Estudo de Romanos 14:9 – Comentado e Explicado

Para isso é que morreu Cristo e retomou a vida, para ser o Senhor tanto dos mortos como dos vivos.
Romanos 14:9

Comentário de Albert Barnes

Para esse fim – Para esse fim ou design. O apóstolo não diz que esse foi o “único” desígnio de sua morte, mas que era um objetivo principal ou um objeto que ele tinha distintamente em vista. Esta declaração é introduzida para confirmar o que ele havia dito no versículo anterior, que em todas as circunstâncias somos do Senhor. Isso ele mostra pelo fato de que Jesus morreu “em ordem” para que “pudéssemos” ser dele.

E rosa – Essa expressão é rejeitada pela maioria dos críticos modernos. Está faltando em muitos manuscritos e provavelmente foi introduzido no texto a partir da margem.

E revivido – Há também uma variação no grego neste lugar, mas não tão grande que mude materialmente o sentido. Refere-se à sua “ressurreição” e significa que ele foi “restaurado à vida” para poder exercer domínio sobre os mortos e os vivos.

Para que ele possa ser o Senhor – grego. Para que ele possa “governar”. A palavra grega usada aqui implica a idéia de ele ser “proprietário” ou “proprietário”, além de “governante”. Isso significa que ele pode exercer domínio completo sobre todos, como legislador e Senhor soberano.

Ambos os mortos – Ou seja, daqueles que “são” falecidos, ou que foram para outro estado de existência. Esta passagem prova que aqueles que morrem não são aniquilados; que eles não deixam de ser conscientes; e que eles ainda estão sob o domínio do Mediador. Embora seus corpos se formem na sepultura, o espírito vive e está sob seu controle. E embora o corpo morra e retorne ao seu pó nativo, o Senhor Jesus ainda é seu Soberano, e o ressuscitará:

Deus vive nosso Redentor,

E muitas vezes dos céus.

Olha para baixo e observa toda a nossa poeira,

Até que ele faça um lance para subir.

Dá uma sacralidade adicional ao túmulo quando refletimos que o túmulo está sob os cuidados vigilantes do Redentor. Seguro em suas mãos, o corpo pode afundar em seu pó nativo com a certeza de que em seu próprio tempo ele o chamará novamente, com poderes renovados e imortais, para estar sempre sujeito a sua vontade. Com essa visão, podemos deixar nossos amigos com confiança em suas mãos quando eles morrem, e entregar nosso próprio corpo alegremente ao pó, quando ele chamar nosso espírito daqui para a frente. Mas não é apenas sobre o “corpo” que seu domínio é estabelecido. Esta passagem prova que as almas que partiram dos santos ainda estão sujeitas a ele; compare Mateus 22:32 ; Marcos 12:27 . Ele não apenas tem “domínio” sobre esses espíritos, mas é o protetor deles e o Senhor. Eles estão seguros sob seu domínio universal. E faz muito para aliviar as dores da separação dos amigos piedosos e amados, para refletir que eles ainda partem para amar e servir o mesmo Salvador em perfeita pureza, e não revelados pela enfermidade e pelo pecado. Por que desejamos lembrá-los de seu amor perfeito nos céus, para o serviço pobre e imperfeito que eles prestariam se na terra dos vivos?

E vivendo – Para os remidos, enquanto eles permanecem nesta vida. Ele morreu para “comprá-los” para si mesmo, para que se tornassem seus súditos obedientes; e são obrigados a obedecer por toda a sacralidade e valor do preço que ele pagou, mesmo seu precioso sangue; compare 1 Coríntios 6:20 : “Porque fostes comprados com um preço; glorificai a Deus em seu corpo e em seu espírito, que são de Deus;” 1 Coríntios 7:23 ; Apocalipse 14: 4 (grego, “comprado”); 1 Pedro 2: 9 (em grego, “comprado”). Se for perguntado como esse “domínio sobre os mortos e os vivos” está relacionado à morte e ressurreição do Senhor Jesus, podemos responder:

(1) Que os cristãos estão seguros do fato de serem “comprados” ou “resgatados” por seu precioso sangue; e que eles são obrigados por essa sagrada consideração a viver para ele. Essa obrigação todo cristão sente 1 Pedro 1:18 , e sua força está continuamente repousando sobre ele. Foi pelo amor de Cristo que ele foi levado a amar a Deus; e suas obrigações mais profundas e ternas de viver para ele surgem dessa fonte; 2 Coríntios 5: 14-15 .

(2) Jesus, por sua morte e ressurreição, estabeleceu um domínio sobre a sepultura. Ele destruiu o que tinha o poder da morte, Hebreus 2:14 , e triunfou sobre ele; Colossenses 2:15 . Satanás é um inimigo humilhado; e seu cetro sobre a sepultura é arrancado de suas mãos. Quando Jesus ressuscitou, apesar de todo o poder de Satanás e das pessoas, ele estourou os bandos da morte, invadiu os domínios dos mortos e mostrou que tinha poder para controlar tudo.

(3) esse domínio do Senhor Jesus é sentido pelos espíritos do alto. Eles estão sujeitos a ele porque ele os redimiu; Apocalipse 5: 9 .

(4) é freqüentemente revelado nas Escrituras que “domínio” deveria ser dado ao Senhor Jesus como recompensa de seus sofrimentos e morte; veja João 17: 2 , João 17: 4-5 ; 5: 26-29 notas; Filemom 2: 5-11 notas; Efésios 1: 20-21 notas; Hebreus 2: 9-10 ; Hebreus 12: 2 notas. A “extensão” de seu domínio como mediador é afirmada, neste local, apenas para estar sobre os mortos e os vivos; isto é, sobre a raça humana. Outras passagens da Escritura, no entanto, parecem sugerir que ela se estende por todos os mundos.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

para este fim = até (App-104.) isto ( touto ).

Cristo . App-98.

ambos . Omitir.

e rosa . Os textos omitem.

revivido = vivido (novamente). App-170.

isso = para que isso. Grego. hina .

pode ser o senhor . Grego. kurieuo. Ver Romanos 6: 9 , Romanos 6:14 .

morto . App-139.

vivendo . App-170.

Comentário de John Calvin

9. Para este fim, Cristo também morreu, etc. Esta é uma confirmação da razão que foi mencionada pela última vez; pois, para provar que devemos viver e morrer para o Senhor, ele dissera que, se vivemos ou morremos, estamos sob o poder de Cristo. Ele agora mostra quão corretamente Cristo reivindica esse poder sobre nós, uma vez que o obteve por um preço tão alto; pois, sofrendo a morte para nossa salvação, ele adquiriu autoridade sobre nós que não pode ser destruída pela morte e, ressuscitando, recebeu toda a nossa vida como sua propriedade peculiar. Por sua morte e ressurreição, ele mereceu que, tanto na morte quanto na vida, promovêssemos a glória de seu nome. As palavras surgiram e viveram novamente significam que, pela ressurreição, ele alcançou um novo estado de vida; e que, como a vida que ele possui agora não está sujeita a mudanças, seu domínio sobre nós deve ser eterno.

Comentário de Adam Clarke

Cristo morreu e ressuscitou – Que nós não somos nossos, mas somos do Senhor na vida e na morte, é evidente disso – que Cristo viveu, morreu e ressuscitou, para que ele possa ser o Senhor dos mortos e dos mortos. vivo; pois seu poder se estende igualmente sobre os dois mundos: espíritos separados e corporificados estão sob sua autoridade; e é ele quem ressuscitará os mortos, e assim por toda a eternidade viverá sob seu domínio.

A cláusula ?a? a?est? , e rose, está faltando em vários MSS respeitáveis. E certamente não é necessária para o texto. Griesbach omite as palavras e lê ape?a?e ?a? e??se? , morreu e viveu; dos quais o professor White diz, lectio indubie genuina : “esta leitura é indiscutivelmente genuína”.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 14: 9 . Pode ser o Senhor Isso deve ser entendido aqui de modo a concordar com o versículo anterior: ali estava: “Nós, isto é, nós cristãos, quer vivamos ou morramos, somos propriedade do Senhor: porque o Senhor morreu e ressuscitou , que nós, vivendo ou morrendo, devemos ser dele. ” Veja Locke.

Veja o comentário sobre Romanos 14: 7

Referências Cruzadas

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Lucas 24:26 – Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

João 5:27 – E deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.

Atos dos Apóstolos 10:36 – Vocês conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos.

Atos dos Apóstolos 10:42 – Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.

2 Coríntios 5:14 – Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

2 Timóteo 4:1 – Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

1 Pedro 4:5 – Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.

Apocalipse 1:18 – Sou aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *