Estudo de Salmos 46:7 – Comentado e Explicado

Está conosco o Senhor dos exércitos, nosso protetor é o Deus de Jacó.
Salmos 46:7

Comentário de Albert Barnes

O Senhor dos Exércitos – O Deus comandando, ordenando, organizando as hostes do céu – os anjos e os mundos estrelados. Veja as notas em Isaías 1: 9 . Compare o Salmo 24:10 . A referência aqui é a Deus considerada como tendo controle sobre todos os “exércitos”, ou sobre tudo o que pode ser considerado e descrito como host hostal, na terra e no céu. Tendo um Ser assim, portanto, para um protetor, eles não tinham nada a temer. Veja Salmo 46:11 .

Está conosco – Está do nosso lado; é o nosso defensor. A frase hebraica usada aqui é empregada em Isaías 7:14 (notas); Isaías 8: 8 (notas), para descrever o Messias. Veja as notas nessas passagens.

O Deus de Jacó – Veja as notas no Salmo 24: 6 . O significado é: O Deus a quem Jacó reconheceu e a quem ele achou ser seu amigo está conosco.

É o nosso refúgio – literalmente, um lugar alto, como uma torre, muito acima do alcance dos inimigos. Veja Salmo 9: 9 , nota; Salmo 18: 2 , nota. Portanto, a margem “é um lugar alto para nós”.

Comentário de E.W. Bullinger

O SENHOR dos Exércitos. Veja a nota em 1 Samuel 1: 3 .

refúgio = um local inexpugnável. Hebraico. misgab. Não é a mesma palavra que nos Salmos 46: 1 .

Selah. Conectando essa confiança garantida na promessa de Deus com seu cumprimento na libertação de Sião de Senaqueribe (App-66.).

Comentário de Adam Clarke

O Senhor dos exércitos está conosco – nós, fracos Jesvs, éramos apenas um punhado de homens; mas o Senhor dos exércitos – o Deus dos exércitos, estava do nosso lado. Ele não podia atacar com esperança de sucesso, e suas legiões não podiam ser derrubadas.

O Deus de Jacó – O Deus que apareceu a Jacó em sua angústia, e o salvou de todos os seus problemas, apareceu também para nós, seus descendentes, e nos provou amplamente que não esqueceu sua aliança.

Comentário de John Calvin

7. Jeová dos exércitos está conosco. Neste versículo, aprendemos como poderemos aplicar em nosso próprio uso as coisas que as Escrituras em todos os lugares registram a respeito do poder infinito de Deus. Seremos capazes de fazer isso quando acreditarmos que somos o número daqueles a quem Deus abraçou com seu amor paterno e a quem ele estimará. O salmista novamente faz alusão, em termos de recomendação, à adoção pela qual Israel foi separado da condição comum de todas as outras nações da terra. E, de fato, além disso, a descrição do poder de Deus apenas nos inspiraria com pavor. Portanto, a gabar-se confiante surge de que Deus nos escolheu para seu povo peculiar, para mostrar seu poder em preservar e defender-nos. Por esse motivo, o profeta, depois de celebrar o poder de Deus chamando- o de Deus dos exércitos, imediatamente acrescenta outro epíteto, o Deus de Jacó, pelo qual ele confirma a aliança feita antigamente com Abraão, de que sua posteridade, a quem pertence a herança da graça prometida, não deve duvidar que Deus também era favorável a eles. Para que nossa fé descanse verdadeira e firmemente em Deus, devemos levar em consideração ao mesmo tempo essas duas partes de seu caráter – seu poder imensurável, pelo qual ele é capaz de subjugar o mundo inteiro sob ele; e seu amor paternal que ele manifestou em sua palavra. Quando essas duas coisas são reunidas, não há nada que possa impedir nossa fé de desafiar todos os inimigos que possam se levantar contra nós, nem devemos duvidar que Deus nos socorrerá, pois ele prometeu fazê-lo; e quanto ao poder, ele também é suficientemente capaz de cumprir sua promessa, pois é o Deus dos exércitos. A partir disso, aprendemos que essas pessoas erram de maneira flagrante na interpretação das Escrituras, que deixam em suspense a aplicação de tudo o que é dito sobre o poder de Deus, e não têm certeza de que ele será um Pai para elas, na medida em que eles são do seu rebanho e participantes da adoção.

Comentário de John Wesley

O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é nosso refúgio. / * Selah * /.

Enfurecido – Contra Deus e contra o seu povo.

Proferido – Ele falou com eles em sua ira.

A terra – Os habitantes da terra foram consumidos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *