Estudo de Jeremias 32:40 – Comentado e Explicado

Com eles firmarei pacto eterno, por cujos termos não cessarei mais de lhes proporcionar o bem, e no coração lhes infundirei o temor para que de mim não se venham a afastar.
Jeremias 32:40

Comentário de John Calvin

Ele persegue o mesmo assunto; mas a repetição visa enfaticamente recomendar a graça de Deus, pois sabemos como os homens se esforçam para reter o louvor devido à sua graça, e isso por causa de seu orgulho. Deus, então, por outro lado, celebra em termos elevados sua graça, para que os homens não a ocultem malignamente.

Ele primeiro diz: Eu farei com eles uma aliança perpétua. Devemos notar o contraste entre a aliança da Lei e a aliança da qual o Profeta agora fala. Ele chamou isso no trigésimo primeiro capítulo de uma nova aliança, e deu a razão para isso, porque seus pais haviam caído logo após a proclamação da Lei, e porque sua doutrina era a da carta, e mortal e também fatal. Mas ele agora chama isso de aliança perpétua de que a aliança da Lei não era válida, isso era acidental; pois a lei continuaria em vigor, se apenas a mantivéssemos; mas, por culpa dos homens, aconteceu que o pacto da Lei tornou-se nulo e desapareceu imediatamente. Quando, portanto, Deus promete alguma coisa, há uma diferença manifesta; Mas o que é isso? Deus sugere que sua doutrina é posta diante dos homens sem efeito, pois apenas soa em seus ouvidos, não penetra em seus corações. Há, então, necessidade da graça do Espírito Santo; pois, exceto que Deus fala por dentro e toca nossos corações, o som não terá sentido algum, apenas batendo no ar. Agora, então, vemos por que a aliança é chamada de perpétua, que Deus agora promete.

Ao mesmo tempo, devemos ter em mente que esse convênio pertence particularmente ao reino de Cristo. Pois apesar de fazer parte da graça de Deus, que se manifestou ao libertar seu povo do cativeiro, o fluxo contínuo de sua graça deve ser estendido à vinda de Cristo. O Profeta, sem dúvida, traz Cristo diante de nós, juntamente com a nova aliança; pois sem ele não há a menor esperança de que Deus faça outra aliança, como parece evidente em toda a Lei e nos ensinamentos dos Profetas. Então, Cristo é aqui oposto a Moisés, e o Evangelho à Lei. Daí resulta que a Lei era uma aliança temporária, pois não tinha estabilidade, como era a letra; mas que o Evangelho é uma aliança perpétua, pois está inscrita no coração. E pela mesma razão, também é chamada de nova aliança, pois a Lei deve ter se tornado obsoleta, pois a perpetuidade de que o Profeta fala veio em seu lugar.

Agora segue uma explicação: Porque não irei embora, etc. O ??? asher, aqui não é um parente, mas uma partícula explicativa ou exegética. Em seguida, designa brevemente a forma ou a natureza da aliança, mesmo que Deus nunca se afaste por trás deles. Às vezes, diz -se que Deus vai diante de seu povo fiel, quando ele lhes mostra o caminho certo. Dizem que ele também os governa por trás, como quando Isaías diz:

“Eles ouvirão uma voz atrás deles, dizendo:
‘Este é o caminho, andai nele.’ ”( Isaías 30:21 )

Deus, sem dúvida, testemunha aqui, que ele sempre seria um instrutor e professor para o seu povo. E ele diz que vai falar por trás, à medida que os mestres escolares seguem os alunos comprometidos com seus cuidados, até que possam observar e observar todos os seus gestos, caminhadas, palavras e tudo mais. Então Deus se compara aos professores com quem as crianças estão comprometidas em serem ensinadas e treinadas; e ele diz que fala por trás. Podemos então explicar o que é dito aqui neste sentido: “Não vou me afastar de ti”: mas também podemos ter uma visão mais simples de que Deus não se afastaria deles, mesmo porque ele lhes mostraria um favor e uma bondade perpétuos, de acordo com ao que é acrescentado imediatamente, para que eu possa fazer bem a eles. Numa palavra, Deus mostra que ele seria um Pai eterno para o seu povo, que nunca os abandonaria nem os rejeitaria. (82)

Mas a maneira ou método também é expresso, que ele colocaria seu medo em seus corações, para que eles nunca se afastassem dele. Esta é a mesma doutrina com o que já vimos; agora está repetido, mas em outras palavras; e assim Deus, como eu disse, ilustra mais plenamente seu favor, ele diz então que colocaria seu medo no coração dos homens. Vemos agora como essa ficção pueril é refutada, com a qual os papistas estão embriagados, quando dizem que a graça de Deus coopera, porque o Espírito ajuda a enfermidade dos homens, como se eles mesmos trouxessem algo próprio e fossem cooperadores. . Mas o Profeta aqui testifica que o temor de Deus é a obra e o dom do Espírito Santo. Ele não diz que lhes darei poder para me temer, mas colocarei meu medo em seus corações . Então vemos que ele novamente mostra que o Espírito trabalha efetivamente em nós, de modo a formar novamente nossos afetos, e não nos deixa. capaz de virar ou suspender. A mesma coisa é dita por Ezequiel,

“E farei com que eles me temam.” ( Ezequiel 36:27 )

Assim, a mesma doutrina é confirmada lá, pois se diz que Deus faria Israel temê-lo, não que eles pudessem temê-lo.

Ele acrescenta novamente: Para que eles não se afastem de mim. Vemos que claramente são refutadas aquelas noções tolas sobre a graça neutra, que oferece apenas poder aos homens, que eles podem receber depois se quiserem; pois o Profeta diz: “para que não se apartem de mim”. Assim, ele novamente mostra que a perseverança, não menos que o começo de agir corretamente, é um dom de Deus e a obra do Espírito Santo: e como eu já disse, Deus deveria formar apenas nossos corações uma vez, para que pudéssemos estar dispostos para agir corretamente, o diabo pode, a qualquer momento, seduzir-nos, através de suas artimanhas, do caminho certo, ou, como ele emprega ataques repentinos e violentos, ele pode nos levar para cima e para baixo como bem entender. Governar-nos por uma hora, então, não valeria nada, exceto que Deus nos preservou durante todo o curso de nossa vida e nos levou até o fim. Portanto, segue-se que todo o curso de nossa vida é dirigido pelo Espírito de Deus, de modo que o fim não menos que o começo das boas obras deve ser atribuído à sua graça. Qualquer que seja o mérito que os homens reivindiquem por si mesmos, eles se afastam de Deus e, assim, tornam-se sacrílegos.

Uma questão pode, no entanto, ser levantada aqui: vemos que os fiéis freqüentemente tropeçam, não dez vezes durante a vida, mas todos os dias: como é então isso, que onde o Espírito de Deus trabalha, sua eficácia é tal que os homens nunca se afastam do caminho certo? Se alguém responder, que os fiéis realmente tropeçam, mas não falham totalmente, e que Deus aqui se refere à deserção que sacode todo temor de Deus, não seria uma solução completa. Pois vemos que até os próprios eleitos são às vezes como apóstatas, pois o temor de Deus e a piedade são, por assim dizer, sufocados neles. A piedade não é realmente extinta, mas nem mesmo uma centelha do Espírito aparece neles. Mas devemos notar que essa perseverança inflexível é dada aos fiéis, para que, quando eles caiam, logo se arrependam. Portanto, interrupções não impedem que Deus não as guie do ponto de partida até a meta, até que concluam todo o seu percurso. E assim é verdade o que Agostinho diz, que o Espírito trabalha tanto em nós, que invariavelmente temos uma boa vontade. Pois ele compara o nosso estado com o de Adão, como estava em sua primeira criação. Sabemos que Adão estava sem mancha, pois foi formado à imagem de Deus: ele estava na posição vertical e livre de todo vício. Ainda somos imperfeitos; embora Deus tenha nos regenerado por seu Espírito, ainda existem em nós alguns remanescentes da carne, e não corremos com tanta vivacidade quanto ela nos convém; antes, somos obrigados a exclamar com Paulo que somos “miseráveis” e confessar que não fazemos o bem que gostaríamos, mas o mal que nos é odioso. ( Romanos 7:15 ) Então a condição de Adão parece ter sido melhor que a nossa. A este Agostinho responde: – que Deus lida melhor conosco agora do que com Adão, nosso primeiro pai; pois embora ele o tenha criado justo e inocente, e sem nenhuma mancha, ele ainda lhe deu uma natureza sujeita a mudanças; e, portanto, Adão, tendo livre-arbítrio, caiu imediatamente. Para que fim então o livre-arbítrio servia? até aquele homem imediatamente caiu e nos levou à mesma ruína consigo mesmo. Este é o elogio do livre-arbítrio! até aquele homem, possuidor, se jogou no abismo mais baixo, de onde jamais poderia ter subido. Mas agora, com relação a nós, apesar de pararmos e também sairmos do caminho certo, e nossas concupiscências depravadas nos seduzem ao mal, e nossa corrupção nos impede de correr como desejamos, mas nossa condição é muito melhor, porque Deus nos encerra no meio de todos os nossos conflitos com o poder do seu próprio Espírito, para que nunca sejamos vencidos ou sobrecarregados. Essa constância indefectível (indeclinabilis constantia), como Agostinho chama, é então muito superior à excelência e honra que Adão possuía a princípio. Isso pode ser claramente compreendido pelas palavras do Profeta quando ele diz que Deus colocaria seu medo no coração do seu povo, para que nunca se afastassem dele.

Pode-se perguntar novamente: por que não há menção de justificativa gratuita? pois a aliança de Deus não pode ser válida, a menos que ele nos reconcilie consigo mesmo, pois a regeneração não é suficiente para a obtenção do favor de Deus, pois em parte somente nós agiremos corretamente. A isso, respondemos que não há dúvida de que Deus inclui fé na palavra medo; portanto, a remissão de pecados, pela qual os homens retornam a favor de Deus, não é excluída quando se fala em regeneração. Esta passagem pode ao mesmo tempo ser explicada desta maneira, que o Profeta declara uma parte para o todo. Sem dúvida, a nova aliança, como vimos anteriormente, consiste em duas partes: até mesmo Deus, ao nos adotar como filhos, nos perdoa e perdoa todas as nossas enfermidades e depois nos governa pelo seu Espírito: mas aqui ele fala apenas de o último. Portanto, a frase pode ser vista como incluindo uma parte para o todo. Ainda assim, as Escrituras, como já foi dito, quando falam do temor de Deus, geralmente incluem fé, pois Deus, como diz o salmista, não pode ser temido, a menos que provemos sua bondade,

“Contigo é propiciação, para que sejas temido.”
( Salmos 130: 4 )

Pois não haveria temor reverencial a Deus, a não ser que fosse precedido pelo conhecimento de seu favor paterno.

Ainda assim, devido à última cláusula, a versão siríaca parece ser a mais adequada. Existem aqui duas promessas notáveis ??- que Deus não se afastaria delas – e que ele colocaria seu medo, a fim de impedir que se afastassem dele. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

aliança eterna. Veja nota em Gênesis 9:16 . Referência ao Pentateuco (App-92).

deve = maio.

não partir. Isso deve se referir a dias milenares: pois Israel partiu; e é por isso que a nação ainda está “dispersa” e ainda não “reunida”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *