos a glorificar a Deus. Para que vejam suas boas obras: pois, como Paulo nos diz, os crentes devem:

“Providencie coisas honestas, não apenas aos olhos de Deus,
mas também aos olhos dos homens ”( 2 Coríntios 8:21 .)

A ordem, que ele dá logo depois, de procurar ocultação e uma situação obsoleta por suas boas obras ( Mateus 6: 4 ), destina-se apenas a proibir a ostentação. No presente caso, ele tem um objetivo bem diferente em vista, recomendar a eles a glória de Deus somente. Agora, se a glória das boas obras não pode ser atribuída adequadamente a Deus, a menos que elas sejam atribuídas a ele, e a menos que ele seja reconhecido como seu único autor, é evidente que não podemos, sem oferecer um insulto aberto e grosseiro a Deus , exaltar o livre arbítrio, como se boas obras procedessem total ou parcialmente de seu poder. Novamente, devemos observar como Deus graciosamente lida conosco, quando ele chama as boas obras de nossas, cujo louvor inteiro seria justamente atribuído a si mesmo.

Comentário de Adam Clarke

Deixe sua luz brilhar – Ou, mais literalmente, Assim brilhe sua luz, ??t? ?aµ?at? t? f?? . Como o sol é iluminado no firmamento do céu, para difundir sua luz e calor livremente a todos os habitantes da terra; e, como a lâmpada não está posta debaixo do alqueire, mas colocada sobre o suporte da lâmpada, para dar luz a todos na casa; Assim, todo seguidor de Cristo, e especialmente todo pregador do Evangelho, difunde a luz do conhecimento celestial e o calor do amor divino através de todo o círculo de seus conhecidos.

Para que eles possam ver suas boas obras – Não basta ter luz – devemos andar na luz e pela luz. Toda a nossa conduta deve ser um comentário perpétuo sobre a doutrina que recebemos e uma constante exemplificação de seu poder e verdade.

E glorifique seu Pai – O seguinte ditado curioso é encontrado em Bammidbar Rabba, s. 15. “Os israelitas disseram ao santo Deus abençoado: Tu nos ordenaste acender lâmpadas para ti; e ainda assim tu és a Luz do mundo, e contigo a luz habita. O santo Deus abençoado respondeu: Eu não ordeno isso. porque preciso de luz; mas para que eu possa refletir luz sobre mim, como eu te iluminei: – para que o povo diga: Eis como os israelitas o ilustram, que os ilumina à vista de toda a terra. ” Veja mais em Schoettgen. Os cristãos verdadeiros são filhos de Deus – eles são participantes de sua natureza santa e feliz: eles devem sempre se preocupar com a honra de seu Pai, e se esforçam para recomendá-lo e sua salvação, para que outros possam prevalecer para vir à luz. e entre nele. Diz-se que Deus é glorificado quando o poder glorioso de sua graça se manifesta na salvação dos homens.

Comentário de John Wesley

Que a tua luz brilhe diante dos homens, para que possam ver as tuas boas obras e glorificar o teu Pai que está nos céus.

Para que possam ver – e glorificar – isto é, que, vendo suas boas obras, sejam movidos a amar e servir a Deus da mesma forma.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *