Estudo de Isaías 55:3 – Comentado e Explicado

Prestai-me atenção, e vinde a mim; escutai, e vossa alma viverá: quero concluir convosco uma eterna aliança, outorgando-vos os favores prometidos a Davi.
Isaías 55:3

Comentário de Albert Barnes

Ouça, e sua alma viverá – isto é, se você atender ao meu comando e abraçar minhas promessas, viverá. A religião nas Escrituras é frequentemente representada como vida João 5:40 ; João 6:33 ; João 8:13 ; João 20:31 ; Romanos 5: 17-18 ; Romanos 6: 4 ; Romanos 8: 6 ; 1 João 5:12 ; Apocalipse 2: 7-10 . Ela se opõe à morte do pecado – à morte espiritual e eterna.

E farei uma aliança eterna com você – Sobre a palavra aliança, veja as notas em Isaías 28:18 ; Isaías 42: 6 ; Isaías 49: 8 . Aqui, significa que Deus se ligaria a ser seu Deus, seu protetor e seu amigo. Essa aliança seria feita com todos os que viessem a ele. Não seria com a nação dos judeus, como tal, ou com qualquer comunidade, como tal, mas seria com todos os que deveriam abraçar as ofertas de vida e salvação.

Até as certas misericórdias de Davi – eu irei confirmar e cumprir em você as promessas solenes feitas a Davi. A transação aqui mencionada é aquela que é celebrada no Salmo 89: 2-4 :

Pois eu disse, a misericórdia será edificada para sempre;

Tua fidelidade você estabeleceu nos próprios céus.

Fiz uma aliança com os meus escolhidos,

Jurei a Davi, meu servo,

Tua semente estabelecerei para sempre,

E edifica o teu trono para todas as gerações.

Um reino havia sido prometido a Davi, e ele tinha certeza de que a verdadeira religião deveria florescer entre aqueles que o sucederiam em Israel. O profeta aqui diz que esta promessa solene. seria cumprido naqueles que deveriam abraçar o Messias, e que Deus ratificaria com eles esse convênio. A palavra traduzida aqui ‹misericórdia ‘( es chesed ) significa propriamente bondade, boa vontade, piedade, compaixão; então bondade, misericórdia, graça. A palavra traduzida como ‘seguro’ indica o que é estabelecido ou confirmado; aquilo em que a confiança pode ser depositada. Toda a expressão denota que a aliança feita com Davi foi uma que prometia grandes favores, e era uma que não deveria ser revogada, mas que deveria ser perpétua. Com todos os que abraçavam o Messias, Deus entraria em uma aliança tão imutável e inabalável – uma aliança que não deveria ser revogada.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 55: 3 . Incline seus ouvidos, etc. – Vitringa é de opinião que essas palavras são imediatamente dirigidas aos judeus, e ele as parafraseia assim: “Ó judeus, que deveriam ter vergonha de recusar essa graça e as bênçãos que a acompanham, que , oferecidos igualmente aos gentios e a você, serão recebidos por eles com avidez; apliquem-se diligentemente, deixando de lado os preconceitos em que estão sujeitos, para conhecer a doutrina do reino dos céus e considerar prudentemente as maravilhosas aparências que tornará notável o começo do reino de Deus entre vocês “. A certeza de misericórdia de Davi significa aquelas promessas e bênçãos da nova aliança, que deveriam ser cumpridas pelo Messias, que nasceu de Davi. Há alguns que por David aqui entendem o Messias: uma opinião que eles fundamentam particularmente no próximo versículo. Ver Salmos 89: 2 .

Comentário de Adam Clarke

Farei uma aliança eterna – Hebreus ???? ???? ??? ????? echrethah lachem berith olam : ” Cortarei com você o antigo ou eterno sacrifício da aliança”. O sacrifício da aliança que foi apontado desde a antiguidade desde o início; e que deve durar até a consumação das eras; a saber, o Cordeiro de Deus que foi morto desde a fundação do mundo.

As certas misericórdias de Davi – Isto é, diz Kimchi, “O Messias”, chamado aqui de Davi; como está escrito: “Davi, meu servo, será um príncipe sobre você”.

Comentário de John Calvin

3. Incline seu ouvido. Essa reunião de palavras torna ainda mais evidente o que eu mencionei um pouco antes, que Deus não deixa nada por fazer que seja adequado para corrigir e despertar nosso atraso. No entanto, há uma reprovação implícita; pois devem ser excessivamente estúpidos que, quando são tão gentilmente chamados, não obedecem instantaneamente. Esta é uma passagem notável, da qual vemos que toda a nossa felicidade está em obedecer à palavra de Deus. Quando Deus fala dessa maneira, o objetivo que ele tem em vista é levar-nos à vida; (80) e, portanto, a culpa recai totalmente sobre nós mesmos, porque desconsideramos essa palavra salvadora e vivificante.

E vem a mim. Se Deus apenas ordenasse o que deveríamos fazer, ele de fato estabeleceria o método de obter vida, mas sem vantagem; pois a lei, que procedeu da boca de Deus, é o ministro da morte; mas quando ele nos convida “para si mesmo”, quando nos adota quando crianças, quando promete perdão de pecado e santificação, a conseqüência é que aqueles que ouvem obtêm vida dele. Devemos, portanto, levar em consideração o tipo de doutrina que contém a vida, a fim de que possamos buscar a nossa salvação; e, portanto, inferimos que não há esperança de salvação se não obedecermos a Deus e à sua palavra. Isso reprova toda a humanidade, para que eles não possam desculpar sua ignorância; pois quem se recusa a ouvir não pode ter argumentos sólidos para defender sua causa.

Essas repetições descrevem a paciência de Deus em nos chamar; pois ele não apenas nos convida uma vez, mas quando vê que somos preguiçosos, ele dá um segundo e até um terceiro aviso, a fim de conquistar nossa dureza. Assim, ele não rejeita de uma só vez aqueles que o desprezam, mas depois de freqüentemente os convidar.

Além disso, esta é uma descrição da natureza da fé, quando ele nos pede que “voltemos a ele”. Devemos ouvir o Senhor de tal maneira que a fé siga; pois aqueles que, pela fé, recebem a palavra de Deus deixaram de lado seus desejos e desprezaram o mundo, e pode-se dizer que quebraram suas correntes, de modo que prontamente e alegremente “se aproximam de Deus”. Mas a fé não pode ser formada sem ouvir ( Romanos 10:17 ), isto é, sem entender a palavra de Deus, e assim ele nos pede que “ouça” antes de “procurá-lo”. Assim, sempre que a fé é mencionada, lembre-se de que ela deve estar unida à palavra em que tem sua fundação.

E farei uma aliança da eternidade com você. É perguntado: Os judeus não fizeram anteriormente uma aliança eterna com Deus? Pois ele parece prometer algo novo e incomum. Eu respondo: nada de novo é prometido aqui, pelo qual o Senhor não havia anteriormente se envolvido com seu povo; mas é uma renovação e confirmação da aliança, para que os judeus não pensem que a aliança de Deus foi anulada por conta do banimento de longa data. Pois quando foram banidos do país que lhes fora prometido, (81) quando não tinham templo ou sacrifícios, ou quaisquer marcas da “aliança”, exceto a circuncisão, quem não teria concluído que tudo acabara com eles? Esse modo de expressão, portanto, Isaías acomodou-se à capacidade do povo, para que eles soubessem que a aliança na qual Deus entrou com os pais era firme, segura e eterna, e não mutável ou temporária.

É também isso que ele quer dizer com as misericórdias de Davi, mas com essa frase ele declara que era uma aliança da graça gratuita; pois foi fundada em nada mais que na absoluta bondade de Deus. Sempre que, portanto, a palavra “aliança” ocorre nas Escrituras, devemos ao mesmo tempo chamar para lembrar a palavra “graça”. Ao chamá-los de “as misericórdias fiéis de Davi” (82), ele declara que será fiel nela, e em. o mesmo tempo afirma indiretamente que ele é fiel e firme, e não pode ser acusado de falsidade, como se tivesse quebrado sua aliança; que os judeus, por outro lado, são violadores e traidores da aliança (porque se revoltaram contra ele), mas que ele não pode se arrepender de sua aliança ou promessa.

Ele os chama de “as misericórdias de Davi “, porque essa aliança, que agora foi solenemente confirmada, foi feita na terra “de Davi”. O Senhor, de fato, fez uma aliança com Abraão ( Gênesis 15: 5 ) depois a confirmou por Moisés ( Êxodo 2:24 ) e finalmente ratificou essa mesma aliança na mão de Davi, para que ela fosse eterna. ( 2 Samuel 7:12 ) Sempre que, portanto, os judeus pensavam em um Redentor, ou seja, em sua salvação, deveriam ter lembrado “Davi” como um mediador que representava Cristo; pois Davi não deve ser considerado aqui como um indivíduo particular, mas como portador desse título e caráter. No entanto, é preciso ter em consideração o tempo em que essa profecia foi proferida; pois, desde que a posição do reino fora obliterada e o nome da família real se tornara mesquinho e desprezível durante o cativeiro na Babilônia, poderia parecer que, pela ruína dessa família, a verdade de Deus caíra decair; e, portanto, ele ordena que contemplem pela fé o trono de Davi, que havia sido derrubado.

Comentário de John Wesley

Inclina os teus ouvidos e vem a mim; ouve, e a tua alma viverá; e farei convênio eterno com você, as misericórdias seguras de Davi.

Uma aliança eterna – Essa aliança eterna de graça e paz que fiz com Abraão e sua semente.

De Davi – Mesmo aquela aliança que foi feita primeiro com Abraão, e depois com Davi, a respeito daquelas bênçãos gloriosas e seguras que Deus prometeu ao seu povo, uma das quais a principal delas estava dando a Cristo para morrer por seus pecados. Davi aqui parece ser colocado para o filho de Davi.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *