Estudo de 2 Crônicas 20:6 – Comentado e Explicado

"Senhor, disse ele, Deus de nossos pais, não sois vós o Deus do céu e o soberano de todos os povos? Tendes em vossa mão a força e o poder e ninguém vos pode resistir.
2 Crônicas 20:6

Comentário de Albert Barnes

O apelo de Jeosafá é triplo:

(1) a Deus onipotente 2 Crônicas 20: 6 ;

(2) para “nosso Deus”;

(3) Deus especialmente “desta casa” no templo.

2 Crônicas 20: 7

Abraão, teu amigo – Historicamente, este é o primeiro uso dessa expressão notável, depois repetida (referências marginais). O fundamento da expressão pode ser encontrado principalmente em Gênesis 18: 23-33 , onde Abraão falou com Deus como um homem com seu amigo (compare Êxodo 33:11 ).

2 Crônicas 20: 8 , 2 Crônicas 20: 9

O apelo lembra a oração de Salomão (referências marginais), que Deus havia aceitado formalmente enviando fogo do céu para consumir a oferta que o acompanhava.

Comentário de Thomas Coke

2 Crônicas 20: 6 . E disse: Ó Senhor Deus, etc. – Essa oração de Josafá é merecidamente considerada uma das mais excelentes que encontramos na história sagrada. Ele começa com um reconhecimento do poder supremo e irresistível de Deus, que se estende a todos os lugares, a todas as criaturas do céu e da terra, todas sujeitas à sua autoridade. Então ele se lembra da relação peculiar que o povo de Israel tem com ele; a promessa que ele fez a Abraão, como recompensa de sua fidelidade; e a ação de presente que ele fez para ele e sua posteridade, deste país para sempre, 2 Crônicas 20: 7 . Ele então os lembra da longa posse que tinham do país e do templo que Salomão construiu para sua adoração; a quem, na consagração, (e, portanto, ele se refere às palavras de Salomão na consagração, 1 Reis 8.), prometeu uma consideração graciosa a todas as orações que deveriam ser feitas ali, 2 Crônicas 20: 8-9 . Em segundo lugar, ele representa a ingratidão imunda de seus inimigos, invadindo um país ao qual eles não tinham forma de título, mesmo que os israelitas não lhes causassem o menor dano quando se apossassem dele, mas se esforçassem. marchar um longo caminho para alcançá-lo, em vez de dar-lhes qualquer abuso sexual; e, agravando sua iniquidade a esse respeito, ele sugere que, com essa invasão, eles fizeram uma tentativa, não apenas sobre os direitos dos israelitas, mas do próprio Deus, que era o grande Senhor e proprietário, de quem eles detinha a terra: 2 Crônicas 20: 10-11 . Então ele apela à justiça de Deus, o juiz justo, que ajuda aqueles que sofrem mal, especialmente quando não têm outro ajudador; pois esse é o último argumento que ele utiliza para conciliar a assistência divina, mesmo a fraca condição em que ele e seu povo estavam, o que os tornava objetos da piedade divina, especialmente porque eles depositavam sua esperança e confiança somente nele, 2 Crônicas 20:12 .

Comentário de Joseph Benson

2 Crônicas 20: 6-7 . E disse: Senhor Deus, etc. – O próprio Josafá era a boca da congregação para Deus, e não entregou a obra aos capelães. Pois embora os reis tenham sido proibidos de queimar incenso, eles foram autorizados a orar e pregar. Você não é Deus no céu, etc. – Que nenhum dos deuses dos pagãos é. Não é o teu domínio supremo, sobre os próprios reinos , e universal, sobre todos os reinos, mesmo os das nações, que não te conhecem ? Não és nosso Deus? Em aliança conosco? A quem devemos procurar, a quem devemos confiar em socorro, mas àquele a quem escolhemos para o nosso Deus e quem nos escolheu para o seu povo? Quem o entregou à descendência de Abraão, teu amigo – A quem você se comprometeu a ser seu amigo e amigo de sua descendência para sempre, e, portanto, confiamos que você não nos abandonará, sua posteridade.

Comentário de E.W. Bullinger

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

não é arte. . . mais importante não. . . não existe? Figura do discurso Erotose. App-6.

nações = nações ( Daniel 4:34 , Daniel 4:35 ).

na tua mão. As palavras de Davi estavam acessíveis a Jeosafá ( 1 Crônicas 29:12 ). Veja App-47.

de modo que nenhum = e não há nenhum.

Comentário de Adam Clarke

Josafá se levantou – Que visão instrutiva era essa! O rei que proclamou o jejum foi o principal a observá-lo e, nessa ocasião, era o sacerdote do povo; oferecer na congregação, sem forma ou qualquer premeditação, uma das mais sensatas, piedosas, corretas e, quanto à sua composição, uma das orações mais elegantes já oferecidas sob a dispensação do Antigo Testamento.

Referências Cruzadas

Exodo 3:6 – Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus.

Exodo 3:15 – Disse também Deus a Moisés: “Diga aos israelitas: O Senhor, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, enviou-me a vocês. Esse é o meu nome para sempre, nome pelo qual serei lembrado de geração em geração.

Deuteronômio 4:39 – Reconheçam isso hoje, e ponham no coração que o Senhor é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. Não há nenhum outro.

Josué 2:11 – Quando soubemos disso, o povo desanimou-se completamente, e por causa de vocês todos perderam a coragem, pois o Senhor, o seu Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.

1 Reis 8:23 – e orou: “Senhor, Deus de Israel, não há Deus como tu em cima nos céus nem embaixo na terra! Tu que guardas a tua aliança de amor com os teus servos que, de todo o coração, andam segundo a tua vontade.

1 Crônicas 29:11 – Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.

1 Crônicas 29:18 – Ó Senhor, Deus de nossos antepassados Abraão, Isaque e Israel, conserva para sempre este desejo no coração de teu povo, e mantém o coração deles leal a ti.

Salmos 47:2 – Pois o Senhor Altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra!

Salmos 47:8 – Deus reina sobre as nações; Deus está assentado em seu santo trono.

Salmos 62:11 – Uma vez Deus falou, duas vezes eu ouvi, que o poder pertence a Deus.

Salmos 115:3 – O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.

Isaías 57:15 – Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Isaías 66:1 – Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso?

Jeremias 27:5 – ‘Eu fiz a terra, os seres humanos e os animais que nela estão, com o meu grande poder e com meu braço estendido, e eu a dou a quem eu quiser.

Daniel 4:17 – “A decisão é anunciada por sentinelas, os anjos declaram o veredicto, para que todos os que vivem saibam que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer, e põe no poder o homem mais simples.

Daniel 4:25 – Tu serás expulso do meio dos homens e viverás com os animais selvagens; comerás capim como os bois e te molharás com o orvalho do céu. Passarão sete tempos até que admitas que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer.

Daniel 4:32 – Você será expulso do meio dos homens, viverá com os animais selvagens e comerá capim como os bois. Passarão sete tempos até que admita que o Altíssimo domina sobre os reinos dos homens e os dá a quem quer”.

Mateus 6:9 – Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Mateus 6:13 – E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

Atos dos Apóstolos 11:17 – Se, pois, Deus lhes deu o mesmo dom que nos dera quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para pensar em opor-me a Deus? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *