Estudo de Êxodo 3:6 – Comentado e Explicado

Eu sou, ajuntou ele, o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó". Moisés escondeu o rosto, e não ousava olhar para Deus.
Êxodo 3:6

Comentário de Albert Barnes

Nosso Salvador acrescenta essa passagem como prova de que a doutrina da ressurreição foi ensinada no Antigo Testamento, Mateus 22:32 , e chama esse livro de “o Livro de Moisés” Marcos 12:26 , dois pontos que os leitores devem ter em mente. do Pentateuco.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 3: 6 . O Deus de teu pai Em Atos 7:32 , é o Deus de teus pais; que as seguintes palavras provam ser o verdadeiro significado. Moisés, aterrorizado com a aparência divina, escondeu o rosto: pois que mortal pecador se atreve a olhar para Deus, diante de quem os próprios anjos cobrem o rosto? Isaías 6: 2 . Ver Gênesis 17: 3 . 1 Reis 19:13 . O que lemos, para olhar para Deus, os caldeus torna muito apropriadamente, para olhar para a glória de Deus.

O Deus de Abraão, etc. – Veja Mateus 22:32 .

REFLEXÕES. – Moisés parece ter esquecido o Egito; e Israel, como se não mais se lembrasse de seu Deus; mas este é o dia da salvação. Moisés, como sempre, frequentava os rebanhos de seu pai, enterrados na obscuridade, e humildemente concordando com seu emprego. Aprenda: 1. Quando podemos ver o chamado de Deus, nos retirar do mundo se torna nosso dever, e a ocupação mais má deve ser bem-vinda. 2. Se Deus demora muito antes que ele nos convoque, é porque ele está nos preparando para o que ele preparou para nós.

1. Deus aparece para ele em uma chama de fogo em um arbusto; e Moisés, impressionado com a aparência incomum, se aproxima para ver essa visão, um arbusto queimando, mas não consumido. A igreja de Cristo é como esse arbusto, freqüentemente aflita, mas não destruída.

2. Deus fala com ele do fogo, e Moisés responde. Ele é então orientado a como abordar, com reverência e temor a Deus, a fim de ouvir a revelação que Deus está prestes a fazer para ele. Nota; (1.) A atenção às providências é um grande meio de manter a comunhão com Deus. (2) Um ouvido obediente está sempre aberto à instrução. (3). Em nossas aparições diante de Deus, a postura de nosso corpo deve se comportar com o profundo abatimento e reverência sagrada que está em nossa mente.

3. Ele se faz conhecido por ele, como o Deus da Aliança de seus pais, para incentivar sua fé e engajar sua obediência. Todos os santos vivem para Deus. Aqueles que consideramos dentre os mortos são removidos apenas para esse mundo melhor, onde reina a vida eterna, Lucas 20:37 .

4. Moisés é profundamente afetado com o que vê e ouve. Um sentimento de nossa própria grande indignidade pode muito bem cobrir nossos rostos de vergonha quando comparecemos diante de Deus; e quanto mais um santo de Deus experimentar seu amor, mais profunda será sua humilhação diante dele.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou o Deus de teu pai – Embora a palavra ??? abi , pai, seja usada aqui no singular, Santo Estêvão, citando este lugar, Atos 7:32 , use o plural, God Te?? t?? pate??? s?? , o Deus de teus pais ; e que este é o significado que as seguintes palavras provam: O Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. Estes foram os pais de Moisés em linha direta. Esta leitura é confirmada pelo samaritano e pelo copta. Abraão foi o pai dos ismaelitas e com ele foi feito o pacto. Isaque era o pai dos edomitas, assim como dos israelitas, e com ele o pacto foi renovado. Jacó foi o pai dos doze patriarcas, que foram os fundadores da nação judaica, e para ele as promessas foram particularmente confirmadas. Por isso, vemos que os árabes e os turcos em geral, descendentes de Ismael; os edomitas, agora absorvidos entre os judeus (ver nota de Clarke em Gênesis 25:23 ;), que são descendentes de Esaú; e o povo judeu, onde quer que estejam dispersos, que são descendentes de Jacó, são todos herdeiros das promessas incluídas nesta aliança primitiva; e sua reunião com a plenitude dos gentios pode ser esperada com confiança.

E Moisés escondeu o rosto – Para atos semelhantes, veja 1 Reis 19:13 ; Isaías 6: 1 , Isaías 6: 5 ; Neemias 9: 9 ; Salmo 106: 44 ; Atos 7:34 . Ele tinha medo de olhar – ele foi dominado pela presença de Deus e deslumbrado com o esplendor da aparência.

Comentário de John Calvin

6. Eu sou o Deus de teu pai. Ele não se proclama meramente como algum poder celestial, nem reivindica para si mesmo apenas o nome geral de Deus, mas lembrando de recordar sua aliança anteriormente feita com os patriarcas, derruba todos os ídolos e falsos deuses e confirma Moisés na verdadeira fé . Pois, portanto, ele sabia com certeza que não havia posto em vão suas esperanças no Deus que Abraão e os outros patriarcas haviam adorado e que, pelo privilégio da adoção, haviam separado sua raça de todas as outras nações. E, para que, durante o longo lapso de tempo, Moisés pudesse pensar que o que havia sido transmitido a respeito de Abraão fosse obsoleto, Ele afirma expressamente que Sua fidelidade ainda se mantinha boa, chamando a si mesmo de “Deus de seu pai”. Mas desde que, ao estabelecer a esperança da redenção, Ele renova a memória de Sua aliança, concluímos que ela não foi apagada do coração de Moisés; porque seria absurdo, por assim dizer, algo desconhecido; nem teria sido útil mencionar promessas das quais não havia lembrança no coração de Moisés. Visto que, portanto, a esperança da redenção do povo escolhido dependia da aliança que Deus havia feito anteriormente com os patriarcas, Ele mostra que não lhe foi confiado em vão, porque Seu compromisso não seria ineficaz. Não era tanto um sinal de reverência como de terror que Moisés cobriu o rosto; no entanto, devemos levar em consideração os dois sentimentos, que ele sentiu um súbito alarme diante de Deus e voluntariamente adorou sua majestade. Era necessário que sua mente fosse afetada e impressionada com sentimentos de reverência, para que ele estivesse mais pronto para obedecer. Lemos em Isaías ( Isaías 6: 2 ) que até os anjos ocultam seus rostos, porque não podem suportar a glória infinita de Deus; Não é de admirar, então, que um homem mortal não se atrevesse a olhá-lo. O nome de Deus é apropriado à aparência visível em que sua majestade estava oculta.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 3: 6 . Eu sou, etc. – Ele o deixa saber que é Deus quem fala com ele, para envolver sua reverência, fé e obediência. O Deus de teu pai – Teu pai piedoso Amram, e o Deus de Abraão, Isaac e Jacó, teus antepassados: comprometidos com eles por convênio solene, que agora eu cumpri. E Moisés escondeu o rosto, pois tinha medo de olhar para Deus – Quanto mais vemos de Deus, mais causas veremos para adorá-lo com reverência e temor a Deus. E mesmo as manifestações da graça de Deus devem aumentar nossa humilde reverência a ele.

Comentário de John Wesley

Além disso, ele disse: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto; pois ele tinha medo de olhar para Deus.

Eu sou o Deus de seu pai – Ele permite que ele saiba que é Deus quem fala com ele, para envolver sua reverência, fé e obediência. Teu pai, teu pai piedoso, Anrão, e o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, teus antepassados. Comprometido com eles por convênio solene, que agora eu cumpri.

E Moisés escondeu o rosto, pois tinha medo de olhar para Deus – Quanto mais vemos de Deus, mais causas veremos para adorá-lo com reverência e temor a Deus. E mesmo as manifestações da graça de Deus devem aumentar nossa humilde reverência a ele.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:1 – Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

Gênesis 12:7 – O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Gênesis 17:3 – Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse:

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Gênesis 26:24 – Naquela noite, o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 31:42 – Se o Deus de meu pai, o Deus de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse comigo, certamente você me despediria de mãos vazias. Mas Deus viu o meu sofrimento e o trabalho das minhas mãos e, na noite passada, ele manifestou a sua decisão”.

Gênesis 32:9 – Então Jacó orou: “Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’;

Exodo 3:14 – Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.

Exodo 4:5 – E disse o Senhor: “Isso é para que eles acreditem que o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você”.

Exodo 29:45 – E habitarei no meio dos israelitas e lhes serei o seu Deus.

Juízes 13:22 – “Sem dúvida vamos morrer! ” disse ele à mulher, “pois vimos a Deus! “

1 Reis 18:36 – À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua.

1 Reis 19:13 – Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias? “

Neemias 9:9 – “Viste o sofrimento dos nossos antepassados no Egito, e ouviste o clamor deles no mar Vermelho.

Ester 3:4 – Dia após dia eles lhe falavam, mas ele não lhes dava atenção e dizia que era judeu. Então contaram tudo a Hamã para ver se o comportamento de Mardoqueu seria tolerado.

Jó 42:5 – Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

Salmos 106:44 – Mas Deus atentou para o sofrimento deles quando ouviu o seu clamor.

Salmos 132:2 – Ele jurou ao Senhor e fez um voto ao Poderoso de Jacó:

Isaías 6:1 – No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo.

Jeremias 24:7 – Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.

Jeremias 31:33 – “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 32:38 – Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Ezequiel 11:20 – Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

Daniel 10:7 – Somente eu, Daniel, vi a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas apoderou-se deles tanto pavor que eles fugiram e se esconderam.

Zacarias 8:8 – Eu os trarei de volta para que habitem em Jerusalém; serão meu povo e eu serei o Deus deles, com fidelidade e justiça”.

Mateus 17:6 – Ouvindo isso, os discípulos prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados.

Mateus 22:32 – ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! “

Marcos 12:26 – Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’?

Lucas 5:8 – Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “

Lucas 20:37 – E que os mortos ressuscitam, já Moisés mostrou, no relato da sarça, quando ao Senhor ele chama ‘Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó’.

Atos dos Apóstolos 7:32 – ‘Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’. Moisés, tremendo de medo, não ousava olhar.

Atos dos Apóstolos 7:34 – De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito. Ouvi seus gemidos e desci para livrá-lo. Venha agora, e eu o enviarei de volta ao Egito’.

Hebreus 12:21 – O espetáculo era tão terrível que até Moisés disse: “Estou apavorado e trêmulo! “

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *