Estudo de Josue 1:9 – Comentado e Explicado

Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.
Josue 1:9

Comentário de Thomas Coke

Ver. 9. Não te ordenei? & c.- Estes são os fundamentos dessa coragem intrépida que deveria animar a alma de Josué 1 °. O chamado pelo qual Deus o dignificou. Segundo, a promessa positiva de uma proteção duradoura.

REFLEXÕES. – Moisés havia sido um servo fiel; mas a morte é o lote comum do homem. Ao remover do povo este ministro mais útil, Deus os retirará da dependência e do apego aos homens. Josué deve se levantar; e, embora consciente da grande inferioridade das habilidades, ainda sob o comando de Deus, ele pode se dirigir confortavelmente à obra, certo de que quem envia o fortalece. Nota; (1.) É um consolo para o povo de Deus que, embora os ministros morram, Jesus, seu Senhor, vive para sempre para provê-los e direcioná-los. (2) Aqueles a quem Deus chama para suceder ministros eminentes, embora possam sentir sua própria insuficiência, não devem ser desencorajados, mas devem confiar em Sua graça e força que dá a missão. 1. Aqui está o trabalho ordenado a ele: passar o Jordão e possuir a terra de Canaã. Uma tarefa árdua! como ele deve atravessar esse rio profundo, sem pontes ou pontões, especialmente agora, quando transborda suas margens? e como possui uma terra onde todos os habitantes são poderosos? aqui ele deve confiar em Deus: se ele mandar, ele fará o caminho claro e fácil. Nota; A fé divina vence as maiores dificuldades; e eles podem fazer todas as coisas, que Cristo as fortalece. 2. As promessas feitas a ele para seu encorajamento, [1.] A dádiva da terra é confirmada aos filhos de Israel. Era deles, certamente, como se estivessem de posse. Os limites são amplos e estendidos; e, se tivessem sido fiéis a Deus, ele não sofrera um pequeno detalhe: se nunca ocuparam o todo, devem culpar sua própria incredulidade e desobediência. [2] Deus assegura a Josué que sua presença e bênção inesgotáveis ??estarão com ele, como haviam acontecido com Moisés; e a consequência disso deve ser a vitória. Ele pisará no pescoço de seus inimigos, e dividirá a terra, para ser possuída em paz pelas tribos de Israel. Nota; Os que têm a presença de Deus com eles podem ir com alegria e confiança contra uma hoste de inimigos. (3.) A vitória sobre todos os poderes do mal é obtida por nosso divino Josué, e já podemos triunfar em nossa cabeça gloriosa sobre o pecado, a morte e o inferno como inimigos vencidos. (4) Ele pede que ele seja de boa coragem, repete-o várias vezes e pede com renovadas garantias de que ele estaria com ele: e havia necessidade de tal encorajamento, embora seu valor tivesse sido experimentado e conhecido por sua as dificuldades estavam agora maiores do que nunca. Sua própria insuficiência por um empreendedor tão famoso, o conhecido espírito rebelde do povo, o poder e os números de seus inimigos, podem abalar a constância mais confirmada; mas o medo é banido, enquanto aquele que comanda supremamente o inspira com força e coragem irresistíveis. Nota; (1) Os mais fortes precisam de apoio e encorajamento diários de Deus, ou sua força logo se mostraria uma fraqueza. (2.) Quando saímos para combater as batalhas do Senhor, como ministros, devemos levar conosco essa promessa encorajadora: Eis que estou sempre com você, até o fim do mundo. (3) Quando Deus se agrada de trabalhar, ninguém impedirá: os montes de dificuldade, antes de nosso divino Zorobabel, se tornarão claros.

Comentário de John Wesley

Não te ordenei? Seja forte e tenha uma boa coragem; não temas, nem te assustes; porque o SENHOR teu Deus está contigo para onde quer que fores.

Eu te ordenei – a quem você é obrigado a obedecer: eu, que posso te levar por tudo o que te ponho: eu de cuja fidelidade e poder onipotente você teve uma grande experiência?

Comentário de John Calvin

9. Não ordenei, etc. Embora em hebraico seja feita uma afirmação simples na forma de uma pergunta e essa fraseologia seja muito frequente, aqui, porém, a pergunta é enfática, para atestar o que anteriormente foi ensinado, enquanto o Senhor, ao apresentar sua própria autoridade distintamente, alivia seu servo de cuidado e hesitação. Ele pergunta: Não sou eu quem te ordenei? Eu também estarei presente contigo. Observe a ênfase: na medida em que não é lícito resistir a seu comando. (24) Esta passagem também ensina que nada é mais eficaz para produzir confiança do que quando confiamos no chamado e no mandamento de Deus, e nos sentimos totalmente seguros disso em nossa própria consciência, seguimos aonde quer que ele queira liderar.

Referências Cruzadas

Gênesis 28:15 – Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”.

Deuteronômio 20:1 – Quando vocês forem à guerra contra os seus inimigos e virem cavalos e carros, e um exército maior do que o seu, não tenham medo, pois o Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, estará com vocês.

Deuteronômio 31:7 – Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: “Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança.

Deuteronômio 31:28 – Reúnam na minha presença todos os líderes das suas tribos e todos os seus oficiais, para que eu fale estas palavras de modo que ouçam, e ainda invoquem os céus e a terra para testemunharem contra eles.

Josué 1:6 – “Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados.

Juízes 6:14 – O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? “

2 Samuel 13:28 – Absalão ordenou aos seus homens: “Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: ‘Matem Amnom! ’, vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos! “

Salmos 27:1 – O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Salmos 46:7 – O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

Isaías 43:1 – Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.

Isaías 43:5 – Não tenha medo, pois eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você.

Jeremias 1:7 – O Senhor, porém, me disse: “Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar.

Atos dos Apóstolos 4:19 – Mas Pedro e João responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *