Estudo de Gênesis 32:30 – Comentado e Explicado

Jacó chamou àquele lugar Fanuel: "porque, disse ele, eu vi a Deus face a face, e conservei a vida".
Gênesis 32:30

Comentário de John Calvin

30. E Jacó chamou o nome do lugar (110) A gratidão de nosso pai Jacó é novamente elogiada, porque ele se esforçou para que a memória da graça de Deus nunca perecesse. Ele, portanto, deixa um monumento à posteridade, do qual eles poderiam saber que Deus havia aparecido lá; pois essa não era uma visão particular, mas tinha referência a toda a Igreja. Além disso, Jacó não apenas declara que viu o rosto de Deus, mas também agradece por ter sido arrebatado da morte. Essa linguagem ocorre frequentemente nas Escrituras e era comum entre os povos antigos; e não sem razão; pois, se a terra treme na presença de Deus, se as montanhas derreterem, se as trevas dominam os céus, o que deve acontecer aos homens miseráveis? Não, já que a imensa majestade de Deus não pode ser compreendida nem mesmo pelos anjos, mas os absorve; Se sua glória brilhasse sobre nós, isso nos destruiria e nos reduziria a nada, a menos que ele nos sustentasse e nos protegesse. Enquanto não percebemos que Deus está presente, orgulhosamente nos agradamos; e esta é a vida imaginária que a carne tolamente se arroga quando se inclina para a terra. Mas os fiéis, quando Deus se revela a eles, sentem-se mais evanescentes do que qualquer fumaça. Finalmente; se derrubarmos o orgulho da carne, devemos nos aproximar de Deus. Então Jacó confessa que, pela indulgência especial de Deus, ele havia sido resgatado da destruição quando viu Deus. No entanto, pode-se perguntar: “Por que, quando ele havia experimentado tão pouco da glória de Deus, deveria se gabar de tê-lo visto cara a cara?” Eu respondo, não é de todo absurdo que Jacó celebre essa visão acima de todas as outras, nas quais o Senhor não lhe havia aparecido tão claramente; e, no entanto, se for comparado com o esplendor do evangelho, ou mesmo da lei, aparecerá como faíscas ou raios obscuros. O significado simples, então, é que ele viu Deus de uma maneira extraordinária e inédita. Agora, se Jacó exulta muito e se congratula com essa delgada medida de conhecimento; o que devemos fazer hoje, a quem Cristo, a imagem viva de Deus, está evidentemente diante de nossos olhos no espelho do evangelho! Portanto, aprendamos a abrir os olhos, para que não sejamos cegos ao meio-dia, como Paulo nos exorta em 2 Coríntios 3: 1 : 1.

Comentário de John Wesley

E Jacó chamou o nome do lugar Peniel: pois vi Deus face a face, e minha vida é preservada.

Peniel – Ou seja, o rosto de Deus, porque ali ele havia visto a aparência de Deus e obtido o favor de Deus.

Referências Cruzadas

Gênesis 16:13 – Este foi o nome que ela deu ao Senhor que lhe havia falado: “Tu és o Deus que me vê”, pois dissera: “Teria eu visto Aquele que me vê? “

Gênesis 28:19 – E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz.

Gênesis 32:31 – Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando por causa da coxa.

Exodo 24:10 – e viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia algo semelhante a um pavimento de safira, como o céu em seu esplendor.

Exodo 33:14 – Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso”.

Exodo 33:19 – E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

Números 12:8 – Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? “

Deuteronômio 5:24 – E vocês disseram: “O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos sua glória e sua majestade, e nós ouvimos a sua voz vinda de dentro do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem e que este ainda continua vivo!

Deuteronômio 34:10 – Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face,

Juízes 6:22 – Quando Gideão viu que era o Anjo do Senhor, exclamou: “Ah, Senhor Soberano! Vi o Anjo do Senhor face a face! “

Juízes 8:8 – Dali subiu a Peniel e fez o mesmo pedido aos homens de Peniel, mas eles responderam como os de Sucote.

Juízes 8:17 – derrubou a fortaleza de Peniel e matou os homens daquela cidade.

Juízes 13:21 – Como o Anjo do Senhor não voltou a manifestar-se a Manoá e à sua mulher, Manoá percebeu que era o Anjo do Senhor.

1 Reis 12:25 – Jeroboão fortificou Siquém, nos montes de Efraim, onde passou a morar. Depois ele saiu e fortificou Peniel.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

João 1:18 – Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

2 Coríntios 3:18 – E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.

2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Gálatas 1:6 – Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

2 Timóteo 1:10 – sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.

Hebreus 11:27 – Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *