Estudo de Deuteronômio 32:4 – Comentado e Explicado

Ele é o rochedo, perfeita é a sua obra, justos, todos os seus caminhos; é Deus de lealdade, não de iniqüidade, ele é justo, ele é reto.
Deuteronômio 32:4

Comentário de Albert Barnes

Ele é o Rock, seu trabalho é perfeito – Antes, o Rock, perfeito é o seu trabalho. Esse epíteto, repetido nada menos que cinco vezes nos Cânticos Deuteronômio 32:15 , Deuteronômio 32:18 , Deuteronômio 32: 30-31 , representa os atributos de Deus que Moisés está procurando impor, imutabilidade e força inexpugnável. Compare a expressão “a pedra de Israel” em Gênesis 49:24 ; e veja 1 Samuel 2: 2 ; Salmo 18: 2 ; Mateus 16:18 ; João 1:42 . Zur, o original de “Rock”, entra frequentemente na composição dos nomes próprios do tempo mosaico, por exemplo, Números 1: 5-6 , Números 1:10 ; Números 2:12 ; Números 3:35 , etc. Nossos tradutores já o traduziram de acordo com o sentido “força eterna” Isaías 26: 4 , “o Poderoso” Isaías 30:29 ; Neste capítulo, eles aderiram corretamente à carta o tempo todo.

Comentário de Thomas Coke

Ver. 4. Ele é o rock Houbigant traduz assim: Creatoris perfecta sunt opera; o trabalho do Criador é perfeito. Nós interpretamos ???? hatzur, diz ele, do Criador: pois a palavra é derivada neste local de ??? tzur, para formar, para efetuar; como ???? paalo, seu trabalho, demonstra; não de ??? tzur, uma rocha: pois essa denominação de Deus é então usada, quando Deus é considerado um refúgio para a salvação, ou uma rocha da salvação; ou quando a qualquer momento é feita alusão a uma semelhança tirada de uma rocha: mas nenhuma semelhança é encontrada neste local. Em outras partes desta música, ???? é aplicado a DEUS (e em nossa versão traduzida como rock ) quando não há nada na frase que coincida com essa ou aquela semelhança. – Todos os seus caminhos são julgamento, Houbigant traduz, omnis hujus viae sunt ordinatae, todos os seus caminhos são regulares, bem ordenados ou conduzidos: ish mishpat , denota o que é feito de uma certa maneira e método, por uma maneira e julgamento determinados. As palavras que se seguem, Deus é fiel, e não é dado a mudar, fortalecem a sentença: não é dado a mudar (que é o significado que a palavra original terá) concorda muito bem com os fiéis, com os quais segue, e de quem força. sustenta e aumenta: então, depois, Ele é justo, e também constante, corresponde, de acordo com o método dessa composição métrica, com a cláusula anterior. Moisés usa esse prefácio, afirmando que Deus é fiel e constante às promessas que fez, em oposição à infidelidade e inconstância de Israel, que menciona posteriormente; e dizendo, quase com São Paulo, a incredulidade deles tornará a fé de Deus sem efeito? Ver Romanos 3: 3 . Este versículo, de acordo com Houbigant, deve ser lido assim:

As obras do Criador são perfeitas: pois todos os seus caminhos são regularmente estabelecidos. Ele é um Deus fiel e imutável: ele é justo e também imutável.

Observaríamos, respeitando a versão de ???? hatzur, para o rock, que a Vulgata, a LXX, o samaritano, o árabe e o siríaco, todos concordam em torná-lo DEUS, nem há uma dica, como se a palavra significasse rock, ou que deve ser feita uma sentença distinta com Ele, que é colocada diante dela, de acordo com nossa versão, para as quais palavras não há nada no hebraico.

Comentário de Adam Clarke

Ele é a Rocha – A palavra ts?? tsur é tornada Criador por alguns críticos eminentes; e khalyk é a leitura na versão árabe. Rab. Moses ben Maimon, em seu valioso trabalho, Moreh Nebochim, observa que a palavra ??? tsur , que normalmente é traduzida como rocha, significa origem, fonte, primeira causa etc., e dessa maneira deve ser traduzida aqui: “Ele é o primeiro princípio, seu trabalho é perfeito “. Como ele é a causa de todas as coisas, ele deve ser infinitamente perfeito; e conseqüentemente todas as suas obras devem ser perfeitas em seus respectivos tipos. Como é a causa, também deve ser o efeito. Alguns acham que a palavra rocha dá um bom senso: pois, como nessas terras, as rochas eram os locais comuns de defesa e segurança, Deus pode ser metaforicamente representado dessa maneira, para significar sua proteção aos seus seguidores. Eu prefiro a opinião de Maimon.

Comentário de John Wesley

Ele é a Rocha, seu trabalho é perfeito: pois todos os seus caminhos são juízo: um Deus da verdade e sem iniqüidade, ele é justo e certo.

Uma rocha – Quanto à estabilidade de sua natureza e invencibilidade de seu poder, também à sua firmeza e imutabilidade em seus conselhos, promessas e caminhos; para que haja uma triste mudança nos seus assuntos, lembre-se de que isso procede de si e da mudança de seus caminhos em direção a Deus, e não de Deus, em quem não há variabilidade ou sombra de mudança, Tiago 1:17 .

Sua obra – Todas as suas obras e ações são irrepreensíveis, perfeitas, sábias e justas.

Seus caminhos – Todas as suas administrações no mundo e particularmente com você são gerenciadas com sabedoria e justiça.

Um Deus da verdade – constante às suas promessas: você não pode acusá-lo de nenhuma infidelidade até hoje.

Comentário de John Calvin

4. Seu trabalho é perfeito. Aqueles que adotam essas expressões em geral, e sem referência particular a essa passagem, não apenas obscurecem seu significado, mas também diminuem a força da doutrina que contêm. Entendemos, então, que a perfeição das obras de Deus, a retidão de Seus caminhos etc. são contrastadas com a rebelião do povo; pois se havia algo imperfeito e organizado nas obras de Deus, se seu modo de lidar era deficiente em retidão, se sua verdade era duvidosa; se, em uma palavra, houvesse algo em falta, haveria uma desculpa natural pela qual as pessoas deveriam ter procurado algo melhor do que encontraram nele, uma vez que o desejo de obter o que é melhor não merece nenhuma repreensão. Para que, portanto, os israelitas não ofereçam esse pretexto, Moisés os antecipa. Antes de começar a tratar da ingratidão perversa do povo, ele estabelece esse princípio, de que eles não foram induzidos a transferir seus afetos para outro lugar por qualquer deficiência em Deus. A afirmação geral é realmente verdadeira em si mesma e pode ser aplicada a vários propósitos; mas devemos considerar qual é o objetivo de Moisés aqui, a saber, remover do povo todo pretexto por sua rebelião ímpia e perfídia, e isso para que sua incrível loucura seja mais aparente quando abandonam a fonte das águas vivas, e as cortou em cisternas com furos, como o próprio Deus reclama em Jeremias 2:13 . Percebemos, portanto, que toda distinção honrosa que é aqui atribuída a Deus marca as pessoas com uma marca correspondente de ignomínia, na medida em que conscientemente e voluntariamente se privaram da plenitude de todas as coisas boas que poderiam ter sido desfrutadas por elas. eles não se alienaram de Deus.

A obra de Deus é mencionada, não apenas com referência à criação do mundo, mas a todo o curso de Sua providência; como se dissesse que nada poderia ser descoberto nas obras de Deus que pudesse ser encontrado com defeito.

Ora, essa perfeição não é perceptível em todas as coisas individuais, pois até os vermes são as criaturas de Deus; e entre os homens, alguns são cegos, outros coxos, outros surdos e outros mutilados em um de seus membros; e muitos frutos também nunca chegam à maturidade. Contudo, vemos claramente que é tolice e extraviado apresentar questões como essas como objeções à perfeição de Deus, aqui celebrada por Moisés, na medida em que os próprios defeitos e manchas de nossos corpos tendem a esse objetivo, para que a glória de Deus seja manifestado. ( João 9: 3. )

A próxima afirmação, de que todos os seus caminhos estão corretos, (252) transmite uma verdade semelhante; pois é sabido que a palavra ???? , mishphat, é usada para retidão, e obras e caminhos são sinônimos.

A última parte do verso é uma confirmação da parte anterior, pois Moisés significa em ambos que todos os que censuram a Deus podem ser claramente condenados por impiedade petulante, uma vez que a suprema justiça brilha em todos os Seus atos.

As palavras que traduzi “Deus é verdade”, outras interpretam com o caso genitivo “um Deus da verdade”. Qualquer um é verdadeiro e agradável ao uso das Escrituras; mas a aposição é mais enfática, que declara que Deus não é apenas verdadeiro, mas a própria verdade. De qualquer forma, isso se aplica às pessoas que prestam total fidelidade à palavra de Deus, pois suas expectativas nunca serão frustradas. Assim, o povo é indiretamente reprovado por sua incredulidade, pois abandonou a Deus, cuja fidelidade não foi apenas provada e provada, mas quem é a própria fonte da verdade.

Embora o que se segue, que não exista iniqüidade em Deus, pareça ter apenas pouca força, é de grande importância; pois sabemos bem com que freqüência os homens são tão absurdos em seus subterfúgios, como de maneira a denunciar a Deus em vez de si mesmos; e, embora não se atrevam a acusá-lo abertamente, ainda assim não hesitam em absolver-se e, assim, lançar oblíquo direto sobre ele. Em outros lugares, portanto, Deus pergunta por Seu Profeta: “que iniqüidade o povo havia encontrado nele?” ( Jeremias 2: 5 ) e em outro lugar se expõe a eles, porque Ele estava carregado de ódio e abuso deles, como se tratasse injustamente com esses pecadores. ( Ezequiel 18: 2. ) Quando, portanto, Ele se justifica de tais calúnias, segue-se que nenhuma culpa se atribui a Ele, mas que a maldade daqueles que se afastam Dele é abundantemente condenada.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 32: 4 . Ele é uma rocha – estável em sua natureza, invencível em seu poder, fixo e imutável em seus conselhos, promessas e caminhos; para que, se houver uma mudança triste em seus negócios, lembre-se de que isso procede de si mesmos e da mudança de seus caminhos em direção a Deus, e não de Deus, com quem não há variabilidade nem sombra de mudança, Tiago 1:17 . Sua obra é perfeita – todas as suas obras, sejam de criação, providência ou graça, e todas as suas ações são imputáveis, perfeitas, sábias e justas. Todos os seus caminhos são julgamento – Seu trato com você, seu povo e suas administrações no mundo para com toda a humanidade, são justos e santos no mais alto grau. Um Deus da verdade – sempre fiel e constante às suas promessas. Isso parece ser mencionado em oposição à infidelidade e inconstância de Israel, da qual ele fala depois. E sem iniqüidade – Embora muitas vezes ignoremos os métodos e as razões do procedimento divino, é tão impossível que haja injustiça ou iniqüidade em Deus, pois essa sabedoria infinita e imutável deve agir de maneira tola ou a bondade essencial deve degenerar. malícia, ou, na linguagem das Escrituras, que a luz se torne escuridão. Justo e certo é ele – Justo em tudo o que ele faz. Como ele deve agir errado, cujas ações são necessariamente fundamentadas na perfeita, imutável sabedoria, justiça e eqüidade?

Comentário de E.W. Bullinger

Rocha. Omita “Ele é” e leia “A Rocha, seu trabalho é perfeito”. Usado por Jeová nesta música cinco vezes (o número da Graça. Ver App-10), versículos: Deuteronômio 32: 4 , Deuteronômio 32:15 , Deuteronômio 32:18 , Deuteronômio 4:30 , Deuteronômio 4:31 . Usado duas vezes em ironia (App-6), versículos: Deuteronômio 32:31 , Deuteronômio 32:37 . Compare 2 Samuel 22:31 , 2 Samuel 22:32 .

DEUS = Hebraico “e l . Veja App-4.

iniqüidade. Veja App-44.

Referências Cruzadas

Gênesis 1:31 – E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

Gênesis 18:25 – Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? “

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Deuteronômio 10:18 – Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa.

Deuteronômio 32:18 – Vocês abandonaram a Rocha, que os gerou; vocês se esqueceram do Deus que os fez nascer.

Deuteronômio 32:30 – Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois porem em fuga dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vendido, a não ser que o Senhor os tivesse abandonado?

1 Samuel 2:2 – “Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.

2 Samuel 22:2 – dizendo: “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador;

2 Samuel 22:31 – “Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é escudo para todos os que nele se refugiam.

2 Samuel 22:32 – Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é Rocha senão o nosso Deus?

2 Samuel 22:47 – “O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, a Rocha que me salva!

2 Samuel 23:3 – O Deus de Israel falou, a Rocha de Israel me disse: ‘Quem governa o povo com justiça, quem o governa com o temor de Deus,

Jó 34:10 – “Por isso escutem-me, vocês que têm conhecimento. Longe de Deus esteja o fazer o mal, e do Todo-poderoso o praticar a iniqüidade.

Jó 35:14 – Pois muito menos escutará quando você disser que não o vê, que a sua causa está diante dele e que você tem que esperar por ele.

Salmos 9:16 – O Senhor é conhecido pela justiça que executa; os ímpios caem em suas próprias armadilhas. Interlúdio. Pausa

Salmos 18:2 – O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.

Salmos 18:30 – Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam.

Salmos 18:31 – Pois quem é Deus além do Senhor? E quem é rocha senão o nosso Deus?

Salmos 18:46 – O Senhor vive! Bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja Deus, o meu Salvador!

Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Salmos 31:5 – Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, Senhor, Deus da verdade.

Salmos 61:2 – Desde os confins da terra eu clamo a ti, com o coração abatido; põe-me à salvo na rocha mais alta do que eu.

Salmos 92:15 – para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha rocha; nele não há injustiça.

Salmos 97:2 – Nuvens escuras e espessas o cercam; retidão e justiça são a base do seu trono.

Salmos 98:3 – Ele se lembrou do seu amor leal e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a vitória do nosso Deus.

Salmos 99:4 – Rei poderoso, amigo da justiça! Estabeleceste a eqüidade e fizeste em Jacó o que é direito e justo.

Salmos 100:5 – Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.

Salmos 138:8 – O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!

Salmos 146:6 – que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre!

Eclesiastes 3:14 – Sei que tudo o que Deus faz permanecerá para sempre; a isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que os homens o temam.

Isaías 25:1 – Senhor, tu és o meu Deus; eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, coisas há muito planejadas.

Isaías 26:4 – Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.

Isaías 28:16 – Por isso diz o Soberano Senhor: “Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.

Isaías 30:18 – Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

Isaías 32:2 – Cada homem será como um esconderijo contra o vento e um abrigo contra a tempestade, como correntes de água numa terra seca e como a sombra de uma grande rocha no deserto.

Jeremias 9:24 – mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.

Jeremias 10:10 – Mas o Senhor é o Deus verdadeiro; ele é o Deus vivo; o rei eterno. Quando ele se ira, a terra treme; as nações não podem suportar o seu furor.

Daniel 4:37 – Agora eu, Nabucodonosor, louvo e exalto e glorifico o Rei dos céus, porque tudo o que ele faz é certo, e todos os seus caminhos são justos. E ele tem poder para humilhar aqueles que vivem com arrogância.

Habacuque 1:13 – Teus olhos são tão puros, que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Por que toleras então esses perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios engolem os que são mais justos do que eles?

Mateus 5:48 – Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês”.

Mateus 16:16 – Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Romanos 1:32 – Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.

Romanos 2:2 – Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade.

Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

1 Coríntios 10:4 – e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo.

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Tiago 4:12 – Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?

1 Pedro 2:6 – Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.

Apocalipse 15:3 – e cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *