Estudo de Salmos 2:6 – Comentado e Explicado

Sou eu, diz, quem me sagrei um rei em Sião, minha montanha santa.
Salmos 2:6

Comentário de Albert Barnes

No entanto, eu coloquei meu rei – A palavra “ainda” é apenas a tradução da conjunção “e”. É traduzido na Vulgata “mas … autem ;” e assim, na Septuaginta, d? de Seria melhor traduzido talvez pela palavra usual “and:” “E eu estabeleci ou constituí meu rei”, etc. Isso deve ser considerado como a expressão do próprio Deus; como o que ele diz em resposta aos propósitos declarados deles Salmos 2: 3 , e como o que é mencionado no Salmo 2: 5 . O significado é que ele falava com eles com raiva e dizia: “Apesar de todos os seus propósitos e de toda a sua oposição, coloquei meu rei no monte de Sião.” Ou seja, eles tinham seus planos e Deus os dele; eles pretendiam rejeitar sua autoridade e impedir seu propósito de estabelecer o Messias como rei; ele decidiu, pelo contrário, cumprir seus propósitos, e ele o faria. A palavra rendido conjunto – ??? nâsak – significa literalmente derramar, derramar, como fazer uma libação para a Deidade, Êxodo 30: 9 ; Oséias 9: 4 ; Isaías 30: 1 ; depois, derramar óleo na unção de um rei ou sacerdote e, portanto, consagrar, inaugurar etc. Veja Josué 13:21 ; Salmo 83:11 ; Miquéias 5: 5 . A idéia aqui é que ele havia solenemente inaugurado ou constituído o Messias como rei; isto é, que ele formou o propósito de fazê-lo e, portanto, fala como se já tivesse sido feito. As palavras “meu Rei” se referem, é claro, ao Ungido, o Messias, Salmo 2: 2 . Não é simplesmente um rei, ou o rei, mas “meu rei”, o que significa que ele derivou sua nomeação de Deus e que ele foi colocado lá para executar seus propósitos. Isso indica a relação muito próxima que o ungido mantém com quem o designou e nos prepara para o que é dito no versículo subseqüente, onde ele é chamado Seu Filho.

Sobre minha colina sagrada de Sião – Sião era a colina do sul na cidade de Jerusalém. Veja as notas em Isaías 1: 8 . Era a mais alta das colinas em que a cidade foi construída. Foi feita por Davi a capital do seu reino e, portanto, foi chamada cidade de Davi, 2 Crônicas 5: 2 . Pelos poetas e profetas, é freqüentemente colocado em Jerusalém, Isaías 2: 3 ; Isaías 8:18 ; Isaías 10:24 ; Isaías 33:14 , et al. Não obteve essa distinção até que Davi foi tomada pelos jebuseus, 2 Samuel 5: 5-9 ; 1 Crônicas 11: 4-8 . Nesse local, Davi removeu a arca da aliança e ali construiu um altar ao Senhor na eira de Araúna, o jebuseu, 2 Samuel 24: 15-25 . Desde então, Sião se tornou a metrópole do rei dom, e o nome foi transferido para toda a cidade. É a isso que a passagem aqui se refere; e o significado é que naquela metrópole ou capital Deus constituiu seu rei Messias, ou o designou para reinar sobre seu povo. Isso não pode se referir ao próprio Davi, pois em nenhum sentido apropriado ele foi constituído ou inaugurado rei em Jerusalém; isto é, não houve cerimônia de inauguração como é aqui referida. Sião foi chamada de “colina sagrada”, ou “a colina da minha santidade” (hebraico), porque foi designada como a sede da teocracia, ou a residência de Deus, a partir do momento em que Davi removeu a arca de lá. Esse se tornou o lugar onde Deus reinou e onde sua adoração foi celebrada. Isso deve se referir ao Messias, e ao fato de que Deus o havia designado para reinar sobre seu povo e, portanto, sobre toda a terra. A verdade ensinada nesta passagem é que Deus levará adiante seus próprios propósitos, apesar de toda a oposição que os homens possam fazer, e que é seu desígnio deliberado tornar seu Uno ungido – o Messias – rei sobre todos.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 2: 6 . No entanto, eu pus o meu rei . Deveria ter sido traduzido, eu , eu mesmo, ungi meu rei em Sion, ou melhor, sobre Sion, o monte da minha santidade. Não lemos que Davi tenha sido ungido no monte Sião, ou em Jerusalém, rei sobre Israel; e o significado não é que Deus havia ungido Davi em Sião, mas ser rei e reinar em Sião; porque Davi a escolheu para sua própria residência, e Deus para a habitação da arca. O significado da passagem parece ser o seguinte: Davi, provavelmente, possuía alguma inteligência da nova confederação que se formava contra ele. Mas ele fala dos príncipes e nações confederados com desprezo; totalmente certo de que seus esquemas seriam frustrados. Como ele poderia estar assim assegurado? Porque Deus o havia ungido rei; e, portanto, como eram confederados contra Deus e seus ungidos, todos os seus projetos finalmente deveriam dar em nada; e Deus logo os convenceria disso, falando com eles em sua ira e informando-os pelos argumentos mais convincentes – eu, até eu, ungi ou estabeleci meu rei em Sion.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 2: 6 . No entanto – apesar de todos os seus artifícios e combinações poderosas, eu estabeleci – hebraico, ????? , nasachti, eu ungi, isto é, projetei, designei ou constitui, como a palavra é freqüentemente usada nas Escrituras; meu rei – Meu em um sentido singular, que não tem seu reino por sucessão de antigos reis ou por eleição do povo, mas por minha designação especial e extraordinária; e quem governa em meu lugar, e de acordo com minha vontade, e para meu serviço e glória; sobre minha colina sagrada de Sião – Sobre minha igreja e povo. Sião, estritamente tomada, era uma colina na parte norte de Jerusalém, Salmos 84: 2 , onde havia um forte forte, chamado cidade de Davi; mas em um sentido mais amplo, é colocado para a cidade de Jerusalém; para o templo de Jerusalém, edificado sobre a colina de Moriá, que fazia parte do monte Sião ou ao lado dele; para a igreja dos judeus e para a igreja cristã. Davi subiu ao trono e tornou-se mestre do forte domínio de Sião, apesar da perturbação que lhe foi dada pelos descontentes em seu reino; e particularmente os afrontes que recebeu da guarnição de Sião, que o provocavam com seus cegos e coxos, seus soldados mutilados, 2 Samuel 5: 6 . E o Senhor Jesus é exaltado à destra do Pai, tem todo poder no céu e na terra, e é cabeça de todas as coisas para a igreja, apesar dos esforços incansáveis ??de seus inimigos para impedir seu avanço.

Comentário de Scofield

rei

O segundo Salmo dá a ordem do estabelecimento do reino. Está em seis partes:

(1) A raiva dos gentios, a imaginação vã do “povo” (judeus) e o antagonismo dos governantes contra os ungidos de Jeová Salmos 2: 1-3 . A interpretação inspirada disso está em Atos 4: 25-28, que afirma seu cumprimento na crucificação de Cristo.

(2) O escárnio de Jeová Salmos 2: 4 de que os homens devem supor que é possível anular Sua aliança 2 Samuel 7: 8-17 e prestar juramento Salmos 89: 34-37 .

(3) A irritação dos Salmos 2: 5 cumprida, primeiro na destruição de Jerusalém, 70 dC; e na dispersão final dos judeus naquele tempo; e ser cumprido mais completamente na tribulação Mateus 24:29, que precede imediatamente o retorno do rei. Mateus 24:30 .

(4) O estabelecimento do rei rejeitado em Sião Salmos 2: 6 .

(5) A sujeição da terra ao governo do rei Salmos 2: 7-9 e

(6) o presente apelo às potências mundiais. Salmos 2: 10-12 . Veja Salmos 8, a seguir na ordem dos Salmos Messiânicos. (Nota. Os Salmos 2, 8, 16, 22, 23, 24, 40, 41, 45, 68, 69, 72, 89, 102, 110,, 118. são considerados messiânicos. Não se questiona que muitos outros Salmos também se referem a Cristo.

Comentário de E.W. Bullinger

set = fundada. Não é a mesma palavra que Salmos 2: 2 .

Minha colina sagrada. Figura do discurso Antimeria (App-6). Hebraico = “monte do meu santuário” .

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Sião. O monte imediatamente ao sul de Moriah. Veja a nota em 2 Samuel 5: 7 . Ocorre trinta e oito vezes nos Salmos. “Jerusalém” ocorre dezessete vezes.

Comentário de Adam Clarke

Eu coloquei meu rei no meu monte santo de Sião – Aqui o Evangelho será primeiro pregado; aqui o reino de Cristo será fundado; e a partir daí a doutrina do Senhor se espalhará por toda a terra.

Comentário de John Wesley

Todavia pus o meu rei no meu monte santo de Sião.

No entanto – não obstante todos os seus artifícios e combinações.

Meu rei – Quem governa em meu lugar, e de acordo com minha vontade e para minha glória.

Sião – Sobre minha igreja e povo. Sião, estritamente tomada, era uma colina na parte norte de Jerusalém, onde havia um forte forte, chamado a cidade de Davi, mas em um sentido mais amplo é colocado para a cidade de Jerusalém, para o templo de Jerusalém, construído sobre a colina de Moriá, que era parte do monte Sião, ou adjacente a ele; para a igreja dos judeus e para a igreja cristã.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *