Estudo de Efésios 1:20 – Comentado e Explicado

ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu,
Efésios 1:20

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 20-26 . E eles o observaram – Para uma elucidação deste parágrafo, veja em Mateus 22: 16-22 e Marcos 12: 13-17 ; e enviou espiões, que deveriam fingir-se apenas homens – homens escrupulosamente conscientes em todos os pontos: para que pudessem se apossar de suas palavras – se ele respondesse como esperavam. Mestre, sabemos então que dizemos, & c. – Falar em particular e ensinar em público; o caminho de Deus verdadeiramente – O verdadeiro caminho do dever. Eles não podiam segurar suas palavras diante do povo – Como fizeram depois diante do sinédrio, na ausência do povo, cap. Lucas 22:67 , & c.

Comentário de E.W. Bullinger

forjado . Grego. energeo , como em Efésios 1:11 .

quando Ele ressuscitou = tendo ressuscitado. App-178.

dos mortos . App-139.

set = sat. Compare Marcos 16:19 .

Comentário de John Calvin

20. Que ele operou em Cristo. O verbo grego é ??????se?, do qual deriva ?????e?a . Pode ser assim, de acordo com a eficácia que ele efetuou . Mas a tradução que dei transmite o mesmo significado e é menos severa.

Com a maior propriedade, ele nos ordena a contemplar esse poder em Cristo; pois em nós está até agora oculto. “Minha força”, diz ele, “é aperfeiçoada na fraqueza”. ( 2 Coríntios 12: 9. ) Em que superamos as crianças do mundo, mas nisto, que nossa condição parece ser um pouco pior que a deles? Embora o pecado não reine, ele continua a habitar em nós, e a morte ainda é forte. Nossa bem-aventurança, que reside na esperança, não é percebida pelo mundo. O poder do Espírito é algo desconhecido para carne e sangue. Milhares de angústias, pelas quais somos diariamente responsáveis, nos tornam mais desprezados do que outros homens.

Somente Cristo, portanto, é o espelho no qual podemos contemplar aquilo que a fraqueza da cruz impede que sejam claramente vistos em nós mesmos. Quando nossas mentes se elevam a uma antecipação confiante de justiça, salvação e glória, aprendamos a transformá-las em Cristo. Nós ainda permanecemos sob o poder da morte; mas ele, ressuscitado dentre os mortos pelo poder celestial, tem o domínio da vida. Trabalhamos sob a escravidão do pecado e, cercados por incômodos aborrecimentos, estamos envolvidos em uma guerra dura ( 1 Timóteo 1:18 😉 mas ele, sentado à direita do Pai, exerce o mais alto governo no céu e na terra. , e triunfa gloriosamente sobre os inimigos a quem subjugou e venceu. Deitamos aqui maus e desprezados; mas para ele foi “dado um nome” ( Filipenses 2: 9 ), que anjos e homens consideram com reverência, e demônios e homens maus com pavor. Somos pressionados aqui pela escassez de todos os nossos confortos: mas ele foi designado pelo Pai para ser o único dispensador de todas as bênçãos. Por essas razões, encontraremos nossa vantagem em direcionar nossos pontos de vista a Cristo, para que nele, como um espelho, possamos ver os gloriosos tesouros da graça divina e a grandeza imensurável desse poder, que ainda não foi manifestado em nós mesmos.

E colocá-lo em sua própria mão direita. Esta passagem mostra claramente, se alguém o faz, o que significa a mão direita de Deus . Não significa nenhum lugar em particular, mas o poder que o Pai concedeu a Cristo, para que ele possa administrar em seu nome o governo do céu e da terra. É ocioso, portanto, indagar por que Estevão o viu em pé ( Atos 7:55 ), enquanto Paulo o descreve como sentado à mão direita de Deus. A expressão não se refere a nenhuma postura corporal, mas denota o mais alto poder real com o qual Cristo foi investido. Isso é sugerido pelo que se segue imediatamente, muito acima de todo principado e poder: pois toda essa descrição é adicionada com o objetivo de explicar o que se entende por mão direita.

Diz-se que Deus Pai elevou Cristo à “mão direita”, porque ele o fez participar de seu governo, porque por ele ele exerce todo o seu poder; a metáfora sendo emprestada de príncipes terrenos, que conferem a honra de sentar-se com aqueles que vestiram com a mais alta autoridade. Como a mão direita de Deus preenche o céu e a terra, segue-se que o reino e o poder de Cristo são igualmente extensos. É em vão, portanto, tentar provar que, porque Cristo está sentado à direita de Deus, ele habita apenas no céu. Sua natureza humana, é verdade, reside no céu, e não na terra; mas esse argumento é estranho ao objetivo. A expressão que se segue, em lugares celestiais, não implica de modo algum que a mão direita de Deus esteja confinada ao céu, mas nos instrui a contemplar a glória celestial em meio à qual habita nosso Senhor Jesus, a abençoada imortalidade que ele desfruta e o domínio sobre os anjos para os quais ele foi exaltado.

Comentário de Adam Clarke

Colocá-lo à sua mão direita nos lugares celestiais – Deu-lhe, como mediador entre Deus e o homem, as mais altas honras e dignidades, Filipenses 2: 9 ; em que estado de exaltação ele transaciona todos os assuntos de sua Igreja e governa o universo. A mão direita é o lugar da amizade, honra, confiança e autoridade.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 1:20 . Dos mortos, e o põe, etc. – Dos mortos: e ele o põe, etc. Em vez de lugares celestiais, tanto aqui quanto em Efésios 1: 3, a margem de nossa Bíblia lê coisas que, talvez, serão pensadas melhor (como já observamos acima), se compararmos o 22º versículo. Ele o colocou na mão direita, isto é, transferiu para ele seu poder como rei mediador; – e? ep???a????? , isto é, em seu reino celestial. – “Ele o colocou na cabeça de seu reino celestial”. Ver Efésios 1:22 . Esse reino é chamado no evangelho de maneira indiferente, o reino de Deus e o reino dos céus. Deus tinha diante de um reino e pessoas neste mundo; ou seja, aquele reino que ele ergueu para si mesmo, dentre os judeus, selecionou e trouxe de volta para fora da massa apostatizada da humanidade revoltada e rebelde. Com isso, seu povo habitou particularmente; entre eles, ele tinha sua habitação e governou como seu rei em um reino peculiar: e, portanto, vemos que nosso Salvador chama os judeus de filhos do reino, Mateus 8:12 . Mas esse reino, embora de Deus, ainda não era o reino dos céus; que veio com Cristo. Ver Mateus 3: 2 ; Mateus 10: 7 . O primeiro era mas ep??e???, da terra, comparado a este ep???a????, reino celestial , que deveria ser erguido sob o Senhor Jesus Cristo. Em resumo, toda a deriva deste e dos dois capítulos seguintes é declarar a união de judeus e gentios em um corpo, sob Cristo, a cabeça do reino celestial.

Comentário de John Wesley

Que ele operou em Cristo, quando o ressuscitou dentre os mortos, eo colocou à sua mão direita nos lugares celestiais,

E ele o sentou à sua própria mão direita – isto é, ele o exaltou em sua natureza humana, como uma recompensa por seus sofrimentos, a uma posse tranquila e eterna de toda a bem-aventurança, majestade e glória possíveis.

Referências Cruzadas

Salmos 16:9 – Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,

Salmos 110:1 – O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”.

Mateus 22:43 – Ele lhes disse: “Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma:

Mateus 26:64 – “Tu mesmo o disseste”, respondeu Jesus. “Mas eu digo a todos vós: chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu”.

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Marcos 14:62 – “Sou”, disse Jesus. “E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu”.

Marcos 16:19 – Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

João 10:18 – Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 17:1 – Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 2:34 – Pois Davi não subiu ao céu, mas ele mesmo declarou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita

Atos dos Apóstolos 4:10 – saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.

Atos dos Apóstolos 5:31 – Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.

Atos dos Apóstolos 7:55 – Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus,

Atos dos Apóstolos 10:40 – Deus, porém, o ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto,

Atos dos Apóstolos 26:8 – Por que os senhores acham impossível que Deus ressuscite os mortos?

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 6:5 – Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.

Romanos 8:34 – Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Efésios 4:8 – Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”.

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Hebreus 2:9 – Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.

Hebreus 10:12 – Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Apocalipse 1:17 – Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último.

Apocalipse 5:11 – Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *