Estudo de Salmos 110:1 – Comentado e Explicado

Salmo de Davi. Eis o oráculo do Senhor que se dirige a meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu faça de teus inimigos o escabelo de teus pés.
Salmos 110:1

Comentário de Albert Barnes

O Senhor disse ao meu Senhor: No hebraico, “falou a Jeová ao meu Senhor.” A palavra ???? Yahweh é o nome incomunicável de Deus. Nunca é dado a um ser criado. A outra palavra traduzida “Senhor – ???? ‘Adonay – significa alguém que tem domínio ou autoridade; um de alto escalão; alguém que tem domínio; quem é o dono ou possuidor, etc. Esta palavra é aplicada com freqüência a uma criatura. É aplicado a reis, príncipes, governantes, mestres. A frase “meu Senhor” refere-se a alguém que era superior ao autor do salmo; alguém a quem ele poderia se dirigir como seu superior. O salmo, portanto, não pode se referir ao próprio Davi, como se o Senhor lhe dissesse: “Senta-te à minha mão direita”. Tampouco havia alguém na terra no tempo de Davi a quem isso pudesse ser aplicável; qualquer pessoa a quem ele chamaria de “Senhor” ou superior. Se, portanto, o salmo foi escrito por Davi, ele deve ter referência ao Messias – a quem ele possuía como seu superior – seu Senhor – seu Soberano. Não pode se referir a Deus como se ele tivesse essa regra sobre Davi, já que o próprio Deus é chamado de “falar” àquele a quem Davi chamou seu Senhor: “Jeová disse a meu Senhor.” O raciocínio do Salvador, portanto, em Mateus 22: 43-45 , foi fundamentado em uma interpretação justa e justa do salmo, e foi tão claro e conclusivo que os fariseus não tentaram responder a ele. Mateus 22:46 . Veja as notas nessa passagem. Nenhuma outra interpretação “pode” ser dada a ele, consistentemente com as regras apropriadas da linguagem exposta, a menos que seja demonstrado que o salmo não foi composto por Davi e, portanto, possa ser aplicado a alguém a quem o autor reconheceria como seu ” Senhor.” Mas não há evidência disso, e não há ninguém na história do Antigo Testamento a quem o salmo seja aplicável.

Sente-se à minha mão direita – A posição de honra e posição. Compare as notas no Salmo 16: 8 . Veja também Salmo 45: 9 ; Marcos 14:62 ; Lucas 22:69 ; Atos 7:55 ; Hebreus 1: 3 ; Hebreus 8: 1 . A frase é adequadamente aplicável ao Messias como exaltada ao lugar mais alto do universo – a mão direita de Deus.

Até que eu faça dos teus inimigos o teu escabelo – Até que sejam completamente subjugados com o tempo. Veja as notas em Mateus 22:44 . Os inimigos aqui mencionados são os inimigos do Messias considerados rei (ver Salmo 2: 1-12 ); e a promessa aqui é que “ele deve reinar até que tenha posto todos os inimigos debaixo de seus pés”. Veja as notas em 1 Coríntios 15:25 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 110.

O reino, o sacerdócio, a conquista e a paixão de Cristo.

Um salmo de Davi.

Título. ????? ???? ledavid mizmor. É universalmente aceito que este salmo foi composto por Davi: e parece ser quase tão universalmente aceito que ele não fala de si mesmo nele, mas diretamente do Messias.

Este é o mais notável, porque na maioria, senão em todos os outros salmos, onde ele profetiza nosso Salvador, há um significado óbvio, se não em todo o salmo, mas em várias partes dele, que se relacionam a alguma ocasião em particular, alguma passagem ou outra na história de Davi; e esses salmos devem ser entendidos por Cristo em um sentido secundário, embora não menos evidente, e às vezes mais do que o primeiro. Mas esse salmo deve ser totalmente entendido apenas por Cristo. O bispo Hare diz que, por ter observado que a maioria das coisas nos salmos cumpridos em Cristo, foram ditas na primeira e, como é chamado, sentido literal de Davi, que era um tipo ilustre de Cristo, ele tentou mais mais de uma vez se ele não poderia aplicar esse salmo a Davi; mas não podia de maneira alguma que fosse satisfatória. DeMuis trabalhou com ele no mesmo assunto e com o mesmo sucesso. De fato, os próprios judeus antigos entenderam assim; e que esse era o sentido conhecido e recebido no tempo de nosso Salvador, aparece pelo que aconteceu entre ele e os fariseus, Mateus 22:42 ; Mateus 22:46 . No mesmo sentido que São Pedro o aplica, Atos 2: 34-35 e o escritor inspirado em Hebreus, Hebreus 1:13, e isso fica mais claro no quarto versículo; pois o sacerdócio estava confinado à linhagem de Arão; e nenhuma posteridade de Davi, exceto o Messias, jamais teve direito a essa honra. De fato, nenhum dos descendentes de Arão poderia presumir ser padres para sempre, como é o nosso sumo sacerdote. Portanto, podemos dizer com o bispo Patrick que esse salmo é uma previsão muito clara da divindade de nosso Salvador, sua dignidade real, seu sacerdócio, suas vitórias e triunfo.

Salmos 110: 1 . O Senhor disse, etc. – Ou seja: “Deus Pai disse a Deus Filho, a quem eu honro como meu Senhor, e adoro como meu Deus: sente-se (a saber, depois dos teus sofrimentos na terra) à minha mão direita”; – uma expressão que denota a mais alta dignidade e honra; e aludindo aos monarcas terrestres, que colocavam à direita aqueles a quem dariam a maior honra, ou a quem projetavam avançar para o maior poder e autoridade. Veja 1 Reis 2:19 . Aqui significa o domínio que Jesus Cristo, após sua morte, recebeu de Deus Pai, como o Messias. Assim, ele diz de si mesmo, Apocalipse 3:21 . Eu venci e fui convocado com meu pai em seu trono. É adicionado, até eu fazer, etc. Jesus Cristo subjuga seus inimigos pelo poder que é essencial para ele, pois ele é um com o Pai, Deus abençoado para sempre; e ele também o faz pelo poder que recebeu do Pai, na qualidade de Mediador. Veja Mateus 28:18 . 1 Coríntios 15:25 . Teus inimigos, quer dizer, teus crucificadores; converter alguns e destruir outros; os pagãos idólatras ; sujeitando-os ao teu evangelho; o poder do pecado e Satanás no coração dos homens e, finalmente, a própria morte . A expressão, escabelo de teus pés, que denota um subgrupo inteiro de inimigos, alude ao costume das nações orientais, pisar nos pescoços dos reis que eles haviam conquistado e torná-los, por assim dizer, escabelo de seus pés. Veja Josué 10:24 . 2 Samuel 22:41 . O Sr. Martin, em seu Explication des Textes difficiles, demonstrou que essa expressão de sentar-se à direita de Deus não implica apenas a elevação do Messias ao trono, mas sua igualdade com o Pai; e ele observa que a Divindade de Jesus Cristo nunca poderia ter se oposto, se essas palavras tivessem sido entendidas adequadamente: ele observa ainda que a palavra escabelo declara a mesma coisa. Ter um escabelo, diz ele, era anteriormente uma marca de distinção, reservada apenas para aqueles que eram nomeados para uma dignidade. Não há menção de escabelo nas Escrituras, mas no que diz respeito a Deus e reis. A arca da aliança é freqüentemente chamada de escabelo do Senhor; 1 Crônicas 28: 2 ; 1 Crônicas 28:21 e é dito, 2 Crônicas 9:18 que o escabelo do trono de Salomão era de ouro. Em resumo, Homer dá os pés para os pés apenas para heróis e pessoas do primeiro escalão. Essas observações mostram que a menção de escabelo neste lugar é apenas para exaltar o poder do Filho de Deus e estabelecê-lo sobre os fundamentos mais sólidos e gloriosos. Distingirá suficientemente este escabelo, que será composto apenas pelas cabeças de seus inimigos; dos judeus impenitentes, dos perseguidores da igreja, do anticristo, dos pecadores, da morte, do inferno e do diabo. Estes são os seus inimigos; estes são aqueles a quem ele ferirá; a quem ele governará com uma vara de ferro, e partirá em pedaços como um vaso de barro; e quem servirá para o seu triunfo eterno; veja Salmos 2: 9, que o salmo que o leitor observará tem uma grande afinidade com o presente.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 110: 1 . O Senhor disse ao meu Senhor: ??? ???? ????? , neum Jeová ladoni, o ditado ou decreto, ou seja, registro o ditado ou decreto de Jeová ao meu Senhor, ou seja, ao seu Filho, o Messias, a quem reconheço como meu Senhor e Deus. Esse decreto, feito na eternidade, foi oportunamente publicado e foi realmente executado quando Deus ressuscitou a Cristo dentre os mortos e o trouxe para sua mansão celestial. Davi designadamente chama o Messias de seu Senhor, para admoestar toda a igreja, que embora ele fosse seu filho de acordo com a natureza humana, ele ainda tinha uma natureza superior e também era seu Senhor, por ser por natureza Deus abençoado para sempre e , consequentemente, Senhor de todas as coisas, como é chamado Atos 10:36 ; e por ofício, como ele era Deus homem, o Senhor e o rei de toda a igreja e de todo o mundo, pelo bem da igreja. E isso foi dito para impedir a ofensa que o Espírito Santo previu que os judeus e outros estariam prontos para enfrentar a maldade da aparição de Cristo na carne. A palavra hebraica ???? , adon, é um dos títulos de Deus, significando seu poder e autoridade sobre todas as coisas e, portanto, é mais apropriadamente dada ao Messias, a quem Deus havia delegado todo o seu poder no universo, Mateus 28:18 . Senta-te à minha mão direita – Tu que por tantos anos foi velado com carne debilitada e mortal, desprezado, rejeitado e pisoteado pelos homens, e perseguido até a morte; agora toma para ti o teu grande e justo poder. Você fez sua obra na terra, agora descanse, e possua aquele reino e glória soberanos, que por direito lhe pertencem; governa comigo, com autoridade e honra muito acima de todas as criaturas, na terra ou no céu. Portanto, essa frase é exposta em outros lugares: ver Lucas 22:69 ; 1 Coríntios 15:25 ; Hebreus 1: 3 ; Hebreus 8: 1 ; Hebreus 10: 12-13 ; Efésios 1:20 , etc. É uma expressão figurativa, tirada do costume dos monarcas terrestres, que colocou aquelas pessoas em suas mãos certas a quem eles mostrariam a maior honra, ou a quem eles planejaram avançar para o maior poder e autoridade: ver 1 Reis 2:19 . Aqui significa o domínio que Jesus Cristo, após sua morte, recebeu do Pai, como o Messias. Assim, ele diz de si mesmo: Apocalipse 3:21 , venci e sou colocado no trono com meu Pai. Até que eu faça teus inimigos – Até que, pelo meu poder onipotente, te comunique como mediador, eu faço aqueles que te crucificaram (convertendo alguns e destruindo outros) e os pagãos idólatras, sujeitando-os ao teu evangelho, como também o poder do pecado e de Satanás no coração dos homens e, finalmente, a própria morte, escabelo de teus pés – teus escravos e vassalos. Essa expressão, escabelo de teus pés, que denota um subgrupo inteiro de inimigos, alude ao costume das nações orientais, pisar nos pescoços dos reis que eles haviam conquistado, e assim torná-los, por assim dizer, escabelo de seus pés.

Comentário de Scofield

O Senhor disse ao meu Senhor

A importância dos Salmos 110 é atestada pelo notável destaque dado a ela no Novo Testamento.

(1) Afirma a divindade de Jesus, respondendo assim aos que negam todo o significado divino de seu título no NT de “Senhor”. Mateus 22: 41-45 ; Marcos 12: 35-37 ; Lucas 20: 41-44 ; Atos 2:34 ; Atos 2:35 ; Hebreus 1:13 ; Hebreus 10:12 ; Hebreus 10:13 .

(2) Este Salmo anuncia o sacerdócio eterno do Messias – uma das declarações mais importantes das Escrituras ( Salmos 110: 4 ).

(Ver Scofield “ Gênesis 14:18 “) Ver Scofield ” Hebreus 5: 6 “.; Hebreus 7: 1-28 ; 1 Timóteo 2: 5 ; 1 Timóteo 2: 6 ; João 14: 6 .

(3) Historicamente, o Salmo começa com a ascensão de Cristo Salmos 110: 1 ; João 20:17 ; Atos 7:56 ; Apocalipse 3:21 .

(4) Profeticamente, o Salmo observa

(a) até o momento em que Cristo aparecerá como a vara da força de Jeová, o Libertador de Sião. Romanos 11: 25-27 e a conversão de Israel; Salmos 110: 3 ; Joel 2:27 ; Zacarias 13: 9 ; Deuteronômio 30: 1-9 (Ver Scofield “ Deuteronômio 30: 3 “) e

(b) ao julgamento sobre os poderes gentios que precede a criação do reino ( Salmos 110: 5 ; Salmos 110: 6 ); Joel 3: 9-17 ; Zacarias 14: 1-4 ; Apocalipse 19: 11-21 .

Veja Apocalipse 16:14 no “Armagedom” (Veja Scofield “ Apocalipse 19:17 “) . “Israel” Gênesis 12: 2 ; Gênesis 12: 3 . Veja Scofield ” Romanos 11:26 “. “Reino” Veja Scofield ” Zacarias 12: 8 “. Veja Scofield ” 1 Coríntios 15:24 “. Veja Scofield ” Salmos 2: 6 “. Veja Scofield ” Salmos 118: 22 .

Veja Salmos 118, último na ordem dos Salmos Messiânicos.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mizmor. App-65.

de David. Em relação ao verdadeiro David, e interpretado por Ele e por Ele. Ver nota abaixo.

O Senhor. Hebraico. Jeová. App-4. Citado em Mateus 22: 41-46 . Atos 2:34 , Atos 2:35 . Hebreus 1:13 .

disse. Hebraico. ne “um Jeová = ” o grego (ou pronunciação oracular) de Jeová “ . É quase sempre usado para a expressão direta imediata do próprio Jeová; raramente a do profeta ( Números 24: 3 , Números 24:15 ); Davi ( 2 Samuel 23: 1 ).

meu senhor = Adonai, App-4. : ie Senhor de Davi: ie o Messias. Compare Mateus 22: 41-46 .

Sente-te, etc. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6.

Até eu fazer, etc. . 1 Corinthians 15:25 ). Citado ou referido sete vezes no NT ( Mateus 22:44 . Marcos 12:36 . Lucas 20:42 . Atos 2:34 . Hebreus 1:13 ; Hebreus 10:13 . 1 Coríntios 15:25 ).

faze os teus inimigos o teu escabelo ; põe os teus inimigos como escabelo dos teus pés. No Novo Testamento, grego = tithemi (2 a. Subj.) = “Deve ter colocado” . 1 Coríntios 15:25 é a exceção, onde não é “posto como escabelo”, mas colocado “embaixo”, porque a sessão de Cristo em Seu próprio trono ( Mateus 25:31 . Apocalipse 3:21 ) é mencionada. , em vez de sua sessão no trono de seu pai, como em todas as outras citações.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor disse ao meu Senhor – Jeová disse ao meu Adoni. Que o Senhor de Davi é o Messias, é confirmado pelo próprio Senhor e pelos apóstolos Pedro e Paulo, como já vimos.

Sente-se à minha mão direita – isso implica a posse da máxima confiança, poder e preeminência.

Até que eu faça teus inimigos – Jesus reinará até que todos os seus inimigos sejam subjugados sob ele. Jesus Cristo, como Deus, sempre habitou na plenitude da Divindade; mas foi como homem-Deus que, depois de sua ressurreição, ele foi elevado à mão direita da Majestade no alto, para sempre aparecer na presença de Deus por nós.

Comentário de John Calvin

1 Jeová disse ao meu Senhor (320) O que é afirmado aqui pode, em certa medida, ser aplicado à pessoa de Davi, na medida em que ele não subiu ilegalmente ao trono real, nem o encontrou por artifícios nefastos. elevado a ele pelos inconstantes sufrágios do povo, mas foi pela autoridade direta de Deus que ele reinou sobre Israel. Pode ser justamente afirmado por todos os reis da terra que eles foram colocados em seus tronos pela mão de Deus, pois os reinos deste mundo são designados pelo decreto do céu, e “não há poder senão de Deus , ”( Romanos 13: 1 ) Além disso, como esse reino era totalmente peculiar, o objetivo de Davi era fazer uma distinção entre ele e todos os outros reinos. Deus realmente investe os reis com autoridade, mas eles não são consagrados como Davi, pois, como ele, em conseqüência do óleo sagrado da unção, podem ser elevados à categoria de vicegerentes de Cristo. No oitavo segundo salmo, eles são chamados de deuses, porque, pela vontade de Deus, mantêm sua posição e, em alguns aspectos, são seus representantes (todo o poder nele se aloja;), mas não estão vestidos com a majestade sagrada pela qual Davi teve a honra de ser um tipo do Filho unigênito de Deus. Além disso, ele justamente observa que o reino lhe foi conferido de uma maneira totalmente diferente de outros reis terrestres, que, embora reconheçam que é pela graça de Deus que reinam, ainda assim, ao mesmo tempo, não consideram que são sustentados por seu poder, mas, ao contrário, imaginam que reinam por sua própria política, por direito hereditário ou pela bondade da fortuna; e, portanto, na medida em que se respeita, deve-se afirmar que eles não têm título legítimo para reinar. E uma vez que eles não reconhecem a mão de Deus no que dele derivam, seu mandamento não pode ser adequadamente dirigido a eles. Davi, que estava ciente de que ele foi ungido por Deus para ser rei sobre Israel, e que manteve uma posição obscura e aposentada até ser convocado para assumir as rédeas do governo, mostra uma boa causa por que ele não deve ser classificado com os reis comuns de Israel. a Terra; significando que ele reinou por um direito divino. Que todo o que é declarado neste versículo não pode ser aplicado total e exclusivamente a Davi, é muito óbvio na resposta de Cristo aos fariseus ( Mateus 22:44 ). Eles disseram que Cristo deveria ser filho de Davi, diz ele. a eles: “Como então o próprio Davi o chama de Senhor?”

A objeção iniciada pelos judeus, de que a resposta de Cristo foi cativa, é totalmente frívola, porque Davi não fala em seu próprio nome, mas no povo. Essa objeção é facilmente repelida. Mesmo admitindo que esse salmo foi escrito em nome de toda a Igreja, ainda que o próprio Davi constituísse um dos número dos piedosos e fosse um membro do corpo sob a mesma cabeça, ele não poderia se separar dessa classe, ou seja dissolvido desta cabeça; além do mais, ele não poderia compor esse salmo para os outros sem, ao mesmo tempo, participar com eles. Além disso, há outra coisa que merece atenção, a suposição do princípio ou da máxima então geralmente admitida, que Davi falou pelo espírito de profecia e, consequentemente, profetizou o futuro reinado de Cristo. Admitido esse princípio de interpretação, é evidente que ele tinha uma referência à futura manifestação de Cristo na carne, porque ele é o único e supremo Chefe da Igreja. Disso resulta também que em Cristo há algo mais excelente que a sua humanidade, pelo qual ele é chamado o Senhor de Davi, seu pai. Essa visão é fortalecida pelo que é afirmado na segunda cláusula do versículo. Pode-se dizer que reis terrestres estão sentados à direita de Deus, na medida em que reinam por sua autoridade; aqui, no entanto, algo mais elevado é expresso, em que um rei é escolhido de uma maneira peculiar e elevado à posição de poder e dignidade ao lado de Deus, cuja dignidade o crepúsculo apenas apareceu em Davi, enquanto em Cristo brilhou. no esplendor meridiano. E como a mão direita de Deus é elevada muito acima de todos os anjos, segue-se que quem está sentado ali é exaltado acima de todas as criaturas. Não sustentaremos que os anjos foram derrubados de seu estado elevado para serem submetidos a Davi. Qual é, então, o resultado, mas que, pelo espírito de profecia, o trono de Cristo é exaltado muito acima de todos os principados nos lugares celestiais? O símile é emprestado do que é habitual entre os reis terrestres, que se diz que a pessoa sentada à sua direita está ao lado dele e, portanto, o Filho, por quem o Pai governa o mundo, é representado por esta sessão como metaforicamente investido com domínio supremo.

Até que eu faça de teus inimigos teu escabelo (321) Com essas palavras, o profeta afirma que Cristo subjugaria toda a oposição que seus inimigos, em sua fúria tumultuada, poderiam empregar para a subversão de seu reino. Ao mesmo tempo, ele sugere que o reino de Cristo nunca desfrutaria de tranqüilidade até que ele vencesse seus numerosos e formidáveis ??inimigos. E mesmo que o mundo inteiro direcione suas maquinações para a derrubada do trono real de Cristo, Davi aqui declara que permaneceria imóvel e imóvel, enquanto todos os que se levantarem contra ele serão arruinados. Com isso, vamos aprender que, por mais numerosos que possam ser os inimigos que conspiram contra o Filho de Deus e tentam a subversão de seu reino, tudo será inútil, pois nunca prevalecerão contra o imutável propósito de Deus, mas, pelo contrário, pela grandeza de seu poder, serão postos prostrados aos pés de Cristo. E como essa previsão não será cumprida antes do último dia, deve ser que o reino de Cristo seja assaltado por muitos inimigos de tempos em tempos até o fim do mundo; e, assim, diz-se adeus, governe tu no meio dos teus inimigos. A partícula até não se refere àquilo que pode acontecer após a carnificina completa dos inimigos de Cristo. (322) Paulo certamente declara que entregará o reino a Deus, o Pai, que recebeu dele ( 1 Coríntios 15:24 ;), mas não devemos considerar essas palavras como denotando que ele deixará de reinar e tornar-se, por assim dizer, um indivíduo privado; devemos considerá-los como descrevendo a maneira de seu reinado, isto é, que sua divina majestade será mais visível. Além disso, nesta passagem, ele está falando apenas dos réprobos que caem aos pés de Cristo para sua própria ruína e destruição. Toda a humanidade se opõe naturalmente a Cristo e, portanto, é que, antes de serem levados a obedecer voluntariamente a ele, devem ser subjugados e humilhados. Isso ele faz com relação a alguns deles, que depois ele faz com ele em sua glória; enquanto ele rejeita os outros, para que eles permaneçam para sempre em seu estado perdido.

Comentário de John Wesley

Disse o Senhor a meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.

O Senhor – Deus, o pai.

Disse – decretou desde a eternidade, e no devido tempo publicou este decreto, e realmente o executou; o que ele fez quando ressuscitou a Cristo dentre os mortos, e o levou para sua mansão celestial.

Até – a seu filho, o Messias, a quem Davi designadamente chama seu Senhor, para admoestar toda a igreja, que embora ele fosse seu filho de acordo com sua natureza humana, ele ainda tinha uma natureza superior e também era seu Senhor, como sendo abençoado por Deus para sempre e, consequentemente, Senhor de todas as coisas. A palavra hebraica Adon é um dos títulos de Deus, significando seu poder e autoridade sobre todas as coisas, e, portanto, é mais apropriadamente dada ao Messias, a quem Deus delegou todo o seu poder, Mateus 28:18 .

Sente-se – Agora descanse e tome posse daquele reino e glória soberanos, que por direito lhe pertencem; governa comigo com igual poder e majestade, como tu és Deus; e com autoridade e honra muito acima de todas as criaturas, como tu és homem.

Make – Pelo meu poder todo-poderoso comunicado a você como Deus por geração eterna, e concedido a você como mediador.

Inimigos – Todos os homens ímpios, pecado e morte, e o diabo.

Repousapés – Teus escravos e vassalos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *