Estudo de João 5:27 – Comentado e Explicado

e lhe conferiu o poder de julgar, porque é o Filho do Homem.
João 5:27

Comentário de Albert Barnes

Ele lhe deu autoridade – o nomeou para fazer isso. O fez ser juiz de todos. Isso é representado como sendo a nomeação do Pai, Atos 17:31 . A palavra “autoridade” aqui (comumente traduzida como “poder”) implica tudo o que é necessário para executar o julgamento – todo o poder físico para ressuscitar os mortos e investigar as ações e pensamentos da vida; e todo o “direito moral” ou autoridade para julgar as criaturas de Deus e pronunciar sua condenação.

Executar julgamento – fazer julgamento – ou seja, julgar. Ele tem compromisso para “fazer justiça”; ver que o universo não sofre nada errado, seja pela fuga dos culpados ou pela punição dos inocentes.

Porque be é o Filho do homem – A frase “Filho do homem” aqui parece ser usada no sentido de “porque ele é um homem” ou porque ele tem a natureza humana. O termo é aquele que Jesus freqüentemente dá a si mesmo, para mostrar sua união com o homem e seu interesse pelo homem. Veja as notas em Mateus 8: 19-20 . Deve-se observar aqui que a palavra “filho” não tem o artigo antes no original: porque ele é um filho do homem – isto é, porque ele é um homem. Parece que há uma propriedade que alguém em nossa natureza deve nos julgar. O que é essa propriedade, certamente não sabemos. Pode ser:

1.Porque alguém que experimentou nossas fraquezas e que possui nossa natureza pode ser considerado por aqueles que são julgados mais qualificados do que alguém de natureza diferente.

2.Por que ele deve decidir entre “homem” e “Deus”, e é apropriado que nossos sentimentos, natureza e opiniões sejam representados no juiz, bem como os de Deus.

3.Porque Jesus tem todos os sentimentos de compaixão que poderíamos pedir – toda a benevolência que poderíamos desejar em um juiz; porque ele tem a disposição de nos defender, dando a vida, e nunca se pode alegar por aqueles que estão condenados que seu juiz era um ser distante, frio e hostil.

Alguns supuseram que a expressão “Filho do homem” aqui significa o mesmo que “Messias” (ver Daniel 7: 13-14 ), e que o significado é que Deus o fez julgar porque ele era o Messias. Algumas das versões e pais antigos relacionaram isso com o seguinte versículo, assim: “Maravilhe-se não porque sou homem, ou porque esta grande obra está comprometida com um homem aparentemente em vida humilde. Você verá coisas maiores que estas. ” Assim, a versão siríaca lê e Crisóstomo, Teofilato e alguns outros entre os pais.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

autoridade . Grego. exousia. Veja App-172.

o Filho do homem (ver App-98). A única ocorrência em João sem o Artigo (exceto Apocalipse 1:13 ; Apocalipse 14:14 ). Compare Daniel 7:13 .

Comentário de John Calvin

27. E deu-lhe poder. Ele novamente repete que o Pai lhe deu domínio, para que ele tenha pleno poder sobre todas as coisas no céu e na terra. A palavra ( ????s?a ) aqui denota autoridade. O julgamento é aqui posto para governo e governo, como se ele dissesse, que o Pai o designara rei, governar o mundo e exercer o poder do próprio pai.

Porque ele é o filho do homem. Essa razão, que é imediatamente acrescentada, merece ser observada particularmente, pois significa que ele aparece aos homens, adornado com tanta magnificência de poder, que pode transmitir a eles o que recebeu do Pai. Alguns pensam que esta passagem não contém nada além do que é dito por Paulo, que Cristo,

tendo estado na forma de Deus, esvaziou-se assumindo a forma de servo, e se humilhou até a morte da cruz; e, portanto, Deus o exaltou, e lhe deu um nome mais ilustre do que qualquer nome, para que todo joelho se dobrasse diante dele
( Filipenses 2: 7. )

Mas, por minha parte, considero o significado mais extenso: que Cristo, na medida em que é homem, foi designado pelo Pai como o Autor da vida, para que não seja necessário irmos muito longe para buscá-lo. ; pois Cristo não o recebeu por si mesmo, como se precisasse, mas para nos enriquecer com sua riqueza. Pode ser resumido da seguinte forma: “O que havia sido escondido em Deus nos é revelado em Cristo como homem, e a vida , que antes era inacessível, é agora colocada diante de nossos olhos”. Alguns separam esse argumento de sua conexão imediata e o juntam à cláusula a seguir; mas esta é uma interpretação forçada e está em desacordo com o significado de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

Porque ele é o Filho do homem – Porque ele é o Messias; pois, nesse sentido, a frase Filho do homem deve ser frequentemente entendida. Mas alguns se juntam a isso no próximo versículo assim: – Não se surpreenda com isso, porque ele é o Filho do homem.

Comentário de Thomas Coke

João 5:27 . E lhe deu autoridade, etc. – Isso pode se referir não apenas ao julgamento final e futuro sobre os filhos dos homens, mas também ao infligir julgamentos temporais; e possivelmente nosso Senhor tinha a destruição de Jerusalém mais particularmente em seus olhos – um exercício de julgamento que ele constantemente atribuía a si mesmo. Ver Filipenses 2: 9 ; Filipenses 2:11 e a próxima nota.

Comentário de John Wesley

E deu-lhe autoridade para executar o julgamento também, porque ele é o Filho do homem.

Porque ele é o Filho do homem – Ele é designado para julgar a humanidade porque ele foi feito homem.

Referências Cruzadas

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Salmos 110:6 – Julgará as nações, amontoando os mortos e esmagando governantes em toda a extensão da terra.

Daniel 7:13 – “Na minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de um homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença.

Daniel 7:13 – “Na minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de um homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença.

João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

Atos dos Apóstolos 10:42 – Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

1 Coríntios 15:25 – Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Filipenses 2:7 – mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Hebreus 2:7 – Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o coroaste de glória e de honra;

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *