Estudo de Gênesis 18:25 – Comentado e Explicado

Não, vós não poderíeis agir assim, matando o justo com o ímpio, e tratando o justo como ímpio! Longe de vós tal pensamento! Não exerceria o juiz de toda a terra a justiça?"
Gênesis 18:25

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 18:25 . O juiz de toda a terra não fará o que é certo Sempre aja de maneira consistente com a clemência e a justiça, que podem razoavelmente ser esperadas de um ser tão grande e bom. Chamar esse Senhor, juiz de toda a terra, prova que ele foi mais do que um anjo. Veja Jó 34: 10-12 . É impossível ler esta bela intercessão do patriarca, sem a mais alta estimativa de seu amor, filantropia e humildade, ver Jó 34:27 . Sodoma, nesta passagem, parece ser mencionada como a principal cidade, a capital de Pentápolis, ou cinco cidades, que deveriam ser consumidas.

REFLEXÕES.- Abraão, logo que ouve o segredo, imediatamente seu coração começa a implorar, se ainda houver esperança. Nós temos aqui,

1. A oração de Abraão: e uma oração ardente, humilde, crente e amorosa. (1) Sua abordagem: cheio do sentido tanto da grandeza quanto da bondade de seu querido Senhor, ele ousa abordar com reverência e esperança, atraídos por essa caridade fervorosa, que arrebataria a marca da queima. (2.) Seu pedido por Sodoma.

Veja como ele pede [1.] pelos justos. Alguns que ele esperava, caridosamente, poderiam ser encontrados: Lot, sem dúvida: e talvez ele tivesse se convertido. Confiante de que eles devem ser poupados, ele defende as perfeições gloriosas de Deus: sua misericórdia e justiça encorajam seu endereço. Nota; Primeiro, é um forte apoio na oração, alegar as perfeições de Deus, como base para falar diante dele. Em segundo lugar, devemos ter certeza de que o juiz de tudo fará o que é certo; nem qualquer homem terá motivos para encontrar falhas em suas determinações. Terceiro, os justos não serão destruídos pelos ímpios. Embora estejam envolvidos com eles, não serão como eles. Eles escaparão de sua provação, ou seu sofrimento lhes será santificado. [2.] Para os ímpios: apesar de odiarmos o pecado, devemos ter pena e orar pelo pecador. O pior não deve ser esquecido: enquanto houver vida, há esperança. Nota; Ser poupado do arrependimento é uma grande misericórdia.

2. Resposta de Deus: livre e graciosa. Assim, a oração prevalece. Quão pronto ele está para ouvir, quão disposto a perdoar? se cinquenta são considerados justos, Sodoma é poupada. Como isso deve incentivar nossos pedidos a ele?

Comentário de Adam Clarke

O juiz de toda a terra não deve fazer certo? Somente Deus é o juiz de todos os homens. Abraão, assim, dirigindo-se à pessoa no texto, considera-a como o Ser Supremo ou seu representante.

Comentário de Thomas Coke

Gênesis 18:25 . O juiz de toda a terra não fará o que é certo Sempre aja de maneira consistente com a clemência e a justiça, que podem razoavelmente ser esperadas de um ser tão grande e bom. Chamar esse Senhor, juiz de toda a terra, prova que ele foi mais do que um anjo. Veja Jó 34: 10-12 . É impossível ler esta bela intercessão do patriarca, sem a mais alta estimativa de seu amor, filantropia e humildade, ver Jó 34:27 . Sodoma, nesta passagem, parece ser mencionada como a principal cidade, a capital de Pentápolis, ou cinco cidades, que deveriam ser consumidas.

REFLEXÕES.- Abraão, logo que ouve o segredo, imediatamente seu coração começa a implorar, se ainda houver esperança. Nós temos aqui,

1. A oração de Abraão: e uma oração ardente, humilde, crente e amorosa. (1) Sua abordagem: cheio do sentido tanto da grandeza quanto da bondade de seu querido Senhor, ele ousa abordar com reverência e esperança, atraídos por essa caridade fervorosa, que arrebataria a marca da queima. (2.) Seu pedido por Sodoma.

Veja como ele pede [1.] pelos justos. Alguns que ele esperava, caridosamente, poderiam ser encontrados: Lot, sem dúvida: e talvez ele tivesse se convertido. Confiante de que eles devem ser poupados, ele defende as perfeições gloriosas de Deus: sua misericórdia e justiça encorajam seu endereço. Nota; Primeiro, é um forte apoio na oração, alegar as perfeições de Deus, como base para falar diante dele. Em segundo lugar, devemos ter certeza de que o juiz de tudo fará o que é certo; nem qualquer homem terá motivos para encontrar falhas em suas determinações. Terceiro, os justos não serão destruídos pelos ímpios. Embora estejam envolvidos com eles, não serão como eles. Eles escaparão de sua provação, ou seu sofrimento lhes será santificado. [2.] Para os ímpios: apesar de odiarmos o pecado, devemos ter pena e orar pelo pecador. O pior não deve ser esquecido: enquanto houver vida, há esperança. Nota; Ser poupado do arrependimento é uma grande misericórdia.

2. Resposta de Deus: livre e graciosa. Assim, a oração prevalece. Quão pronto ele está para ouvir, quão disposto a perdoar? se cinquenta são considerados justos, Sodoma é poupada. Como isso deve incentivar nossos pedidos a ele?

Comentário de John Calvin

25. Shall not the Judge of all the earth do right? He does not here teach God His duty, as if any one should say to a judge, ‘See what thy office requires, what is worthy of this place, what suits thy character;’ but he reasons from the nature of God, that it is impossible for Him to intend anything unjust. I grant that, in using the same form of speaking, the impious often murmur against God, but Abraham does far otherwise. For although he wonders how God should think of destroying Sodom, in which he was persuaded there was a number of good men; he yet retains this principle, that it was impossible for God, who is the Judge of the world, and by nature loves equity yea, whose will is the law of justice and rectitude, should in the least degree swerve from righteousness. He desires, however, to be relieved from this difficulty with which he is perplexed. So, whenever different temptations contend within our minds, and some appearance of contradiction presents itself in the works of God, only let our persuasion of His justice remain fixed, and we shall be permitted to pour into His bosom the difficulties which torment us, in order that He may loosen the knots which we cannot untie. Paul seems to have taken from this place the answer with which he represses the blasphemy of those who charge God with unrighteousness.

‘Is God unrighteous? Far from it, for how should there be unrighteousness with Him who judges the world?’
(
Romans 3:5 .)

This method of appeal would not always avail among earthly judges; who are sometimes deceived by error, or perverted by favor, or inflamed with hatred, or corrupted by gifts, or misled by other means, to acts of injustice. But since God, to whom it naturally belongs to judge the world, is liable to none of these evils, it follows, that He can no more be drawn aside from equity, than he can deny himself to be God.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 32:4 – Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.

Jó 8:3 – Acaso Deus torce a justiça? Será que o Todo-poderoso torce o que é direito?

Jó 8:20 – “Pois o certo é que Deus não rejeita o íntegro, e não fortalece as mãos dos que fazem o mal.

Jó 9:22 – É tudo a mesma coisa; por isso digo: Ele destrói tanto o íntegro como o ímpio.

Jó 34:17 – Acaso quem odeia a justiça poderá governar? Será que você condenará aquele que é justo e poderoso?

Salmos 11:5 – O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia.

Salmos 58:11 – Então os homens comentarão: “De fato os justos têm a sua recompensa; com certeza há um Deus que faz justiça na terra”.

Salmos 94:2 – Levanta-te, Juiz da terra; retribui aos orgulhosos o que merecem.

Salmos 98:9 – cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.

Eclesiastes 7:15 – Nesta vida sem sentido eu já vi de tudo: um justo que morreu apesar da sua justiça, e um ímpio que teve vida longa apesar da sua impiedade.

Eclesiastes 8:12 – O ímpio pode cometer uma centena de crimes e até ter vida longa, mas sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele.

Isaías 3:10 – Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações.

Isaías 57:1 – O justo perece, e ninguém pondera sobre isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal.

Jeremias 12:1 – Tu és justo, Senhor, quando apresento uma causa diante de ti. Contudo, eu gostaria de discutir contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que todos os traidores vivem sem problemas?

Malaquias 3:18 – Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

Romanos 3:6 – Claro que não! Se fosse assim, como Deus iria julgar o mundo?

2 Coríntios 5:10 – Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *