Estudo de Gênesis 12:7 – Comentado e Explicado

O Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe: "Darei esta terra à tua posteridade." Abrão edificou um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido.
Gênesis 12:7

Comentário de Albert Barnes

E o Senhor apareceu a Abrão. Aqui, pela primeira vez, essa frase notável ocorre. Indica que o Senhor se apresenta à consciência do homem de qualquer maneira adequada à sua natureza. Não se limita à vista, mas pode se referir à audiência de 1 Samuel 3:15 . A possibilidade de Deus aparecer ao homem é inegável. O fato de ele ter feito isso prova a possibilidade. No modo como ele faz isso, é inútil especularmos. O Senhor disse-lhe: “À tua descendência darei esta terra.” “À tua semente”, não a ti. Para o próprio Abrão “ele não deu herança a ela, não, nem mesmo a ponto de pisar” Atos 7: 5 . “Esta terra” que o Senhor lhe mostrara agora, embora atualmente ocupada pelo invasor quenaanita. “Um altar.” Este altar é erguido no local que é consagrado pela aparição do Senhor a Abrão. O lugar de Shekem poderia ter recebido seu nome de Shekem, filho de Gileade Números 26:31 , se não nos encontrarmos com Shekem, filho de Hamor, neste mesmo lugar no tempo de Jacó Gênesis 34: 2 . Aprendemos com isso a precariedade da inferência de que o nome de um lugar é de origem posterior, porque uma pessoa com esse nome morava lá em um período posterior. O lugar de Shekem foi sem dúvida chamado após um antecedente de Shekem para Abrão. Shekem e Moreh podem ter precedido até os kenaanitas, por qualquer coisa que sabemos.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 12: 7 . E o Senhor apareceu, etc. – Agora que ele havia chegado à terra prometida, o Senhor graciosamente garantiu que lhe aparecesse novamente e renovasse sua aliança. “Abrão”, diz o bispo Warburton, “ao sair da casa de seu pai, resignou-se inteiramente à disposição do céu, sem saber ao certo para onde deveria ir”. Quando ele entrou na terra de Canaã, sua fé foi recompensada por Deus com uma revelação adicional de sua vontade; e agora lhe disseram que esta era a terra que Deus disse que o mostraria e que era para ele habitado por sua semente. Sobre o qual Abrão construiu um altar ali, isto é, nos carvalhos de Moreh, que mais tarde se tornou um local sagrado e venerável: o santuário estava próximo a ele no tempo de Josué , Josué 1:18 .

Comentário de Scofield

apareceu

As teofanias. Gênesis 17: 1 ; Gênesis 12: 7 ; Apocalipse 1:10 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor apareceu – De que maneira essa aparência foi feita, não sabemos; provavelmente foi pelo grande anjo da aliança, Jesus, o Cristo. A aparência, qualquer que fosse, satisfez Abram perfeitamente, e provou ser sobrenatural e divina. Vale ressaltar que Abrão é o primeiro homem a quem se diz que Deus se mostrou ou apareceu:

  1. Em Ur dos Caldeus, Atos 7: 2 ; e

2. No carvalho de Moreh, como neste versículo. Como More??? Moreh significa um professor, provavelmente isso foi chamado de carvalho de Moreh ou o professor, porque Deus se manifestou aqui e instruiu Abrão sobre a posse futura daquela terra por sua posteridade e a dispensação da misericórdia de Deus a todos os famílias da terra através do prometido Messias. Veja em Gênesis 15: 7 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 12: 7 . E o Senhor apareceu, etc. – Agora que ele havia chegado à terra prometida, o Senhor graciosamente garantiu que lhe aparecesse novamente e renovasse sua aliança. “Abrão”, diz o bispo Warburton, “ao sair da casa de seu pai, resignou-se inteiramente à disposição do céu, sem saber ao certo para onde deveria ir”. Quando ele entrou na terra de Canaã, sua fé foi recompensada por Deus com uma revelação adicional de sua vontade; e agora lhe disseram que esta era a terra que Deus disse que o mostraria e que era para ele habitado por sua semente. Sobre o qual Abrão construiu um altar ali, isto é, nos carvalhos de Moreh, que mais tarde se tornou um local sagrado e venerável: o santuário estava próximo a ele no tempo de Josué , Josué 1:18 .

Comentário de John Calvin

7. E o Senhor apareceu a Abrão . Ele agora relata que Abrão não ficou inteiramente desamparado, mas que Deus estendeu a mão para ajudá-lo. Devemos, no entanto, marcar com que tipo de assistência Deus o sucede em suas tentações. Ele oferece a ele sua palavra nua, e de tal maneira que Abram pode se considerar exposto ao ridículo. Pois Deus declara que ele dará a terra à sua semente; mas onde está a semente, ou onde está a esperança da semente; vendo que ele não tem filhos e é velho, e sua esposa é estéril? Este foi, portanto, um consolo insípido para a carne. Mas a fé tem um gosto diferente; cuja propriedade é, manter todos os sentidos dos piedosos tão ligados pela reverência à palavra, que uma única promessa de Deus é suficiente. Enquanto isso, embora Deus realmente alivia e atenua os males que seus servos enfrentam, ele o faz apenas na medida em que lhes for conveniente, sem ceder ao desejo da carne. Vamos, portanto, aprender que esse único remédio deve ser suficiente para nós em nossos sofrimentos: que Deus nos fala assim em sua palavra, de modo a fazer com que nossas mentes percebam que ele é propício; e não demos as rédeas aos desejos importunos de nossa carne. O próprio Deus não falhará de sua parte; mas, pela manifestação de seu favor, nos elevará quando formos derrubados.

E ali edificou um altar . Este altar era um sinal de gratidão. Assim que Deus lhe apareceu, ele levantou um altar: para que fim? Para que ele invoque o nome do Senhor. Vemos, portanto, que ele pretendia dar graças; e que um altar foi construído por ele em memória da bondade recebida. Alguém deveria perguntar se ele não poderia adorar a Deus sem um altar? Eu respondo que a adoração interior do coração não é suficiente, a menos que a profissão externa antes que os homens sejam acrescentados. A religião tem verdadeiramente seu assento apropriado no coração; mas dessa raiz surge a confissão pública depois, como fruto. Pois somos criados para esse fim, para que possamos oferecer alma e corpo a Deus. Os cananeus tinham sua religião; eles também tinham altares para sacrifícios; mas Abrão, para que ele não se envolvesse em suas superstições, ergue um altar doméstico, sobre o qual ele pode oferecer sacrifícios; como se ele tivesse decidido colocar um trono real para Deus dentro de sua casa. Mas porque a adoração a Deus é espiritual, e todas as cerimônias que não têm um fim certo e lícito, não são apenas vãs e inúteis em si mesmas, mas também corrompem a verdadeira adoração a Deus por sua aparência falsificada e falaciosa; devemos observar cuidadosamente o que Moisés diz, que o altar foi erguido com o propósito de invocar a Deus. O altar então é a forma externa da adoração divina; mas a invocação é sua substância e verdade. Essa marca distingue facilmente adoradores puros de hipócritas, que são muito liberais na pompa externa, mas desejam que sua religião termine em cerimônias nuas. Assim, toda a sua religião é vaga, sendo direcionada para um fim não certo. Sua intenção última, de fato, é (como eles confundem) adorar a Deus: mas a piedade se aproxima mais de Deus; e, portanto, não brinca com figuras externas, mas respeita a verdade e a substância da religião. No geral, as cerimônias não são aceitáveis ??por Deus, senão porque têm referência ao culto espiritual de Deus.

Invocar o nome de Deus, ou invocar em seu nome , admite uma dupla exposição; ou seja, orar a Deus ou celebrar seu nome com louvores. Mas como oração e ação de graças são coisas conjuntas, de bom grado incluo ambas. Já dissemos anteriormente, no quarto capítulo ( Gênesis 4: 1 ), que todo o culto a Deus não foi descrito de maneira inadequada, pela figura sinódica , sob essa expressão específica; porque Deus não considera mais dever de piedade mais alto e não considera sacrifício mais aceitável do que a invocação de seu nome, como é declarado nos Salmos 50:23 e Salmos 51:19 . Portanto, com a frequência da palavra altar , os sacrifícios também vêm à nossa mente; pois desde o princípio Deus teria informado à humanidade que não poderia haver acesso a si mesmo sem sacrifício. Portanto, Abrão, da doutrina geral da religião, abriu para si um santuário celestial, por meio de sacrifícios, para que ele pudesse adorar a Deus corretamente. (345) Mas sabemos que Deus nunca foi apaziguado pelo sangue dos animais. Portanto, a fé de Abrão foi direcionada ao sangue de Cristo. (346)

Pode parecer, no entanto, absurdo, que Abrão construiu para si um altar, para seu próprio prazer, embora não fosse sacerdote, nem tivesse qualquer comando expresso de Deus. Eu respondo que Moisés remove esse escrúpulo no contexto: porque não se diz que Abrão fez um altar simplesmente para Deus, mas para Deus que lhe havia aparecido . O altar, portanto, teve sua base nessa revelação; e não deve ser separado daquilo de que se formou, mas uma parte e um apêndice. A superstição fabrica para si um Deus que lhe agrada e depois inventa para ele vários tipos de adoração; assim como os papistas, hoje em dia se orgulham com mais orgulho de que adoram a Deus, quando estão apenas brincando com suas fantasias tolas. Mas a piedade de Abrão é elogiada, porque, tendo erigido um altar, ele adorou a Deus que lhe fora manifestado. E, embora Moisés declare o desígnio com o qual Abrão construiu o altar, quando relata que ali invocava Deus, ele ainda sugere, ao mesmo tempo, que tal serviço era agradável a Deus: pois essa linguagem implica a aprovação do Espírito Santo, que assim declara que tinha chamado corretamente a Deus. Outros, de fato, gabavam-se com confiança de que adoravam a Deus; mas Deus, louvando apenas Abrão, rejeita todos os ritos dos pagãos como uma profanação vil de seu nome.

Comentário de Joseph Benson

Gênesis 12: 7 . E o Senhor apareceu a Abrão – provavelmente em uma visão, e falou com ele palavras confortáveis: À tua semente darei esta terra – Nenhum lugar ou condição pode nos impedir de receber as visitas graciosas de Deus. Abrão é um peregrino, instável, entre os cananeus, e ainda aqui também ele se encontra com quem vive e o vê. Os inimigos podem nos separar e nossas tendas, nós e nossos altares, mas não nós e nosso Deus.

Comentário de John Wesley

E o SENHOR apareceu a Abrão e disse: À tua descendência darei esta terra; e edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.

E o Senhor apareceu a Abrão – provavelmente em uma visão, e falou com ele palavras confortáveis; À tua semente darei esta terra – Nenhum lugar ou condição pode nos excluir das visitas graciosas de Deus. Abrão é um peregrino, instável, entre os cananeus, e ainda aqui também ele se encontra com quem vive e o vê. Os inimigos podem nos separar e nossas tendas, nós e nossos altares, mas não nós e nosso Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 8:20 – Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.

Gênesis 12:8 – Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor.

Gênesis 13:4 – e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do Senhor.

Gênesis 13:15 – Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.

Gênesis 13:18 – Então Abrão mudou seu acampamento e passou a viver próximo aos carvalhos de Manre, em Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao Senhor.

Gênesis 17:1 – Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.

Gênesis 17:3 – Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse:

Gênesis 17:8 – Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.

Gênesis 18:1 – O Senhor apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia.

Gênesis 26:3 – Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão.

Gênesis 26:25 – Isaque construiu nesse lugar um altar e invocou o nome do Senhor. Ali armou acampamento, e os seus servos cavaram outro poço.

Gênesis 28:13 – Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Gênesis 32:30 – Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”.

Gênesis 33:20 – Ali edificou um altar e lhe chamou El Elohe Israel.

Exodo 33:1 – Depois ordenou o Senhor a Moisés: “Saia deste lugar, com o povo que você tirou do Egito, e vá para a terra que prometi com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: Eu a darei a seus descendentes.

Números 32:11 – ‘Como não me seguiram de coração íntegro, nenhum dos homens de vinte anos para cima que saíram do Egito verá a terra que prometi sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó,

Deuteronômio 1:8 – “Ponho esta terra diante de vocês. Entrem e tomem posse da terra que o Senhor prometeu sob juramento dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, e aos seus descendentes”.

Deuteronômio 6:10 – O Senhor, o seu Deus, os conduzirá à terra que jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, que daria a vocês, terra com grandes e boas cidades que vocês não construíram,

Deuteronômio 30:20 – e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Salmos 105:9 – da aliança que fez com Abraão, do juramento que fez a Isaque.

Romanos 9:8 – Noutras palavras, não são os filhos naturais que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que são considerados descendência de Abraão.

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Gálatas 4:28 – Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque.

Hebreus 11:13 – Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *