Estudo de João 14:6 – Comentado e Explicado

Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14:6

Comentário de Albert Barnes

Eu sou o caminho – Ver Isaías 35: 8 . Com isso, sem dúvida, significa que eles e todos os outros deveriam ter acesso a Deus apenas obedecendo às instruções, imitando o exemplo e dependendo dos méritos do Senhor Jesus Cristo. Ele era o líder na estrada, o guia para os errantes, o professor dos ignorantes e o exemplo para todos. Ver João 6:68 ; “Tu tens as palavras da vida eterna;” 1 Pedro 2:21 ; “Cristo sofreu por nós, deixando-nos um exemplo de que você deve seguir os seus passos;” Hebreus 9: 8-9 .

A verdade – A fonte da verdade, ou aquele que origina e comunica a verdade para a salvação dos homens. A verdade é uma representação das coisas como elas são. A vida, a pureza e o ensino de Jesus Cristo foram a representação mais completa e perfeita das coisas do mundo eterno que foram ou podem ser apresentadas ao homem. As cerimônias dos judeus eram sombras; a vida de Jesus era a verdade. As opiniões dos homens são extravagantes, mas as doutrinas de Jesus nada mais eram do que uma representação de fatos, como existem no governo de Deus. Está implícito nisto, também, que Jesus era a fonte de toda verdade; que por sua inspiração os profetas falaram e que por ele toda a verdade é comunicada aos homens. Veja as notas em João 1:17 .

A vida – Veja João 11:25 , e as notas em João 1: 4 .

Ninguém vem ao Pai senão por mim – Vir ao Pai é obter seu favor, ter acesso ao seu trono pela oração e, finalmente, entrar no seu reino. Ninguém pode obter nenhuma dessas coisas, exceto pelos méritos do Senhor Jesus Cristo. Vir por ele significa vir em seu nome e dependendo de seus méritos. Nós somos ignorantes, e somente ele pode nos guiar. Somos pecadores, e é apenas por seus méritos que podemos ser perdoados. Nós somos cegos, e ele só pode nos iluminar. Deus o nomeou como mediador e ordenou que todas as bênçãos desçam a este mundo através dele. Por isso, ele colocou o mundo sob seu controle; entregou os assuntos dos homens em suas mãos e o designou para dispensar o que for necessário para nossa paz, perdão e salvação, Atos 4:12 ; Atos 5:31 .

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus . App-98.

sou. Esta afirmação usada por nosso Senhor pelo menos vinte e cinco vezes em João. Ver João 4:26 ; João 6:20 ( “Sou eu” . Grego Ego eimi), 35, 41, 48, 51; ; João 8:12 , João 8:18 , João 8:23 , João 8:24 , João 8:28 , João 8:58 ; João 10: 7 , João 10: 9 , João 10:11 , João 10:14 ; João 11:25 ; João 13:19 ; João 15: 1 , João 15: 5 ; João 18: 5 , João 18: 6 , João 18: 8 , João 18:37 .

caminho . Compare Atos 9: 2 ; Atos 18:25 , Atos 18:26 ; Atos 19: 9 , Atos 19:23 ; Atos 22: 4 ; Atos 24:22 .

a verdade = e a verdade. Observe a figura do discurso Polysyndeton para enfatizar a declaração do Senhor.

verdade. Aletheia grega . Compare o App-175. Essa palavra ocorre vinte e cinco vezes em João, sempre nos lábios do Senhor, exceto João 1:14 , João 1:17 e João 18:38 (Pilatos). Apenas sete vezes em Mateus, Marcos e Lucas.

vida . App-170., Uma palavra característica neste evangelho, onde ocorre trinta e seis vezes. Veja a primeira ocorrência ( Mateus 7:14 ), “o caminho que leva à vida” e compare 1 João 5:11 , 1 João 5:12 , 1 João 5:20 .

nenhum homem = ninguém. Grego. oudeis.

vem. Compare João 6:44 .

o pai . Ver João 1:14 ,

mas = se não. Grego ei eu.

por = até. Dia grego . App-104. João 14: 1 .

Comentário de John Calvin

6. Eu sou o caminho. Embora Cristo não dê uma resposta direta à pergunta feita a ele, ele não passa por nada que seja útil para ser conhecido. Era apropriado que a curiosidade de Thomas fosse verificada; e, portanto, Cristo não explica qual seria sua condição quando ele deveria ter saído deste mundo para ir ao Pai (62), mas mora em um assunto muito mais necessário. Tomé teria ouvido com satisfação o que Cristo pretendia fazer no céu, pois nunca nos cansamos dessas intrincadas especulações; mas é de maior importância para nós empregar nosso estudo e trabalho em outra investigação, como podemos nos tornar participantes da abençoada ressurreição. A afirmação equivale a isso: que quem obtém Cristo não quer nada; e, portanto, quem não está satisfeito apenas com Cristo, busca algo além da perfeição absoluta.

O caminho, a verdade e a vida. Ele estabelece três graus, como se dissesse, que ele é o começo, o meio e o fim; e daí segue-se que devemos começar com ele, continuar nele e terminar nele. Certamente não devemos buscar uma sabedoria mais elevada do que aquela que nos leva à vida eterna , e ele testifica que essa vida se encontra nele. Agora, o método de obter vida é tornar-se novas criaturas. Ele declara que não devemos procurá-lo em nenhum outro lugar e, ao mesmo tempo, nos lembra que ele é o caminho pelo qual somente podemos chegar a ele. Para que ele não nos falhe de maneira alguma, ele estende a mão para aqueles que estão se extraviando e se inclina tão baixo a ponto de guiar bebês que mamam. Apresentando-se como líder, ele não deixa seu povo no meio do curso, mas faz dele participante da verdade . Por fim, ele os faz apreciar o fruto, que é a coisa mais excelente e agradável que se pode imaginar.

Como Cristo é o caminho , os fracos e ignorantes não têm motivos para reclamar que foram abandonados por ele; e como ele é a verdade e a vida, ele tem em si também o que é adequado para satisfazer os mais perfeitos. Em suma, agora Cristo afirma, em relação à felicidade, o que tenho dito ultimamente sobre o objeto da fé. Todos acreditam e reconhecem que a felicidade do homem está somente em Deus: mas depois erram a esse respeito, que, buscando a Deus em outro lugar que não em Cristo, o rasgam – por assim dizer – de sua verdadeira e sólida Dignidade.

Alguns dizem que a verdade denota aqui a luz salvadora da sabedoria celestial e outros denotam a substância da vida e de todas as bênçãos espirituais, contrastando com sombras e figuras; como é dito, a graça e a verdade vieram de Jesus Cristo ( João 1:17 .) Minha opinião é que a verdade significa aqui a perfeição da fé, pois o caminho significa seu começo e primeiros elementos. O todo pode ser resumido assim: “Se alguém se afastar de Cristo, ele não fará nada além de se desviar; se alguém não descansar sobre ele, ele se alimentará em outro lugar senão vento e vaidade; se alguém, não satisfeito apenas com ele, deseja ir mais longe, (63) encontrará a morte em vez da vida. ”

Ninguém vem ao Pai. Esta é uma explicação da afirmação anterior ‘, pois ele é o caminho , porque ele nos leva ao Pai , e ele é a verdade e a vida , porque nele percebemos o Pai . Quanto a invocar a Deus, pode-se dizer, com verdade, que nenhuma oração é ouvida senão pela intercessão de Cristo; mas como Cristo não fala agora sobre oração, devemos simplesmente entender o significado de ser, que os homens inventam para si verdadeiros labirintos, sempre que, depois de deixarem Cristo, tentam chegar a Deus . Pois Cristo prova que ele é a vida , porque Deus, com quem é a fonte da vida ( Salmos 36: 9 ), não pode ser desfrutado de nenhuma outra maneira senão em Cristo. Portanto, toda teologia, quando separada de Cristo, não é apenas vaidosa e confusa, mas também louca, enganosa e espúria; pois, embora os filósofos às vezes proferam excelentes frases, eles não têm nada além do que é de curta duração e até se confundem com sentimentos perversos e errôneos.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou o Caminho – que guia o Pai: – a verdade que ensina o conhecimento de Deus e dirige o caminho: – a vida que anima todos aqueles que o procuram e o servem, e que deve ser desfrutada eternamente no final do caminho.

Cristo é o caminho:

  1. Pela sua doutrina, João 6:68 .
  • Por seu exemplo, 1 Pedro 2:21 .
  • Por seu sacrifício, Hebreus 9: 8 , Hebreus 9: 9 .
  • Pelo seu Espírito, João 16:13 .
  • Ele é a verdade:

    1. Em oposição a todas as falsas religiões.
  • À lei mosaica, que era apenas a sombra, não a verdade ou substância, das coisas boas que estavam por vir. E
  • Em relação a todas as promessas de Deus, 2 Coríntios 1:20 .
  • Ele é a vida, tanto em graça quanto em glória; a vida que não apenas salva da morte, mas a destrói.

    Ninguém vem ao Pai – Por qualquer outra doutrina, por qualquer outro mérito ou por qualquer outra intercessão que não a minha.

    Comentário de Thomas Coke

    João 14: 6 . Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: Nosso Senhor, provavelmente, teve aqui em vista as metáforas que ele usava anteriormente, eu sou a porta das ovelhas, cap. João 10: 7 . Eu sou o pão da vida, cap. João 6:35 . E, portanto, era de se esperar que, tendo tão recentemente transmitido os mesmos sentimentos, os discípulos o tivessem entendido agora. Alguns supuseram que a forma de expressão diante de nós era um hebraísmo, cujo significado é: eu sou o caminho verdadeiro e vivo; como Daniel 3: 7, todo o povo, as nações e os idiomas significa povo de todas as nações e idiomas. Mas, de qualquer maneira que resolvamos a sentença, seu significado é o mesmo; ou seja, “a fé em mim e a obediência aos meus mandamentos o levarão à casa de meu pai, para onde vou. Eles são o único caminho verdadeiro para as mansões da felicidade”. Veja o cap. João 1: 4 ; João 1:14 ; João 1:17 , João 5:33 .

    Comentário de John Wesley

    Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

    Para a pergunta sobre o caminho, ele responde, eu sou o caminho. Para a pergunta relativa ao conhecimento, ele responde: eu sou a verdade. Para a pergunta para onde eu sou a vida. O primeiro é tratado neste versículo; o segundo, João 14: 7-17 ; o terceiro, 14:18, etc.

    Referências Cruzadas

    Isaías 35:8 – E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão.

    Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

    João 1:4 – Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

    João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

    João 1:17 – Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.

    João 5:21 – Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la.

    João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

    João 6:33 – Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.

    João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

    João 6:57 – Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

    João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

    João 8:32 – E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

    João 8:51 – Asseguro-lhes que, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”.

    João 10:7 – Então Jesus afirmou de novo: “Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.

    João 10:9 – Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.

    João 10:28 – Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.

    João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

    João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

    João 15:1 – “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

    João 17:2 – Pois lhe deste autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

    João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

    Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

    Atos dos Apóstolos 4:12 – Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

    Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

    Romanos 5:21 – a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

    Romanos 15:8 – Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor à verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas,

    Romanos 15:16 – de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

    1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

    2 Coríntios 1:19 – pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, pregado entre vocês por mim e também por Silvano e Timóteo, não foi “sim” e “não”, mas nele sempre houve “sim”;

    Efésios 2:18 – pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito.

    Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

    Colossenses 2:17 – Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.

    Colossenses 3:4 – Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.

    Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

    Hebreus 9:8 – Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto ainda permanecia o primeiro tabernáculo.

    Hebreus 10:19 – Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

    1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

    1 Pedro 2:4 – À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —

    1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

    1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

    1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

    1 João 2:23 – Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

    1 João 5:6 – Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

    1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

    1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    2 João 1:9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

    Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

    Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

    Apocalipse 3:14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.

    Apocalipse 5:8 – Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos;

    Apocalipse 7:9 – Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.

    Apocalipse 13:7 – Foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los. Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação.

    Apocalipse 19:11 – Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça.

    Apocalipse 20:15 – Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

    Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

    Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *