Estudo de Hebreus 13:20 – Comentado e Explicado

E o Deus da paz que, no sangue da eterna aliança, ressuscitou dos mortos o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus,
Hebreus 13:20

Comentário de Albert Barnes

Agora, o Deus da paz – Deus, que é o Autor, ou a fonte da paz; notas, 1 Tessalonicenses 5:23 . A palavra “paz” no Novo Testamento é usada para denotar todo tipo de bênção ou felicidade. É contrário a tudo o que perturbaria ou perturbaria a mente, e pode se referir, portanto, à reconciliação com Deus; a uma consciência tranquila; à evidência do pecado perdoado; à saúde e prosperidade, e à esperança do céu; veja as notas em João 14:27 .

Isso trouxe novamente dos mortos nosso Senhor Jesus – Atos 2:32 nota; 1 Coríntios 15:15 nota. É somente pelo fato da ressurreição do Senhor Jesus que temos paz, pois é somente por ele que temos a perspectiva de uma admissão no céu.

Aquele grande pastor das ovelhas – nota 10: 1 , 10:14 . A idéia aqui é que é através do terno cuidado daquele grande pastor que a verdadeira felicidade é concedida ao povo de Deus.

Através do sangue da aliança eterna – O sangue derramado para ratificar a aliança eterna que Deus faz com seu povo; notas, Hebreus 9: 14-23 . Esta frase, no original, não está conectada, como está em nossa tradução, com o fato de ele ter sido ressuscitado dentre os mortos, nem deve ser traduzido, pois o que pode ser o sentido de “ressuscitar Cristo dentre os mortos pelo sangue de o pacto?” No grego, é “o Deus da paz, que trouxe dos mortos o pastor das ovelhas, grande pelo sangue da aliança eterna, nosso Senhor Jesus”, etc. O significado é que ele foi feito ou constituído o grande pastor das ovelhas – o grande Senhor e governante do seu povo, por esse sangue. Aquilo que o torna tão eminentemente distinto; aquilo pelo qual ele foi feito superior a todos os outros que alguma vez governaram o povo de Deus, foi o fato de que ele ofereceu o sangue pelo qual a aliança eterna foi ratificada. É chamado eterno ou eterno, porque:

(1) foi formado nos conselhos da eternidade, ou tem sido um plano eterno na mente divina; e,

(2) porque é para sempre. Através dessa aliança, Deus pode conceder “paz” permanente e sólida ao seu povo, pois estabelece o fundamento da garantia da felicidade eterna.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 13: 20-21 . Agora, etc. – Tendo desejado que eles orassem por ele, ele agora dirige uma oração a Deus por eles, e com isso dá um solene perto de toda a epístola. E é uma oração gloriosa, incluindo todo o mistério da graça divina, e isso tanto em relação ao seu original quanto ao modo de sua comunicação; e, portanto, incluindo a totalidade desta epístola, especialmente na medida em que é doutrinária, e aplicando o benefício de tudo o que ele as instruiu. A oração inclui, 1º, um título dado a Deus adequado ao pedido feito. 2d, A obra que lhe foi atribuída adequada a esse título. 3d, as bênçãos oraram por. 4º, uma doxologia, com um fechamento solene do todo. O título atribuído a Deus, ou o nome pelo qual ele o chama, é o Deus da paz – Todas as coisas sendo trazidas pelo pecado para um estado de desordem, confusão e inimizade, não havia mais fonte de onde a paz pudesse ser derivada. , mas na natureza e vontade de Deus. Portanto, o apóstolo, quando está prestes a representar Deus nesse caráter, começa observando: Todas as coisas são de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, 2 Coríntios 5:18 . Somente Deus é o Autor de toda a paz para o homem caído, seja a paz que temos consigo mesmo ou a que existe em nossas próprias almas; seja a paz entre anjos e homens, ou entre judeus e gentios: tudo isso é dele, o Deus de perdoar a misericórdia e renovar a graça. Isso trouxe de novo dos mortos nosso Senhor Jesus – sobre quem foram colocadas as iniqüidades de todos nós e o castigo necessário para obter nossa paz; e quem ressuscitou dentre os mortos para manifestar que a expiação que ele havia feito era aceita, e que Deus estava agora nele nos reconciliando consigo mesmo; e como mais uma prova disso, trazendo-o dentre os mortos para ser o grande Pastor das ovelhas – Reunir, defender, alimentar e salvá-las; sim, e dar-lhes a vida eterna, João 10:28 . Este título, o grande pastor das ovelhas, é dado a Cristo aqui, porque foi predito sob esse caráter ( Ezequiel 34:23 ), porque ele assumiu o título de bom pastor ( João 10:11 ). e porque todos os que estão empregados na alimentação do rebanho são apenas pastores inferiores sob ele. Através do sangue da aliança eterna – Nomeadamente, a aliança da graça, em sua última dispensação, denominada eterna, ambas em oposição à aliança feita no Sinai, que durou pouco tempo e, consequentemente, agora foi removida, e porque os efeitos disso não são benefícios temporários, mas misericórdias eternas de graça e glória. Não é certo se esta cláusula deve ser conectada com o que é anterior ou o que se segue. Se está relacionado com o que se passa antes, o significado é: que Deus trouxe de volta nosso Senhor Jesus Cristo dos mortos, por ter derramado seu sangue para obter a aliança eterna; ou que o Senhor Jesus se tornou o grande Pastor e Salvador das ovelhas, derramando seu sangue para obter e ratificar a aliança eterna. Este último sentido parece ser apoiado por Atos 20:28 , onde se diz que Cristo comprou a igreja com seu próprio sangue. Mas se a cláusula estiver relacionada com o que se segue, o significado é: Que Deus o aperfeiçoe em toda boa obra, através da assistência de seu Espírito, prometida na aliança eterna, adquirida e ratificada por seu sangue.

Faça você se aperfeiçoar?ata?t?sa? ?µa? , uma expressão semelhante à usada em Efésios 4:12 : para aperfeiçoar os santos, ou torná-los completos nos vários ramos do verdadeiro cristianismo, a saber (como é observado), no conhecimento de todas as doutrinas, a posse de todas as graças, o gozo de todos os privilégios, o desempenho de todos os deveres pertencentes ao verdadeiro cristianismo. Mas o último particular é o principal objetivo aqui, sendo a expressão: Que ele o aperfeiçoe em todas as boas obras, implicando o desejo do apóstolo de que elas não omitam nenhuma boa obra que estava em seu poder realizar, e que deveriam fazer cada um da maneira mais perfeita; ou seja, de acordo com a vontade de Deus como regra, do amor a ele como princípio, com um olho em sua glória como fim. Trabalhando em você que – Santidade interna e conformidade com a imagem divina; o que é bem agradável aos seus olhos – o que ele aprova e sente complacência; através da doutrina, dos méritos e do Espírito de Jesus Cristo. A quem seja glória para todo o sempre – Aqui a glória eterna é atribuída a Cristo, como também 2 Pedro 3:18 e Apocalipse 5:13 , em termos exatamente semelhantes àqueles em que é atribuída a Deus, mesmo o Pai Filipenses 4:20 ; 1 Timóteo 1:17 ; 2 Timóteo 4:18 ; uma prova manifesta da Deidade de Cristo, devoção e adoração divina devido somente a Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

paz = a paz. Compare Romanos 15:33 ; Romanos 16:20 . 1 Tessalonicenses 5:23 . 2 Tessalonicenses 3:16 .

trouxe de novo = criado. Compare Romanos 10: 7 .

dos mortos . Grego. ek nekron . App-139.

Senhor . App-98.

isso = o.

Pastor . Figura de linguagem Anthropopatheia (App-6). Compare João 10:11 . 1 Pedro 5: 4 e Septuaginta de Isaías 63:11 .

eterno . App-151.

convênio . Grego. diatheke. Veja Mateus 26:28 . Compare Gênesis 9:16 .

Comentário de John Calvin

20. Agora, o Deus da paz, etc. Para tornar mútuo o que ele queria que eles fizessem, ele termina sua Epístola com oração; e ele pede a Deus para confirmar, adequar ou aperfeiçoá-los em toda boa obra; para tal é o significado de ?ata?t?sa?. Concluímos, portanto, que não estamos em condições de fazer o bem até que sejamos feitos ou formados para o propósito por Deus, e que não devemos continuar fazendo o bem por muito tempo, a menos que ele nos fortaleça; pois perseverança é seu dom peculiar. Tampouco há dúvida de que, como nenhum dom comum do Espírito já havia aparecido neles, a primeira impressão com que começaram, não é o que se pede, mas o polimento pelo qual devem ser feitos. perfeito.

Isso trouxe novamente dentre os mortos, etc. Esta cláusula foi adicionada para fins de confirmação; pois ele insinua que Deus é orado apenas para que ele se reveja, para nos levar à perfeição, quando reconhecemos seu poder na ressurreição de Cristo e reconhecemos o próprio Cristo como nosso pastor. Ele, em resumo, quer que olhemos para Cristo, para que possamos confiar corretamente em Deus em ajuda; pois Cristo ressuscitou da morte para esse fim, para que sejamos renovados para a vida eterna, pelo mesmo poder de Deus; e ele é o grande pastor de todos, para que possamos proteger as ovelhas que o Pai lhe confiou.

Através do sangue, etc., eu o traduzi: “No sangue”; pois como ? “in” é frequentemente tomado no sentido de with , então prefiro considerá-lo aqui. Pois me parece que o apóstolo quer dizer que Cristo ressuscitou dos mortos, que sua morte ainda não foi abolida, mas que mantém sua eficácia para sempre, como se ele tivesse dito: “Deus ressuscitou seu próprio filho, mas de tal maneira que o sangue que derramou de uma vez por todas em sua morte é eficaz após sua ressurreição para a ratificação da aliança eterna, e produz frutos da mesma forma como se estivesse sempre fluindo ”. (292)

Comentário de Adam Clarke

Agora, o Deus da paz – Vimos muitas vezes que a paz entre os hebreus significa prosperidade de todo tipo. O Deus da paz é o mesmo que Deus de toda benção, que tem à sua disposição todo bem temporal e eterno; quem ama a humanidade e lhes deu uma salvação completa.

Trazido novamente dentre os mortos, nosso Senhor – Como a morte sacrificial de nosso Senhor é considerada uma expiação oferecida à justiça Divina, a aceitação de Deus dela como expiação é significada por ele ressuscitar a natureza humana de Cristo dentre os mortos; e, portanto, essa elevação de Cristo é, com a maior propriedade, atribuída a Deus Pai, pois isso prova sua aceitação da oferta sacrificial.

Aquele grande pastor das ovelhas – Este é um título do nosso abençoado Senhor, dado a ele pelos profetas; então Isaías 40:11 ; Ele deve alimentar o seu rebanho como um pastor; Ele recolherá os cordeiros com os braços e os levará ao seio, e levará gentilmente os que estão com os jovens; e Ezequiel 34:23 ; Eu estabelecerei um pastor sobre eles, e ele os alimentará; até meu servo Davi (ou seja, o amado, a saber Jesus), e ele os alimentará e será seu pastor; e Zacarias 13: 7 ; Desperta, ó espada, contra meu pastor – fere o pastor, e o rebanho será espalhado. Em todos esses lugares, o termo pastor pode pertencer ao nosso abençoado Senhor; e ele se apropria de si mesmo, João 10:11 , chamando a si mesmo de bom pastor, que dá a vida pelas ovelhas.

Através do sangue da aliança eterna – Alguns entendem isso da seguinte maneira: “Deus trouxe de volta nosso Senhor dentre os mortos, por ter derramado seu sangue para obter a aliança eterna”. Outros, que o Senhor Jesus se tornou o grande Pastor e Salvador das ovelhas derramando seu sangue para obter e ratificar a aliança eterna. “O sentido, no entanto, parecerá muito mais claro se conectarmos isso com o seguinte versículo:” Agora, Deus de paz, que ressuscitou dentre os mortos, nosso Senhor Jesus, aquele grande pastor das ovelhas, torna-o, através do sangue da aliança eterna, perfeito em toda boa obra para fazer sua vontade. “O sistema cristão é denominado eterna aliança, distingui-la da aliança temporária feita com os israelitas no monte Sinai e mostrar que é a última dispensação de graça ao mundo, e perdurará até o fim dos tempos.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 13:20 . Agora, o Deus da paz, etc. – O mundo gentio é comumente descrito como inimizade com Deus e seu reino; como alienado dele, e em estado de rebelião contra ele; e Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, e Cristo oferecendo a eles os termos da reconciliação. Por isso, ele é agraciado com o Deus da paz, Romanos 15:33 ; Romanos 16:20 . 2 Coríntios 13:11 . Filipenses 4: 9 . Os judeus também, chegando a Cristo e sendo justificados pela fé, reconciliaram-se em Deus com toda a humanidade; portanto, ele também é chamado Deus da paz. A próxima cláusula pode ser traduzida: Aquele pastor das ovelhas, grande pelo sangue da aliança eterna.

Comentário de John Wesley

Agora, o Deus da paz, que ressuscitou dos mortos nosso Senhor Jesus, aquele grande pastor das ovelhas, através do sangue da aliança eterna,

A aliança eterna – A aliança cristã, que não é temporária, como a dos judeus, mas destinada a permanecer para sempre. Pela aplicação desse sangue, pelo qual essa aliança foi estabelecida, ele pode torná-lo, em todos os aspectos, interior e exteriormente santo!

Referências Cruzadas

Exodo 24:8 – Depois Moisés aspergiu o sangue sobre o povo, dizendo: “Este é o sangue da aliança que o Senhor fez com vocês de acordo com todas essas palavras”.

2 Samuel 23:5 – “A minha dinastia está de bem com Deus. Ele fez uma aliança eterna comigo, firmada e garantida em todos os aspectos. Certamente fará prosperar em tudo e concede-me tudo quanto desejo.

1 Crônicas 16:17 – que confirmou para Jacó como um decreto, e para Israel como uma aliança eterna, dizendo:

Salmos 23:1 – O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Salmos 80:1 – Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes a José como a um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor

Isaías 40:11 – Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias.

Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Isaías 61:8 – “Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna.

Isaías 63:11 – Então o seu povo recordou o passado, o tempo de Moisés e seu povo: onde está aquele que os fez passar através do mar, com o pastor do seu rebanho? Onde está aquele que entre eles pôs o seu Espírito Santo,

Jeremias 32:40 – Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim.

Ezequiel 34:23 – Porei sobre elas um pastor, o meu servo Davi, e ele cuidará delas; cuidará delas e será o seu pastor.

Ezequiel 37:24 – ” ‘O meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor. Eles seguirão as minhas leis e terão o cuidado de obedecer aos meus decretos.

Ezequiel 37:26 – Farei uma aliança de paz com eles; será uma aliança eterna. Eu os firmarei e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

Zacarias 9:11 – Quanto a você, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água.

Mateus 26:28 – Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

Marcos 14:24 – E lhes disse: “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.

Lucas 22:20 – Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.

João 10:11 – “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

João 10:14 – “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;

Atos dos Apóstolos 2:24 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.

Atos dos Apóstolos 2:32 – Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas desse fato.

Atos dos Apóstolos 3:15 – Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Atos dos Apóstolos 4:10 – saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.

Atos dos Apóstolos 5:30 – O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro.

Atos dos Apóstolos 10:40 – Deus, porém, o ressuscitou no terceiro dia e fez que ele fosse visto,

Atos dos Apóstolos 13:30 – Mas Deus o ressuscitou dos mortos,

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Romanos 1:4 – e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor.

Romanos 4:24 – mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:11 – E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Romanos 15:33 – O Deus da paz seja com todos vocês. Amém.

Romanos 16:20 – Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês.

1 Coríntios 6:14 – Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.

1 Coríntios 14:33 – Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos,

1 Coríntios 15:15 – Mais que isso, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo.

2 Coríntios 4:14 – porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.

2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

Gálatas 1:1 – Paulo, apóstolo enviado, não da parte de homens nem por meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos,

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Filipenses 4:9 – Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.

Colossenses 2:12 – Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

1 Tessalonicenses 1:10 – e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

1 Tessalonicenses 5:23 – Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 3:16 – O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.

Hebreus 9:16 – No caso de um testamento, é necessário que comprove a morte daquele que o fez;

Hebreus 9:20 – “Este é o sangue da aliança que Deus ordenou que vocês obedeçam”.

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

1 Pedro 2:25 – Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

1 Pedro 5:4 – Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *