Estudo de Mateus 6:10 – Comentado e Explicado

venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
Mateus 6:10

Comentário de Joseph Benson

Mateus 6:10 . Teu reino vem – Isto não pode ser entendido com propriedade daquele reino geral, pelo qual Deus domina todo o mundo, que sempre está vindo e não é capaz de qualquer amplificação. Mas o reino de Deus sob o Messias, a ser estabelecido, ampliado e aperfeiçoado pela pregação do evangelho e pelo exercício do poder real de Cristo, é evidentemente aqui pretendido; até aquele reino que os judeus pensavam que apareceria imediatamente, Lucas 19:11 ; que os piedosos entre eles esperavam e esperavam, Lucas 2:38 ; Marcos 15:43 ; que tanto o Batista quanto nosso Senhor anunciaram à mão, cap. Mateus 3: 2 ; Marcos 1:15 ; e que Cristo, neste capítulo, Mateus 6:33 , instrui seus seguidores a procurar, de preferência a todas as outras coisas; e aqui para orar. Este reino de Deus é duplo, a saber, seu reino da graça e seu reino da glória; a vinda de ambos, que podemos entender como significando, quando apresentamos esta petição; desejando, primeiro, que nós e todos os homens recebamos o reino da graça divina em nossos corações, e que Deus reine dentro e sobre nós de tal maneira que possamos ser seus súditos leais e dispostos; 2d, que, para isso, seria bom para ele dar sucesso ao seu evangelho em todas as partes da terra; que ele aumentaria as fronteiras de sua Igreja e traria todas as nações à pálida; e, onde já está estabelecido, ele procederia por sua graça cada vez mais para destruir o poder do pecado e o domínio de Satanás; e implantar seu medo e amor nos corações de todo o seu povo que professa; para que, assim, 3d, seu reino eterno e glorioso também possa ser aumentado, o número de seus santos seja realizado, e chegará o tempo abençoado em que todos seremos traduzidos para seu reino celestial, quando todos os outros poderes e domínios forem eliminados, Somente Deus será exaltado e governará para todo o sempre.

Tua vontade será feita na terra, como é o céu – É justamente observado pelo Dr. Whitby, que não oramos nesta petição que Deus faça sua própria vontade, nem que a vontade de sua providência seja feita com respeito e respeito. nós, mas que, em conseqüência da vinda de seu reino da graça, no sentido acima explicado, nós e todos os homens, com tanta prontidão, entusiasmo e perfeição quanto a imperfeição da natureza humana admitir, podemos ceder obediência à sua sábia, santa e boa vontade, por mais conhecida que seja, por revelação, consciência natural ou dispensações da providência; e pode imitar os anjos abençoados em um cumprimento sincero, pronto, constante e perseverante com ele: e que, para esse fim, ele nos garantiria as ajudas de seu Espírito, por meio das quais nosso entendimento pode ser esclarecido, justamente para discernir qual é o seu boa e aceitável vontade, nossas vontades e afeições poderosamente inclinadas, e todas as nossas faculdades executivas tão fortalecidas, para que possamos sinceramente, prontamente e alegremente obedecer tal obediência.

Comentário de E.W. Bullinger

Venha o teu reino. Este é o grande assunto do primeiro período do ministério do Senhor. Veja App-119, também App-112, App-113 e App-114, e a Estrutura nas páginas 1304, 1305 e 1315.

reino. Veja App-112.

venha. Foi então proclamado, mas depois foi rejeitado e agora está em suspenso. Consulte App-112, App-113, App-114 e a Estrutura nas páginas 1304, 1305 e 1315.

reino. Veja App-112.

venha. Foi então proclamado, mas depois foi rejeitado e agora está em suspenso. Veja App-112, App-113, App-114. Portanto, esta mesma petição está correta agora , não as orações habituais pelo “aumento” ou “extensão” dela.

vontade = desejo. Grego. thelo. Veja App-102.

ser feito = ser levado a cabo, acontecer, ser realizado. Grego. ginomai. Compare Mateus 26:42 .

in = upon. Grego. epi. App-104.

terra = a terra. Grego. ge. App-129. Todos os textos (App-94.) Omitem o artigo.

céu. Aqui está o canto, porque está em contraste com a terra. Se tivesse sido cantado em Mateus 6: 9 , teria implícito que nosso Pai estava no céu, mas não na terra. No grego, as duas cláusulas são invertidas: “como no céu [assim] também na terra” .

Comentário de John Calvin

10. Que teu reino venha Embora o verbo grego ( ????t? ) seja simples, mas se, em vez de teu reino chegar, lemos, como foi traduzido na tradução antiga, Que teu reino chegue (435), o significado permanecerá inalterado. Nós devemos primeiro atender à definição do reino de Deus. Diz-se que ele reina entre os homens, quando eles se dedicam voluntariamente e se submetem a ser governados por ele, colocando sua carne sob o jugo e renunciando a seus desejos. Tal é a corrupção da natureza, que todas as nossas afeições são tantos soldados de Satanás, que se opõem à justiça de Deus e, consequentemente, obstruem ou perturbam seu reinado. Por esta oração, pedimos que ele remova todos os obstáculos e leve todos os homens ao seu domínio, e os leve a meditar na vida celestial.

Isso é feito em parte pela pregação da palavra e em parte pelo poder secreto do Espírito. É sua vontade governar os homens por sua palavra: mas, como a voz nua, se não for acrescentado o poder interior do Espírito, não perfura o coração dos homens, ambos devem estar unidos, para que o reino de Deus possa ser estabelecido. Oramos, portanto, para que Deus exerça seu poder, tanto pela Palavra como pelo Espírito, para que o mundo inteiro possa voluntariamente se submeter a ele. O reino de Deus se opõe a toda desordem ( ?ta??a ) e a confusão pela boa ordem não é encontrada em nenhum lugar do mundo, exceto quando ele regula por sua mão os esquemas e disposições dos homens. Portanto, concluímos que o início do reino de Deus em nós é a destruição do velho homem e a negação de nós mesmos, para que possamos ser renovados para outra vida.

Ainda existe outra maneira pela qual Deus reina; e isto é, quando ele derruba seus inimigos e os obriga, com a cabeça de Satanás, a sujeitar relutantemente sua autoridade, “até que todos se transformem em seus apoios para os pés” ( Hebreus 10:13 .) A substância dessa oração é , que Deus iluminaria o mundo pela luz de Sua Palavra, – formaria os corações dos homens, pelas influências de seu Espírito, para obedecer sua justiça, e restauraria à ordem, pelo gracioso exercício de seu poder, todos os desordem que existe no mundo. Agora, ele inicia seu reinado subjugando os desejos de nossa carne. Novamente, como o reino de Deus está continuamente crescendo e avançando para o fim do mundo, devemos orar todos os dias para que ele aconteça: pois, em qualquer extensão que a iniqüidade abunda no mundo, em tal medida o reino de Deus, que traz juntamente com a justiça perfeita, ainda não chegou.

Que seja feita a tua vontade Embora a vontade de Deus, vista em si mesma, seja uma e simples, é apresentada a nós nas Escrituras sob um aspecto duplo. (436) Diz-se que a vontade de Deus é feita quando ele executa os conselhos secretos de sua providência, por mais obstinadamente que os homens possam se esforçar para se opor a ele. Mas aqui somos ordenados a orar para que, em outro sentido, sua vontade seja feita – que todas as criaturas o obedeçam, sem oposição e sem relutância. Isso aparece mais claramente na comparação, como no céu , pois, como Ele tem os anjos constantemente prontos para executar seus mandamentos, (e, portanto, dizem que eles fazem seus mandamentos, ouvindo a voz de sua palavra, Salmos 103: 20 )) por isso, desejamos que todos os homens tenham sua vontade formada em harmonia com a justiça de Deus, para que possam se curvar livremente em qualquer direção que ele indicar. É, sem dúvida, um desejo santo, quando nos curvamos à vontade de Deus e concordamos com seus compromissos. Mas esta oração implica algo mais. É uma oração, para que Deus remova toda a obstinação dos homens, que se eleva em rebelião incessante contra ele, e os torne gentis e submissos, para que eles não desejem ou desejem outra coisa senão o que lhe agrada, e encontrem sua aprovação.

Mas pode-se objetar: devemos perguntar a Deus o que, ele declara, nunca existirá até o fim do mundo? Eu respondo: Quando oramos para que a Terra se torne obediente à vontade de Deus, não é necessário que olhemos particularmente para cada indivíduo. É suficiente declararmos, por meio de uma oração como esta, que odiamos e lamentamos o que consideramos contrário à vontade de Deus e ansiamos por sua destruição total, não apenas para que possa ser a regra de todos os nossos atos. afeições, mas que possamos nos render sem reservas, e com toda alegria, à sua realização.

Comentário de Adam Clarke

Venha o teu reino – Os judeus antigos escrupulosamente não diziam: Ele não ora de maneira alguma, em cujas orações não há menção ao reino de Deus. Por isso, eles estavam acostumados a dizer: “Faça com que seu reino reine, e sua redenção floresça; e deixe o Messias rapidamente vir e libertar seu povo”.

O domínio universal do cetro de Cristo: – Deus prometeu que o reino de Cristo será exaltado acima de todos os reinos. Daniel 7: 14-27 . Que vencerá todos os outros e, finalmente, será o império universal. Isaías 9: 7 . Conecte isso com a explicação dada nesta frase, Mateus 3: 2 .

Seja feito – Esta petição foi adicionada corretamente à anterior; pois quando o reino da justiça, paz e alegria, no Espírito Santo, é estabelecido no coração, há uma ampla provisão feita para o cumprimento da vontade divina.

A vontade de Deus é infinitamente boa, sábia e santa; cumpri-lo entre e entre os homens é ter infinita bondade, sabedoria e santidade difundidas por todo o universo; e a terra fez a contraparte do céu.

Como é no céu – Os judeus sustentavam que eles eram os anjos de Deus na terra, como esses espíritos puros eram anjos de Deus no céu; daí eles disseram: “Assim como os anjos santificam o nome divino no céu, os israelitas santificam o nome divino na terra”. Veja Schoettgen.

Observar,

    1º. A salvação da alma é o resultado de duas vontades conjuntas: a vontade de Deus e a vontade do homem. Se Deus não quer a salvação do homem, ele não pode ser salvo: Se o homem não deseja a salvação que Deus preparou para ele, ele não pode ser libertado de seus pecados.

2dly. Esta petição certamente indica uma libertação de todo pecado; pois nada que é profano pode consistir na vontade divina e, se isso for realizado no homem, certamente o pecado será banido de sua alma.

3dly. Isso é mais evidente a partir dessas palavras, como no céu; ou seja, como os anjos fazem: viz. com todo zelo, diligência, amor, deleite e perseverança.

4thly. A petição não implica claramente que podemos viver sem pecar contra Deus? Certamente os santos anjos nunca misturam iniquidade com sua obediência amorosa; e, como nosso Senhor nos ensina a orar, para que façamos a vontade dele aqui, como no céu, pode-se pensar que ele colocaria uma petição em nossas bocas, cuja realização era impossível?

Quinto. Isso certamente destrói a afirmação: “Não existe um estado de purificação a ser alcançado aqui, no qual se pode dizer que a alma é redimida de paixões e desejos pecaminosos”; pois é na Terra que somos ordenados a orar para que essa vontade, que é a nossa santificação, possa ser feita.

Sexto. Nossas almas nunca podem ser verdadeiramente felizes, até que nossas Vontades sejam inteiramente sujeitas e se tornem uma com a vontade de Deus.

    7thly. Como alguém pode oferecer essa petição ao seu Criador, que pensa em nada menos que a realização da vontade de Deus e nada mais do que fazer a sua?

Alguns vêem o mistério da Trindade nas três petições anteriores. O primeiro ser, dirigido ao Pai, como fonte de toda santidade. A segunda, ao Filho, que estabelece o reino de Deus na terra. A terceira, ao Espírito Santo, que por sua energia trabalha nos homens para desejar e realizar.

Para oferecer essas três petições com sucesso no trono de Deus, três graças, essenciais à nossa salvação, devem ser postas em prática; e, de fato, as próprias petições os supõem necessariamente.

Fé, Pai Nosso – pois quem vem a Deus, deve crer que é.

Esperança, venha o teu reino – Pois esta graça tem por objetivo boas coisas por vir.

Amor, seja feita a Tua vontade – Pois o amor é o incentivo e o princípio de toda obediência a Deus e beneficência ao homem.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 6:10 . Venha o teu reino 2. Sendo o reino de Deus universal e eterno ( Salmos 145: 13. ), Essas palavras não podem ser entendidas; mas do reino do Messias, que também é chamado de reino de Deus, cap. Mateus 3: 2 . Há na vinda deste reino vários passos a serem observados: – A ressurreição de Jesus Cristo, sua ascensão e o envio do Espírito Santo foram o começo dele. Atos 2:32 ; Atos 2:36 . A pregação do evangelho aos gentios estendeu-o além dos limites da Judéia, especialmente quando, após a destruição de Jerusalém e a extirpação total da lei cerimonial, o reino terrestre da Judéia, sobre o qual Deus, em um sentido peculiar, presidia inteiramente cessou, e o Evangelho veio a ser pregado sobre o mundo conhecido. Desde então, esse reino aumentou seus limites, como o Evangelho foi recebido gradualmente no mundo, e continuará se expandindo até que nosso adorável Redentor coloque todos os inimigos sob seus pés. O que desejamos ou oramos nesta segunda petição é o avanço e o progresso do Evangelho; obediência à fé ou doutrina de Cristo e sua aparência em glória. Ver 2 Timóteo 4: 8 . Romanos 8:19 ; Romanos 8:39 . Apocalipse 17:18 . Pode ser parafraseado assim: “Que teu reino de graça venha rapidamente e engula todos os reinos da terra; que toda a humanidade, recebendo-te, ó Cristo, por seu rei, e verdadeiramente crendo em teu nome, seja cheia de justiça.” e paz e alegria; com santidade e felicidade, até que sejam removidos daqui para o teu reino de glória, para reinar contigo para todo o sempre. ”

Tua vontade será feita na terra, etc. – 3. Nesta terceira petição, não oramos para que Deus faça sua própria vontade, como observa o Dr. Whitby, nem que a vontade de sua providência possa ser feita sobre nós; nem oramos para que nos tornemos iguais aos anjos em perfeição, ou que Deus nos compele a fazer a vontade dele; mas que, em conseqüência da vinda de seu reino, ou do estabelecimento do Evangelho no mundo, os homens possam imitar os anjos, dando uma obediência tão sincera, universal e constante aos mandamentos divinos, como o presente estado da natureza humana vai admitir. Esse é o desejo mais humilde e prudente que é possível à criatura expressar; porque implica que o Ser Supremo não fará nada senão o que é do interesse de suas criaturas, que simples e totalmente dependem dele; e que ele sabe melhor do que eles o que é para o seu bem real. O Dr. Heylin une as duas petições deste versículo; porque, diz ele, eles têm uma dependência mútua e podem servir melhor para se explicar. Este último, em que oramos para que possamos fazer a vontade de Deus na terra, como os anjos fazem no céu, pode parecer um pedido estranho, ou talvez presunçoso, certamente impossível, se não tivéssemos sido ensinados a dizer primeiro: Teu reino venha. Se o reino de Deus vier; isto é, se Deus garantir que nos governe, ele subjugará todos os nossos inimigos aos nossos pés; um cetro de justiça é o cetro de seu reino. Trará todo pensamento à sujeição; animará e governará nossas almas, como nossas almas fazem nossos corpos, e nos fará fazer sua vontade na terra, como os anjos fazem no céu.

Comentário de Scofield

Futuro reino

vs. Mateus 11: 27-30 ; Lucas 1: 31-33 ; 1 Coríntios 15:24 (Ver Scofield “ Mateus 3: 2 “) .

Comentário de John Wesley

Venha o teu reino – que o teu reino da graça venha rapidamente e engula todos os reinos da terra: que toda a humanidade, recebendo-te, ó Cristo, por seu rei, acreditando verdadeiramente no teu nome, seja cheia de justiça e paz, e aproveite; com santidade e felicidade, até que sejam removidos daqui para o teu reino de glória, para reinar contigo para todo o sempre. Seja feita a tua vontade na terra, como no céu – que todos os habitantes da terra façam a tua vontade com a mesma vontade que os santos anjos; que façam isso continuamente, assim como eles, sem interrupção de seu serviço; sim, e perfeitamente como eles: podes, ó Espírito da graça, através do sangue da aliança eterna, aperfeiçoá-los em toda boa obra para fazer a tua vontade, e trabalhar neles tudo o que é agradável aos teus olhos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *