Estudo de 2 Samuel 7:14 – Comentado e Explicado

Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Se ele cometer alguma falta, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de homens,
2 Samuel 7:14

Comentário de Albert Barnes

Serei o pai dele … – Em referência marginal, as expressões equivalentes são aplicadas a David. Em Hebreus 1: 5 , este texto é aplicado a Cristo. Mas em 1 Crônicas 17:13 ; 1 Crônicas 22: 9-10 ; 1 Crônicas 28: 6 , é expressamente apropriado a Salomão.

Com a vara dos homens … – ou seja, um castigo que os homens infligem a seus filhos, para corrigi-los e recuperá-los, não para destruí-los. A cláusula inteira é omitida em 1 Crônicas 17:13 .

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 7:14 . Serei o pai dele – me levarei em sua direção como pai, com todo carinho, e serei meu dono como meu filho. Isso se destina tanto a Salomão, como um tipo de Cristo, quanto ao próprio Cristo, como é evidente em Hebreus 1: 5 . Se ele cometer iniqüidade – Isso concorda apenas com Salomão e alguns outros da posteridade de Davi, mas não com Cristo, que nunca cometeu iniquidade, como Salomão fez; quem ali não era tipo de Cristo e, portanto, esse ramo do texto é encerrado em Salomão; enquanto que naquelas coisas em que Salomão era um tipo de Cristo, o sentido passa por Salomão para Cristo. Com o bastão dos homens – Com bastões gentis e moderados, adequados à fraqueza do homem. Isso implica que Deus puniria a semente de Davi, em quem seu reino deveria ser estabelecido, com a correção que os pais dão a seus filhos, caso ele caísse e cometesse iniqüidade; e não puni-lo com a severidade exata que seus pecados mereciam, nem afastar totalmente ele e sua posteridade do reino, como ele fizera com Saul. E Deus fez isso por várias eras, até que chegou o momento em que era apropriado e benéfico fazer uma mudança, não apenas em relação à família de Davi, mas a toda a nação hebraica, que deveria produzir um bem maior, não somente a eles, mas a toda a raça humana, a saber, o estabelecimento do reino de Cristo. Assim, Deus trabalha para produzir um bem maior e ainda maior para a humanidade e dá coisas muito melhores do que prometeu.

Comentário de Adam Clarke

Se ele cometer iniqüidade – Afaste-se do santo mandamento que lhe foi entregue; Eu o castigarei com a vara de homens – ele terá aflições, mas seu governo não será totalmente subvertido. Mas isso tem um significado maior. Veja as observações no final, 2 Samuel 7:25 ; (Nota).

Comentário de John Wesley

Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Se ele cometer iniqüidade, eu o castigarei com a vara de homens e com os açoites dos filhos dos homens.

Seu pai – eu me comportarei em sua direção como pai, com todo carinho, e o possuirei como meu filho. Isto é destinado tanto a Salomão, como um tipo de Cristo; e do próprio Cristo, como é evidente em Hebreus 1: 5 .

Se ele cometer – Isso concorda apenas com Salomão e alguns outros da posteridade de Davi; mas não a Cristo, que nunca cometeu iniquidade, como Salomão fez, que ali não era tipo de Cristo, e, portanto, esse ramo é encerrado em Salomão; enquanto naquelas coisas em que Salomão era um tipo de Cristo, o sentido passa por Salomão para Cristo.

Bastão dos homens – com bastões gentis e moderados, adequados à fraqueza do homem.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 8:5 – Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina.

1 Crônicas 17:13 – Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul.

1 Crônicas 28:6 – Ele me disse: ‘Seu filho Salomão é quem construirá o meu templo e os meus pátios, pois eu o escolhi para ser meu filho, e eu serei o pai dele.

Jó 5:17 – “Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso.

Salmos 89:20 – Encontrei o meu servo Davi; ungi-o com o meu óleo sagrado.

Salmos 89:30 – Se os seus filhos abandonarem a minha lei e não seguirem as minhas ordenanças,

Salmos 94:12 – Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei;

Provérbios 3:11 – Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,

Jeremias 30:11 – Porque eu estou com você e o salvarei’, diz o Senhor. ‘Destruirei completamente todas as nações entre as quais eu o dispersei; mas a você não destruirei completamente. Eu o disciplinarei, como você merece. Não o deixarei impune. ’

Mateus 3:17 – Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

1 Coríntios 11:32 – Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.

Hebreus 1:5 – Pois a qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei”? E outra vez: “Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho”?

Hebreus 12:5 – Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *