Estudo de Mateus 18:20 – Comentado e Explicado

Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Mateus 18:20

Comentário de Albert Barnes

Por onde dois ou três … – Esta é uma afirmação geral feita para apoiar a promessa específica feita em Mateus 18:19 aos seus apóstolos. Ele afirma que onde quer que dois ou três estejam reunidos em seu nome, ele está no meio deles.

Em meu nome – Ou seja,

1.Por minha autoridade, agindo por mim em minha igreja. Ver João 10:25 ; João 16:23 .

2. Pode significar para o meu serviço; no lugar de oração e louvor, reunidos em obediência ao meu elogio e com o desejo de promover minha glória.

Eu estou no meio deles – nada poderia provar mais claramente que Jesus deve ser onipresente e, é claro, ser Deus. Todos os dias, talvez a cada hora, duas ou três, ou mais, possam ser reunidas em todas as cidades ou vilarejos dos Estados Unidos, na Inglaterra, na Groenlândia, na África, no Ceilão, nas Ilhas Sandwich, na Rússia e em outros países. Judéia – em quase todas as partes do mundo – e no meio delas está Jesus, o Salvador. Milhões, portanto, ao mesmo tempo, em todos os cantos do mundo, adoram em seu nome e experimentam a verdade da promessa de que ele está presente com eles. É impossível que ele esteja em todos esses lugares e não seja Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

dois ou três. Acreditava-se que “onde dois são reunidos para estudar a Lei, a Shechiná estava com eles” .

Comentário de John Calvin

20. Pois onde dois ou três estão reunidos em meu nome. Essa promessa é mais extensa que a anterior; pois o Senhor declara que ele estará presente,

onde dois ou três são reunidos em seu nome,
para guiá-los por seu conselho ( Salmos 73:24 ,)

e conduzir a um resultado próspero o que quer que eles empreendam. Portanto, não há razão para duvidar que aqueles que se entregam à sua direção obterão a vantagem mais desejável de sua presença. E uma vez que é uma bênção inestimável ter Cristo como diretor em todos os nossos assuntos, abençoar nossas deliberações e seus resultados; e já que, por outro lado, nada pode ser mais miserável do que ser privado de sua graça, essa promessa não deve nos trazer uma pequena excitação para nos unirmos em piedade e santidade. (570) Para quem desconsidera as assembléias sagradas ou se separa dos irmãos e se interessa pouco pelo cultivo da unidade, somente isso torna evidente que ele não atribui valor à presença de Cristo.

Mas devemos tomar cuidado, antes de tudo, para que aqueles que desejam ter Cristo presente com eles se reúnam em seu nome; e também devemos entender qual é o significado dessa expressão; pois percebemos como homens ímpios, falsamente e insolentemente, assim como perversamente, cobrem suas conspirações com seu nome sagrado. Se, portanto, não queremos expor Cristo ao ridículo deles, e ao mesmo tempo anular o que ele prometeu aqui, precisamos saber antes de tudo o que se entende por esta frase. Significa que aqueles que estão reunidos , deixando de lado tudo o que os impede de se aproximarem de Cristo, sinceramente elevarão seus desejos a ele, renderão obediência à sua palavra e se deixarão governar pelo Espírito. Onde essa simplicidade prevalece, não há razão para temer que Cristo não torne manifesto que não foi em vão que a assembléia se reunisse em seu nome.

Nisso é mostrada a total ignorância dos papistas, que exclamam que os conselhos não podiam errar e que todos deveriam obedecer às suas decisões, porque, quantas vezes duas ou três são reunidas em nome de Cristo, ele está no meio deles Mas antes de tudo, devemos indagar se essas pessoas, cuja fé, doutrina e disposições, estamos em dúvida, foram reunidas em nome de Cristo. Quando os papistas deixam de lado ou perplexam esse assunto, quem não vê que dexteroasly confunde a distinção entre assembléias santas e profanas, de modo que o poder de fazer alguma coisa é retirado da Igreja e transmitido aos inimigos jurados de Cristo? Portanto, saibamos que apenas os devotos adoradores de Deus, que sinceramente buscam a Cristo, são encorajados a nutrir a esperança confiante de que ele nunca os abandonará. Desconsiderando os conselhos bastardos e abortivos que, de suas próprias cabeças, teceram uma teia, deixe Cristo sozinho, com a doutrina de seu Evangelho, ser sempre exaltado entre nós.

Comentário de Adam Clarke

Pois onde dois – estão reunidos em teu nome – Há muitos ditos entre os judeus quase exatamente semelhantes a isso, como: Onde quer que duas pessoas estejam sentadas no discurso a respeito da lei, a presença Divina está entre elas. Veja muito mais em Schoettgen. E o seguinte, entre os antigos hindus, é semelhante a ele: “Quando Brahma, o Senhor da criação, formou a humanidade, e ao mesmo tempo designou sua adoração, ele falou e disse: ‘Com essa adoração, ore por aumento, e seja o que você dependerá para a realização de todos os seus desejos. Com isso, lembre-se de Deus, para que Deus lembre de você. Lembrem-se uns dos outros e obterão a felicidade suprema. gozo de seus desejos: quem gosta do que lhe foi dado por Deus e não lhe oferece uma porção é como ladrão.Saiba que boas obras vêm de Brahma, cuja natureza é incorruptível; portanto, o onipresente Brahma é Presente na adoração. ” Veja Bagvat Geeta, p. 45, 46.

Em meu nome – Parece me referir particularmente a uma profissão pública de Cristo e seu Evangelho.

Eu estou no meio – Ninguém, exceto Deus, pode dizer essas palavras, para dizer com verdade, porque somente Deus está presente em todos os lugares, e essas palavras se referem à sua onipresença. Onde quer que – suponha que milhões de assembléias foram reunidas no mesmo momento, em diferentes locais da criação (o que é um caso muito possível), essa promessa afirma que Jesus está em cada uma delas. Alguém pode, portanto, dizer essas palavras, exceto Deus que preenche o céu e a terra? Mas Jesus diz estas palavras: logo – Jesus é Deus. Observemos que Jesus não está entre eles para espionar seus pecados; ou para anotar as imperfeições de sua adoração; mas para esclarecer, fortalecer, confortar e salvá-los.

Comentário de John Wesley

Pois onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles.

Onde dois ou três estão reunidos em meu nome – Ou seja, para me adorar.

Estou no meio deles – pelo meu Espírito, para acelerar suas orações, guiar seus conselhos e responder a suas petições.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *