Estudo de Apocalipse 20:11 – Comentado e Explicado

Vi, então, um grande trono branco e aquele que nele se assentava. Os céus e a terra fugiram de sua face, e já não se achou lugar para eles.
Apocalipse 20:11

Comentário de Albert Barnes

E vi um grande trono branco – Este versículo começa a descrição do julgamento final, que abrange o restante do capítulo. A primeira coisa vista na visão é o trono em chamas do juiz. As coisas que são especificadas em relação a isso são, que eram “ótimas” e que eram “brancas”. A expressão anterior significa que estava alta ou elevada. Compare Isaías 6: 1 . A última expressão – branca – significa que era “esplêndida ou brilhante”. Compare 1 Reis 10: 18-20 . O trono aqui é o mesmo que é mencionado em Mateus 25:31 , e chamado ali “o trono de sua glória”.

E aquele que estava sentado – A referência aqui, sem dúvida, é ao Senhor Jesus Cristo, o juiz final da humanidade (compare Mateus 25:31 ), e a cena descrita é o que ocorrerá em seu segundo advento.

De cuja face – Ou de cuja presença; embora a palavra possa ser usada aqui para denotar mais estritamente seu rosto – iluminado e brilhante como o sol. Veja Apocalipse 1:16 : “E seu semblante era como o sol brilha em sua força.”

A terra e o céu fugiram – Ou seja, como as estrelas, ao nascer do sol, parecem fugir para regiões mais remotas e desaparecer da visão humana, de modo que quando o Filho de Deus descer em sua glória para julgar o mundo, a terra e todos os outros mundos parecerão desaparecer. Todos devem admirar a sublimidade dessa imagem; ninguém pode contemplá-lo sem se impressionar com a majestade e a glória do juiz final da humanidade. Expressões semelhantes, onde a criação natural recua com reverência à presença de Deus, ocorrem frequentemente na Bíblia. Compare o Salmo 18: 7-15 ; Salmo 77: 16-19 ; Salmo 114: 3-5 ; Habacuque 3: 6 , Habacuque 3: 10-11 .

E não foi encontrado lugar para eles – pareciam fugir “completamente para longe”, como se não houvesse “lugar” onde pudessem encontrar um refúgio seguro, ou que os recebesse e os abrigasse em seu vôo. A imagem expressa, da maneira mais enfática, a idéia de que eles desapareceram completamente, e nenhuma linguagem poderia representar de maneira mais sublime a majestade do juiz.

Comentário de Joseph Benson

Apocalipse 20:11 . O curso dessas profecias, depois de muitas visões importantes que descrevem o estado da igreja e do mundo na vida atual, leva-nos finalmente ao grande e final julgamento, quando toda a cena e o mistério da Providência serão terminados. Então, a grande doutrina que percorre todas essas profecias será totalmente verificada, a saber, que a verdade e a justiça certamente prevalecerão no final, contra o erro e toda a iniqüidade; a felicidade eterna será a recompensa dos fiéis, e a destruição eterna o castigo dos iníquos. Isso é representado como um sexto período da Providência, após o qual haverá no sétimo período um sábado eterno; um estado de descanso eterno e felicidade para todos os justos, e da adoração mais perfeita de Deus, nos louvores e devoções da igreja celestial. – Homem baixo. E eu vi – Uma representação do grande dia do Senhor; um grande trono branco – Quão grande quem pode dizer? Branco – Com a glória de Deus, e para mostrar a santidade, justiça e eqüidade daquele que está assentado sobre ela, o Senhor Jesus. O apóstolo não tenta descrevê-lo aqui; ele apenas acrescenta essa circunstância, muito acima de toda descrição; de cuja face a terra e o céu fugiram – pelo menos o céu aéreo, se não também o céu estrelado; e não foi encontrado lugar para eles – Mas eles foram totalmente dissolvidos; os próprios elementos derretendo com calor ardente. Não se diz que foram lançados em grandes comoções, mas caíram em dissolução; não foram para um lugar distante, mas não lhes foi encontrado lugar: pelo menos quanto ao seu estado atual; eles deixaram de existir, não existiam mais. Veja em 2 Pedro 3: 7-13 . E tudo isso, não sob o estrito comando do Senhor Jesus, nem em sua terrível presença, nem diante de sua indignação inflamada, mas na simples presença de Sua Majestade, sentada com dignidade severa, mas adorável, em seu trono.

Comentário de E.W. Bullinger

ótimo. Que em Apocalipse 4: 2-6 foi visto por João no céu; isso na terra.

branco. Indicando santidade e justiça. Nenhum adjunto mencionado. Apenas um trono e um juiz.

Comentário de Adam Clarke

Um grande trono branco – Refulgente com majestade gloriosa.

Aquele que estava sentado – O indescritível Jeová.

De cuja face a terra e o céu fugiram – Até o brilho de seu semblante dissolveu o universo e aniquilou as leis pelas quais era governado. Esta é uma figura muito majestosa, e finamente expressa.

Não havia lugar para eles – a gloriosa majestade de Deus enchendo todas as coisas e sendo tudo em todos.

Comentário de Thomas Coke

Apocalipse 20:11. O curso dessas profecias, após muitas visões importantes que descrevem o estado da igreja e do mundo na vida presente, leva-nos finalmente ao grande e final julgamento, quando toda a cena e o mistério da Providência e da Graça deve estar terminado. Então a grande doutrina, que percorre todas essas profecias; será totalmente verificado, que a verdade e a justiça certamente prevalecerão no final contra o erro e toda a iniqüidade; a felicidade eterna será a recompensa dos fiéis, e a destruição eterna o castigo dos ímpios. – Isso é representado como um sexto período da Providência, após o qual haverá, no sétimo, um sábado eterno ; um estado de descanso eterno e felicidade para todos os justos, e da adoração mais perfeita de Deus nos louvores e devoções da igreja celestial.

Comentário de Scofield

E eu vi

grande trono branco

As expressões “julgamento” ou “dia do julgamento”, como mostram as passagens e seu contexto, referem-se ao julgamento final de Apocalipse 20: 11-15 .

não foi encontrado lugar para ele

O “dia da destruição” é esse aspecto do dia de Jeová Isaías 2:12 . (Ver Scofield “ Apocalipse 19:19 “) (Resumo) que visita o julgamento final e eterno sobre os iníquos. Três desses “dias” estão incluídos no “dia” de Jeová e são descritos nas referências que começam com Isaías 34: 1-9 . Veja Scofield ” Mateus 25:32 “.

E eu vi (Veja Scofield “ Apocalipse 20:12 “) .

Comentário de John Wesley

E vi um grande trono branco, e aquele que estava assentado sobre ele, de cuja face a terra e o céu fugiram; e não foi encontrado lugar para eles.

E eu vi – Uma representação daquele grande dia do Senhor.

Um grande trono branco – Quão grande, quem pode dizer? Branco com a glória de Deus, daquele que estava assentado sobre ela, Jesus Cristo. O apóstolo não tenta descrevê-lo aqui; apenas acrescenta essa circunstância, muito acima de toda descrição, de cuja face a terra e o céu fugiram – provavelmente o céu aéreo e o céu estrelado; que “passará com um grande barulho”. E não foi encontrado lugar para eles – mas eles foram totalmente dissolvidos, os próprios “elementos derretendo com calor ardente”. Não se diz que foram jogados em grandes comoções, mas fugiram completamente; não, eles começaram de suas fundações, mas “caíram em dissolução”; não, eles se mudaram para um lugar distante, mas não foi encontrado lugar para eles; eles deixaram de existir; eles não eram mais. E tudo isso, não sob o estrito comando do Senhor Jesus; não em sua terrível presença, nem diante de sua indignação inflamada; mas na presença nua de Sua Majestade, sentado com uma dignidade severa, mas adorável, em seu trono.

Referências Cruzadas

Gênesis 18:25 – Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? “

Jó 9:6 – Sacode a terra e a tira do lugar, e faz suas colunas tremerem.

Salmos 9:7 – O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar.

Salmos 14:6 – Vocês, malfeitores, frustram os planos dos pobres, mas o refúgio deles é o Senhor.

Salmos 47:8 – Deus reina sobre as nações; Deus está assentado em seu santo trono.

Salmos 89:14 – A retidão e a justiça são os alicerces do teu trono; o amor e a fidelidade vão à tua frente.

Salmos 97:2 – Nuvens escuras e espessas o cercam; retidão e justiça são a base do seu trono.

Jeremias 4:23 – Olhei para a terra e ela era sem forma e vazia; e para os céus, e a sua luz tinha desaparecido.

Daniel 2:35 – Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram despedaçados, viraram pó, como o pó da debulha do trigo na eira durante o verão. O vento os levou sem deixar vestígio. Mas a pedra que atingiu a estátua tornou-se uma montanha e encheu a terra toda.

Mateus 24:35 – O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

2 Pedro 3:7 – Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.

2 Pedro 3:10 – O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.

Apocalipse 6:14 – O céu foi se recolhendo como se enrola um pergaminho, e todas as montanhas e ilhas foram removidas de seus lugares.

Apocalipse 12:8 – Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu.

Apocalipse 16:20 – Todas as ilhas fugiram, e as montanhas desapareceram.

Apocalipse 19:11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

Apocalipse 20:2 – Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos;

Apocalipse 21:1 – Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *