Estudo de 2 Coríntios 12:9 – Comentado e Explicado

Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo.
2 Coríntios 12:9

Comentário de Albert Barnes

E ele me disse: O Salvador respondeu. De que maneira isso foi feito, ou se foi feito no momento em que a oração foi feita, Paulo não nos informa. É possível, como Macknight supõe, que Cristo apareceu novamente e falou com ele de maneira audível. Grotius supõe que isso foi feito pela ?? ??? Bath- qowl – “filha da voz”, tão freqüentemente referida pelos escritores judeus, e que eles supõem ser referida em 1 Reis 19:12 , pela frase “ uma voz baixa e calma. ” Mas é impossível determinar de que maneira foi feito e não é material. Paulo tinha hábitos de comunhão com o Salvador e estava acostumado a receber revelações dele. O fato relevante aqui é que o pedido não foi concedido na forma exata em que ele o apresentou, mas que ele recebeu garantia de graça para apoiá-lo em seu julgamento.

É um dos casos em que a oração fervorosa de um homem bom, oferecida sem dúvida na fé, não foi respondida da forma em que ele desejava, embora respondida substancialmente na garantia da graça suficiente para apoiá-lo. Fornece, portanto, uma lição muito instrutiva em relação à oração e mostra que não devemos esperar, como é óbvio, que todas as nossas orações sejam literalmente respondidas e que não devemos ficar desapontados ou desanimados se não forem . É fato que nem todas as orações, mesmo dos devotos, e daqueles que oram, tendo fé em Deus como ouvinte da oração, são literalmente respondidas. Assim, a oração de Davi 2 Samuel 12: 16-20 não foi literalmente respondida; a criança pela vida pela qual ele tão fervorosamente orou morreu. Portanto, o pedido do Salvador não foi literalmente respondido, Marcos 14:36 . O cálice de sofrimento que ele tanto desejava ser levado embora não foi removido. Assim, no caso diante de nós; compare também Deuteronômio 3: 23-27 ; Jó 30:20 ; Lamentações 3: 8 . Assim, em numerosos casos agora, os cristãos oram com fervor e fé pela remoção de alguma calamidade que não é removida; ou por algo que consideram desejável pelo seu bem-estar que é retido. Algumas das razões pelas quais isso é feito são óbvias:

(1) A graça que será comunicada se a calamidade não for removida será de maior valor para o indivíduo do que seria a resposta direta à sua oração. Esse foi o caso de Paulo; assim foi sem dúvida com David; e assim acontece com os cristãos agora. A remoção da calamidade pode aparentemente ser uma bênção, mas também pode ser vista como perigos para o nosso bem-estar espiritual; a graça transmitida pode ser de valor permanente e pode estar relacionada ao desenvolvimento de alguns dos mais belos traços do caráter cristão.

(2) pode não ser para o bem da pessoa que reza que a coisa exata seja concedida. Quando um pai ora com grande seriedade e insubmissão pela vida de um filho, ele não sabe o que está fazendo. Se a criança vive, pode ser motivo de muito mais sofrimento para ele do que se tivesse morrido. Davi teve muito mais problemas com Absalão do que com a morte do filho, pelo qual ele orou com tanta sinceridade. Ao mesmo tempo, pode ser melhor para a criança que ela seja removida. Se ele morrer na infância, ele será salvo. Mas quem pode dizer qual será seu caráter e destino se ele viver para ser homem? Então, de outras coisas.

(3) Deus muitas vezes tem algo melhor para nós do que seria a resposta imediata à nossa oração. Quem pode duvidar que isso fosse verdade para Paulo? A graça prometida de Cristo como suficiente para nos sustentar tem mais valor do que seria a mera remoção de qualquer aflição corporal.

(4) provavelmente não seria bom para nós, se nossa petição fosse literalmente respondida. Quem pode dizer o que é melhor para si mesmo? Se a coisa foi obtida, quem sabe em quanto tempo esqueceremos o benfeitor e nos tornarmos orgulhosos e autoconfiantes? Era o desígnio de Deus humilhar Paulo; e isso poderia ser muito melhor realizado continuando sua aflição e transmitindo a graça prometida, do que retirando a aflição e retendo a graça. A mesma coisa a ser feita era mantê-lo humilde; e esta aflição não poderia ser retirada sem também abrir mão do benefício. É verdade, também, que onde as coisas são apropriadas para serem perguntadas, os cristãos às vezes perguntam de maneira inadequada, e essa é uma das razões pelas quais muitas de suas orações não são respondidas. Mas isso não se refere ao caso que nos é apresentado.

Minha graça te basta – Uma resposta muito melhor do que teria sido ter removido a calamidade; e um que parece ter sido inteiramente satisfatório para Paulo. O significado do Salvador é que ele o apoiaria; que ele não o deixaria exausto sob suas provações; que ele não tinha nada a temer. A inflição não foi realmente removida; mas havia uma promessa de que o favor de Cristo lhe seria mostrado constantemente e que ele consideraria seu apoio amplo. Se Paulo tivesse esse apoio, ele poderia muito bem suportar o julgamento; e se tivermos essa garantia, como podemos ter, poderemos acolher a aflição e regozijar-nos com as calamidades que nos são trazidas. É uma resposta suficiente para nossas orações se tivermos a promessa solene do Redentor de que seremos mantidos e nunca afundaremos sob o peso de nossas pesadas aflições.

Minha força é aperfeiçoada na fraqueza – isto é, a força que eu transmito ao meu povo se manifesta de maneira mais comum e mais completa quando meu povo sente que é fraco. Não é transmitido àqueles que sentem que são fortes e que não percebem sua necessidade de auxílio divino. Não é tão completamente manifestado para aqueles que são vigorosos e fortes quanto para os fracos. É quando estamos conscientes de que somos fracos, e quando sentimos nossa necessidade de ajuda, que o Redentor manifesta seu poder de sustentar e transmite seus mais puros consolos. Grotius coletou várias passagens semelhantes dos escritores clássicos que podem servir para ilustrar essa expressão. Assim, Plínio, vii. Epis. 26, diz: “Somos melhores onde somos fracos”. Sêneca diz: “A calamidade é a ocasião da virtude”. Quintiliano, “Toda temeridade da mente é quebrada pela calamidade corporal”. Minutius Felix: “A calamidade é frequentemente a disciplina da virtude”. Existem poucos cristãos que não podem dar testemunho da verdade do que o Redentor aqui diz, e que não experimentaram as mais puras consolações que conheceram e foram mais sensíveis à sua presença e poder consoladores em tempos de aflição.

Por isso, com muito prazer … – Considero um privilégio ser afligido, se minhas provações puderem ser o meio de gozar mais abundantemente do favor do Redentor. Sua presença e força transmitida são mais do que uma compensação por todas as provações que eu sofro.

Que o poder de Cristo – A força que Cristo concede; seu poder se manifestou em me apoiar nas provações.

Pode descansar sobre mim – ?p?s????s? episkenoseA palavra significa apropriadamente armar uma tenda; e depois habitar sobre ou sobre. Aqui é usado no sentido de permanecer ou permanecer com. O sentido é que o poder que Cristo manifestou a seu povo repousou com eles, ou permaneceu com eles em suas provações, e, portanto, ele se regozijou em aflições, a fim de poder participar da ajuda e do consolo assim conferidos. Portanto, aprenda:

(1) Que um cristão nunca perde nada por sofrimento e aflição. Se ele pode obter o favor de Cristo por suas provações, ele é um ganhador. O favor do Redentor é mais do que uma compensação por tudo o que suportamos em sua causa.

(2) o cristão ganha em provação. Eu nunca conheci um cristão que não foi finalmente beneficiado pelas provações. Eu nunca conheci alguém que não achou que havia ganhado muito que era valioso para ele em cenas de aflição. Não sei se encontrei alguém que estaria disposto a trocar as vantagens que ganhou em aflição por tudo o que a prosperidade mais ininterrupta e as maiores honras que o mundo pudesse dar trariam.

(3) aprender a suportar provações com alegria. Eles são bons para nós. Eles desenvolvem alguns dos mais adoráveis ??traços de caráter. Eles não machucam ninguém se forem recebidos adequadamente. E um cristão deve se alegrar por obter o que obtém na aflição, custando o que puder. Vale mais do que custa; e quando viermos a morrer, as coisas pelas quais teremos mais ocasião de agradecer a Deus serão nossas aflições. E, ó! se eles são os meios de nos elevar para um lugar mais alto no céu, e nos colocar mais perto do Redentor lá, que não se alegrará em suas provações?

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

até = para.

graça. App-184.

Minhas. Os textos omitem.

força . Dunamis gregos . App-172.

é perfeito . Grego. teleioo. App-125.

Com muito prazer . Grego. hedista . Neut. Superlativo plural de hedus; usado adverbialmente.

poder . Grego. dunamis , como acima.

descanso , ou seja, como uma barraca está espalhada por uma. Grego. episkenoo. Só aqui. João usa skenoo em 2 Coríntios 1:14 . Veja nota lá.

em cima de. Grego. epi. App-104.

Comentário de John Calvin

9. Ele me disse. Não é certo se ele recebeu essa resposta por uma revelação especial, e isso não é de grande importância. (910) Porque Deus nos responde, quando ele nos fortalece interiormente por seu Espírito e nos sustenta por seu consolo, para que não abandonemos a esperança e a paciência. Ele pede que Paulo fique satisfeito com sua graça e, nesse meio tempo, não recuse o castigo. Portanto, devemos suportar o mal de uma continuidade tão longa, porque somos admiravelmente bem tratados, quando temos a graça de Deus para ser nosso apoio. (911) O termo graça, aqui, não significa aqui, como em outros lugares, o favor de Deus, mas por metonímia, o auxílio do Espírito Santo, que nos chega do favor imerecido de Deus; e deveria ser suficiente para os piedosos, na medida em que é um apoio seguro e invencível contra a sua sempre cedência.

Pela minha força Nossa fraqueza pode parecer, como se fosse um obstáculo no caminho de Deus aperfeiçoar sua força em nós. Paulo não apenas nega isso, mas sustenta, por outro lado, que é somente quando nossa fraqueza se torna aparente que a força de Deus é devidamente aperfeiçoada. Para entender isso mais claramente, devemos distinguir entre a força de Deus e a nossa; pois a palavra meu é enfática. “ Minha força”, diz o Senhor, (significando aquilo que ajuda as necessidades do homem – que as eleva quando elas caem e as refresca quando desmaiam) “é aperfeiçoado na fraqueza dos homens; Isto é, tem ocasião de se esforçar quando a fraqueza dos homens se manifesta; e não apenas isso, mas é mais distintamente reconhecido como deveria ser. Pois a palavra aperfeiçoado tem uma referência à percepção e apreensão da humanidade, porque não é aperfeiçoada a menos que brilhe abertamente, de modo a receber seu devido louvor. Pois a humanidade não tem gosto disso, a menos que primeiro seja convencida da necessidade, e rapidamente perde de vista seu valor, se não for constantemente exercitada com um sentimento de sua própria fraqueza.

Muito feliz, portanto. Esta última afirmação confirma a exposição que apresentei. Eu me gloriarei, diz ele, em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo habite em mim (912). Portanto, o homem que se envergonha dessa glória, fecha a porta à graça de Cristo e, de certa forma, a afasta. dele. Pois então abrimos espaço para a graça de Cristo, quando, na verdadeira humildade da mente, sentimos e confessamos nossa própria fraqueza. Os vales são regados pela chuva para torná-los frutíferos, enquanto, entretanto, os altos cumes das altas montanhas permanecem secos. (913) Que esse homem, portanto, se torne um vale, que deseja receber a chuva celestial da graça espiritual de Deus. (914)

Ele acrescenta com muito prazer, para mostrar que é influenciado por um desejo tão ansioso pela graça de Cristo, que não recusa nada com o objetivo de obtê-la. Pois vemos muitos cedendo, de fato, a submissão a Deus, como temendo incorrer em sacrilégio para cobiçar sua glória, mas, ao mesmo tempo, não sem relutância ou, pelo menos, com menos alegria do que estavam se tornando. (915)

‘Eis como este vale é verde! também que lindo com os lírios!
( Cântico de Salomão 2: 1 )

Conheço muitos trabalhadores que têm boas propriedades neste vale da humilhação. ( 1 Pedro 5: 5. ) ‘Porque Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes.’ ( Tiago 4: 6. ) Pois, de fato, é um solo muito frutífero, e produz por punhados. ”- Allegorical Works de Bunyan, (Glasgow, 1843,) p. 164. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Minha graça é suficiente para você – não lhe será permitido afundar nessas aflições. Teus inimigos não poderão prevalecer contra ti.

Minha força é aperfeiçoada na fraqueza – Quanto mais e mais violentamente você é afligido e provado, sendo sustentado por meu poder e prosperado em todos os seus trabalhos, mais eminentemente meu poder será visto e reconhecido. Quanto mais fraco o instrumento que eu uso, mais o poder da minha graça se manifestará. Veja no final deste capítulo ( 2 Coríntios 12:21 ; (nota)).

Preferirei me gloriar em minhas fraquezas – Portanto, suas fraquezas não significam corrupção, pecados ou pecaminosidade de qualquer espécie; pois seria blasfêmia para qualquer homem dizer: antes me gloriarei que Deus deixe minhas corrupções em mim do que que ele as leve embora.

Para que o poder de Cristo repouse sobre mim – ?p?s????s? epeµe · Para que possa me ofuscar como uma tenda ou tabernáculo; oferecendo-me abrigo, proteção, segurança e descanso. Essa expressão é assim, João 1:14 ; : E a palavra foi feita carne, ?a? es????se? e? ?µ?? e fez seu tabernáculo entre nós – cheio de graça e verdade. A mesma Palavra eterna prometeu fazer seu tabernáculo com o apóstolo e dá a ele uma prova de que ele ainda era o mesmo – cheio de graça e verdade, assegurando-lhe que sua graça deveria ser suficiente para ele. Paulo, sabendo que a promessa da graça não poderia falhar, por causa da verdade Divina, diz: Portanto, com muito prazer, me gloriarei em minhas aflições, para que tal poder de Cristo possa me ofuscar e me defender.

As palavras também são semelhantes às do profeta Isaías, Isaías 4: 5 ; : Em toda a glória será uma defesa. Deus dá a glória, e Deus dá a defesa dessa glória. O apóstolo tinha muita glória ou honra; Satanás e seus apóstolos estavam com muita inveja; em si mesmo o apóstolo, assim como todos os seres humanos, era fraco e, portanto, precisava do poder de Deus para defender tal glória. Somente a graça pode preservar a graça. Quando recebemos uma bênção específica, precisamos de outra para preservá-la; e sem isso em breve seremos desprovidos de nossas forças e nos tornaremos como outros homens. Daí a necessidade de vigilância e oração contínuas, e dependendo da graça todo-suficiente de Cristo. Veja em 2 Coríntios 11:30 ; (Nota)

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 12: 9 . Minha força é aperfeiçoada na fraqueza. “É ilustrado proporcionalmente à fraqueza do instrumento que utilizo.” A palavra ‘ ?p?s????s?, o que renderizamos, sobre o qual repousamos, é enfático e significa literalmente, pode armar sua tenda. Ver João 1:14 .

Comentário de Scofield

perfeito em

(Veja Scofield “ Mateus 5:48 “) .

Comentário de John Wesley

E ele me disse: Minha graça te basta; porque a minha força se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, com muito prazer, me gloriarei em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim.

Mas ele me disse – em resposta ao meu terceiro pedido.

Minha graça é suficiente para ti – que tenra repulsa! Vemos que pode haver graça onde há a sensação mais rápida de dor. Minha força é mais ilustrativamente demonstrada pela fraqueza do instrumento. Por isso, me gloriarei nas minhas fraquezas, e não nas minhas revelações, para que a força de Cristo repouse sobre mim – A palavra grega significa propriamente, pode me cobrir por toda a parte como uma tenda. Devemos aceitar de boa vontade o que quer que seja para esse fim, por mais contrários à carne e ao sangue.

Referências Cruzadas

Exodo 3:11 – Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito? “

Exodo 4:10 – Disse, porém, Moisés ao Senhor: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! “

Deuteronômio 33:25 – Sejam de ferro e bronze as trancas das suas portas, e dure a sua força como os seus dias.

Josué 1:9 – Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

2 Reis 2:15 – Quando os discípulos dos profetas, vindos de Jericó, viram isso, disseram: “O espírito profético de Elias repousa sobre Eliseu”. Então foram ao seu encontro, prostraram-se diante dele e disseram:

Salmos 8:2 – Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos firmaste o teu nome como fortaleza, por causa dos teus adversários, para silenciar o inimigo que busca vingança.

Isaías 4:5 – o Senhor criará sobre todo o monte Sião e sobre aqueles que se reunirem ali uma nuvem de dia e um clarão de fogo de noite. A glória tudo cobrirá

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 35:3 – Fortaleçam as mãos cansadas, firmem os joelhos vacilantes;

Isaías 40:29 – Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.

Isaías 41:13 – Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei.

Isaías 43:2 – Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.

Jeremias 1:6 – Mas eu disse: “Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem”.

Daniel 10:16 – Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava de pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço.

Sofonias 3:17 – O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você, com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria”.

Mateus 5:11 – “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Mateus 10:19 – Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer,

Mateus 28:18 – Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Lucas 21:15 – Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.

1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

2 Coríntios 3:5 – Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

2 Coríntios 11:30 – Se devo me orgulhar, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza.

2 Coríntios 12:5 – Nesse homem me gloriarei, mas não em mim mesmo, a não ser em minhas fraquezas.

2 Coríntios 12:10 – Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

2 Coríntios 12:15 – Assim, de boa vontade, por amor de vocês, gastarei tudo o que tenho e também me desgastarei pessoalmente. Visto que os amo tanto, devo ser menos amado?

Efésios 3:16 – Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Colossenses 1:11 – sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

Colossenses 1:28 – Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

Hebreus 4:16 – Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Hebreus 11:34 – apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *