Estudo de Hebreus 12:5 – Comentado e Explicado

Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele;
Hebreus 12:5

Comentário de Albert Barnes


E você esqueceu a exortação – Esta exortação é encontrada em Provérbios 3: 11-12 . O objetivo do apóstolo em introduzi-lo aqui é mostrar que as aflições foram designadas por Deus para produzir alguns efeitos felizes na vida de seu povo, e que eles devem, portanto, suportá-los pacientemente. Nos versículos anteriores, ele os direciona para o exemplo do Salvador. Neste versículo e no seguinte, para o mesmo objeto, ele direciona sua atenção para o projeto de provações, mostrando que elas são necessárias para o nosso bem-estar e que são, de fato, uma prova do cuidado paterno de Deus. Esse versículo pode ser apresentado como uma pergunta. “E você esqueceu?” etc. Este modo de renderização concordará um pouco melhor com o design do apóstolo.

Que fala, para você – Que pode ser considerado como endereçado a você; ou que envolva um princípio aplicável a você e a outros. Ele não quer dizer que, quando Salomão usou as palavras, ele se referia a elas em particular, mas que as usava com referência aos filhos de Deus, e eles poderiam, portanto, ser aplicados a elas. dessa maneira, podemos considerar a linguagem das Escrituras como endereçada a nós.

Quanto às crianças – Como se ele estivesse se dirigindo a crianças. A linguagem é como o pai usa.

Meu filho – É possível que nestas palavras Salomão tenha pretendido dirigir-se a um filho literalmente, dando-lhe conselhos paternos; ou ele pode ter falado como o chefe do povo judeu, planejando se dirigir a todos os piedosos, a quem ele sustentava, por assim dizer, a relação de um pai. Ou, também é possível, que possa ser considerada como a linguagem do próprio Deus que se dirige a seus filhos. Qualquer que seja a suposição adotada, o sentido é substancialmente o mesmo.

Não desprezes o castigo do Senhor – Literalmente: “Não o considere pequeno ou trivial – ??????e? oligoreiA palavra grega usada aqui não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. A palavra traduzida aqui “castigo” – pa?de?a paideia – e também em Hebreus 12: 6-8 , e em Hebreus 12: 9 , “corrigido” – pa?de?t?? paideutas- não se refere à aflição em geral, mas esse tipo de aflição que é projetado para nos corrigir por nossas falhas, ou que é da natureza da disciplina. O verbo se refere adequadamente ao treinamento de uma criança – incluindo instrução, conselho, disciplina e correção (veja esse uso do verbo em Atos 7:22 ; 2 Timóteo 2:25 ; Tito 2:12 ) e, em seguida, especialmente disciplina ou correção de falhas – para “corrigir, castigar, castigar”; 1 Coríntios 11:32 ; 2 Coríntios 6: 9 ; Apocalipse 3:19 . Este é o significado aqui; e a idéia não é que Deus aflige seu povo em geral, mas que, se eles se afastarem, ele os corrigirá por suas falhas. Ele trará calamidade sobre eles como castigo por suas ofensas e para trazê-los de volta a si mesmo. Ele não permitirá que eles se afastem sem censura e sem controle, mas misericordiosamente os recuperará por grandes sofrimentos. As aflições têm muitos objetos ou produzem muitos efeitos felizes. O que é referido aqui é que eles são um meio de recuperar os filhos errantes e errantes de Deus, e são provas de seu cuidado e amor paterno; compare 2 Samuel 7:14 ; 2 Samuel 12: 13-14 ; Salmo 89: 31-34 ; Provérbios 3: 11-12 . Aflições, que sempre são enviadas por Deus, não devem ser consideradas pequenas questões, por estas razões:

(1) O fato de serem enviados por Deus. Tudo o que ele faz é importante e merece a atenção profunda das pessoas.

(2) são enviados para algum propósito importante e devem ser encarados, portanto, com atenção atenta.

Os homens os “desprezam” quando:

(1) eles os tratam com despreocupação afetada ou real;

(2) quando deixam de recebê-los como advertências divinas e os consideram sem qualquer design inteligente; e,

(3) quando os recebem com “expressões” de desprezo e falam deles e do governo de Deus com desprezo.

Deveria ser motivo de profunda preocupação quando somos afligidos de alguma maneira, não tratar o assunto de ânimo leve, mas derivar de nossas provações todas as lições que eles são adaptados para produzir na mente.

Nem desmaiar … – Aguente pacientemente debaixo deles. Este é o segundo dever. Somos os primeiros a estudar seu caráter e design; e segundo, sustentar-se, por mais severos que possam ser e por mais tempo que possam ser continuados. “Evite os extremos de insensibilidade orgulhosa e desânimo total” – Doddridge.

Comentário de Joseph Benson

Hebreus 12: 5-8 . E você esqueceu, etc. – Como se ele tivesse dito: Se você desmaiar, parecerá ter esquecido, a exortação – Em que Deus lhe fala com a máxima ternura; quanto aos seus queridos filhos, dizendo: Meu filho, não desprezes tu – Não desprezes ou ilumine; o castigo do Senhor – Não imputá-lo ao acaso ou a segunda causa, mas veja e reverencie a mão de Deus nele; considere uma grande misericórdia e melhore-a; nem desmaie e afunde quando fores repreendido por ele – mas persevera pacientemente e frutuosamente, evitando os extremos de insensibilidade orgulhosa e desânimo total. Pois – todas essas dispensações nascem do amor; portanto, nem os despreze nem desmaie sob eles; a quem o Senhor ama, ele castiga – ou corrige as suas falhas, a fim de corrigi-las; e que ele possa tentar, exercitar e, assim, aumentar sua fé, esperança, amor, resignação, paciência, mansidão e outras graças; e que ele possa purificá-los com esses fogos, como ouro e prata são purgados na fornalha da escória. E flagelo – com aparente severidade; todo filho a quem ele recebe – em seu favor peculiar. Veja nota em Provérbios 3: 11-12 , etc. Se você perseverar, etc. – Se Deus o corrige e faz com que você sofra castigo, ele o trata como pais sábios e afetuosos lidam com seus filhos amados ; para que filho é ele quem o pai – Ou seja, a pessoa que executa o dever de um pai; não castiga – Mais ou menos? Há poucos filhos que às vezes não precisam de correção, e nenhum pai sábio e bom sempre o perdoará. Mas se você estiver sem castigo – “Se você passa a vida sem sofrer doenças de qualquer espécie, perdas mundanas ou aflições em suas famílias, morte de filhos ou ferimentos de seus vizinhos ou qualquer outro problema ao qual o filhos de Deus são expostos, certamente você é tratado por seu Pai celestial como bastardos, e não como filhos. ” Vocês não são de propriedade de Deus para seus filhos.

Comentário de E.W. Bullinger

esquecido . Grego. eklanthanomai. Só aqui.

exortação . Grego. paraklesis. Veja Romanos 12: 8 e App-134.

fala . Grego. dialegomai. Ver Atos 17: 2 .

até = para.

filhos filho Grego. huios. App-108.

desprezar . Grego. oligoreo. Só aqui. Veja Provérbios 3:11 , Provérbios 3:12 .

castigo . Grego. paideia. Ver Efésios 6: 4 .

Senhor . App-98.

nem . Grego. mede .

repreendido . Grego. elencho.

Comentário de John Calvin

5. E você esqueceu, etc. Eu li as palavras como uma pergunta; pois ele pergunta se eles esqueceram, sugerindo que ainda não era hora de esquecer. Mas ele entra aqui na doutrina, que é útil e necessário que sejamos disciplinados pela cruz; e ele se refere ao testemunho de Salomão, que inclui duas partes; a primeira é que não devemos rejeitar a correção do Senhor; e no segundo a razão é dada, porque o Senhor ama aqueles a quem castiga. (246) Mas, assim que Salomão começa, meu “Filho”, o Apóstolo nos lembra que devemos ser atraídos por uma palavra tão doce e gentil, para que essa exortação penetre totalmente em nossos corações. (247)

Agora, o argumento de Salomão é o seguinte: – Se os flagelos de Deus testemunham seu amor por nós, é uma pena que eles sejam vistos com antipatia ou ódio. Para aqueles que não desejam ser castigados por Deus por sua própria salvação, sim, que rejeitam uma prova de sua bondade paterna, devem ser extremamente ingratos.

Ribera, o jesuíta, em seu comentário sobre esse versículo, disse: “O apóstolo indiretamente ( tácito ) os reprova, porque eles não tinham recurso às Escrituras em suas aflições; compare Romanos 15: 4. ” Capellus, referindo-se a esta passagem, observou: “Eu gostaria que os jesuítas sempre falassem dessa maneira, mas Ribera deveria ter lembrado que Paulo estava dirigindo-se ao rebanho e não aos pastores, e que, portanto, as Escrituras deveriam ser lidas por leigos.

A indicação clara da passagem, sem dúvida, é que os hebreus deveriam ter atendido às verdades contidas nas Escrituras. – Ed .

Comentário de Adam Clarke

E você esqueceu – Ou você esqueceu a exortação? Esta citação é feita de Provérbios 3:11 , Provérbios 3:12 , e mostra que o endereço ali, que à primeira vista parece ser de Salomão a seu filho, ou de algum homem paternal a uma pessoa em aflição, é propriamente de Deus a qualquer pessoa em perseguição, aflição ou angústia.

Não desprezes a correção – ?? ??????e? pa?de?a? ?????? · Não negligencia a correção do Senhor. Aquele homem negligencia a correção, e não lucra com ela, que não vê nela a mão de Deus; ou, em outras palavras, não teme a vara e quem a designou e, conseqüentemente, não se humilha sob a poderosa mão de Deus, deplora seu pecado, deprecia o julgamento divino e ora por misericórdia.

Nem desmaiar – Não desanime nem se desespere, pelos motivos imediatamente alegados.

Comentário de Scofield

senhor

Jeová. Provérbios 3:11 ; Provérbios 3:12 .

Comentário de John Wesley

E esquecestes a exortação que vos fala como filhos: Filho meu, não desprezes o castigo do Senhor, nem desmaies quando o repreenderes;

E, no entanto, parece que você já esqueceu a exortação – em que Deus lhe fala com a máxima ternura.

Não desprezes o castigo do Senhor – Não menospreze ou faça pouco disso; não imputa nenhuma aflição ao acaso ou à segunda causa, mas vê e reverencia a mão de Deus nela.

Nem desmaie quando fores repreendido por ele – mas persevera pacientemente e frutuosa. Provérbios 3:11 , etc.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 4:9 – Apenas cuidado! Muito cuidado, para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas na memória por toda a sua vida. Contem-nas a seus filhos e a seus netos.

Josué 7:7 – Disse então Josué: “Ah, Soberano Senhor, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão!

2 Samuel 6:7 – A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus.

1 Crônicas 13:9 – Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá esticou o braço e segurou a arca, porque os bois haviam tropeçado.

1 Crônicas 15:12 – lhes disse: “Vocês são os chefes das famílias levitas; vocês e seus companheiros levitas deverão consagrar-se e levar a arca do Senhor, o Deus de Israel, para o local que preparei para ela.

Jó 5:17 – “Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso.

Jó 34:31 – “Suponhamos que um homem diga a Deus: ‘Sou culpado, mas não vou mais pecar.

Salmos 6:1 – Senhor, não me castigues na tua ira nem me disciplines no teu furor.

Salmos 94:12 – Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei;

Salmos 118:18 – O Senhor me castigou com severidade, mas não me entregou à morte.

Salmos 119:16 – Tenho prazer nos teus decretos; não me esqueço da tua palavra.

Salmos 119:75 – Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

Salmos 119:83 – Embora eu seja como uma vasilha inútil, não me esqueço dos teus decretos.

Salmos 119:109 – A minha vida está sempre em perigo, mas não me esqueço da tua lei.

Provérbios 3:1 – Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos,

Provérbios 3:11 – Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,

Provérbios 4:5 – Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste.

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Mateus 16:9 – Ainda não compreendem? Não se lembram dos cinco pães para os cinco mil e de quantos cestos vocês recolheram?

Lucas 24:6 – Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia:

Lucas 24:8 – Então se lembraram das suas palavras.

1 Coríntios 11:32 – Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.

2 Coríntios 4:8 – De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Hebreus 12:3 – Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.

Hebreus 12:7 – Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *