Estudo de Mateus 17:1 – Comentado e Explicado

Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha.
Mateus 17:1

Comentário de Albert Barnes

Mateus 17: 1-9 . Veja também Marcos 9: 2-10 ; Lucas 9: 28-36 .

E depois de seis dias – ou seja, seis dias da conversa gravada no último capítulo.

Lucas Lucas 9:28 diz, cerca de oito dias depois. Mateus menciona os seis dias que intervieram entre o dia da conversa e a transfiguração. Lucas inclui os dois dias e, portanto, calcula oito. Além disso, Luke não finge marcar a hora exata. Ele diz: “cerca de oito dias depois”.

Taketh Peter, James, e John – Estes três discípulos estavam com ele, também, no jardim do Getsêmani, Marcos 14:33 . Ele planejou prepará-los em um grau eminente para a obra do ministério evangélico pelas manifestações anteriores de sua glória e de sua paciência no sofrimento.

Em uma montanha alta à parte – Ou seja, à parte dos outros discípulos. Supõe-se geralmente que este era o Monte Tabor, uma montanha alta na Galiléia. O nome da montanha não é, no entanto, mencionado no Novo Testamento. Lucas acrescenta Lucas 9:28 que ele foi lá para orar. Nosso Salvador orou muito. Quando ele fez isso, ele escolheu ficar sozinho. Para esse fim, ele frequentemente subia montanhas ou entrava nos desertos. Há algo na solidão e profunda e terrível quietude de uma montanha elevada favorável à devoção.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 17: 1-2 . Após seis dias – Contando exclusivamente com o discurso proferido no capítulo anterior, com o qual ocorreu a transfiguração, ou, incluindo esses dois dias, cerca de oito dias depois, como Lucas diz: Jesus toma Pedro, Tiago e João, seu irmão – Os três discípulos que ele honrou com uma intimidade peculiar (veja Marcos 5:37 ; e Mateus 26:37 ) e os trouxeram para um alto monte à parte – Do povo e de seus outros discípulos. Jerônimo nos diz que havia uma tradição em seus dias, transmitida desde os tempos dos apóstolos, que era o monte Tabor, famoso na história antiga pela vitória que Débora e Baraque conquistaram sobre Sísera, 4:14 . O Dr. Macknight, no entanto, pensa que “a ordem da história determina a transfiguração para alguma montanha não muito longe de Cesaréia de Filipe, e não para Tabor, que estava situado no sul da Galiléia. Pois depois da transfiguração, diz-se, Marcos 9:30 , que eles partiram e passaram pela Galiléia e depois chegaram a Cafarnaum. Agora, não é muito provável que o evangelista dessa maneira narrasse a jornada de nosso Senhor do monte da transfiguração para Cafarnaum, se aquela montanha estivesse na Galiléia, a região em que Cafarnaum se situava. Contudo, com a fé da tradição mencionada acima, os cristãos construíram muito cedo um mosteiro e uma igreja no topo de Tabor, cuja igreja era dedicada a Jesus e seus dois assistentes, Moisés e Elias. E a partir de 2 Pedro 1:18 , eles chamaram o próprio monte, o monte santo. E ele foi transfigurado diante deles – Ou seja, diante desses três discípulos. Era necessário que uma ocorrência tão notável fosse apoiada por testemunhas suficientes; e, portanto, foi que os três mencionados acima foram escolhidos, porque muitos eram obrigados entre os judeus a estabelecer um fato, e não mais foram escolhidos, porque esse número era suficiente. A palavra µeteµ??f??? , traduzida aqui, transfigurada, pode implicar que houve uma transformação feita na substância de seu corpo, de acordo com a importância da palavra em Ovídio e outros escritores; ou que apenas a aparência externa de seu corpo foi alterada, o que parece mais provável da expressão usada por Lucas, que diz: t? e?d?? t?? p??s?p?? a?t?? ete??? , aparência de seu semblante ou pessoa: foi alterada: e essa mudança, de acordo com para aquele evangelista, aconteceu enquanto ele estava orando, cap. Mateus 9:29 . E seu rosto brilhava como o sol – Tornou-se radiante e deslumbrante, e brilhou como o sol em sua claridade nublada e meridiana; e assim foi incomparavelmente mais glorioso do que a face de Moisés ao dar a lei. E seu traje era branco como a luz – Tornou-se, diz Mark, brilhando muito branco, como a neve, de modo que nenhum mais cheio da terra poderia branquear. Era branco e brilhante, diz Lucas, ou branco como um raio, como ?e???? e?ast?apt?? significa corretamente. Parece que era brilhante e docemente refulgente, mas em um grau inferior à irradiação de seu semblante. “A Deidade que habita”, diz Wesley, “disparou seus raios através do véu de sua carne: e com um esplendor tão transcendente, que ele não tinha mais a forma de um servo. Seu rosto brilhava com majestade divina, como o sol em sua força; e todo o seu corpo ficou tão irradiado com isso, que suas roupas não puderam ocultar sua glória, mas tornaram-se brancas e brilhantes como a própria luz, com a qual ele se cobriu como uma roupa.

Comentário de E.W. Bullinger

Depois de seis dias. A Transfiguração (veja App-149) é a data em todos os três Evangelhos ( Marcos 9: 2. Lucas 9:28 ). Foi, portanto, relacionado à primeira menção de Seus sofrimentos e morte ( Mateus 16:21 ; Mateus 17: 9 , Mateus 17:12 ), e neutralizaria qualquer dúvida que a divulgação pudesse dar origem. ); Por isso, a glória está ligada aos sofrimentos, como sempre. (Compare Mateus 16:21 com Mateus 17:27 e Lucas 24:26 , e veja App-71. 1 Pedro 1:11 ; 1 Pedro 4:13 ; 1 Pedro 5: 1 ); e dá um vislumbre de Sua vinda ( 2 Pedro 1: 16-18 ).

depois de. Grego. meta. App-104.

Jesus. App-98.

toma = toma [de lado].

Peter, etc. Estes três estavam com Ele na criação da filha de Jairo ( Marcos 6:37 ) e no Getsêmani ( Mateus 26:37 ).

James = e James.

uma montanha alta. Não é o tradicional “Tabor” , pois era então habitado, com uma fortaleza no topo, segundo Josefo. Provavelmente Hermon.

Comentário de John Calvin

Mateus 17: 1 . E depois de seis dias. Primeiro, devemos perguntar por que propósito Cristo se vestiu de glória celestial por um curto período de tempo e por que ele não admitiu que mais de três de seus discípulos eram espectadores. Alguns pensam que ele o fez, a fim de fortalecê-los contra o julgamento que eles logo enfrentariam, decorrentes de sua morte. Isso não me parece ser uma razão provável; pois por que ele deveria ter privado o restante do mesmo remédio, ou melhor, por que ele os proíbe expressamente de dar a conhecer o que haviam visto até depois de sua ressurreição, mas porque o resultado da visão seria posterior à sua morte? Não tenho dúvidas de que Cristo pretendia mostrar que não foi levado de má vontade para a morte, mas que se apresentou por vontade própria, para oferecer ao Pai o sacrifício de obediência. Os discípulos não foram informados disso até que Cristo ressuscitasse; nem era necessário que, no exato momento de sua morte, eles percebessem o poder divino de Cristo, de modo a reconhecê-lo vitorioso na cruz; mas a instrução que eles agora recebiam pretendia ser útil em um período futuro para eles e para nós, para que ninguém pudesse se ofender com a fraqueza de Cristo, como se fosse pela força e necessidade que ele havia sofrido. (477) Teria sido tão fácil para Cristo proteger seu corpo da morte quanto vesti-lo com a glória celestial.

Assim, somos ensinados que ele foi submetido à morte, porque desejava que fosse assim; que ele foi crucificado, porque se ofereceu. Essa mesma carne, que foi sacrificada na cruz e colocada na sepultura, poderia ter sido isenta da morte e da sepultura; pois já havia participado da glória celestial. Também somos ensinados que, enquanto Cristo permaneceu no mundo, tendo a forma de um servo, e enquanto sua majestade estivesse oculta sob a fraqueza da carne, nada lhe fora tirado, pois era por sua própria conta. acordo que ele se esvaziou ( Filipenses 2: 7 😉 mas agora sua ressurreição afastou o véu pelo qual seu poder foi ocultado por um tempo.

Nosso Senhor considerou suficiente selecionar três testemunhas , porque esse é o número que a Lei estabeleceu para provar qualquer coisa;

na boca de duas testemunhas ou três testemunhas,
( Deuteronômio 17: 6. )

A diferença de tempo não deve nos causar desconforto. Matthew e Mark calculam seis dias inteiros, que haviam decorrido entre os eventos. Lucas diz que isso aconteceu cerca de oito dias depois , incluindo o dia em que Cristo falou essas palavras e o dia em que ele foi transfigurado. Vemos então que, sob uma diversidade de expressões, há um acordo perfeito quanto ao significado.

Comentário de Adam Clarke

Após seis dias – Marcos 9: 2 , tem o mesmo número; mas Lucas diz, Lucas 9:28 , depois de oito dias. A razão dessa diferença parece ser a seguinte: Mateus e Marcos calculam os dias desde o mencionado no capítulo anterior até o mencionado neste; Lucas inclui os dois dias, bem como os seis intermediários: portanto, um faz oito, os outros seis, sem nenhuma contradição.

Pedro, Tiago e João – Ele escolheu aqueles que poderiam ser testemunhas de sua transfiguração: duas ou três testemunhas exigidas pelas Escrituras para substanciar qualquer fato. As comunicações eminentes do favor divino preparam-se e dão direito a grandes serviços e grandes conflitos. Os mesmos três foram feitos testemunhas de sua agonia no jardim, Mateus 26:37 .

Uma montanha alta – Essa era uma das montanhas da Galiléia; mas se o Monte Tabor ou não, é incerto. Alguns pensam que foi o monte Hermon. São Lucas diz: Cristo e seus discípulos subiram à montanha para orar, Lucas 9:28 .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 17: 1 . E depois de seis dias isto é, cerca de seis dias se considerarmos exclusivamente, e cerca de oito dias se considerarmos inclusive, depois que nosso Senhor aceitou o título de Messias. Veja Lucas 9:28 quem o tem, cerca de oito dias depois. Os dois relatos diferem apenas, como se alguém deveria dizer, que Cristo apareceu aos seus discípulos após sua morte, outro após sua ressurreição: a conexão com o final do capítulo anterior deve ser atendida aqui, como em muitos outros lugares. Heylin. A tradição geralmente confere a honra da transfiguração no monte Tabor, famoso na história antiga pela vitória que Débora e Barak conquistaram sobre Sísera, Juízes 4:14 . Roland observa que essa tradição surgiu de Marcos 9: 2, onde é dito, que Jesus levou Pedro, Tiago e João a um alto monte separados por eles. Parece que as palavras originais ?at ?d?a?, além disso, pensava-se que descrevessem a posição da montanha; e porque Tabor é muito alto e fica na planície de Esdraelon, a uma distância de outras colinas, eles pensaram que não se poderia dizer de nenhuma outra montanha tão adequadamente, que ela própria é uma montanha alta. Portanto, a tradição de nosso Senhor ser transfigurado nesta montanha pode surgir; especialmente porque esta montanha não é apenas alta, mas também verdejante e arborizada, e de uma bela forma regular; no entanto, todo o relato determina a transfiguração para alguma montanha não muito longe de Cesareia de Filipe, e não para Tabor, que ficava no sul da Galiléia: pois após a transfiguração, quando Jesus curou um epilético que também era possuído por um demônio, é dito, Marcos 9:30, que eles partiram e passaram pela Galiléia e depois para Cafarnaum. Agora, não é muito provável que o evangelista desse modo relacionasse a jornada de nosso Senhor do monte da transfiguração a Cafarnaum, se aquela montanha estivesse na Galiléia, a região em que Cafarnaum se situava, especialmente se, como os continuadores da Harmonia de Chemnitz. afirmar, a palavra pa?ap??e?es?a? significa passar rapidamente, secretamente e como se fosse uma jornada: ainda assim, com a fé da tradição mencionada acima, os cristãos construíram muito cedo um mosteiro e uma igreja no topo de Tabor, que, segundo o relato dos viajantes, se espalha em uma ampla planície, cercada por uma madeira. A igreja foi dedicada a Jesus e a seus dois assistentes, Moisés e Elias; e de 2 Pedro 1:18 eles chamam o próprio monte de Monte Santo. Nosso Senhor admitiu a honra singular de sua transfiguração, Pedro o mais zeloso, Tiago o mais ativo e João o discípulo mais amado. Era necessário que essa ocorrência notável fosse apoiada por evidências suficientes: por isso, foram escolhidos três dos discípulos, porque tantas testemunhas eram necessárias para estabelecer um fato pelos judeus; e não foram escolhidos mais, porque esse número era suficiente. Além dessa razão para eleger essas três pessoas em particular, podemos acrescentar que Pedro foi o orador mais otimista e avançado entre os apóstolos, que Tiago foi o primeiro mártir e que João foi o sobrevivente de todos os outros apóstolos, sancionou esse registro, pois é mais provável que ele visse todos os outros evangelhos, e também o confirmou por seu testemunho pessoal enquanto ele vivesse. Veja Macknight, o Palaest de Renald. Ilust. lib. 1 e Jornada de Maundrell, p. 112

Comentário de Scofield

James

(Veja Scofield “ Mateus 4:21 “)

Comentário de Spurgeon

Mateus 17: 1-2 . Depois de seis dias, Jesus tomou Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um monte alto, e foi transfigurado diante deles; e seu rosto brilhou como o sol, e suas vestes brancas como a luz.

Foram esses “seis dias” o intervalo silencioso de uma semana, em que nosso Senhor se preparou para a transação singular na “montanha à parte”? A pequena companhia de três sabia de um sábado para o outro que uma alegria tão surpreendente os esperava? Os três foram eleitos dentre os eleitos e favorecidos por ver o que ninguém mais no mundo poderia contemplar. Dúvida – menos nosso Senhor tinha razões para sua escolha, como ele tem para toda escolha que faz; mas ele não os revela para nós. Os mesmos três viram a agonia no jardim; talvez a primeira visão fosse necessária para sustentar sua fé sob a segunda. O nome da “montanha alta” nunca pode ser conhecido; para aqueles que conheciam a localidade não deixaram informações. Tabor, por favor; Hermen, se você preferir. Ninguém pode decidir. Era uma colina solitária e elevada. Enquanto orava, o esplendor do Senhor brilhou. Seu rosto, iluminado com sua própria glória interior, tornou-se um sol; e todo o seu vestido, como nuvens irradiadas pelo sol, tornou-se branco como a própria luz. “Ele foi transfigurado diante deles;” ele sozinho era o centro do que eles viam. Foi uma revelação maravilhosa da natureza oculta do Senhor Jesus. Então, de certa forma, foi cumprida a palavra de João: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória”. A transfiguração ocorreu apenas uma vez: visões especiais da glória de Cristo não são apreciadas todos os dias. Nossa maior alegria na terra é ver Jesus. Não pode haver maior bem-aventurança no céu; mas seremos mais capazes de suportar a felicidade excessiva quando deixarmos de lado o fardo dessa carne.

Mateus 17: 3 . E eis que lhes apareceram Moisés e Elias conversando com ele.

Assim, a Lei e os Profetas, “Moisés e Elias”, comunicavam com nosso Senhor, “conversando com ele” e iniciando uma conversa familiar com seu Senhor. Os santos que partiram ainda vivem; viver em sua personalidade; são conhecidos por seus nomes; e desfrute do acesso próximo a Cristo. É uma grande alegria para os santos estar com Jesus: eles acham que é o céu onde eles podem conversar com ele. Os chefes das antigas dispensações conversaram com o Senhor sobre sua morte, pela qual uma nova economia seria introduzida. Depois de condescender tanto tempo com seus seguidores ignorantes, deve ter sido um grande alívio para a alma humana de Jesus conversar com dois. mentes-mestre como as de Moisés e Elias. Que visão para os apóstolos, este trio glorioso! Eles “apareceram a eles”, mas “conversaram com ele”; o objetivo dos dois santos não era conversar com apóstolos, mas com seu mestre.

Embora os santos sejam vistos pelos homens, a comunhão deles é com Jesus

Mateus 17: 4 . Respondeu Pedro e disse a Jesus: Senhor, é bom estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos; um para ti, um para Moisés e um para Elias.

A visão falou aos três espectadores, e eles se sentiram obrigados a responder. Pedro deve falar: “Então respondeu Pedro.” O que é superior – a maioria sai: “Senhor, é bom estarmos aqui”. Todo mundo era da sua opinião. Quem não teria sido? Por ser tão bom, ele deixaria de permanecer nesse estado beatífico e se beneficiaria ainda mais dele. Mas ele não perdeu a reverência e, portanto, teria os grandes protegidos adequadamente. Ele submete a proposta a Jesus: “Se quiseres”. Ele oferece que, com seus irmãos, ele planejará e construirá santuários para os três santos: “Façamos aqui três tabernáculos”. Ele não propõe construir para si mesmo, e James e John; mas ele diz: “Um para ti, e um para Moisés, e outro para Elias”. Sua palestra soa como a de uma criança confusa. Ele vagueia um pouco; no entanto, sua expressão é a mais natural. Quem não gostaria de permanecer em uma sociedade como essa? Moisés, Elias e Jesus: que companhia! Mas, no entanto, quão impraticável é Peter! Quão egoísta a pessoa pensou: “É bom para nós”! O que deveria ser feito pelo resto dos doze, e pelos outros discípulos, e pelo vasto e vasto mundo? Um gole de felicidade pode ser bom para os três, mas continuar bebendo pode não ter sido realmente bom, mesmo para eles. Peter não sabia o que disse. Pode-se dizer o mesmo de muitas outras declarações animadas de santos entusiasmados.

Mateus 17: 5 . Enquanto ele ainda falava, eis que uma nuvem resplandecente os obscureceu; e eis que da nuvem uma voz dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; ouvi-o.

“Enquanto ele ainda falava.” Tal conversa maluca pode muito bem ser interrompida. Que interrupção abençoada! Podemos muitas vezes agradecer ao Senhor por interromper nossa tagarelice. “Uma nuvem brilhante os ofuscou.” Era brilhante e projetava uma sombra. Eles sentiram que estavam entrando e temiam ao fazê-lo. Foi uma experiência singular; no entanto, repetimos isso em nossos próprios casos. Não sabemos o que é tirar a sombra do brilho e “uma voz fora da nuvem”? Isso ocorre após a maneira frequente do Senhor em lidar com seus favorecidos. A voz era clara e distinta. Primeiro veio o atestado divino da Filiação de nosso Senhor: “Este é o meu Filho amado”, e a declaração de deleite do Pai nele, “em quem me comprazo”. Que felicidade para nós que Jeová está satisfeito em Cristo e com todos os que estão nele! Em seguida, seguiu o requisito divino conseqüente: “Ouça-o”. É melhor ouvir o Filho de Deus do que ver os santos ou construir tabernáculos. Isso agradará ao Pai mais do que tudo o que o amor pode sugerir. O bom prazer do Pai no Senhor Jesus é uma parte visível de sua glória. A voz transmitia ao ouvido uma glória maior do que o brilho da luz podia se comunicar através dos olhos. A parte audível da transfiguração era tão maravilhosa quanto a visível.

Comentário de John Wesley

Uma montanha alta – Provavelmente o Monte Tabor. Marcos 9: 2 ; Lucas 9:28 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *