Estudo de 1 Pedro 4:13 – Comentado e Explicado

Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo, para que vos possais alegrar e exultar no dia em que for manifestada sua glória.
1 Pedro 4:13

Comentário de Albert Barnes

Mas alegrai-vos, na medida em que sois participantes dos sofrimentos de Cristo – isto é, sofrimentos do mesmo tipo que ele sofreu e infligidos pelas mesmas razões. Compare Colossenses 1:24 ; Tiago 1: 2 ; Veja as notas em Mateus 5:12 . O significado aqui é que eles deveriam considerá-lo uma questão de regozijo por estarem identificados com Cristo, mesmo no sofrimento. Veja esse sentimento ilustrado detalhadamente nas notas em Filêmon 3:10 .

Que, quando sua glória será revelada – No dia do julgamento. Veja as notas em Mateus 26:30 .

Você pode também se alegrar com grande alegria – Ser admitido nas recompensas que ele então conferirá ao seu povo. Compare 1 Tessalonicenses 2:19 . Todo homem bom terá alegria quando, imediatamente após a morte, for recebido na presença de seu Salvador; mas sua alegria será completa somente quando, na presença de mundos reunidos, ele ouvirá a sentença que o confirmará em felicidade para sempre.

Comentário de E.W. Bullinger

quando, etc. = na (App-104.) a revelação (App-106.) também da Sua glória (ver p. 1511).

revelado . Ver 1 Pedro 1: 5 , 1 Pedro 1: 7 , 1 Pedro 1:13 .

com muita alegria . Literalmente regozijando-se grandemente. Ver 1 Pedro 1: 6 , 1 Pedro 1: 8 .

Comentário de John Calvin

Portanto, é todo o consolo dos piedosos, que eles sejam associados a Cristo, para que depois sejam participantes da Sua glória; pois devemos sempre ter em mente essa transição da cruz para a ressurreição. Mas como este mundo é como um labirinto, no qual nenhum fim dos males aparece, Pedro se refere à revelação futura da glória de Cristo, como se ele tivesse dito, que o dia da revelação não deve ser esquecido, mas deve ser esperado. . Mas ele menciona uma alegria dupla, uma da qual desfrutamos agora na esperança, e a outra cuja plena fruição a qual a vinda de Cristo nos trará; pois o primeiro é misturado com tristeza e tristeza, o segundo está conectado com exultação. Pois não é adequado, no meio das aflições, pensar na alegria, que pode nos libertar de todos os problemas; mas as consolações de Deus moderam os males, para que possamos nos alegrar ao mesmo tempo.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 4:13 . Mas regozije-se, na medida do possível, etc. – Mas, proporcionalmente a você participar dos sofrimentos de Cristo, regozija-se com o fato de que, com a revelação de sua glória, você pode se regozijar com grande alegria. Cristo nem sempre será oculto aos olhos dos homens: chegará o tempo em que ele se fará visível a todos e será revelado do céu, como juiz universal, com a maior glória e a mais majestosa divindade. Ver 1 Coríntios 1: 7 .

Comentário de John Wesley

Mas regozijai-vos, na medida em que sois participantes dos sofrimentos de Cristo; para que, quando a glória dele for revelada, vos alegres também com grande alegria.

Mas, quando você participa dos sofrimentos de Cristo1 Pedro 4: 1 , enquanto sofre por causa dele, regozija-se na esperança de uma glória mais abundante. Pois a medida da glória responde à medida do sofrimento; e muito mais abundantemente.

Referências Cruzadas

Isaías 25:9 – Naquele dia dirão: “Esse é o nosso Deus; nós confiamos nele, e ele nos salvou. Esse é o Senhor, nós confiamos nele; exultemos e alegremo-nos, pois ele nos salvou”.

Isaías 35:10 – e os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão.

Isaías 51:11 – Os resgatados do Senhor voltarão. Entrarão em Sião com cântico; alegria eterna coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apossarão deles, tristeza e suspiro deles fugirão.

Mateus 5:12 – Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.

Mateus 16:27 – Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito.

Mateus 25:21 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Mateus 25:23 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Marcos 8:38 – Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras nesta geração adúltera e pecadora, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Lucas 6:22 – Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.

Lucas 17:30 – “Acontecerá exatamente assim no dia em que o Filho do homem for revelado.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Atos dos Apóstolos 16:25 – Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

2 Coríntios 1:7 – E a nossa esperança em relação a vocês está firme, porque sabemos que, da mesma forma como vocês participam dos nossos sofrimentos, participam também da nossa consolação.

2 Coríntios 4:10 – Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Filipenses 3:10 – Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

Colossenses 1:24 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

2 Tessalonicenses 1:7 – e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá do céu, com os seus anjos poderosos, em meio a chamas flamejantes.

2 Timóteo 2:12 – se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 Pedro 1:13 – Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 5:1 – Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

Apocalipse 1:9 – Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *