Estudo de Tiago 5:11 – Comentado e Explicado

Vós sabeis que felicitamos os que suportam os sofrimentos de Jó. Vós conheceis o fim em que o Senhor o colocou, porque o Senhor é misericordioso e compassivo.
Tiago 5:11

Comentário de Albert Barnes

; Matthew 13:6 , et soepe . The sense here is, we speak of their patience with commendation. They have done what they ought to do, and their name is honored and blessed. Eis que os contamos felizes, que perduram – A palavra traduzida como “contamos felizes” ( µa?a????µe? makarizomenoccurs apenas aqui e em Lucas 1:48 , onde é traduzida “me chamará de abençoada”. A palavra µa?????? makarios (abençoada ou feliz ,) no entanto, ocorre com frequência. Veja Mateus 5: 3-11 ; Mateus 11: 6 ; Mateus 13: 6 , e assim por diante . O sentido aqui é que falamos de sua paciência com elogios. Eles fizeram o que deveriam fazer, e seu nome é honrado e abençoado.

Você já ouviu falar da paciência de Jó – como um dos exemplos mais ilustres de pacientes doentes. Ver Jó 1:21 . O livro de Jó foi escrito, entre outras razões, para mostrar que a verdadeira religião suportaria qualquer forma de prova a que pudesse ser submetida. Ver Jó 1: 9-11 ; Jó 2: 5-6 .

E viram o fim do Senhor – isto é, o fim ou o desígnio que o Senhor teve nas provações de Jó, ou o resultado ao qual ele finalmente levou o caso – a saber, que ele se mostrou muito misericordioso com o pobre sofredor; que ele o encontrou com as expressões de sua aprovação pela maneira como suportou suas provações; e que ele duplicou seus bens anteriores e o restituiu a mais do que sua felicidade e honra anteriores. Veja Marcos 3:26 ; 1 Coríntios 15:24 ; Lucas 21: 9 ; Hebreus 7: 3 ;

(b) Um evento, questão ou resultado, Mateus 26:58 ; Romanos 6:21 ; 2 Coríntios 11:18 ;

(c) O objetivo final, aquele para o qual todas as partes tendem e em que terminam, 1 Timóteo 1: 5 ;

(d) Imposto, costume ou tributo – o que é pago para fins ou propósitos públicos, Mateus 17:25 ; Que o Senhor é muito lamentável – Como ele mostrou profunda compaixão no caso de Jó, temos razões iguais para supor que ele o fará por nós mesmos.

Comentário de E.W. Bullinger

contagem. . . feliz Grego. makarizo. Somente aqui e Lucas 1:48 (chamada abençoada).

tem . Omitir.

paciência . Como em Tito 2: 2 .

visto = serra. App-133.

fim . Compare Jó 42: 6 .

muito lamentável . Gr polusplanchnos. Só aqui.

de misericórdia . Grego. oiktirmon.

Comentário de John Calvin

11 A paciência de Jó . Tendo falado geralmente dos profetas, ele agora se refere a um exemplo notável acima dos outros; pois ninguém, até onde podemos aprender com as histórias, jamais foi dominado por problemas tão difíceis e tão diversos quanto Jó; e ainda assim ele emergiu de um abismo tão profundo. Quem, então, imitar sua paciência, certamente encontrará a mão de Deus, que finalmente o entregou, a mesma. Vemos para que fim sua história foi escrita. Deus não afundou seu servo Jó, porque ele suportou pacientemente suas aflições. Então ele decepcionará a paciência de ninguém.

Se, no entanto, for perguntado: Por que o apóstolo elogia tanto a paciência de Jó, como havia mostrado muitos sinais de impaciência, sendo levado por um espírito apressado? A isto, respondo que, embora às vezes ele falhasse através da enfermidade da carne ou murmurasse dentro de si mesmo, ainda assim se rendia a Deus e estava sempre disposto a ser contido e governado por ele. Embora sua paciência tenha sido um tanto deficiente, ela é merecidamente elogiada.

O fim do Senhor. Por essas palavras, ele sugere que as aflições devem sempre ser estimadas até o fim delas. Pois a princípio Deus parece estar longe, e Satanás, entretanto, se diverte na confusão; a carne nos sugere que somos abandonados por Deus e perdidos. Devemos, então, ampliar ainda mais nossa visão, pois perto e ao redor de nós não aparece luz. Além disso, ele chamou isso de fim do Senhor, porque é seu trabalho dar uma questão próspera às adversidades. Se cumprirmos nosso dever de suportar os males obedientemente, ele não estará de modo algum desejando desempenhar sua parte. A esperança nos direciona apenas para o fim; Deus então se mostrará muito misericordioso, por mais rígido e severo que possa parecer enquanto nos aflige. (140)

Comentário de Adam Clarke

Nós os consideramos felizes e perseverantes – De acordo com a afirmação de nosso abençoado Senhor: Bem-aventurados vós, quando os homens perseguirem e ofenderem vocês – pois tão perseguidos foram os profetas que estavam diante de você. Mateus 5:11 , Mateus 5:12 , etc.

Vocês ouviram falar da paciência de Jó – despojado de todas as suas posses mundanas, privado de um golpe de todos os seus filhos, torturado no corpo com doenças dolorosas, tentado pelo diabo, perseguido por sua esposa e caluniado por seus amigos, ele mesmo assim manteve firme sua integridade, resignou-se às dispensações divinas e não acusou a Deus tolamente.

E viram o fim do Senhor – A questão à qual Deus trouxe todas as suas aflições e provações, dando-lhe filhos, aumentando sua propriedade, prolongando sua vida e multiplicando para ele todo tipo de bem espiritual e secular. Este foi o fim de Deus em relação a ele; mas o fim do diabo foi levá-lo ao desespero e fazê-lo blasfemar contra seu Criador. Essa menção de Jó mostra que ele era uma pessoa real; pois uma pessoa fictícia não teria sido produzida como exemplo de qualquer virtude tão importante como a da paciência e perseverança. O fim do Senhor é um hebraísmo para o assunto ao qual Deus traz qualquer coisa ou negócio.

O Senhor é muito lamentável e de terna misericórdia – Em vez de p???sp?a????? , que traduzimos muito lamentável, e que pode ser demonstrado com muita simpatia, de p???? , muito e sp?a????? , um intestino (porque qualquer coisa que nos afeta com comiseração nos faz sentir uma emoção indescritível do intestino), vários MSS. tenha p???e?sp?a????? , de pa??? , muito, e? , facilmente, e sp?a????? , intestino, palavra que não é fácil de traduzir; mas significa alguém cuja comiseração é facilmente excitada e cuja comiseração é grande ou abundante.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 5:11 . Eis que os contamos felizes e perseverantes. “Nós os consideramos abandonados por Deus, porque foram perseguidos por causa da justiça? Ou alguém sábio dirá que seus sofrimentos foram um sinal do desagrado divino? – Pelo contrário, eis que aplaudimos esses mártires e confessores e pronunciam os felizes, que sofreram bravamente os maiores ferimentos que tiranos e perseguidores poderiam infligir, em vez de se separarem de sua integridade “. O apóstolo fala disso não apenas como seu próprio julgamento, mas também de todos os cristãos que julgaram corretamente e entenderam a natureza das coisas. E é realmente um julgamento no qual todos os cristãos devem concordar. A palavra ?a?a???e?? significa pronunciar ou considerar os outros abençoados; mas os papistas, para apoiar sua prática de beatificar ou fazer santos na igreja, traduziram este texto: – Eis que beatificamos aqueles que sofreram com constância.

Comentário de John Wesley

Eis que os contamos felizes e perseverantes. Ouvistes da paciência de Jó e vimos o fim do Senhor; que o Senhor é muito lamentável e de terna misericórdia.

Nós os contamos felizes que resistiram – Que sofreram pacientemente. Quanto mais eles sofreram, maior é a sua felicidade atual.

Vistes o fim do Senhor – o fim que o Senhor lhe deu.

Referências Cruzadas

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Números 14:18 – ‘O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração’.

1 Crônicas 21:13 – Davi respondeu: “É grande a minha angustia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens”.

2 Crônicas 30:9 – Se vocês voltarem para o Senhor, os que capturaram os seus irmãos e os seus filhos terão misericórdia deles, e eles voltarão a esta terra, pois o Senhor, o seu Deus, é bondoso e compassivo. Ele não os rejeitará, se vocês se voltarem para ele”.

Neemias 9:17 – Eles se recusaram a ouvir-te e esqueceram-se dos milagres que realizaste entre eles. Tornaram-se obstinados e, na sua rebeldia, escolheram um líder a fim de voltarem à sua escravidão. Mas tu és um Deus perdoador, um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor. Por isso não os abandonaste,

Neemias 9:31 – Graças, porém, à tua grande misericórdia, não os destruíste nem os abandonaste, pois és Deus bondoso e misericordioso.

Jó 1:21 – e disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “.

Jó 2:10 – Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? ” Em tudo isso Jó não pecou com os lábios.

Jó 13:15 – Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dele.

Jó 23:10 – Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.

Jó 42:10 – Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.

Salmos 25:6 – Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antigüidade.

Salmos 37:37 – Considere o íntegro, observe o justo; há futuro para o homem de paz.

Salmos 51:1 – Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.

Salmos 78:38 – Contudo, ele foi misericordioso; perdoou-lhes as maldades e não os destruiu. Vez após vez conteve a sua ira, sem despertá-la totalmente.

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 94:12 – Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei;

Salmos 103:8 – O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.

Salmos 103:13 – Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem;

Salmos 116:5 – O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo.

Salmos 119:132 – Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, como sempre fazes aos que amam o teu nome.

Salmos 136:1 – Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!

Salmos 145:8 – O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.

Eclesiastes 7:8 – O fim das coisas é melhor do que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Isaías 63:7 – Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós, sim, de quanto bem ele fez à nação de Israel, conforme a sua compaixão e a grandeza da sua bondade.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Lamentações 3:22 – Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Daniel 9:9 – O Senhor nosso Deus é misericordioso e perdoador, apesar de termos sido rebeldes;

Daniel 9:18 – Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve; abre os teus olhos e vê a desolação da cidade que leva o teu nome. Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia.

Joel 2:13 – Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça.

Jonas 4:2 – Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Mateus 5:10 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 10:22 – Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Lucas 1:50 – A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração.

Lucas 6:36 – Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso”.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 10:39 – Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

1 Pedro 1:13 – Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.

2 Pedro 2:9 – Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *