Estudo de Salmos 86:5 – Comentado e Explicado

Porquanto vós sois, Senhor, clemente e bom, cheio de misericórdia para quantos vos invocam.
Salmos 86:5

Comentário de Albert Barnes

Pois tu, Senhor, és bom … – Esta é outra razão pela qual Deus deve ouvir a sua oração; e é uma razão que pode ser adequadamente sugerida em todos os momentos e por todas as classes de pessoas. Baseia-se na benevolência de Deus; na plenitude de sua misericórdia a todos que invocam seu nome. Devemos invocar em vão um Deus que não era misericordioso e pronto para perdoar; mas no caráter divino há o fundamento mais amplo para esse apelo. Na sua benevolência; em sua prontidão para perdoar; na plenitude de sua misericórdia, Deus é tudo o que um pecador penitente poderia desejar que ele fosse. Pois, se esse pecador se esforça para descrever o que ele gostaria de encontrar em Deus como motivo de atração em suas orações, ele não poderia expressar seus sentimentos em linguagem mais completa e livre do que Deus empregou sobre sua própria disposição para perdoar e Salve ?. A linguagem da Bíblia sobre esse assunto expressaria, melhor do que qualquer linguagem que ele próprio pudesse empregar, o que nessas circunstâncias ele desejaria encontrar que Deus fosse.

Comentário de E.W. Bullinger

abundante. Compare Êxodo 34: 6 .

misericórdia = benignidade ou graça.

Comentário de Adam Clarke

Pois tu, Senhor, és bom – encontrei minhas expectativas de ajuda na tua própria bondade, através da qual estás sempre pronto para perdoar. E também achei no teu caráter bem conhecido, ao qual todos os teus seguidores prestam testemunho, a saber: “Tu és abundante em misericórdia para com todos os que te invocam”.

Comentário de John Calvin

5 Pois tu, Senhor! arte boa e propícia. (483) Temos aqui uma confirmação de toda a doutrina precedente, derivada da natureza de Deus. De nada adiantaria aos aflitos recorrer a ele e elevar seus desejos e orações ao céu, caso não estivessem convencidos de que ele é um fiel recompensador de todos os que o invocam. O ponto em que Davi agora insiste é que Deus é generoso e inclinado à compaixão, e que sua misericórdia é tão grande que torna impossível para ele rejeitar qualquer um que implore por sua ajuda. Ele chama Deus de propício ou atribui a ele o atributo de perdoar o pecado, que é uma modificação de sua bondade. Não bastava que Deus fosse bom em geral, ele também não estendeu aos pecadores sua misericórdia perdoadora, que é o significado da palavra ??? , salach. Mais adiante, embora Davi amplie a abundância da misericórdia de Deus, ele imediatamente representa essa abundância como restrita aos fiéis que o invocam, para nos ensinar que aqueles que, sem prestar atenção em Deus, se irritam obstinadamente, perecem merecidamente. suas calamidades. Ao mesmo tempo, ele usa o termo tudo, para que todo homem, sem exceção, do maior ao menor, possa ser encorajado com confiança a se comprometer com a bondade e a misericórdia de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *