Estudo de 1 Reis 19:11 – Comentado e Explicado

O Senhor desse-lhe: Sai e conserva-te em cima do monte na presença do Senhor: ele vai passar. Nesse momento passou diante do Senhor um vento impetuoso e violento, que fendia as montanhas e quebrava os rochedos; mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu; mas o Senhor não estava no tremor de terra.
1 Reis 19:11

Comentário de Albert Barnes

E eis que o Senhor passou – O restante deste versículo e o seguinte são colocados pela Septuaginta, e pelo tradutor árabe, na boca do anjo. Mas parece melhor considerar a visão como terminando com as palavras “diante do Senhor” – e o escritor assumindo que isso foi feito e descrevendo o que se seguiu.

Comentário de Joseph Benson

1 Reis 19:11 . Vá em frente e fique no monte diante do Senhor – Elias veio aqui para se encontrar com Deus, e Deus graciosamente condescendeu em dar-lhe a reunião. E a maneira como ele se manifesta parece evidentemente se referir às descobertas que Deus anteriormente fez de si mesmo neste lugar a Moisés. Houve uma tempestade, um terremoto e um incêndio ( Hebreus 12:18 ), mas quando Deus mostrou a Moisés sua glória, ele proclamou seu nome diante dele: O Senhor Deus, misericordioso e gracioso, etc. Então aqui: Elias ouviu um vento forte e viu os terríveis efeitos disso; pois rasgou as montanhas e rasgou as pedras; sentiu o choque de um terremoto e viu uma erupção de fogo. Esses efeitos, sem dúvida, foram todos produzidos pelo ministério dos anjos, os precursores da divina Majestade, e deveriam inaugurar a manifestação pretendida da glória de Jeová. Por estes, Elias estava preparado para receber esta descoberta de Deus com a maior humildade, reverência e temor de Deus: e por esses Deus significava seu poder onipotente e irresistível, para partir os corações mais duros dos israelitas e abater toda a oposição que era. ou deve ser feito contra seu profeta no exercício de seu cargo. O Senhor não estava no vento, etc. – O Senhor não garantiu sua presença especial e graciosa a Elias naquele vento, terremoto ou fogo, o que possivelmente deveria ensiná-lo a não se perguntar se Deus não acompanhou sua terrível administração no monte Carmelo com a presença de sua graça, transformar o coração dos israelitas para si mesmo, como ele desejava; mas que, por razões sábias, Deus achou conveniente negar. Nisto também foi sugerido que “julgamentos milagrosos e demonstrações aterradoras do poder e indignação do Senhor, embora adequados para a destruição ou intimidação de seus inimigos, ou para despertar a atenção, eram apenas preparativos para esse bem real destinado a Israel;” que deve ser efetuado pelas instruções convincentes e persuasivas de sua palavra, acompanhadas pelas influências de seu Espírito.

Comentário de E.W. Bullinger

Vá em frente. Septuaginta acrescenta “amanhã” .

vento. Hebraico. ruach . App-9.

Comentário de Adam Clarke

Lord – God was now treating Elijah nearly in the same way that he treated Moses; Permaneça no monte diante do Senhor – Deus estava agora tratando Elias quase da mesma maneira que ele tratava Moisés; e não é improvável que Elias estivesse agora no mesmo lugar em que Moisés estava, quando Deus se revelou a ele no cumprimento da lei. Ver Êxodo 19: 9 , Êxodo 19:16 .

O Senhor passou – Parece que a passagem do Senhor ocasionou o vento forte, o terremoto e o fogo; mas em nada disso Deus deve fazer uma descoberta de si mesmo ao profeta; contudo, estes, de alguma forma, prepararam o seu caminho, e Elijah ouviu a voz mansa e delicada. O aparato, indicando a presença da Divina Majestade, é quase o mesmo que o empregado para ministrar a lei a Moisés; e muitos supuseram que Deus pretendia que essas coisas fossem entendidas assim: que Deus pretendia mostrar-se à humanidade não em julgamento, mas em misericórdia; e que, como o vento, o terremoto e o fogo, eram apenas os precursores da voz mansa e delicada, que proclamava a benignidade do Pai dos espíritos; então a lei, e todos os seus terrores, pretendiam apenas introduzir aquele espírito ameno do Evangelho de Jesus, proclamando glória a Deus nas alturas, e na terra paz e boa vontade para os homens. Outros pensam que tudo isso era apenas natural; e que um verdadeiro terremoto e seus acompanhamentos são descritos.

  1. Antes dos terremotos, a atmosfera fica bastante perturbada, com fortes ventos e tempestades.
  • Isto é seguido pela agitação real da terra.
  • Nesta agitação, o fogo freqüentemente escapa, ou uma lava ardente é derramada, frequentemente acompanhada de trovões e raios.
  • Depois disso, o ar se torna sereno, o trovão deixa de rolar, os relâmpagos bifurcados deixam de tocar e nada resta a não ser uma brisa suave.
  • Por mais correto que seja tudo isso, parece muito provável que o que aconteceu naquele momento estava fora do curso normal da natureza; e embora as coisas, como mencionado aqui, possam frequentemente ser acompanhamentos de um terremoto que não tem nada sobrenatural; ainda aqui, embora tudo seja produzido em sua ordem natural, a causa excitante do todo é sobrenatural. Assim, o caldeu entende toda a passagem: “E eis que o Senhor foi revelado; e diante dele havia uma hoste dos anjos do vento, rasgando as montanhas e quebrando as pedras diante do Senhor, mas a Majestade (Shechinah) do Senhor não estava no exército dos anjos do vento.E depois do exército dos anjos do vento, havia um exército dos anjos da comoção, mas a Majestade do Senhor não estava no exército dos anjos da comoção. E depois do exército dos anjos da comoção, um fogo; mas a Majestade do Senhor não estava no exército dos anjos do fogo. E depois do exército dos anjos do fogo, uma voz cantando em silêncio “etc .; isto é, um som com o qual nenhum outro som foi misturado. Talvez tudo isso pretenda dar uma representação emblemática das várias demonstrações da providência e graça divinas.

    Comentário de John Wesley

    E ele disse: Sai, e põe-te no monte diante do Senhor. E eis que passou o SENHOR, e um vento forte e forte rasgou os montes, e quebrou em pedaços as pedras diante do SENHOR; mas o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; mas o Senhor não estava no terremoto.

    E eis que – Esta é uma descrição geral da coisa, após a qual a maneira como ela é particularmente explicada.

    Vento forte – pelo qual ele prepara Elias para receber esta descoberta de Deus com maior humildade, reverência e temor a Deus; e significa seu poder irresistível, para quebrar os corações mais duros dos israelitas e abater toda a oposição que foi ou deveria ser feita contra ele no desempenho de seu cargo.

    O Senhor não era – O Senhor não concedeu sua presença especial e graciosa a Elias naquele vento, o que possivelmente o ensinaria a não se perguntar se Deus não acompanhou sua terrível administração no monte Carmelo com a presença de sua graça, o coração dos israelitas para si mesmo.

    Referências Cruzadas

    Exodo 19:16 – Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo.

    Exodo 19:20 – O Senhor desceu ao topo do monte Sinai e chamou Moisés para o alto do monte. Moisés subiu

    Exodo 20:18 – Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância

    Exodo 24:12 – Disse o Senhor a Moisés: “Suba a mim, ao monte, e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo”.

    Exodo 24:18 – Moisés entrou na nuvem e foi subindo o monte. E permaneceu no monte quarenta dias e quarenta noites.

    Exodo 33:21 – E prosseguiu o Senhor: “Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha.

    Exodo 34:2 – Esteja pronto pela manhã para subir ao monte Sinai. E lá mesmo, no alto do monte, apresente-se a mim.

    Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

    1 Samuel 14:15 – Então caiu terror sobre todo o exército, tanto sobre os que estavam no acampamento e no campo, como sobre os que estavam nos destacamentos e até mesmo nas tropas de ataque. O chão tremeu e houve um pânico terrível.

    Jó 38:1 – Então o Senhor respondeu a Jó do meio da tempestade. Disse ele:

    Salmos 50:3 – Nosso Deus vem! Certamente não ficará calado! À sua frente vai um fogo devorador, e, ao seu redor, uma violenta tempestade.

    Salmos 68:8 – a terra tremeu, o céu derramou chuva diante de Deus, o Deus do Sinai, diante de Deus, o Deus de Israel.

    Isaías 30:30 – O Senhor fará que os homens ouçam sua voz majestosa e os levará a ver seu braço descendo com ira impetuosa e fogo consumidor, com aguaceiro, tempestades de raios e saraiva.

    Ezequiel 1:4 – Olhei e vi uma tempestade que vinha do norte: uma nuvem imensa, com relâmpagos e faíscas, e cercada por uma luz brilhante. O centro do fogo parecia metal reluzente,

    Ezequiel 37:7 – E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.

    Naum 1:3 – O SENHOR é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o SENHOR não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés.

    Naum 1:5 – Quando ele se aproxima os montes tremem e as colinas se derretem. A terra se agita na sua presença, o mundo e todos os que nele vivem.

    Naum 1:6 – Quem pode resistir à sua indignação? Quem pode suportar o despertar de sua ira? O seu furor se derrama como fogo, e as rochas se despedaçam diante dele.

    Habacuque 3:3 – Deus veio de Temã, o Santo veio do monte Parã. Pausa Sua glória cobriu os céus e seu louvor encheu a terra.

    Zacarias 4:6 – “Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.

    Zacarias 14:5 – Vocês fugirão pelo meu vale entre os montes, pois ele se estenderá até Azel. Fugirão como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então o Senhor, o meu Deus, virá com todos os seus santos.

    Mateus 17:1 – Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte.

    Mateus 24:7 – Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.

    Mateus 27:51 – Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram.

    Mateus 28:2 – E eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu do céu e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela.

    Hebreus 12:18 – Vocês não chegaram ao monte que se podia tocar, e que estava chamas, nem às trevas, à escuridão e à tempestade,

    Hebreus 12:26 – Aquele cuja voz outrora abalou a terra, agora promete: “Ainda uma vez abalarei não apenas a terra, mas também o céu”.

    2 Pedro 1:17 – Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando da suprema glória lhe foi dirigida a voz que disse: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”.

    Apocalipse 11:19 – Então foi aberto o santuário de Deus no céu, e ali foi vista a arca da sua aliança. Houve relâmpagos, vozes, trovões, um terremoto e um grande temporal de granizo.

    Apocalipse 16:18 – Houve, então, relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto. Nunca havia ocorrido um terremoto tão forte como esse desde que o homem existe sobre a terra.

    Apocalipse 20:11 – Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *