Estudo de Êxodo 3:14 – Comentado e Explicado

Deus respondeu a Moisés: "EU SOU AQUELE QUE SOU". E ajuntou: "Eis como responderás aos israelitas: {Aquele que se chama} EU SOU envia-me junto de vós."
Êxodo 3:14

Comentário de Albert Barnes

Eu sou o que sou – ou seja, “sou o que sou”. As palavras expressam Ser absoluto e, portanto, imutável e eterno. O nome, que Moisés foi encarregado de usar, era ao mesmo tempo novo e antigo; antigo em conexão com revelações anteriores; novo em sua interpretação completa e em sua relação com a aliança da qual Moisés era o mediador destinado.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 3:14 . Deus disse a Moisés EU SOU O QUE EU SOU: – É muito razoável supor que a resposta à pergunta de Moisés contenha tal denominação, nome ou relato de Deus, conforme aplicável ao ponto em questão, e conduziria a assegurar aos israelitas sua libertação pretendida deles da escravidão: mas nada desse tipo, deve ser confessado, aparece da passagem, como a traduzimos. Pois, se EU SOU O QUE SOU, de acordo com a generalidade dos intérpretes, refere-se à natureza incomunicável e à auto-existência do Ser Supremo; isto, sem dúvida, é um motivo de aquiescência geral em SUA providência, que existe para sempre o mesmo; mas não poderia haver motivo particular de encorajamento para os israelitas, a quem esse Deus auto-existente havia deixado tantos anos em servidão. Existem essas e outras objeções razoáveis ??a esta versão e interpretação; descobrimos, ao nos referirmos ao original, que as palavras, literalmente traduzidas, têm uma importância diferente: para ???? ???? ???? eheieh asher eheieh, é, eu serei quem eu ser; ego é ero, qui olim futurus sum, ( eu serei aquele que já está velho, ) diz Houbigant, que observa que “, como Moisés, quando perguntou a Deus qual era seu nome, desejava saber em aquele NOME DE DEUS, não uma simples denominação de sílabas, mas alguma realidade, significada pelo nome de Deus; então Deus responde ao seu pedido, informando-o de que ele será o mesmo, quando libertar o povo de Israel do Egito , como prometeu a seus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que virão a seguir e serão os libertadores da humanidade; descobrindo que a realidade, desde a antiguidade adumbrada ou representada em nome de JEOVÁ: Eu serei quem serei : o presente , futuro e eterno libertador do meu povo; quem é, e foi e está por vir; o Salvador de todos os homens do pecado, da morte e do inferno: JESUS ??CRISTO, o mesmo ontem, hoje e para sempre. o NOME de Deus não está intimado nessas palavras, aeie asher aeie, o seguinte versículo mostra: onde lemos, assim dirás aos filhos de É Rael, JEOVÁ, o DEUS de seus pais (pois assim será prestado) enviou – este é o meu NOME para sempre: o nome de DEUS sendo representado pela palavra ???? iehová, ou JEOVÁ. “ Para maior satisfação com esse ponto, remetemos o leitor aprendido às próprias observações de Houbigant. Os caldeus a processam da mesma maneira; e toda razão de boas críticas e conexões confirma essa interpretação; e garante-nos, não apenas que essas palavras se referem a DEUS, o Libertador e Salvador de seu povo; mas que o nome augusto e incomunicável de JEOVÁ é derivado da mesma fonte e expressivo da mesma grande verdade. Existem inúmeras passagens, nas quais esse nome de JEOVÁ é aplicado a Cristo: e, portanto, se ele não expressar, como supomos, seu ofício de Libertador; deve, de acordo com a outra interpretação dada, expressar sua essência inefável e incomunicável. Que este nome divino JEOVÁ era bem conhecido pelos pagãos, não há dúvida; como foi o de ?? iah, que, eu concebo, expressa imediatamente a Essência Divina; e certamente não deriva da mesma fonte que Jeová. A famosa inscrição, Ei, tu és, no templo de Apolo em Delfos, aparece derivada desse nome: e no templo de Minerva em Sais, no Egito, estava escrito: eu sou tudo o que existe, ou seja, e devo ser. ; e até agora nenhum mortal tirou meu véu; que é claramente deduzido deste nome sagrado . Veja Parkhurst e Universal History, vol. 2: onde os autores têm copiado sobre esse assunto.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou o que sou – ???? ??? ???? Eheyeh asher Eheyeh . Essas palavras foram entendidas de várias formas. A Vulgata traduz Ego Sum Qui Sum , eu sou quem sou. A Septuaginta, ??? e?µ? ? O? , eu sou aquele que existe. O siríaco, o persa e o caldeu preservam as palavras originais sem nenhum brilho. O árabe os parafraseia, O Eterno, que não passa; que é a mesma interpretação dada por Abul Farajius, que também preserva as palavras originais, e dá o acima como sua interpretação. O Targum de Jônatas e o Jerusalém Targum parafrasearam as palavras assim: “Quem falou, e o mundo era; quem falou, e todas as coisas existiram”. Como as palavras originais significam literalmente, eu serei o que serei, alguns supuseram que Deus simplesmente planejou informar Moisés, que o que ele havia sido para seus pais Abraão, Isaac e Jacó, ele seria para ele e os israelitas; e que ele cumprisse as promessas que fizera a seus pais, dando aos descendentes a terra prometida. É difícil colocar um significado nas palavras; eles parecem pretender apontar a eternidade e a auto-existência de Deus. Platão, em Parmênides, onde ele trata de maneira sublime a natureza de Deus, diz: “Nada é capaz de expressar sua natureza”; portanto, nenhum nome pode ser atribuído a ele. Veja a conclusão deste capítulo, Êxodo 3:22 ; (nota) e na palavra Jeová, Êxodo 34: 6 ; (nota), Êxodo 34: 7 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

14. Eu sou o que sou. O verbo no hebraico está no tempo futuro: “Eu serei o que serei;” mas é da mesma força que o presente, exceto que designa a duração perpétua do tempo. Isto é muito claro, que Deus atribui a si mesmo a glória divina, porque ele é auto-existente e, portanto, eterno; e assim dá ser e existência a toda criatura. Tampouco predica de si mesmo algo comum ou compartilhado por outros; mas ele afirma para si a eternidade como sendo peculiar apenas a Deus, para que possa ser honrado de acordo com sua dignidade. Portanto, imediatamente depois, ao contrário do uso gramatical, ele usou o mesmo verbo na primeira pessoa como substantivo, anexando-o a um verbo na terceira pessoa; que nossas mentes possam se encher de admiração tantas vezes quanto sua essência incompreensível for mencionada. Mas, embora os filósofos discursem em grandes termos dessa eternidade, e Platão constantemente afirma que Deus é peculiarmente t? ?? (o Ser); todavia, eles não aplicam sabiamente e adequadamente esse título, a saber, que este único Ser de Deus absorve todas as essências imagináveis; e que, portanto, ao mesmo tempo, o poder principal e o governo de todas as coisas lhe pertencem. Pois de onde vem a multidão de deuses falsos, mas rasgando impiedosamente a Deidade dividida em pedaços por imaginações tolas? Portanto, para apreender corretamente o Deus único, precisamos primeiro saber que todas as coisas no céu e na terra derivam (43) à Sua vontade, sua essência, ou subsistência de Aquele que somente verdadeiramente é. Deste Ser, todo poder é derivado; porque, se Deus sustenta todas as coisas por sua excelência, ele as governa também por sua vontade. E como teria beneficiado Moisés a contemplar a essência secreta de Deus, como se estivesse fechada no céu, a menos que, tendo certeza de sua onipotência, tivesse obtido dali o cesto de sua confiança? Portanto, Deus ensina a ele que somente Ele é digno do nome mais santo, profanado quando transferido indevidamente para outros; e então expõe sua inestimável excelência, para que Moisés não tenha dúvida de superar todas as coisas sob sua orientação. Consideraremos no sexto capítulo o nome de Jeová, do qual essa é a raiz.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 3:14 . Deus disse – Dois nomes que Deus seria conhecido por: 1º, Um nome que fala o que ele é em si mesmo, EU SOU O QUE SOU. A Septuaginta traduz as palavras e?µ? ? ?? , EU SOU o Ser existente, ou ELE QUEM É e os Chaldee, EU SOU QUEM É, E QUEM SERÁ. Ou seja, eu sou aquele que goza de uma existência essencial, independente, imutável e necessária, aquele que é e foi e deve vir. Ele explica o nome de Jeová e significa, primeiro, que ele é auto-existente: ele é ele mesmo e não depende de nenhum outro. E sendo auto-existente, ele não pode deixar de ser auto-suficiente e , portanto, todo- suficiente, e a fonte inesgotável de ser e bem-aventurança. 2d, Que ele é eterno e imutável: o mesmo ontem, hoje e para sempre. Pois as palavras são prestadas com a mesma propriedade: EU SEREI O QUE SOU, ou EU SOU O QUE EU SEREI, ou EU SEREI O QUE EU SEREI. Outros seres são, e foram, e serão; mas porque o que eles foram pode ter sido de outra forma, e o que eles são talvez não o tenham sido, e o que eles devem ser pode ser muito diferente do que agora é, portanto, sua essência mutável, dependente e precária, que hoje pode ser uma coisa, amanhã outra coisa, e no dia seguinte possivelmente nada, escassamente merece o nome de ser. Há outra consideração que torna esse nome particularmente aplicável a Deus, a saber: ele é a fonte de todo ser e perfeição, e que dele todas as coisas derivaram sua existência; de modo que somente ele tem vida em si; e nenhuma criatura, de qualquer categoria ou ordem, tem uma existência própria: pois nele vivemos, nos movemos e temos nosso ser. E embora diversos atributos de Deus sejam, por meio de sua bondade, participados por suas criaturas, ainda que os possuam de maneira tão inferior àquela maneira transcendente, peculiar e divina em que pertencem a Deus, as Escrituras parecem absolutamente excluir os criados. seres de qualquer título para esses atributos.

Assim, nosso Salvador diz: Não há nada bom senão um, que é Deus. Assim, São Paulo considera Deus o único potentado, embora a Terra seja compartilhada por vários potentados; e o único Deus sábio, embora muitos homens e os santos anjos sejam sábios. E assim ele o descreve como alguém que só tem imortalidade, embora anjos e almas humanas também sejam imortais. De uma maneira tão incomunicável, a superioridade da natureza de Deus faz com que ele possua as mesmas excelências que a difusividade de sua bondade o levou a se comunicar. 3d, que ele é fiel e fiel a todas as suas promessas, imutável em sua palavra e em sua natureza; e não um homem que ele deveria mentir. Deixe Israel saber disso; EU SOU me enviou a você.

Comentário de John Wesley

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU; e ele disse: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

E Deus disse – Dois nomes que Deus agora seria conhecido1. Um nome que fala o que ele é em si mesmo, eu sou o que sou – Isso explica seu nome Jeová e significa: 1º, que ele é auto-existente; ele tem o seu ser e não depende de nenhum outro. E sendo auto-existente, ele não pode deixar de ser auto-suficiente e, portanto, todo-suficiente, e a fonte inesgotável de ser e bem-aventurança, de que ele é eterno e imutável, sempre o mesmo ontem, hoje e para sempre: ele será seja o que ele será e o que ele é. Que ele é fiel e fiel a todas as suas promessas, imutável tanto em sua palavra quanto em sua natureza, e não em um homem que ele deveria mentir. Que Israel saiba disso, eu me enviei a você2. Um nome que fala o que ele é para seu povo. Para que esse nome que eu sou não os confunda, ele é mais orientado a usar outro nome de Deus, mais familiar.

Referências Cruzadas

Exodo 6:3 – Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-poderoso, mas pelo meu nome, o Senhor, não me revelei a eles.

Jó 11:7 – “Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso?

Salmos 68:4 – Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele!

Salmos 90:2 – Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Mateus 18:20 – Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

João 8:58 – Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! “

2 Coríntios 1:20 – pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.

Hebreus 13:8 – Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

Apocalipse 1:4 – João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

Apocalipse 1:8 – “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”.

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Apocalipse 4:8 – Cada um deles tinha seis asas e era cheio de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite repetem sem cessar: “Santo, santo, santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *