Estudo de Isaías 4:5 – Comentado e Explicado

o Senhor virá estabelecer-se sobre todo o monte Sião e em suas assembléias: de dia como uma nuvem de fumaça, e de noite como um fogo flamejante. Porque sobre todos se estenderá a glória do Senhor,
Isaías 4:5

Comentário de Albert Barnes

E o Senhor criará – O significado deste versículo e do próximo é que Deus levaria seu povo a seu santo cuidado e proteção. A idéia é expressa por imagens tiradas, neste versículo, da proteção que ele concedeu aos israelitas em sua jornada do Egito. A palavra “criar” significa que aqui ele terá recursos ou fornecerá tal defesa.

Sobre toda morada … – Sobre todas as habitações do seu povo; isto é, devem estar seguros e considerados como sob sua proteção. A palavra “em cima” refere-se ao fato de que o pilar de nuvem estava “sobre” o tabernáculo no deserto, como um símbolo do favor e da presença divinos. Portanto, sua proteção deve estar “ligada” ou “sobre” as casas de todo o seu povo; compare o Salmo 92: 4-6 .

Do monte Sião – compare a nota em Isaías 1: 8 .

E sobre suas assembléias – Suas convocações; suas assembléias sagradas, como foram convocadas no sábado; Levítico 23: 2 ; Números 28:18 . Refere-se aqui às suas assembléias “futuras” e, portanto, inclui a igreja cristã reunida para adorar a Deus.

Uma nuvem e fumaça durante o dia – Refere-se ao pilar de nuvem que foi adiante dos israelitas em sua jornada no deserto; Êxodo 13:21 ; Êxodo 14:20 .

De dia – De dia, isso lhes parecia uma nuvem; de noite, como uma coluna de fogo; Êxodo 13: 21-22 . Ou seja, sempre foi visível e pôde ser visto por todas as pessoas. Um pilar de nuvem não poderia ter sido visto à noite; e Deus muda os símbolos de sua presença e proteção, para que o seu povo sempre os veja. O significado aqui é que, como Deus deu aos israelitas um símbolo de sua presença e proteção, ele também seria o protetor e defensor de seu povo no futuro.

Pois sobre toda a glória – Acima de tudo, o “objeto glorioso”; isto é, sua igreja, seu povo. É aqui chamado “a glória”, como sendo um objeto glorioso ou honrado.

Uma defesa – Esta palavra significa apropriadamente “uma cobertura, uma proteção” do verbo “cobrir” e significa que Deus protegerá ou defenderá seu povo.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 4: 5 . E o Senhor criará – Will, de uma maneira maravilhosa, produzirá, por assim dizer, por uma nova obra de criação; sobre toda habitação do monte Sião – sobre todas as habitações particulares de seu povo; e sobre suas assembléias – Sobre os locais de seu culto público, e as pessoas ali reunidas; uma nuvem e fumaça durante o dia, e o brilho, etc. – Ele faz alusão à coluna de uma nuvem e fogo, que conduzia e protegia os israelitas no deserto, e depois descansou no tabernáculo; e suas palavras implicam que Deus seria o protetor e a glória de Sião. Assim ele esteve em Jerusalém após o retorno da Babilônia; dirigindo os judeus em suas várias dificuldades e defendendo-os em seu estado fraco contra todos os artifícios e tentativas de seus inimigos, como aprendemos no livro de Neemias: e, portanto, especialmente ele estava presente e guiou, protegeu e preservou o primeira igreja cristã, quando ele destruiu seus compatriotas incrédulos e desobedientes. Sobre toda a glória haverá uma defesa – Sobre toda a igreja e povo que Deus glorificará: sobre a Jerusalém literal, mas especialmente sobre a Jerusalém mística, sobre todas as sociedades santas, ou assembléias de cristãos sinceros. Um comentarista instruído, que diz que as moradas e assembléias de Sião “se referem às reuniões dos apóstolos e outros cristãos em Jerusalém”; e que a próxima cláusula, sobre toda a glória, etc., significa que a proteção divina deve ser concedida onde quer que Deus se manifeste pelos sinais extraordinários de sua presença graciosa, acrescenta o seguinte: “Todo símbolo da graça e glória divinas, tais como foi a nuvem, traz consigo a proteção e defesa daquele local ou assembléia, que é abençoada com essa prerrogativa. O evento prova a verdade dessa interpretação. Enquanto Deus estava no templo, esse lugar se regozijava em benefício da proteção divina. Quando a voz foi ouvida, ‘Partamos daqui’, foi deixada à desolação de seus inimigos. ” Agora, o mesmo, como ele diz, é válido na Igreja Cristã. Enquanto ela se apega a Deus, adere à sua verdade, possui sua graça, obedece às suas leis e o adora na beleza da santidade, ela tem sua presença com ela e está segura e feliz. Mas, quando ocorre o inverso de tudo isso, quando sua verdade é desacreditada, sua graça negligenciada, suas leis quebradas e suas ordenanças menosprezadas ou atendidas de maneira mera formal, sua presença é retirada e sua glória e defesa partem juntas. .

Comentário de E.W. Bullinger

toda morada do monte Sião. Não apenas sobre o Tabernáculo, como na antiga Dispensação.

assemblies = convocação. Hebraico. Mikra . Referência ao Pentateuco. Veja nota em Isaías 1:13 .

upon = over.

uma defesa = um dossel. Hebraico. chuppah , o dossel do casamento. Não traduzido “defesa” em nenhum outro lugar. Ocorre apenas aqui, Salmos 19: 5 e Joel 2:16 . Compare Isaías 62: 4 .

Comentário de Adam Clarke

E o Senhor criará – Um MS., A Septuaginta e o Árabe, têm ???? yabi , Ele trará: a nuvem já existe; o Senhor o trará. Esta é uma promessa abençoada da presença de Deus em todas as assembléias do seu povo.

Cada morada “a estação” – O texto hebraico tem todas as estações: menos quatro MSS. (um antigo) omitem ?? col , tudo; com toda a razão, como deveria parecer: pois a estação era o próprio monte Sião, e nenhum outro. Ver Êxodo 15:17 . E a Septuaginta, Árabe e MSS., Adicionam a mesma palavra col ? col , antes de ????? mikraeha , provavelmente correto: a palavra só mudou de lugar por engano. ?????? mikrayeh , “o lugar onde eles estavam reunidos em suas santas assembléias”, diz Sal ben Melech. Porém, vinte e cinco dos MSS de Kennicott e vinte e duas das cinquenta e três edições de De Rossi, além da Septuaginta, Siríaca e Árabe, têm a palavra no número plural.

Uma nuvem e fumaça durante o dia – Esta é uma alusão manifesta ao pilar de uma nuvem e de fogo que assistiu aos israelitas em sua passagem para fora do Egito, e à glória que repousava no tabernáculo, Êxodo 13:21 ; Êxodo 40:38 . O profeta Zacarias, Zacarias 2: 5 , aplica a mesma imagem ao mesmo propósito:

“E serei para ela um muro de fogo em volta;

E uma glória estarei no meio dela. ”

Ou seja, a presença visível de Deus a protegerá. O que explica a conclusão deste versículo de Isaías; onde o makkaph entre col ? col e ???? cabod , conectando as duas palavras em construção, que não devem ser conectadas, lançou uma obscuridade sobre a frase e enganou a maioria dos tradutores.

Pois sobre toda a glória haverá uma defesa – tudo o que Deus criar, ele deve sustentar, ou falhará. Todo grau de graça traz consigo um grau de poder para se manter na alma.

Comentário de John Calvin

5. E Jeová criará em todas as moradas do monte Sião. Como se ele tivesse dito que “não haverá um canto do monte Sião em que a graça de Deus não brilhe”. Habitação e montagem , entendo que significam a mesma coisa; pois assembléia não indica aqui uma congregação , mas o lugar onde os homens se reúnem. Com o objetivo de expressar uma bênção completa, ele faz alusão ao que Moisés relata, quando o Senhor libertou o povo da escravidão egípcia e enviou

pilares de nuvens durante o dia e pilares de fogo durante a noite.
( Êxodo 13:21 .)

Era costume dos profetas, ao descrever qualquer bênção notável, lembrá-los daquela libertação do Egito como uma obra extraordinária de Deus; pois naquela ocasião Deus fez uma exibição notável dos tesouros ilimitados de sua graça ao estabelecer sua Igreja, e não deixou nenhuma prova de sua bondade, a fim de tornar conhecida a felicidade daquela nação. Mas o que mais merecia ser comemorado era que, pela cobertura de uma nuvem durante o dia, ele os protegia do calor excessivo, e que à noite uma coluna de fogo passava diante deles, para impedir que se desviassem ou se perdessem.

Isso significa que quando Deus trouxer de volta a Igreja do cativeiro na Babilônia, a libertação será de um tipo não menos impressionante e magnífica do que quando, em um período inicial, a nação saiu do Egito. Não que durante a viagem da Babilônia à Judéia fossem acompanhados, como no deserto, por uma nuvem e uma coluna de fogo , mas que ele demonstraria sua graça e bondade por outros métodos não menos notáveis. Como se disséssemos atualmente: “Deus nos iluminará pelo seu Espírito de fogo ; Ele dará línguas fendidas , ( Atos 2: 3 ), para espalhar seu Evangelho por todo o mundo. ” Tais expressões não devem ser entendidas literalmente, como se o Espírito fosse enviado do céu sob esse sinal visível; mas lembrando-os do milagre, levaria os crentes a esperar que o mesmo poder de Deus, que os apóstolos anteriormente experimentavam, agora seja exibido na restauração da Igreja. Acrescente a isso, que o Profeta, por esse modo de expressão, indica uma continuidade ininterrupta de bênção; como se ele tivesse dito: “Deus não apenas por um momento estenderá a mão para sua libertação, mas como ele sempre acompanhou seus pais no deserto, da mesma forma ele o libertará e protegerá até o fim”.

Pois em toda a glória haverá defesa. Isso está relacionado ao que ele disse anteriormente, que o broto ou ramo que surgiria depois seria para a glória . É como se ele tivesse dito: “sobre todos os que devem levar a prova e as marcas de sua libertação”. Talvez ele também faça alusão à passagem na qual está relatado que o anjo destruidor passou por cima das casas que foram marcadas sem causar nenhum dano a elas ( Êxodo 12:23 😉 porque a aspersão de sangue naquele tempo os protegeu e salvou, então Isaías promete que os crentes, quando Deus os marcar, estarão seguros. Isso deve ser observado com cuidado; pois somos lembrados de que não devemos nos tornar participantes da graça de Deus de nenhuma outra maneira senão levando sua imagem e sua glória brilhando em nós.

Comentário de John Wesley

E o Senhor criará sobre todas as moradas do monte Sião, e sobre as suas assembléias, nuvens e fumaça de dia, e brilho de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória haverá defesa.

Criar – Produzirá de maneira maravilhosa, como se fosse uma nova criação.

Uma nuvem – Uma coluna de nuvem e fogo, como aquela com a qual ele dirigiu os israelitas, quando eles saíram do Egito: pelo que ele implica que Deus seria seu protetor e sua glória.

A glória – Sobre toda a igreja e povo que Deus fará tão glorioso; sobre todas as assembléias santas de cristãos sinceros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *