Estudo de Salmos 25:6 – Comentado e Explicado

Lembrai-vos, Senhor, de vossas misericórdias e de vossas bondades, que são eternas.
Salmos 25:6

Comentário de Albert Barnes

Lembre-se, ó Senhor – isto é, em seu tratamento futuro de mim, traga à lembrança o que você fez e me trate da mesma maneira ainda. A linguagem é a de quem sentiu que Deus sempre foi gentil e gracioso, e que pediu ao futuro uma continuação dos favores do passado. Se nos lembramos da bondade de Deus no passado, devemos encontrar o suficiente para lançar os fundamentos da oração em referência àquilo que está por vir. Se víssemos e entendêssemos completamente tudo o que aconteceu conosco, não precisaríamos oferecer outra oração senão que Deus pudesse lidar conosco no futuro, como fez no passado.

Tuas misericórdias – Margem, como em hebraico: “tuas entranhas”. A palavra hebraica significa as “partes internas” consideradas pelos hebreus como a sede dos afetos. Veja as notas em Isaías 16:11 .

E tuas benignidades – Tuas provas de favor; teus atos de misericórdia e compaixão.

Pois eles sempre foram antigos – “ Desde a eternidade são eles”. A linguagem é a de um coração profundamente impressionado com a sensação da bondade de Deus. Ao examinar sua própria vida, o autor do salmo viu que as misericórdias de Deus eram incessantes e constantes para com ele desde os primeiros anos. Em palavras expressivas de amor e gratidão calorosos, portanto, ele diz que esses atos de misericórdia nunca falharam – foram desde a eternidade. Seus pensamentos nascem dos atos de Deus em relação a si mesmos, ao caráter de Deus e aos Seus atributos de misericórdia e amor; e seu coração está cheio da idéia de que Deus é “sempre” bom; que pertence à Sua natureza fazer o bem.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 25: 6-7 . Lembre-se, ó Senhor, de suas ternas misericórdias – Oh, considere sua própria natureza misericordiosa, e seus antigos favores concedidos a mim e a outros pecadores miseráveis, e aja como você mesmo. Pois eles sempre foram antigos . Você foi gentil com os que sou desde o começo do mundo até hoje, e comigo em particular desde a minha infância; sim, desde toda a eternidade você me teve uma boa vontade e, portanto, agora não me abandona. Lembre-se de que não – a fim de colocá-los sob minha responsabilidade; os pecados da minha juventude – Os pecados cometidos nos meus anos jovens e ternos; minhas falhas e loucuras juvenis. Esses Deus freqüentemente castiga em anos mais maduros ( Jó 13:26 ) e, portanto, agora ele ora para que Deus não lide com ele. Nem minhas transgressões – nem nenhum dos meus pecados sucessivos ou outros; por causa da tua bondade – Sendo um pecador, não tenho nada a alegar por mim, senão a tua misericórdia e bondade gratuitas, que agora imploro.

Comentário de E.W. Bullinger

Lembrar. Observe o objeto triplo dessa lembrança nos versículos: Salmos 25: 6 , Salmos 25: 7 .

misericórdia = compaixão. Hebraico. raham. Não é a mesma palavra que nos versículos: Salmos 25: 7 , Salmos 25:16 .

Comentário de Adam Clarke

Lembre-se, ó Senhor, tuas misericórdias e tua benignidade – A palavra ????? rachamim significa a compaixão que um homem sente em suas entranhas à vista da angústia. A segunda palavra, ????? chasadim , significa aquelas gentilezas que são descendentes de uma profusão de benevolência.

Eles sempre foram antigos – Você sempre quis se mostrar como uma fonte incessante de bem para todas as suas criaturas.

Comentário de John Calvin

6. Lembre-se, ó Jeová; A partir disso, parece, em primeiro lugar, que Davi foi gravemente afligido e provado, tanto que perdeu todo o senso da misericórdia de Deus: pois ele pede a Deus que lembre dele o seu favor, de maneira a tinha esquecido completamente. Esta é, portanto, a queixa de um homem que sofre extrema angústia e é dominado pela dor. Podemos aprender com isso, que, embora Deus, por um tempo, possa retirar de nós todos os sinais de sua bondade e, aparentemente, independentemente das misérias que nos afligem, deveria, como se fôssemos estranhos a ele, e não a seu próprio povo. abandone-nos, devemos lutar com coragem, até que, libertados dessa tentação, apresentemos cordialmente a oração que aqui é registrada, suplicando a Deus que, voltando à sua maneira anterior de lidar, ele voltaria a manifestar sua bondade para conosco. e lidar conosco de uma maneira mais agradável. Essa forma de oração não pode ser usada com propriedade, a menos que Deus esteja escondendo seu rosto de nós e pareça não ter nenhum interesse em nós. Além disso, Davi, recorrendo à misericórdia, compaixão e bondade de Deus, testemunha que ele não confia em seu próprio mérito como qualquer fundamento de esperança. Aquele que deriva tudo da fonte da misericórdia divina, não encontra nada em si mesmo com direito a recompensar aos olhos de Deus. Mas como o intervalo que Davi havia experimentado era um obstáculo que impedia seu livre acesso a Deus, ele se eleva acima dele, pelo melhor remédio – a consideração de que, embora Deus, que por sua própria natureza é misericordioso, possa se retirar, e cessa por um tempo manifestar seu poder, mas ele não pode negar a si mesmo; isto é, ele não pode se desfazer do sentimento de misericórdia que lhe é natural e que não pode mais cessar do que sua existência eterna. Mas devemos manter firmemente essa doutrina, de que Deus tem sido misericordioso desde o início, para que, a qualquer momento, ele pareça agir com severidade em relação a nós e rejeite nossas orações, não devemos imaginar que ele age de maneira contrária à sua real. personagem, ou que ele mudou de propósito. Por isso, aprendemos com que finalidade as Escrituras nos informam em todos os lugares, que em todas as épocas Deus considerou seus servos com olhos benignos e exerceu sua misericórdia para com eles. (555) Isso, pelo menos, devemos considerar como um ponto fixo e estabelecido, que, embora a bondade de Deus possa às vezes estar oculta e oculta, ela nunca pode ser extinta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *