Estudo de Êxodo 6:3 – Comentado e Explicado

Apareci a Abraão, a Isaac e a Jacó como o Deus todo-poderoso, mas não me dei a conhecer a eles pelo meu nome de Javé.
Êxodo 6:3

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 6: 3 . Eu apareci, & c. – A ênfase está em Jeová, em Êxodo 6: 2 , é desejável que essa palavra tenha sido usada em nossa tradução, em vez de no Senhor: eu sou Jeová. Alguns rendem esse versículo, eu apareci a Abraão – pelo nome de Deus Todo-Poderoso; e eu também não lhes era conhecido pelo meu nome Jeová? Uma versão que é bem consistente com o original e remove completamente a aparente contradição que nossa tradução implica: pois é muito evidente que Deus era conhecido por Abraão, etc. pelo nome de Jeová. E a passagem, deve-se observar, tem grande ênfase, se Jeová for entendido no sentido que damos na nota no cap. Êxodo 3:14 . O bispo Warburton, para a solução dessa dificuldade, recorreu à sua doutrina de nomes; e observa que a afirmação aqui é não que a palavra JEOVÁ não foi usada na linguagem do patriarca; mas que o nome JEOVÁ, como título de honra, pelo qual uma nova idéia era afixada a uma palavra antiga, era desconhecido para eles. E o sentido da passagem, segundo ele, é: “Como o Deus de Abraão, eu antes condescendia a ter um nome de distinção; mas agora, em conformidade com outro preconceito, eu condescendente em ter um nome de honra”. O Sr. Locke tem uma nota muito criteriosa sobre a passagem: Pelo meu nome JEOVÁ, leia: Pelo meu nome Jeová não era também conhecido por eles? Veja Gênesis 1: 7 ; Gênesis 28:13 . Eu apareci a Abraão, etc. com o nome de El Schaddai, ie . Deus Todo-Poderoso, ie . Eu me mostrei Todo-Poderoso a eles, e que eu tinha o suficiente para enriquecê-los; mas ainda não cumpri efetivamente o que lhes prometi; isto é, quando prometi a eles a terra de Canaã, eles ouviram e creram; mas eles não viram a promessa realmente cumprida, como verás; portanto, serei conhecido por ti pelo nome de Jeová; ie tu me verás fazer o que meu nome significa, viz. um Entregador, ie . cumprindo o que prometi. Eu te tirarei da terra do Egito e te apresentarei na terra de Canaã. Portanto, como eu era chamado Deus Todo-Poderoso, El Schaddai, e Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra; agora serei chamado JEOVÁ, o Deus que te tirou da terra do Egito: o Redentor; nesse sentido, as palavras Êxodo 6: 6 têm grande ênfase: eu sou Jeová, etc. Veja o final de Êxodo 6: 8 .

Comentário de Adam Clarke

Pelo nome de Deus Todo-Poderoso – ??? ?? ELShaddal , Deus Todo-suficiente; Deus, o distribuidor ou distribuidor de presentes. Veja Clarke em Gênesis 17: 1 ; (Nota).

Mas, pelo meu nome JEOVÁ, eu não os conhecia – essa passagem tem sido uma espécie de crítica crítica e foi explicada de várias maneiras. É certo que o nome Jeová estava em uso muito antes dos dias de Abraão, veja Gênesis 2: 4 , onde as palavras ????? ???? Jeová Elohim ocorrem, como costumam acontecer depois; e veja Gênesis 15: 2 , onde Abraão se refere expressamente a ele pelo nome de Adonai Jeová; e veja Gênesis 15: 7 , onde Deus se revela a Abraão com esse mesmo nome: E ele lhe disse: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus. Como então se pode dizer que, por seu nome Jeová, ele não lhes era conhecido? Várias respostas foram dadas a esta pergunta; os seguintes são os principais: 1. As palavras devem ser lidas interrogativamente, pois a partícula negativa ?? lo , não, tem esse poder frequentemente em hebraico. “Apareci a Abraão, Isaque e Jacó pelo nome de Deus Todo-Poderoso, e pelo meu nome Jeová também não fui conhecido por eles?” 2. O nome Jeová não foi revelado antes do tempo mencionado aqui, pois, embora ocorra com tanta frequência no livro de Gênesis, pois esse livro foi escrito muito tempo depois de o nome ter sido usado em comum, como principal característica de Deus, Moisés emprega isso em sua história por causa dessa circunstância; de modo que, sempre que aparece anteriormente, é pela figura chamada prolepsia ou antecipação. 3. Como o nome ???? Jeová significa existência, pode ser entendido no texto em questão assim: “Eu apareci a Abraão, Isaque e Jacó com o meu nome Deus Todo-Poderoso, ou Deus Todo-suficiente, ou seja, tendo todo o poder para fazer tudo bem; nesse caráter, fiz um pacto com eles, apoiado em grandes e gloriosas promessas; mas, como essas promessas respeitavam sua posteridade, elas não puderam ser cumpridas para esses pais; mas agora, como Jeová, estou prestes a dar existência a todas essas promessas relativas ao seu apoio, libertação da servidão e conseqüente assentamento na terra prometida “. 4. As palavras podem ser consideradas usadas comparativamente: embora Deus parecesse a esses patriarcas como Jeová, e o reconhecessem com esse nome, ainda assim eles eram comparativamente conhecidos; eles nada sabiam do poder e bondade de Deus, em comparação com o que os israelitas estavam prestes a experimentar.

Creio que o significado simples é este: que, desde o início, o nome Jeová era conhecido como um dos nomes do Ser Supremo, mas o que realmente significava que eles não sabiam. El ?? ?? ElShaddai , Deus Todo o suficiente, eles sabiam bem pela provisão contínua que ele fez para eles e pela proteção constante que ele lhes proporcionava: mas o nome ???? Jeová deve ser particularmente referido ao cumprimento das promessas já feitas; dar-lhes um ser e, assim, trazê-los à existência, o que não poderia ter sido feito na ordem de sua providência mais cedo do que aqui especificado: esse nome, portanto, em seu poder e significância não lhes era conhecido; nem totalmente conhecido de seus descendentes até a libertação do Egito e o assentamento na terra prometida. Certamente é possível que um homem tenha o nome de um certo cargo ou dignidade antes de cumprir qualquer uma de suas funções. Rei, prefeito, vereador, magistrado, policial, podem ser suportados pelas várias pessoas a quem eles pertencem legalmente, antes que qualquer um dos atos peculiares a esses cargos seja realizado. O rei, reconhecido como tal em sua coroação, é conhecido por seus atos legislativos; o magistrado civil, por sua distribuição da justiça, e emitindo mandados para a apreensão de culpados; e o policial, executando esses mandados. Todos estes eram conhecidos por terem seus respectivos nomes, mas apenas o exercício de seus poderes mostra o que está implícito em ser rei, magistrado e policial. O seguinte é um caso em questão, que se encaixava no meu próprio conhecimento.

Um caso de disputa entre certos vizinhos litigiosos sendo ouvidos no tribunal antes de uma sessão semanal dos magistrados, uma mulher que veio como prova em favor de seu mau vizinho, encontrando os magistrados inclinados a julgar seu companheiro travesso, a levou pela braço e disse: “Vá embora! Eu lhe disse que você não obteria lei nem justiça neste lugar”. Um magistrado, que foi tanto uma honra à sua função quanto à natureza humana, disse imediatamente: “Aqui, policial! Pegue essa mulher e a aloje em Bridewell, para que ela saiba que há alguma lei e justiça nesse lugar. ” Assim, o digno magistrado provou que ele tinha o poder implícito no nome, executando as funções de seu cargo. E Deus, que era conhecido como Jeová, o ser que faz e cumpre promessas, era conhecido pelos descendentes das doze tribos como Aquele Jeová, dando cumprimento e sendo às promessas que havia feito a seus pais.

Referências Cruzadas

Gênesis 12:7 – O Senhor apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Gênesis 13:18 – Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor.

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 22:14 – Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”.

Gênesis 28:3 – Que o Deus Todo-poderoso o abençoe, faça-o prolífero e multiplique os seus descendentes, para que você se torne uma comunidade de povos.

Gênesis 35:11 – E Deus ainda lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes.

Gênesis 48:3 – Então disse Jacó a José: “O Deus Todo-poderoso apareceu-me em Luz, na terra de Canaã, e ali me abençoou,

Exodo 3:14 – Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.

Salmos 68:4 – Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele!

Salmos 83:18 – Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.

Isaías 42:8 – “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

Isaías 44:6 – “Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.

Isaías 52:5 – “E agora o que tenho aqui? “, pergunta o Senhor. “Pois o meu povo foi levado por nada, e aqueles que os dominam zombam”, diz o Senhor. “E o dia inteiro o meu nome é constantemente blasfemado.

João 8:58 – Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! “

Apocalipse 1:4 – João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *