Estudo de Êxodo 34:6 – Comentado e Explicado

O Senhor passou diante dele, exclamando: "Javé, Javé, Deus compassivo e misericordioso, lento para a cólera, rico em bondade e em fidelidade,
Êxodo 34:6

Comentário de Albert Barnes

Esta foi a segunda revelação do nome do Deus de Israel a Moisés. A primeira revelação foi de Yahweh como o Ser auto-existente, que pretendia libertar Seu povo com uma mão poderosa Êxodo 3:14 ; este era do mesmo Senhor que um Salvador amoroso que agora estava perdoando seus pecados. As duas idéias que marcam essas revelações são encontradas combinadas, além de seu desenvolvimento histórico, no segundo mandamento, onde a unidade divina é mostrada em seu lado prático, em sua relação com as obrigações humanas (compare Êxodo 34:14 ; Êxodo 20: 4 ) Tanto no mandamento como nesta passagem, o amor divino está associado à justiça divina; mas no primeiro há uma transposição para servir ao propósito apropriado dos mandamentos, e a justiça está diante do amor. Este é estritamente o arranjo legal, apresentado no sistema completo da lei cerimonial, em que a oferta pelo pecado, em reconhecimento à sentença de justiça contra o pecado, era oferecida antes da oferta queimada e da oferta pacífica. Mas neste lugar a verdade aparece em sua ordem essencial; a justiça retributiva de Yahweh está subordinada a, antes, é parte do Seu amor perdoador (ver Êxodo 32:14 ). A visitação de Deus, qualquer que seja a forma que ele possa usar, é em todas as épocas os propósitos do Amor para Seus filhos. Os diversos aspectos da natureza divina, para separar qual é a tendência da mente não regenerada do homem e de todo o paganismo, estão unidos em perfeita harmonia no Senhor Deus, de quem o ditado é verdadeiro em todo o seu comprimento e largura: “Deus é amor ” 1 João 4: 8 . Foi o sentido disso, no grau em que agora foi revelado a ele, que fez Moisés inclinar a cabeça e adorar Êxodo 34: 8 . Mas a revelação perfeita da harmonia foi reservada para a plenitude dos tempos, quando “o Cordeiro morto desde a fundação do mundo” Apocalipse 13: 8 nos foi dado a conhecer na carne como nosso Salvador e nosso Juiz.

Comentário de Adam Clarke

E o Senhor passou – e proclamou, O Senhor etc. – Seria muito melhor ler este versículo assim: “E o Senhor passou diante dele e proclamou a Jeová”, isto é, mostrou a Moisés completamente o que estava implícito em este nome de agosto. Moisés havia pedido a Deus que lhe mostrasse sua glória (veja o capítulo anterior, Êxodo 33:18 ; (nota)), e Deus prometeu proclamar ou declarar completamente o nome Jeová ( Êxodo 33:19 ;); for the Son, and ? vau (the connecting particle) for the Holy Spirit: and they add that the ? he being repeated in the word, signifies the human nature united to the Divine in the incarnation. These speculations are c por qual proclamação ou interpretação Moisés deveria ver como Deus seria “gracioso a quem ele seria gracioso” e como “seria misericordioso com aqueles a quem mostraria misericórdia. Aqui, portanto, Deus cumpre essa promessa proclamando esse nome. tem sido uma pergunta há muito tempo, qual é o significado da palavra ???? Jeová , Jeová , Yehue, Yehveh ou Yeve, Jeue, Jao, Iao, Jhueh e Jove; pois tem sido tão pronunciada quanto interpretada de maneira diferente. Alguns sustentaram que é totalmente inexplicável; estes, obviamente, não ofereceram nenhum modo de interpretação. Outros dizem que isso implica a essência da natureza Divina. Outros, que expressa a doutrina da Trindade relacionada à encarnação; a letra ? yod de pé para o Pai, ele para o Filho, e vau (a partícula de conexão) para o Espírito Santo; e acrescentam que o que ele está sendo repetido na palavra significa a natureza humana unida ao Divino na encarnação. especulações são c calculado para dar muito pouca satisfação. Quão estranho é que nenhum desses homens instruídos tenha descoberto que o próprio Deus interpreta esse nome em Êxodo 34: 6 ! “E o Senhor passou diante dele e proclamou a Jeová Deus Senhor, misericordioso e gracioso, longânimo e abundante em bondade e verdade, guardando misericórdia para milhares, perdoando iniqüidade e transgressão e pecado, e isso de modo algum limpe os culpados. ” Essas palavras contêm a interpretação adequada do venerável e glorioso nome Jeová. Mas será necessário considerá-los em detalhes.

Os diferentes nomes neste e no versículo seguinte foram considerados como muitos atributos da natureza divina. Os comentaristas os dividem em onze, assim:

  1. ???? Jeová .
  • EL , o Deus forte ou poderoso.
  • Rachum , o Ser misericordioso, cheio de ternura e compaixão.
  • ??? Channun , o gracioso; ele cuja natureza é a própria bondade; o Deus amoroso.
  • ???? ??? Erech Appayim , sofredor; o Ser que, por causa de sua bondade e ternura, não se irrita facilmente, mas sofre muito e é bondoso.
  • Rab , o grande ou poderoso.
  • Es Chesed , o Ser abundante; quem é exuberante em sua beneficência.
  • Emeth , a verdade ou o verdadeiro; somente ele que não pode enganar nem ser enganado, quem é a fonte da verdade e de quem toda a sabedoria e conhecimento deve ser derivada.
  • S ??? Notser Chesed , o preservador da abundância; aquele cuja beneficência nunca acaba, mantendo misericórdia por milhares de gerações, mostrando compaixão e misericórdia enquanto o mundo permanece.
  • Nariz avon vaphesha vechattaah , aquele que leva à iniqüidade, transgressão e pecado: propriamente, o Redentor, o Perdão, o Perdoador; o Ser cuja prerrogativa é perdoar o pecado e salvar a alma. ???? ( ?? ) ?? ??? Nakkeh lo yenakkeh , o juiz justo, que distribui a justiça com uma mão imparcial, com quem nenhuma pessoa inocente pode ser condenada.
  • ????? ??? cutucou avon , etc .; aquele que visita a iniqüidade, que pune os transgressores e de cuja justiça nenhum pecador pode escapar. O Deus da justiça retributiva e vingativa.
  • Esses onze atributos, como foram denominados, estão todos incluídos no nome Jeová e são, como vimos anteriormente, a interpretação adequada dele; mas o significado de várias dessas palavras foi entendido de várias maneiras.

    Comentário de John Wesley

    E o SENHOR passou diante dele e proclamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e misericordioso, longânimo e abundante em bondade e verdade,

    E o Senhor passou diante dele – visões fixas de Deus são reservadas para o estado futuro; o melhor que temos neste mundo é transitório.

    E proclamou o nome do Senhor – Pelo qual ele se faria conhecido. Ele se deu a conhecer a Moisés na glória de sua auto-existência e auto-suficiência, quando proclamou esse nome, eu sou o que sou; agora ele se faz conhecido na glória de sua graça e bondade e toda a suficiência para nós. A proclamação disso observa a extensão universal da misericórdia de Deus; ele não é apenas bom para Israel, mas bom para todos. O Deus com quem temos que fazer é um grande Deus. Ele é Jeová, o Senhor, que tem o seu ser e é a fonte de todo ser; Jeová-El, o Senhor, o Deus forte, um Deus de todo-poderoso poder e o original de todo poder. Isto é prefixado antes da demonstração de Sua misericórdia, para nos ensinar a pensar e falar até da bondade de Deus com um santo respeito e a encorajar-nos a depender dessas misericórdias. Ele é um Deus bom. Sua grandeza e bondade ilustram um ao outro. Para que sua grandeza não nos deixe com medo, somos informados de como ele é bom; e para não presumirmos sua bondade, somos informados de quão grande ele é. Muitas palavras estão aqui amontoadas para nos familiarizar e nos convencer da bondade de Deus1. Ele é misericordioso. Isso fala de sua piedade e companheira terna, como a de um pai para seus filhos. Isso é colocado em primeiro lugar, porque é a primeira roda em todas as instâncias da boa vontade de Deus de cair em oração. Oração de Manassés em segundo lugar: Ele é gracioso. Isso fala ao mesmo tempo liberdade e bondade: fala não apenas para ter compaixão de suas criaturas, mas uma complacência nelas e fazer o bem a elas; e isso por sua própria boa vontade, não por causa de nada neles3. Ele é longânimo. Este é um ramo da bondade de Deus para o qual nossa iniquidade dá ocasião. Ele é longânimo, isto é, demora para se enfurecer e atrasa as execuções de sua justiça, espera ser gentil e prolonga as ofertas de sua misericórdia4. Ele é abundante em bondade e verdade. Isso fala bondade abundante; abunda acima de nossos desertos, acima de nossa concepção. As fontes de misericórdia estão sempre cheias, as correntes de misericórdia sempre fluem; há misericórdia suficiente em Deus, suficiente para todos, suficiente para cada um, suficiente para sempre. Fala a bondade prometida, a bondade e a verdade reunidas, a bondade comprometida pela promessa; em terceiro lugar, Ele mantém misericórdia de milhares. Isso fala: 1. A misericórdia se estendeu a milhares de pessoas. Quando ele dá a alguns, ainda mantém para os outros, e nunca se esgota: 2. A misericórdia acarreta milhares de gerações, mesmo àquelas sobre as quais os fins do mundo chegaram; não, a linha dela é traçada paralela à da própria eternidade6; em terceiro lugar, perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado – a misericórdia perdida é instanciada, porque nessa graça divina é mais magnificada e porque é isso que abre a porta para todas as outras. presentes de graça. Ele perdoa ofensas de todos os tipos, iniqüidade, transgressão e pecado, multiplica seus perdões, e com ele há redenção abundante. Ele é um Deus justo e santo. Pois, 1 °, Ele nunca eliminará o culpado. Ele não limpará os impenitentemente culpados, aqueles que continuam ainda em suas ofensas; ele não apaga os culpados sem satisfação à sua justiça. Ele visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos – especialmente para a punição de idólatras. No entanto, ele não guarda sua ira para sempre, mas visita apenas a terceira e quarta geração, enquanto mantém misericórdia por milhares – Este é o nome de Deus para sempre, e este é o seu memorial para todas as gerações.

    Comentário de Joseph Benson

    Êxodo 34: 6-7 . E o Senhor passou diante dele – visões fixas de Deus são reservadas para o estado futuro; o melhor que temos neste mundo é transitório. E proclamou o nome do Senhor – Pelo qual ele se faria conhecido. Ele se deu a conhecer a Moisés, na glória de sua auto-existência e auto-suficiência, quando proclamou esse nome, eu sou o que sou; agora ele se faz conhecido na glória de sua graça e bondade e toda a suficiência para nós. A proclamação disso denota a extensão universal da misericórdia de Deus; ele não é apenas bom para Israel, mas bom para todos. O Deus com quem temos que fazer é um grande Deus. Ele é Jeová, o Senhor, que tem o seu ser e é a fonte de todo ser; Jeová-El, o Senhor, o Deus forte, um Deus de todo-poderoso poder e o original de todo poder. Isto é prefixado antes da demonstração de Sua misericórdia, para nos ensinar a pensar e falar até da bondade de Deus com um santo respeito e a encorajar-nos a depender dessas misericórdias. Ele é um Deus bom. Sua grandeza e bondade ilustram um ao outro. Para que sua grandeza não nos deixe com medo, somos informados de como ele é bom; e para não presumirmos sua bondade, somos informados de quão grande ele é. Muitas palavras estão aqui reunidas para nos familiarizar e convencer da bondade de Deus. 1º, ele é misericordioso – isso mostra sua piedade e terna compaixão, como a de um pai para seus filhos. Isto é colocado em primeiro lugar, porque é a primeira roda em todas as instâncias da boa vontade de Deus para a Oração decaída de Manassés 1: 2 d, Ele é gracioso – Isso significa liberdade e bondade: ele diz não apenas para ter compaixão por suas criaturas, mas uma complacência nelas e em fazer o bem a elas; e isso por sua própria boa vontade, não por nada neles. 3d, Ele é longânimo – Este é um ramo da bondade de Deus que a nossa maldade dá ocasião. Ele é longânimo, isto é, é lento para se enfurecer e atrasa as execuções de sua justiça; ele espera ser gentil e prolonga as ofertas de sua misericórdia. 4º, Ele é abundante em bondade e verdade – Isso importa abundante bondade; ela está acima de nossos desertos, de nossas concepções. As fontes de misericórdia estão sempre cheias, as correntes de misericórdia sempre fluem; há misericórdia suficiente em Deus, suficiente para todos, suficiente para cada um, suficiente para sempre. Fala bondade prometida, bondade e verdade reunidas, bondade comprometida pela promessa. 5 ª. Ele mantém misericórdia para milhares – Isto fala, (1) misericórdia estendida a milhares de pessoas. Quando ele dá a alguns, ainda mantém para os outros, e nunca se esgota: (2) a misericórdia acarreta milhares de gerações, mesmo àquelas para as quais vieram os fins do mundo: não, a linha dela é traçada paralelamente. com o da própria eternidade. 6º, perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado – a misericórdia perdoada é instanciada, porque nessa graça divina é mais exaltada e porque é aquela que abre a porta para todos os outros dons da graça. Ele perdoa ofensas de todos os tipos, iniqüidade, transgressão e pecado, multiplica seus perdões e com ele há redenção abundante. No entanto, sétimo, Ele é justo e santo, pois de modo algum limpará o culpado – A palavra culpado, de fato, não está no original; mas o sentido exige que essa palavra seja fornecida, como na Septuaginta. A expressão sugere que, por mais misericordioso e perdoador que Deus seja para com o penitente, ele não permitirá que sua honra e autoridade sejam pisoteadas por aqueles que abusam voluntariamente de sua indulgência e tolerância. Portanto, a passagem é assim traduzida pelos caldeus: poupando aqueles que são convertidos às suas leis, e não justificando aqueles que não são convertidos. É verdade que Maimônides e outros depois dele consideram essas palavras uma amplificação adicional da bondade de Deus, significando que, ao punir os ofensores, ele não os destruirá completamente. Pois ele traduz: ??? ?? ???? , nakkeh lo jenakkeh, extirpando ele não extirpará, ao visitar as iniqüidades dos pais nos filhos: isto é, embora castigue os culpados, mas não os destruirá. Mas parece não haver autoridade para traduzir a passagem assim, a menos que Isaías 3:26 seja um exemplo em que a palavra na ? nakkeh exija que haja um sentido afixado a ela. Certamente o outro é o significado comum disso, e é perfeitamente consistente com o relato das outras perfeições de Deus e com o delineamento de seu caráter aqui dado. Pois sua justiça está em perfeita harmonia com sua misericórdia e é igualmente um ramo de seu amor e bondade, para coibir e restringir o pecado, sendo tanto um ato de bondade divina quanto perdoar o penitente e recompensar o obediente. (1) Ele não deve de maneira alguma limpar os impenitentemente culpados, aqueles que continuam ainda em suas ofensas. Pois ninguém é perdoado, a não ser aqueles que se arrependem e abandonam todo pecado conhecido. (2) Ele não limpará nem mesmo o penitente sem satisfação à sua justiça; sua misericórdia perdoadora nunca é exercida senão pela expiação de Cristo e pela fé nele. Pois “sem derramamento de sangue, não há remissão”. (3) O pecado que é perdoado é geralmente castigado, e o próprio povo de Deus é corrigido pelas falhas e imperfeições de sua obediência. Em muitos casos, os filhos sofrem pelas loucuras e vícios de seus pais, e os pais podem ler seus próprios pecados nos distúrbios e misérias de seus filhos. Assim, pelo menos, Deus “visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos”, mas ele “não guarda a sua ira para sempre”, mas visita apenas a terceira e a quarta geração, enquanto “guarda misericórdia de milhares”. Este é o nome de Deus para sempre, e este é o seu memorial para todas as gerações.

    Comentário de E.W. Bullinger

    DEUS . Hebraico. EL Veja App-4.

    longsuffering = lento para a raiva.

    bondade = bondade ou graça.

    verdade = fidelidade.

    Referências Cruzadas

    Exodo 3:13 – Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele? ’ Que lhes direi? “

    Exodo 33:20 – E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”.

    Números 14:17 – “Mas agora, que a força do Senhor se manifeste, segundo prometeste:

    Deuteronômio 5:10 – mas trato com bondade até mil gerações os que me amam e guardam os meus mandamentos.

    1 Reis 19:11 – O Senhor lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto.

    2 Crônicas 30:9 – Se vocês voltarem para o Senhor, os que capturaram os seus irmãos e os seus filhos terão misericórdia deles, e eles voltarão a esta terra, pois o Senhor, o seu Deus, é bondoso e compassivo. Ele não os rejeitará, se vocês se voltarem para ele”.

    Neemias 9:17 – Eles se recusaram a ouvir-te e esqueceram-se dos milagres que realizaste entre eles. Tornaram-se obstinados e, na sua rebeldia, escolheram um líder a fim de voltarem à sua escravidão. Mas tu és um Deus perdoador, um Deus bondoso e misericordioso, muito paciente e cheio de amor. Por isso não os abandonaste,

    Salmos 31:19 – Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem, e que, à vista dos homens, concedes àqueles que se refugiam em ti!

    Salmos 57:10 – Pois o teu amor é tão grande que alcança os céus; a tua fidelidade vai até às nuvens.

    Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

    Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

    Salmos 91:4 – Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor.

    Salmos 103:8 – O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor.

    Salmos 108:4 – porque o teu amor leal se eleva muito acima dos céus; a tua fidelidade alcança as nuvens!

    Salmos 111:4 – Ele fez proclamar as suas maravilhas; o Senhor é misericordioso e compassivo.

    Salmos 111:8 – Estão firmes para sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão.

    Salmos 112:4 – A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo.

    Salmos 116:5 – O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo.

    Salmos 138:2 – Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra.

    Salmos 145:8 – O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor.

    Salmos 146:6 – que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre!

    Isaías 12:4 – Naquele dia vocês dirão: “Louvem ao Senhor, invoquem o seu nome; anunciem entre as nações os seus feitos, e façam-nas saber que o seu nome é exaltado.

    Lamentações 3:23 – Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!

    Joel 2:13 – Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça.

    Jonas 4:2 – Ele orou ao Senhor: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que promete castigar mas depois se arrepende.

    Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

    Miquéias 7:20 – Mostrarás fidelidade a Jacó, e bondade a Abraão, conforme prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antigüidade.

    João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

    Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

    Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

    Efésios 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *