Estudo de Romanos 8:34 – Comentado e Explicado

Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós!
Romanos 8:34

Comentário de Albert Barnes

Quem é ele que condena? Quem proferirá sentença de condenação e entregará à perdição? A função de proferir sentença de condenação sobre as pessoas pertencerá a Cristo, o juiz dos vivos e dos mortos, e o apóstolo passa a dizer que era certo que ele não condenaria os eleitos de Deus. Eles estavam, portanto, seguros.

É Cristo quem morreu – ou, como pode ser traduzido: “Cristo, que morreu, os condenará?” O argumento aqui é que, como Cristo morreu para salvá-los, e não para destruí-los, ele não os condenará. Sua morte por eles é uma segurança de que ele não os condenará. Como ele morreu para salvá-los, e como eles realmente abraçaram sua salvação, há a maior segurança de que ele não os condenará. Este é o primeiro argumento para a segurança deles da morte de Cristo.

Sim, isso ressuscitou novamente – Esta é uma segunda consideração pela segurança deles em relação ao trabalho dele. “Ele ressuscitou para a justificação deles” (Nota, Romanos 4:25 ); e como esse era o objetivo que ele tinha em vista, segue-se que ele não os condenaria.

Quem está mesmo à direita de Deus – Investido com poder, dignidade e autoridade no céu. Esta é uma terceira consideração para mostrar que Cristo não nos condenará e que os cristãos estão seguros. Ele está vestido com poder; ele é exaltado para honrar; ele é colocado na cabeça de todas as coisas. E essa entronização solene e investidura de poder sobre o universo, é com referência expressa à salvação de sua igreja e povo; Mateus 28: 18-19 ; João 17: 2 ; Efésios 1: 20-23 . O cristão está, portanto, sob a proteção de Cristo e está seguro de ser condenado por ele.

Quem também faz intercessão por nós – Note Romanos 8:26 . Quem defende a nossa causa; quem nos ajuda e nos ajuda; quem apresenta nossos interesses diante do propiciatório nos céus. Para esse fim, ele subiu ao céu; Hebreus 7:25 . Esta é a quarta consideração que o apóstolo pede para a segurança dos cristãos extraídos da obra de Cristo. Por tudo isso, ele argumenta que a segurança completa deles está sujeita a condenação por aquele que declarar a destruição de toda a humanidade e, portanto, a segurança completa deles no dia do julgamento. Tendo o juiz de tudo para o nosso amigo, estamos seguros.

Comentário de E.W. Bullinger

É = deve.

par = também.

às . App-104.

também, & c . = intercede também.

Comentário de John Calvin

34. Quem é aquele que condena? etc. Como ninguém acusando pode prevalecer, quando o juiz absolve; portanto, não resta condenação quando a lei é satisfeita e a penalidade já está paga. Ora, é Cristo quem, que, de uma vez por todas sofreu o castigo devido a nós, declarou assim que empreendeu a nossa causa, a fim de nos libertar: aquele que depois procura nos condenar, deve trazer de volta o próprio Cristo à morte. Mas ele não apenas morreu, mas também ressurgiu como vencedor da morte e triunfou sobre todo o seu poder.

Ele acrescenta ainda mais – que ele agora está sentado à direita do Pai; com o que se entende, que ele possui domínio sobre o céu e a terra, e pleno poder e domínio sobre todas as coisas, de acordo com o que é dito em Efésios 1:20 . Ele também nos ensina que, assim, se senta, para que possa ser um advogado e intercessor perpétuo na garantia de nossa salvação. Segue-se, portanto, que quando alguém procura nos condenar, ele não apenas procura anular a morte de Cristo, mas também contende com o poder inigualável com o qual o Pai o honrou, e quem com esse poder lhe conferiu autoridade suprema . Essa é uma garantia tão grande; que ousa triunfar sobre o diabo, a morte, o pecado e os portões do inferno, deve alojar-se profundamente no coração de todos os piedosos; pois nossa fé não é nada, exceto que tenhamos certeza de que Cristo é nosso e que o Pai é nele propício para nós. Nada então pode ser concebido mais pestilento e ruinoso do que o dogma escolástico respeitando a incerteza da salvação.

Quem intercede etc. Foi necessário acrescentar expressamente isso, para que a Divina Majestade de Cristo não nos aterrorize. Embora, então, de seu trono elevado, ele mantenha todas as coisas sob sujeição, ainda assim Paulo o representa como mediador; cuja presença seria estranho para nós temermos, pois ele não apenas nos convida gentilmente a si mesmo, mas também parece um intercessor para nós diante do Pai. Mas não devemos medir essa intercessão pelo nosso julgamento carnal; pois não devemos supor que ele humildemente suplica o Pai com joelhos dobrados e mãos estendidas; mas, como ele aparece continuamente, como alguém que morreu e ressuscitou, e como sua morte e ressurreição estão no lugar da intercessão eterna, e tem a eficácia de uma poderosa oração para reconciliar e tornar o Pai propício a nós, ele é justamente dito interceder por nós.

Comentário de Adam Clarke

Quem está à direita de Deus – ao qual ele exaltou a nossa natureza humana, que ele levou em conjunto com a sua divindade; e aí ele faz intercessão por nós – administra todas as preocupações de seu próprio reino em geral, e de cada membro de sua Igreja em particular.

Comentário de John Wesley

Quem é ele que condena? É Cristo quem morreu, sim, que ressuscitou, quem está à direita de Deus, que também faz intercessão por nós.

Sim, isso já ressuscitou – Nossa fé não deve parar com a morte dele, mas deve ser exercida mais adiante em sua ressurreição, reino, segunda vinda.

Quem faz intercessão por nós – Apresentando ali sua obediência, seus sofrimentos, suas orações e nossas orações santificadas por ele.

Referências Cruzadas

Jó 33:24 – para ser-lhe favorável e dizer: ‘Poupa-o de descer à cova; encontrei resgate para ele’,

Jó 34:29 – Mas, se ele permanecer calado, quem poderá condená-lo? Se esconder o rosto, quem poderá vê-lo? No entanto, ele domina igualmente sobre homens e nações,

Salmos 37:33 – mas o Senhor não o deixará cair em suas mãos, nem permitirá que o condenem quando julgado.

Salmos 109:31 – pois ele se põe ao lado do pobre para salvá-lo daqueles que o condenam.

Isaías 53:12 – Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até à morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Jeremias 50:20 – Naqueles dias, naquela época”, declara o Senhor, “se procurará pela iniqüidade de israel, mas nada será achado, pelos pecados de Judá, mas nenhum será encontrado, pois perdoarei o remanescente que eu poupar.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Marcos 16:19 – Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

João 16:23 – Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.

João 16:26 – Nesse dia, vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês,

João 17:20 – “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles,

Atos dos Apóstolos 7:56 – e disse: “Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus”.

Romanos 4:25 – Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Romanos 5:6 – De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Romanos 8:27 – E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

Romanos 14:9 – Por esta razão Cristo morreu e voltou a viver, para ser Senhor de vivos e de mortos.

Romanos 14:13 – Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.

Gálatas 3:13 – Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.

Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

Hebreus 8:1 – O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus

Hebreus 9:10 – Eram apenas prescrições que tratavam de comida e bebida e de várias cerimônias de purificação com água; essas ordenanças exteriores foram impostas até o tempo da nova ordem.

Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

Hebreus 10:10 – Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

Hebreus 10:19 – Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus,

Hebreus 12:1 – Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *