Estudo de Salmos 27:1 – Comentado e Explicado

De Davi. O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei? O Senhor é o protetor de minha vida, de quem terei medo?
Salmos 27:1

Comentário de Albert Barnes

O Senhor é a minha luz – Ele é para mim a fonte de luz. Ou seja, Ele me guia e guia. A escuridão é o emblema da angústia, angústia, perplexidade e tristeza; a luz é o emblema do oposto deles. Deus forneceu-lhe tanta luz que esses problemas desapareceram, e seu caminho era brilhante e feliz.

E minha salvação – Ou seja, Ele me salva ou me livra.

A quem devo temer? Compare Romanos 8:31 . Se Deus está do nosso lado, ou é por nós, não podemos apreender o perigo. Ele é abundantemente capaz de nos proteger, e podemos confiar nEle com confiança. Ninguém precisa de melhor segurança contra os objetos de medo ou pavor do que a convicção de que Deus é seu amigo.

O Senhor é a força da minha vida – O suporte da minha vida. Ou, em outras palavras, Ele me mantém vivo. A vida em si é débil e é facilmente esmagada por problemas e tristezas; mas enquanto Deus é sua força, não há nada a temer.

De quem terei medo? Ninguém tem poder para tirar a vida enquanto Ele me defende. Deus é para aqueles que confiam nEle uma fortaleza ou fortaleza, e eles estão seguros.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 27.

Davi sustenta sua fé pelo poder de Deus, por seu amor ao serviço de Deus e pela oração.

Um salmo de Davi.

Título. ???? ledavid. O título grego é “Salmo de Davi antes de ser ungido”, aludindo a 2 Samuel 2: 4 . Mas o que o bispo Patrick observa a respeito deste salmo parece mais provável a partir do conteúdo dele; ou seja, que Davi escreveu logo após sua libertação daquele perigo iminente mencionado em 2 Samuel 21:17 , quando, ao perseguir o inimigo muito longe, ele estava cercado e teria sido morto se Abisai não o tivesse socorrido. Sobre isso, lemos, seus súditos pediram que ele não saísse mais para a batalha; em que ponto de vista o Salmo representa Davi como exalando os sentimentos de um corajoso e bom velhinho, que parece não estar consciente de que, embora seus espíritos possam aguentar, sua força foi muito prejudicada pela idade e, portanto, ficou muito inapto sofrer os perigos da guerra. Assim, então, podemos supor que ele indique aqueles que fizeram o pedido antes mencionado; O Senhor é minha luz, etc.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 27: 1 . O Senhor é minha luz – meu conselheiro em minhas dificuldades, e meu consolador e libertador em todas as minhas angústias. Os súditos de Davi o chamavam de luz de Israel; mas ele é o dono, brilhou, como a lua, com uma luz emprestada: a luz que Deus lhe comunicou refletia sobre eles. Deus é a nossa luz, pois ele nos mostra o estado em que estamos, por natureza e prática, e aquele em que podemos e devemos ser trazidos pela graça, a fim de nossa salvação. Como nossa luz, ele nos mostra o caminho pelo qual devemos andar e nos conforta ao caminhar por ele: mostra as dificuldades que estão no nosso caminho, as dificuldades, os inimigos e as oposições que precisamos encontrar e como pode estar habilitado para superá-los. É somente à luz dele que agora prosseguimos em nosso curso cristão, e é à luz dele que esperamos ver a luz para sempre. E minha salvação – Em quem eu estou seguro, e por quem eu sou e serei salvo. O Senhor é a força da minha vida – O protetor da minha vida exposta, que me impede de ser morto, e o sustentador da minha vida fraca e frágil, por quem sou sustentado e preservado. Deus, que é a vida de um crente , é a força de sua vida: não apenas a pessoa por quem, mas em quem ele vive.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Veja App-65.

de Davi = por Davi, ou relacionado ao verdadeiro Davi.

luz. Metonímia da figura de linguagem (de efeito), App-6, não metáfora da figura de linguagem; “luz” colocada para Jeová como Autor da alegria.

força = força (para proteção). Hebraico. “azaz.

de quem, & c. Compare Romanos 8:31 .

Comentário de Adam Clarke

O Senhor é minha luz e minha salvação – Esta luz nunca pode ser extinta pelo homem; o Senhor é minha salvação, minha salvaguarda, meu escudo e minha defesa; de quem devo ter medo?

Comentário de John Calvin

1. Jeová é a minha luz. Esse começo pode ser entendido como significando que Davi, tendo experimentado a misericórdia de Deus, publica um testemunho de sua gratidão. Mas prefiro outro significado, a saber, que, percebendo o conflito que teve de enfrentar com as mais fortes tentações, ele se fortalece de antemão e, por assim dizer, reúne matéria de confiança: pois é necessário que os santos lutem sinceramente consigo mesmos. repelir ou subjugar as dúvidas que a carne é tão propensa a nutrir, para que possam alegremente e rapidamente se lançar à oração. Davi, portanto, tendo sido atingido por várias tempestades, finalmente se recupera e grita triunfante sobre os problemas com os quais havia sido assediado, regozijando-se que sempre que Deus mostra sua misericórdia e favor, não há nada a temer. Isso é mais intimamente sugerido pelo acúmulo de termos que ele emprega, quando ele chama Deus não apenas de sua luz, mas também de sua salvação e da rocha ou força de sua vida. Seu objetivo era colocar um escudo triplo, por assim dizer, contra seus vários medos, o suficiente para afastá-los. O termo luz, como é bem conhecido, é usado nas Escrituras para denotar alegria, ou a perfeição da felicidade. Além disso, para explicar seu significado, ele acrescenta que Deus era sua salvação e a força de sua vida, pois foi com sua ajuda que ele se sentiu seguro e livre dos terrores da morte. Certamente descobrimos que todos os nossos medos surgem dessa fonte, que estamos muito ansiosos com a nossa vida, embora não reconheçamos que Deus é seu preservador. Portanto, não podemos ter tranquilidade até alcançarmos a persuasão de que nossa vida é suficientemente protegida, porque é protegida por seu poder onipotente. O interrogatório também mostra o quanto Davi estimava a proteção divina, pois exulta com ousadia contra todos os seus inimigos e perigos. Tampouco atribuímos a devida homenagem a Deus, a menos que, confiando na sua ajuda prometida, ousemos nos gabar da certeza de nossa segurança. Pesando, por assim dizer, em escalas todo o poder da terra e do inferno, Davi considera tudo mais leve que uma pena e considera que Deus sozinho supera o todo.

Vamos aprender, portanto, a valorizar o poder de Deus para nos proteger a ponto de pôr em fuga todos os nossos medos. Não que as mentes dos fiéis possam, em razão da enfermidade da carne, estarem sempre a todo o momento desprovidas de medo; mas imediatamente recuperando a coragem, vamos, da alta torre de nossa confiança, desprezar todos os nossos perigos com desprezo. Aqueles que nunca provaram a graça de Deus tremem porque se recusam a confiar nele, e imaginam que ele muitas vezes se irrita contra eles, ou pelo menos está longe deles. Mas com as promessas de Deus diante de nossos olhos e a graça que eles oferecem, nossa incredulidade o faz muito errado, se não o fizermos com coragem inabalável, corajosamente o colocaremos contra todos os nossos inimigos. Quando Deus, portanto, gentilmente nos atrai para si mesmo, e nos assegura que ele cuidará de nossa segurança, já que cumprimos suas promessas, ou porque acreditamos que ele é fiel, é certo que exaltamos muito seu poder, que pode arrebatar nossos corações com admiração de si mesmo. Devemos marcar bem essa comparação: o que são todas as criaturas para Deus? Além disso, devemos estender ainda mais essa confiança, a fim de banir todos os medos de nossas consciências, como Paulo, que, ao falar de sua salvação eterna, corajosamente exclama:

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” ( Romanos 8:34 .)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *