Estudo de 2 Samuel 23:5 – Comentado e Explicado

Sim, minha dinastia é estável diante de Deus; ele fez comigo aliança eterna, a ser observada com absoluta fidelidade. Minha salvação e inteira felicidade não é ele quem faz germinar?
2 Samuel 23:5

Comentário de Albert Barnes

Embora minha casa … – O sentido desta cláusula (de acordo com a Versão King James) será que Davi comparará o estado atual de sua família e reino durante os últimos anos de angústia e desastre com a descrição profética da prosperidade dos justos rei, e vendo até que ponto fica aquém, conforta-se pelos termos da aliança de Deus 2 Samuel 7: 12-16 e aguarda com expectativa o reino do Messias. A última cláusula, “embora ele faça com que não cresça”, deve então significar que, embora no momento a glória de sua casa não tenha sido feita para crescer, ainda toda a sua salvação e todo o seu desejo estavam garantidos no pacto que seria cumprida no devido tempo. Mas a maioria dos comentaristas modernos entende as duas cláusulas da seguinte forma: “Minha casa não é tão com Deus que Ele fez comigo uma aliança eterna” etc. “Por toda a minha salvação e todo o meu desejo, Ele não fará com que ela brote?” ou seja, no reino de Salomão, e ainda mais plenamente no reino de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

2 Samuel 23: 5 . Embora minha casa não seja assim com Deus, etc. – É universalmente permitido que essa passagem seja extremamente difícil e obscura. Não encontrei nenhuma interpretação que pareça preferível à dada pelo Dr. Grey. Mas para aqueles, diz ele, que preferem o modo comum de apontar (porque não faço alterações nas palavras do texto)) talvez a seguinte explicação possa não parecer antinatural: “Embora a situação atual de mim e da família e de o povo de Deus fica muito aquém desses personagens gloriosos; no entanto, tenho plena certeza de que esse tempo chegará, de acordo com o convênio que ele renovou comigo e com sua promessa desde que o mundo começou “.

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 23: 5 . Embora minha casa não seja assim com Deus – Embora Deus saiba que nem eu nem meus filhos vivemos e governamos como deveríamos, tão justamente, e no temor do Senhor; e, portanto, não desfrutamos da prosperidade ininterrupta que poderíamos ter desfrutado. Aliança – Não obstante todas as nossas transgressões pelas quais violamos a aliança com Deus, Deus, a quem todos os meus pecados eram conhecidos, teve o prazer de fazer uma aliança segura, de continuar o reino para mim e para minha semente para sempre, 2 Samuel 7:16 , até a vinda do Messias, que será meu filho e sucessor, e cujo reino não terá fim. Ordenado em todas as coisas – Ordenado em todos os pontos pelo eterno conselho de Deus, e disposto por sua sábia e poderosa providência, que prevalecerá sobre todas as coisas, até os pecados de minha casa até agora, que, embora os castigue por seus pecados, ainda assim não os extermine totalmente, nem quebre sua aliança feita comigo e na minha. Claro – Ou, preservado, pelo poder e fidelidade de Deus no meio de todas as oposições. Pois essa é toda a minha salvação – isto é, minha salvação consiste e depende dessa aliança; até a minha salvação eterna e a preservação do reino para mim e para a minha. Embora ele não faça isso, & c. – Embora Deus ainda não tenha feito minha casa ou família crescer; isto é, aumentar ou florescer com a glória mundana como eu esperava; todavia, este é meu consolo, que Deus cumpra inviolávelmente esse convênio. Mas isso também se refere à aliança de graça feita com todos os crentes. Esta é realmente uma aliança eterna, desde a eternidade, em seu artifício, até a eternidade, em sua continuação e conseqüência. Está ordenado, bem ordenado em todas as coisas; admiravelmente bem, promover a glória de Deus e a honra do Mediador, juntamente com a santidade e a felicidade dos crentes. É certo e , portanto, certo, porque bem ordenado: as misericórdias prometidas têm certeza, no desempenho das condições. É toda a nossa salvação: nada além disso nos salvará, e isso é suficiente. Portanto, deve ser todo o nosso desejo. Deixe-me ter interesse nesta aliança, e tenho o suficiente, não desejo mais.

Comentário de E.W. Bullinger

Embora = Para (hebraico. Ki)

DEUS . Hebraico. “El. App-4.

Ainda = para (hebraico. Ki)

Para = (hebraico. Ki) . Pontuar e traduzir.

it = minha casa

Comentário de Adam Clarke

with God – Instead of ?? ken , so, read ?? kun , established; Embora minha casa não seja assim com Deus – Em vez de ?? ken , leia ?? kun , estabelecido; e que todo o versículo seja considerado como um interrogatório, incluindo uma afirmação positiva; e o sentido será ao mesmo tempo claro e consistente: “porque a minha casa (família) não está estabelecida com Deus; porque ele fez comigo uma aliança eterna, ordenada por todos e preservada? Por isso (Ele) é toda a minha salvação , e todo o meu desejo, embora ele faça (ou ele) não surgir “. Tudo está certo em relação ao meu sucessor espiritual, embora ele ainda não apareça; a aliança é firme e surgirá no devido tempo. Veja as observações no final do capítulo, 2 Samuel 23:39 ; nota).

Comentário de John Wesley

Embora minha casa não seja assim com Deus; todavia, ele fez comigo um pacto eterno, ordenado em todas as coisas e com certeza: pois esta é toda a minha salvação e todo o meu desejo, embora ele faça isso para não crescer.

Altho ‘ – Embora Deus saiba, nem eu nem meus filhos vivemos e governamos como deveríamos ter feito, com tanta justiça e no temor do Senhor; e, portanto, não desfrutamos da prosperidade ininterrupta que poderíamos ter desfrutado.

Aliança – Apesar de todas as nossas transgressões pelas quais violamos a aliança com Deus, Deus, a quem todos os meus pecados eram conhecidos, teve o prazer de fazer uma aliança segura, de continuar o reino para mim e para minha semente para sempre, cap. 7: 16, até a vinda do Messias, que será meu filho e sucessor, e cujo reino não terá fim.

Ordenado – Ordenado em todos os pontos pelo eterno conselho de Deus; e descartado por sua sábia e poderosa providência, que dominará todas as coisas, até os pecados de minha casa até agora, que, embora os tenha punido por seus pecados, ainda assim não os exterminará completamente, nem quebrará sua aliança feita comigo e meu.

Claro – Ou, preservado, pelo poder e fidelidade de Deus no meio de todas as oposições.

Para isso – Ou, neste é, isto é, consiste e depende dessa aliança.

Salvação – Tanto a minha própria salvação eterna quanto a preservação do reino para mim e para a minha.

Tho ‘ – Embora Deus ainda não tenha feito minha casa ou família crescer; isto é, aumentar ou florescer com a glória mundana como eu esperava; todavia, este é meu consolo, que Deus cumpra inviolávelmente esse convênio. Mas isso também se refere à aliança de graça feita com todos os crentes. Esta é de fato uma aliança eterna, desde a eternidade, em seu artifício, até a eternidade, na continuação e nas conseqüências dela. Está ordenado, bem ordenado em todas as coisas; admiravelmente bem, promover a glória de Deus e a honra do mediador, juntamente com a santidade e a felicidade dos crentes. É certo e, portanto, certo, porque bem ordenado: as misericórdias prometidas têm certeza, no desempenho das condições. É toda a nossa salvação: nada além disso nos salvará, e isso é suficiente. Portanto, deve ser todo o nosso desejo. Deixe-me ter interesse nesta aliança, e tenho o suficiente, não desejo mais.

Referências Cruzadas

1 Samuel 2:35 – Levantarei para mim um sacerdote fiel, que agirá de acordo com o meu coração e o meu pensamento. Edificarei firmemente a família dele, e ele ministrará sempre perante o meu rei ungido.

1 Samuel 25:28 – Esqueça, eu te suplico, a ofensa de tua serva, pois o Senhor certamente fará um reino duradouro para ti, que travas os combates do Senhor. E em toda a tua vida, nenhuma culpa se ache em ti.

2 Samuel 7:14 – Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens.

2 Samuel 7:18 – Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: “Quem sou eu, ó Soberano Senhor, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto?

2 Samuel 12:10 – Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.

2 Samuel 13:14 – Mas Amnom não quis ouvir e, sendo mais forte que ela, violentou-a.

2 Samuel 13:28 – Absalão ordenou aos seus homens: “Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: ‘Matem Amnom! ’, vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos! “

2 Samuel 18:14 – E Joabe disse: “Não vou perder mais tempo com você”. Então pegou três dardos e com eles traspassou o coração de Absalão, quando ele ainda estava vivo na árvore.

1 Reis 1:5 – Ora, Adonias, cuja mãe se chamava Hagite, tomou a dianteira e disse: “Eu serei o rei”. Providenciou uma carruagem e cavalos, além de cinqüenta homens para correrem à sua frente.

1 Reis 2:24 – E agora eu juro pelo nome do Senhor, que me estabeleceu no trono de meu pai Davi, e, conforme prometeu, fundou uma dinastia para mim, que hoje mesmo Adonias será morto! “

1 Reis 11:6 – Dessa forma Salomão fez o que o Senhor reprova; não seguiu completamente o Senhor, como o seu pai Davi.

1 Reis 11:38 – Se você fizer tudo o que eu lhe ordenar e andar nos meus caminhos e fizer o que eu aprovo, obedecendo aos meus decretos e aos meus mandamentos, como fez o meu servo Davi, estarei com você. Edificarei para você uma dinastia tão permanente quanto a que edifiquei para Davi, e darei Israel a você.

1 Reis 12:14 – seguiu o conselho dos jovens e disse: “Meu pai lhes tornou pesado o jugo; eu o tornarei ainda mais pesado. Meu pai os castigou com simples chicotes; eu os castigarei com chicotes pontiagudos”.

1 Crônicas 17:11 – Quando a sua vida chegar ao fim e você se juntar aos seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, e eu estabelecerei o reino dele.

Salmos 27:4 – Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.

Salmos 62:2 – Somente ele é a rocha que me salva; ele é a minha torre segura! Jamais serei abalado!

Salmos 63:1 – Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água.

Salmos 73:25 – A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti.

Salmos 89:3 – Tu disseste: “Fiz aliança com o meu escolhido, jurei ao meu servo Davi:

Salmos 89:28 – Manterei o meu amor por ele para sempre, e a minha aliança com ele jamais se quebrará.

Salmos 119:81 – Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança.

Isaías 4:2 – Naquele dia o Renovo do Senhor será belo e glorioso, e o fruto da terra será o orgulho e a glória dos sobreviventes de Israel.

Isaías 7:14 – Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

Isaías 27:6 – Nos dias vindouros Jacó lançará raízes, Israel terá botões e flores e encherá o mundo de frutos.

Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Isaías 61:8 – “Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade. Em minha fidelidade os recompensarei e com eles farei aliança eterna.

Jeremias 32:40 – Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim.

Jeremias 33:25 – Assim diz o Senhor: ‘Se a minha aliança com o dia e com a noite não mais vigorasse, se eu não tivesse estabelecido as leis fixas do céu e da terra,

Ezequiel 37:26 – Farei uma aliança de paz com eles; será uma aliança eterna. Eu os firmarei e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.

Amós 9:11 – “Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. Eu a reerguerei, para que seja como era no passado,

Atos dos Apóstolos 13:34 – O fato de que Deus o ressuscitou dos mortos, para que nunca entrasse em decomposição, é declarado nestas palavras: ‘Eu lhes dou as santas e fiéis bênçãos prometidas a Davi’.

1 Coríntios 3:6 – Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer;

Hebreus 6:19 – Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu,

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *