Estudo de João 14:19 – Comentado e Explicado

Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereis.
João 14:19

Comentário de Albert Barnes

Um pouco – Este foi o dia antes de sua morte.

Não me vê mais – não mais até o dia do julgamento. Os homens do mundo não o viam visivelmente e não tinham olhos de fé para discerni-lo.

Mas você me vê – você continuará a me ver pela fé, mesmo quando o mundo não puder. Você continuará a me ver pelos olhos da fé como ainda seu gracioso Salvador e Amigo.

Porque eu vivo – Embora o Salvador estivesse prestes a morrer, ele também estava prestes a ser ressuscitado dentre os mortos. Ele deveria continuar a viver, e embora ausente deles, ainda assim sentiria o mesmo interesse no bem-estar deles como quando estivesse com eles na terra. Esta expressão não se refere “particularmente” à sua “ressurreição”, mas à sua “continuação a viver”. Ele tinha uma natureza que não poderia morrer. Como mediador, ele também seria criado e continuaria a viver: e ele teria poder e inclinação para dar-lhes também vida, defendê-los e trazê-los com ele.

Vós também vivereis – isso sem dúvida se refere à vida futura deles. E aprendemos com isso:

1. Que a vida do cristão depende da vida de Cristo. Eles estão unidos; e se fossem separados, o cristão não poderia desfrutar da vida espiritual aqui nem da alegria eterna no futuro.

2. O fato de Jesus viver é uma promessa de que todos os que crerem nele serão salvos. Ele tem poder sobre todos os nossos inimigos espirituais e pode nos libertar das mãos de nossos inimigos e de todas as tentações e provações.

Comentário de E.W. Bullinger

um pouco de tempo ; ou seja, cerca de trinta horas. Desde o momento em que o Senhor foi retirado da cruz e sepultado, desapareceu dos olhos do mundo. Atos 10:40 , Atos 10:41 .

não mais . Grego. ouk eti.

viverá também = também viverá.

Comentário de John Calvin

19. Ainda um pouco. Ele continua a recomendação de uma graça especial, que deveria ter sido suficiente para aliviar e até para remover a tristeza dos discípulos. “Quando eu tiver me retirado”, diz ele, “da visão do mundo: ainda estarei presente com você”. Para que possamos desfrutar desta contemplação secreta de Cristo, não devemos julgar sua presença ou sua ausência de acordo com a percepção carnal, mas devemos empregar sinceramente os olhos da fé para contemplar seu poder. Assim, os crentes sempre têm Cristo presente por seu Espírito, e o contemplam, embora estejam distantes dele em corpo.

Porque eu vivo. Esta afirmação pode ser explicada de duas maneiras. Ou pode ser visto como uma confirmação da cláusula anterior, porque eu vivo , e você viverá ; ou, pode ser lido separadamente, porque eu vivo , você também viverá ; e então o significado será que os crentes viverão , porque Cristo vive de bom grado abraço a opinião anterior, e ainda assim podemos extrair dela a outra doutrina, de que a vida de Cristo é a causa de nossa vida. Ele começa apontando a causa da diferença, por que ele será visto por seus discípulos, e não pelo mundo. Não é porque Cristo não pode ser visto, mas de acordo com a vida espiritual, da qual o mundo é privado. O mundo não vê Cristo; isso não é maravilhoso, pois a morte da cegueira é a causa; mas assim que qualquer homem começa a viver pelo Espírito, ele é imediatamente dotado de olhos para ver Cristo. Agora, a razão disso é que nossa vida está intimamente ligada à vida de Cristo, e procede dela como de sua fonte; pois estamos mortos em nós mesmos, e a vida com que nos lisonjeamos é uma morte muito ruim. Consequentemente, quando a pergunta é: como devemos obter vida, nossos olhos devem estar voltados para Cristo, e sua vida deve ser transmitida a nós pela fé, para que nossas consciências estejam totalmente convencidas de que, enquanto Cristo viver, nós estão livres de todo perigo de destruição; pois é uma verdade indubitável que sua vida não seria nada quando seus membros estivessem mortos.

Comentário de Adam Clarke

Porque eu vivo – Tão certo como eu ressuscitarei dentre os mortos, assim você deve. Minha ressurreição será a prova e a promessa de vocês. E porque eu vivo uma vida de intercessão por você à direita de Deus, vivereis uma vida de graça e paz aqui, e uma vida de glória a seguir.

Comentário de Thomas Coke

João 14:19 . Ainda um pouco, Um pouco, na verdade, porque ele foi crucificado no dia seguinte: e ele mais particularmente declara que não apareceria à nação judaica em geral após sua ressurreição, mas apenas para seus discípulos. Ele acrescenta: “Porque eu vivo, ressuscitando dentre os mortos, vivereis também – ressuscitando dentre os mortos; e também agora, por meio das influências divinas que você derivará de mim, para valorizar as obras da graça em sua vida. corações e para treiná-lo até uma crescente convivência por compartilhar comigo na vida eterna “. Comp. 2 Coríntios 4: 10-11 .

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = sistema mundial. João 15:18 ; João 15:19 ; João 7: 7 . (Veja Scofield “ Apocalipse 13: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vedes; porque eu vivo, vivereis também.

Mas você me vê – isto é, certamente me verá.

Porque eu vivo, vós também vivereis . Porque eu sou o Único vivo em minha natureza Divina, e ressuscitarei em minha natureza humana e viverei para sempre no céu; doravante a vida da glória.

Referências Cruzadas

João 6:56 – Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

João 7:33 – Disse-lhes Jesus: “Estou com vocês apenas por pouco tempo e logo irei para aquele que me enviou.

João 8:21 – Mais uma vez, Jesus lhes disse: “Eu vou embora, e vocês procurarão por mim, e morrerão em seus pecados. Para onde vou, vocês não podem ir”.

João 11:25 – Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

João 12:35 – Disse-lhes então Jesus: “Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.

João 13:33 – “Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir.

João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 16:16 – “Mais um pouco e já não me verão; um pouco mais, e me verão de novo”.

João 16:22 – Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

Romanos 5:10 – Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

Romanos 8:34 – Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

1 Coríntios 15:20 – Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram.

1 Coríntios 15:45 – Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.

2 Coríntios 4:10 – Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

Colossenses 3:3 – Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *