Estudo de Hebreus 11:27 – Comentado e Explicado

Foi pela fé que deixou o Egito, não temendo a cólera do rei, com tanta segurança como estivesse vendo o invisível.
Hebreus 11:27

Comentário de Albert Barnes

Pela fé, ele abandonou o Egito – alguns entenderam isso pela primeira vez em que Moisés abandonou o Egito, quando ele fugiu para a Midiã, conforme registrado em Êxodo 2: 14-15 . Ele estava naquela época com medo de sua vida; mas quando ele deixou o Egito à frente do povo hebreu, ele não teve tais apreensões. Deus o conduziu com “mão alta”, e durante todos os eventos relacionados a essa libertação notável, ele não manifestou pavor de Faraó e não teve apreensão do que poderia fazer. Ele saiu, de fato, à frente de seu povo quando todo o poder do rei estava empolgado para destruí-lo, mas ele confiou em Deus: e esta é a fé aqui mencionada.

Pois ele suportou – Ele perseverou, em meio a todas as provações e dificuldades relacionadas à sua condução do povo da escravidão.

Como vendo aquele que é invisível – “Como se” ele viu Deus. Ele não tinha mais dúvida de que Deus o havia chamado para esse trabalho, e que ele o sustentaria, do que se o visse com seus olhos físicos. Este é um relato mais preciso da natureza da fé; compare notas sobre Hebreus 11: 1 .

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 11:27 . Pela fé – Nomeadamente, no poder de Deus para preservar e conduzir ele e eles, não obstante a fúria e a ameaça do Faraó; ele abandonou o Egito – levando todos os israelitas com ele; não temendo a ira do rei – Como ele fez muitos anos antes, quando fugiu do Egito para a Midiã: ver Êxodo 2: 14-15 . Pois ele suportou – Continuou resoluto e imóvel; como vendo aquele que é invisível – Mantendo os olhos de sua mente continuamente fixos naquele grande Ser invisível, cuja presença e amizade são de tanta importância, que a pessoa que lhe dá atenção, nunca será influenciada conscientemente por ofender conscientemente ele, nem ficará impressionado com o medo de qualquer pessoa ou coisa que o tente a fazer isso. Esse caráter de Deus é dado aqui com propriedade peculiar. Moisés estava agora nessa condição e tinha essas dificuldades para encontrar, nas quais ele precisava continuamente de poder e assistência divinos: de onde isso ocorreria, ele não podia discernir por seus sentidos: seus olhos corporais não podiam contemplar nenhum assistente atual; pois Deus era invisível: mas ele o viu pela fé, a quem não podia ver com seus olhos corporais, e, vendo-o, encontrou-lhe uma ajuda atual, não menos do que se tivesse manifestado seus sentidos. Um duplo ato da fé de Moisés é pretendido aqui; 1º, uma visão clara e distinta e apreensão da onipresença, poder e fidelidade de Deus; e, 2d, uma firme confiança nele por conta dessas perfeições. Nisto ele confiou, nisto ele confiou, que Deus estava presente em toda parte com ele, capaz de protegê-lo e ajudá-lo, e fiel às suas promessas. Dessas coisas, ele tinha uma certa persuasão, como se tivesse visto Deus trabalhando com ele e para ele com seus olhos corporais. Ele recorria continuamente a esse sentimento de Deus em todos os seus perigos e dificuldades e, assim, perseverava corajosamente até o fim.

Comentário de E.W. Bullinger

ira . Veja Êxodo 10:28 , Êxodo 10:29 ; Êxodo 11: 4-8 .

suportou . Grego. kartereo. Só aqui. Compare Atos 1:14 .

vendo . Grego. horao. App-133.

invisível . Grego. aoratos. Veja Romanos 1:20 . Ele não temia o rei visível, porque tinha visto o invisível. Compare Elias ( 1 Reis 17: 1 ; 1 Reis 18:15 ) e Eliseu ( 2 Reis 3:14 ; 2 Reis 5:16 ).

Comentário de John Calvin

27. By faith he forsook Egypt, etc. This may be said of his first as well as of his second departure, that is, when he brought out the people with him. He then indeed left Egypt when he fled from the house of Pharaoh. Add to this, that his going out is recorded by the Apostle before he mentions the celebration of the Passover. He seems then to speak of the flight of Moses; nor is what he adds, that he feared not the wrath of the king, any objection to this, though Moses himself relates that he was constrained to do so by fear. For if we look at the beginning of his course he did not fear, that is, when he avowed himself to be the avenger of his people. However, when I consider all the circumstances, I am inclined to regard this as his second departure; for it was then that he bravely disregarded the fierce wrath of the king, being armed with such power by God’s Spirit, that he often of his own accord defied the fury of that wild beast. It was doubtless an instance of the wonderful strength of faith, that he brought out a multitude untrained for war and burdened with many incumbrances, and yet hoped that a way would be opened to him by God’s hand through innumerable difficulties. He saw a most powerful king in a furious rage, and he knew that he would not cease till he had tried his utmost. But as he knew that God had commanded him to depart, he committed the event to him, nor did he doubt but that he would in due time restrain all the assaults of the Egyptians.

Como ver quem é invisível. Não, mas ele tinha visto Deus no meio da sarça ardente: isso parece ter sido dito de maneira inadequada e pouco apropriada para o presente assunto. De fato, admito que Moisés foi fortalecido em sua fé por essa visão, antes de tomar em mãos o glorioso trabalho de libertar o povo; mas não admito que essa visão de Deus tenha sido despojada de seus sentidos corporais e transferida para além das provações deste mundo. Deus naquela época apenas mostrou a ele um certo símbolo de sua presença; mas ele estava longe de ver Deus como ele é. Agora, o apóstolo significa que Moisés suportou tanto, como se ele fosse levado para o céu, e tivesse Deus somente diante de seus olhos; e como se ele não tivesse nada a ver com os homens, não estivesse exposto aos perigos deste mundo e não tivesse disputas com o faraó. E, no entanto, é certo, que ele estava cercado de tantas dificuldades, que ele não podia deixar de pensar às vezes que Deus estava longe dele, ou pelo menos, que a obstinação do rei, mobilizada como estava com tantos meios de resistência, finalmente o venceria.

Em resumo, Deus apareceu a Moisés dessa maneira, como ainda deixando espaço para a fé; e Moisés, quando assolado por terrores por todos os lados, voltou todos os seus pensamentos para Deus. Ele foi realmente auxiliado a fazer isso, pela visão que mencionamos; mas, no entanto, ele viu mais em Deus do que aquilo que aquele símbolo sugeria: pois ele compreendia seu poder, e isso absorvia todos os seus medos e perigos. Confiando na promessa de Deus, sentiu-se seguro de que o povo, embora então oprimido pela tirania dos egípcios, já era, por assim dizer, o senhor da terra prometida. (232)

Portanto, aprendemos que o verdadeiro caráter da fé é colocar Deus sempre diante de nossos olhos; segundo, que a fé contempla coisas mais altas e mais ocultas em Deus do que aquilo que nossos sentidos podem perceber; e terceiro, que apenas uma visão de Deus é suficiente para fortalecer nossa fraqueza, a fim de nos tornarmos mais firmes que as pedras para resistir a todos os assaltos de Satanás. Daí resulta que, quanto mais fraco e menos resoluto alguém é, menos fé ele tem.

Comentário de Adam Clarke

Ele abandonou o Egito – Ele acreditava que Deus cumpriria a promessa que havia feito; e ele alegremente mudou um terreno por uma porção celestial.

Não temendo a ira do rei – O apóstolo fala aqui da partida de Moisés com os israelitas, não de sua fuga para Midiã, Êxodo 2:14 , Êxodo 2:15 ; pois ele estava então com muito medo: mas quando ele foi a Faraó com a autoridade de Deus, para exigir a desmembramento dos hebreus, ele estava sem medo e agiu da maneira mais nobre e digna; ele então não temeu nada além de Deus.

Como vendo aquele que é invisível – Ele continuou a agir como alguém que tinha o juiz do seu coração e a conduzir sempre diante de seus olhos. Ao chamar o Ser Divino de invisível, o apóstolo o distingue dos deuses do Egito, que eram visíveis, corporais, grosseiros e sem valor. Os israelitas eram adoradores do Deus verdadeiro, e esse culto não era tolerado no Egito. Sua adoração pura e espiritual nunca poderia se comportar com a adoração de bois, cabras, macacos, alho-poró e cebola.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 11:27 . Pela fé, ele abandonou o Egito: A história aqui mencionada pelo apóstolo é a dos israelitas que saem do Egito sob a conduta de Moisés; nesse momento é evidente que Moisés tinha uma fé forte e nenhum medo. Ver Êxodo 14: 13-14 . “Moisés, sem medo da ira ou ameaças do rei, Êxodo 10: 28-29 . ??a?te??se, perseverou e se fortaleceu, como se o Ser invisível, que governa tudo, estivesse imediatamente presente à sua vista. ”

Comentário de John Wesley

Pela fé ele abandonou o Egito, sem temer a ira do rei; pois suportou, como vendo aquele que é invisível.

Pela fé ele deixou o Egito – levando todos os israelitas com ele. Não temendo então a ira do rei – Como ele fez muitos anos antes, Êxodo 2:14 . Êxodo 14:15 , etc.

Referências Cruzadas

Exodo 2:14 – O homem respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio? ” Moisés teve medo e pensou: “Com certeza tudo já foi descoberto! “

Exodo 4:19 – Ora, o Senhor tinha dito a Moisés, em Midiã: “Volte ao Egito, pois já morreram todos os que procuravam matá-lo”.

Exodo 10:28 – Disse o faraó a Moisés: “Saia da minha presença! Trate de não aparecer nunca mais diante de mim! No dia em que vir a minha face, você morrerá”.

Exodo 11:8 – Todos esses seus conselheiros virão a mim e se ajoelharão diante de mim, suplicando: ‘Saiam você e todo o povo que o segue! ’ Só então eu sairei”. E, com grande ira, Moisés saiu da presença do faraó.

Exodo 12:11 – Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor.

Exodo 12:37 – Os israelitas foram de Ramessés até Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças.

Exodo 13:17 – Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, pois disse: “Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito”.

Exodo 14:10 – Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor.

Salmos 16:8 – Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.

Mateus 10:22 – Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Mateus 24:13 – mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Marcos 4:17 – Todavia, visto que não têm raiz em si mesmas, permanecem por pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandonam.

Marcos 13:13 – Todos odiarão vocês por minha causa; mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Atos dos Apóstolos 2:25 – A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.

1 Coríntios 13:7 – Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

2 Coríntios 4:18 – Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

1 Timóteo 1:17 – Ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

1 Timóteo 6:16 – o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.

Hebreus 6:15 – E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.

Hebreus 10:32 – Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.

Hebreus 11:1 – Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

Hebreus 11:13 – Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Hebreus 12:3 – Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.

Tiago 5:11 – Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *