Estudo de Salmos 18:30 – Comentado e Explicado

Os caminhos de Deus são perfeitos, a palavra do Senhor é pura. Ele é o escudo de todos os que nele se refugiam.
Salmos 18:30

Comentário de Albert Barnes

Quanto a Deus – A declaração neste versículo é sugerida pelos fatos narrados nos versículos anteriores. A contemplação desses fatos leva os pensamentos do autor do salmo até a Grande Fonte de todas essas bênçãos e a essas reflexões gerais sobre seu caráter. “Quanto a Deus”, isto é, com relação ao Grande Ser, que me libertou, seus caminhos são todos perfeitos; sua palavra é tentada; ele é um escudo para todos aqueles que confiam nele.

Seu caminho é perfeito – isto é, seus feitos são perfeitos; seus métodos de administração são perfeitos; seu governo é perfeito. Não há nada que queira, nada com defeito, nada redundante no que ele faz. Sobre a palavra perfeito, veja a nota em Jó 1: 1 .

A palavra do Senhor é provada – Margem, refinada. A idéia é que sua palavra tenha sido testada como prata ou qualquer outro metal que esteja no fogo. O salmista confiou nele e o encontrou fiel a todas as suas promessas. Compare a nota no Salmo 12: 6 . Em um sentido mais amplo, usando a frase “palavra do Senhor” como denotando a revelação que Deus fez à humanidade no volume da verdade revelada, ela foi abundantemente testada ou provada, e ainda permanece. Foi testado pelos amigos de Deus, e foi descoberto que era tudo o que prometia ser para apoio e consolo em julgamento; foi testado pelas mudanças que ocorreram no progresso dos assuntos humanos e foi considerado adequado para atender a todas essas mudanças; foi testada pelos avanços que foram feitos na ciência, na literatura, na civilização e nas artes, e mostrou-se adequada a todos os estágios de avanço da sociedade; foi testada pelos esforços que os homens fizeram para destruí-la e sobreviveu a todos esses esforços.

Está estabelecido que sobreviverá a todas as revoluções dos reinos e a todas as mudanças das dinastias; que será capaz de enfrentar todos os ataques que serão feitos a ele por seus inimigos; e que será uma fonte infalível de luz e conforto para todas as idades futuras. Se a perseguição pudesse esmagá-la, teria sido esmagada há muito tempo; se o ridículo pudesse expulsá-lo do mundo, teria sido expulso há muito tempo; se o argumento, instigado pelo intelecto poderoso, e pelo aprendizado, combinado com o ódio intenso, pudesse destruí-lo, ele teria sido destruído há muito tempo; e se não é adequado dar consolo aos aflitos, enxugar as lágrimas dos enlutados e sustentar a alma na morte, isso teria sido demonstrado há muito tempo. Em todos esses métodos, foi “provado” e, como resultado de tudo, foi provado como o único fato certo, em relação a um livro relacionado ao futuro – que a Bíblia será creditada como uma revelação da Bíblia. Deus até o fim do mundo.

Ele é um broquel – ou um escudo, pois a palavra original significa. Veja a nota no Salmo 3: 3 .

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS. Hebraico = o El. App-4.

palavra = provérbios, como nos Salmos 12: 6 (plural feminino); Salmos 19:14 (plural masculino) (não Salmos 18: 4 ); Salmos 119: 11 (ver nota lá), & c.

tentou = refinado. Compare Salmos 12: 6 .

confiar em = fugir para se refugiar. Hebraico. hasah. App-69.

Comentário de Adam Clarke

Deus, seu caminho é perfeito – Sua conduta é como sua natureza, absolutamente pura.

A palavra do Senhor é provada – literalmente provada no fogo. Resistiu a todos os testes; e nunca falhou com aqueles que pleitearam perante seu autor.

Ele é um broquel – uma proteção segura para toda alma simples e crente. Não podemos acreditar na sua palavra demasiado implícita; nem confiar com muita confiança nele.

Comentário de John Calvin

30. O caminho de Deus é perfeito. A frase, O caminho de Deus, não é aqui tomada por sua vontade revelada, mas por seu método de lidar com o seu povo. O significado, portanto, é que Deus nunca desilude ou engana seus servos, nem os abandona em tempos de necessidade (como pode ser o caso de homens que não ajudam seus dependentes, exceto na medida em que isso contribua para os seus próprios). vantagem particular), mas defende e mantém fielmente aqueles a quem ele tomou uma vez sob sua proteção. Mas nunca teremos nenhuma proximidade com Deus, a menos que ele primeiro se aproxime de nós por sua palavra; e, por essa razão, Davi, depois de afirmar que Deus ajuda seu povo com sinceridade, acrescenta, ao mesmo tempo, que sua palavra é purificada. Portanto, tenhamos certeza de que Deus realmente se manifestará em relação a nós, pois prometeu ser o guardião e protetor de nosso bem-estar, e sua promessa é uma verdade certa e infalível. Que, pela palavra , não estamos aqui para entender os mandamentos, mas as promessas de Deus, é facilmente recolhido da seguinte cláusula, onde é dito: Ele é um escudo para todos aqueles que confiam nele . Parece, de fato, um comum elogio a dizer que a palavra de Deus é pura, e sem nenhuma mistura de fraude e engano, como prata que é bem refinada e purificada de toda a sua escória. Mas nossa incredulidade é a causa pela qual Deus, por assim dizer, é obrigado a usar tal semelhança, com o objetivo de elogiar e nos levar a formar concepções exaltadas da firmeza e certeza de suas promessas; pois, sempre que a questão não responde à nossa expectativa, não há nada com o qual estamos naturalmente mais propensos do que imediatamente a começar a alimentar pensamentos desonestos e desconfiados da palavra de Deus. Para uma explicação mais aprofundada dessas palavras, remeteríamos nossos leitores às nossas observações no Salmo 12: 6 .

Comentário de John Wesley

Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é um escudo para todos os que nele confiam.

Perfeito – Sua providência, embora possa às vezes ser sombria, ainda é sempre sábia, justa e irrepreensível.

Tentado – A verdade das promessas de Deus é aprovada por inúmeras experiências.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *