Estudo de Salmos 119:75 – Comentado e Explicado

Sei, Senhor, que são justos os vossos decretos e que com razão vós me provastes.
Salmos 119:75

Comentário de Albert Barnes

Eu sei, ó Senhor – sinto-me seguro; Não tenho dúvidas sobre o assunto. Essa era a convicção da mente do salmista na aflição. Por mais misterioso que tenha sido o julgamento, por mais difícil que tenha sido, desde que tenha continuado e por mais variadas que tenham sido as formas do julgamento, ele ainda não tinha dúvida de que estava tudo bem; que era para os melhores propósitos; e que estava em estrita conformidade com o que era melhor.

Que teus julgamentos – Isto não se refere aqui às leis de Deus, mas às transações divinas; àquelas aflições que atrapalharam os julgamentos, ou que poderiam ser consideradas como expressivas da visão divina de sua conduta e vida.

Tem razão – margem, como em hebraico, “justiça”. Eles estavam de acordo com o que era certo; eram tão estritamente justos que poderiam ser chamados de justiça em si. Isso implicava a maior confiança em Deus, a submissão mais absoluta à sua vontade.

E que tu em fidelidade me afligiste – Em fidelidade à minha alma; em fidelidade ao meu próprio interesse. Não foi arbitrário; não era de malícia; não era que a aflição tivesse acontecido por acaso; foi porque Deus amou sua alma e buscou seu bem-estar. Foi porque Deus viu que havia uma boa razão para que isso fosse feito; que havia algum mal a ser verificado; alguma conduta imprópria a ser corrigida; alguma lição que ele seria melhor para aprender; alguma influência feliz em sua vida aqui e em sua felicidade no céu, o que seria mais do que uma compensação por tudo o que ele sofreria.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 75-77 . Eu sei, ó Senhor – pelas convicções de minha própria consciência e pela experiência; que seus julgamentos estão corretos – que suas correções, como a próxima cláusula explica isso, são justas e apropriadas, e que você, com fidelidade, me afligiu – isto é, a fim de cumprir suas promessas fiéis e por meu presente e bem eterno. Deixe tua benignidade, etc. – No entanto, no julgamento, lembre-se da misericórdia e me dê esse apoio e libertação dos meus problemas que você prometeu. Deixe tuas ternas misericórdias – Tua terna compaixão e graça perdoadora; venha a mim – Deixe-me ter a evidência de que eu realmente os possuo e experimente a eficácia abençoada em meu próprio coração; que eu possa viver – Que, passando da morte para a vida, eu possa viver uma vida de fé, esperança e amor, de alegria e alegria, de santidade e felicidade; pois a tua lei é o meu prazer – E enquanto eu confio em suas promessas, eu me importo em obedecer aos seus preceitos, e assim manifesto a verdade do meu arrependimento. Observe, leitor, que um homem bom não pode ser satisfeito ou feliz sem sinais evidentes do favor de Deus para ele; mas aqueles que se deleitam com a lei de Deus não serão destituídos desses sinais.

Comentário de E.W. Bullinger

certo = justiça, como nos Salmos 119: 7 .

afligido = humilhado.

Comentário de Adam Clarke

Eu sei – que teus juízos são corretos – Todas as dispensações da tua providência são feitas com sabedoria e executadas com misericórdia: deixe-me ver que é através dessa sabedoria e misericórdia que eu sofro.

Comentário de John Calvin

75 Eu sei, ó Jeová, que teus juízos são justiça. Por juízos, neste salmo, devemos entender os preceitos da lei; mas, como o profeta acrescenta imediatamente, que ele foi justamente castigado, ele parece usar a palavra neste versículo, para os castigos pelos quais Deus incita os homens ao arrependimento. Essas duas palavras, ??? , tsedek, justiça, na primeira cláusula, e ????? emunah verdade, na última, têm aqui quase a mesma significação. Na primeira cláusula, o profeta confessa em geral que Deus regula seus julgamentos, de modo a calar a boca dos ímpios, caso algum deles se queixe de sua crueldade ou rigor; e que essa equidade resplandece neles, de modo a extorquir de nós a confissão de que nada é melhor para os homens do que assim ser chamado de volta à consideração de si mesmos. Em seguida, ele exibe um exemplo disso em sua própria pessoa. Mesmo os hipócritas às vezes rendem a Deus o louvor da justiça quando ele castiga os outros, e eles nunca condenam sua severidade, contanto que sejam poupados. Mas é propriedade da verdadeira piedade ser menos censuradores austeros e rígidos dos defeitos dos outros do que os nossos. O conhecimento de que o profeta fala é uma evidência certa de que ele fez um exame rigoroso e sério de si mesmo; pois, se ele não tivesse ponderado bem sua própria culpa, não poderia, por experiência garantida, ter aprendido a justiça de Deus em suas aflições. Se for considerado preferível usar a palavra julgamentos em sua aceitação usual, o significado do texto será: Senhor, eu sei que sua lei é santa e justa, e severamente como você me afligiu, ainda mantenho a persuasão disso. verdade; pois mesmo nas minhas aflições discerno a justiça que corresponde ao caráter da tua palavra.

Comentário de John Wesley

Sei, ó Senhor, que os teus juízos são retos, e que com fidelidade me afligiste.

Julgamentos – Tuas correções.

De fidelidade – Em cumprimento de tuas promessas, e para meu bem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *