Estudo de 1 Pedro 5:10 – Comentado e Explicado

O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará.
1 Pedro 5:10

Comentário de Albert Barnes

Mas o Deus de toda graça – O Deus que concede toda a graça necessária. Em suas provações previstas, era apropriado direcioná-los a Deus e soprar em seu favor uma oração sincera e afetuosa para que eles pudessem ser apoiados. Uma oração desse tipo por um apóstolo também seria para eles uma espécie de promessa ou garantia de que a graça necessária lhes seria concedida.

Quem nos chamou para sua glória eterna – E quem significa, portanto, que seremos salvos. Como ele nos chamou para sua glória, não precisamos apreender que ele nos deixará ou nos abandonará. Sobre o significado da palavra chamada, veja as notas em Efésios 4: 1 .

Depois que você sofreu um tempo – Depois que você sofreu, enquanto ele deve nomear. O grego é “tendo sofrido um pouco” e pode se referir a tempo ou grau. Em ambos os aspectos, a declaração relativa às aflições é verdadeira. Eles são curtos, comparados com a eternidade; eles são leves, comparados com o peso excedente e eterno da glória. Veja as notas em 2 Coríntios 4: 16-18 .

Faça você perfeito – Por meio de suas provações. A tendência da aflição é nos tornar perfeitos.

Firme – A palavra grega significa “firmar rápido; consertar firmemente; tornar imóvel ”, Lucas 16:26 ; Lucas 9:51 ; Lucas 22:32 ; Romanos 1:11 ; Romanos 16:25 ; 1 Tessalonicenses 3: 2 , 1 Tessalonicenses 3:13 , et al.

Fortalecer – Dê força para suportar tudo isso.

Acalme-o – Literalmente, encontre-o ou estabeleça-o sobre uma base firme – ?eµe???se? themelioses A alusão é a uma casa que é tão firmemente fixada em uma fundação que não será movida por ventos ou inundações. Compare as notas em Mateus 7:24 e segs.

Comentário de Joseph Benson

1 Pedro 5:10 . O Deus de toda graça – De toda misericórdia, compaixão e bondade livre e imerecida; e a fonte de todas aquelas influências do Espírito Santo, pelas quais somente a verdadeira luz e vida espiritual, paz, pureza e consolo podem ser alcançadas; quem chamou – Convidado; nós para sua glória eterna – E não apenas para contemplar, mas para possuí-la; e nos enviou o convite de Cristo Jesus – Sua Palavra fez carne; isto é, não apenas através dele, como mediador, que obteve a inestimável bênção para nós por sua obediência até a morte, mas por ele como um Mensageiro Divino, o maior que já apareceu entre os homens, confirmando e reforçando sua mensagem por um santo santo. vida, por sofrimentos extremos, por milagres poderosos, por uma morte dolorosa e ignominiosa e uma ressurreição mais gloriosa. Depois que você sofreu um tempo – Provações que sua infinita sabedoria julgará oportuna. Observem, leitor, os sofrimentos devem preceder a glória! Veja 1 Pedro 2:19 ; 1 Pedro 2:23 ; 1 Pedro 3:14 ; 1 Pedro 4:12 ; Romanos 8:17 ; Romanos 8:35 ; 2 Timóteo 2:12 . Mas faz um tempo que os discípulos de Cristo são chamados a sofrer; um tempo muito curto comparado com a eternidade. Ou São Pedro pode usar a palavra ?????? , aqui traduzida por um tempo, e que significa um pouco, tanto em relação ao grau quanto à duração do sofrimento; pois, comparados às alegrias do céu, os sofrimentos desta vida são leves e momentâneos, 2 Coríntios 4:17 . Faça você se aperfeiçoar – para que nenhum defeito permaneça em seu conhecimento, experiência ou prática cristã. Veja em Hebreus 13:21 . Estabelecer – que nada possa derrubar sua fé ou esperança, amortecer a chama do seu amor ou interromper a constância da sua obediência; fortaleça – para que possa conquistar todos os seus inimigos, e possa fazer, ser conformado e sofrer a vontade de Deus até o fim; e resolver você – Como uma casa sobre uma rocha. Ou, invertendo a ordem das palavras e tomando o último particular em primeiro lugar, como preparatório para os outros (que o sentido das várias expressões parece exigir, de acordo com o progresso usual da obra da graça nos corações dos crentes, ) o significado será: 1º, que ele possa colocá-lo em seu fundamento (assim a palavra ?eµe???sa? , aqui prestada, o estabelece, significa apropriadamente), mesmo no fundamento que Deus estabeleceu em Sião ( 1 Coríntios 3:11 ). Cristo Jesus, ou no fundamento dos apóstolos e profetas ( Efésios 2:20 ), a saber, as doutrinas fundamentais atestadas por eles. 2d, que ele possa fortalecê- lo, para que nenhum poder da terra ou do inferno possa movê-lo daquele fundamento. Em conseqüência disso, 3d, que Ele possa estabelecer você em sua verdade e graça, em fé, esperança, amor e nova obediência, para que você seja firme e imóvel em sua adesão às doutrinas, sua posse das graças e privilégios, e seu desempenho dos deveres do seu santo chamado. E dessa maneira, em 4 de maio, ele pode torná-lo perfeito, ou completo cristão, sem nada, destituído de graça ou virtude, e possuindo todos em estado maduro, um estado de satisfação pela herança dos santos na luz. Assim, o apóstolo, convertido, agora fortalece seus irmãos.

Comentário de E.W. Bullinger

graça . App-184. Compare Atos 7: 2 .

tem . Omitir.

nós Os textos lêem “você” .

eterno . App-151.

Cristo Jesus . App-98. mas os textos omitem “Jesus” .

depois disso você tem = tendo.

um pouco, um pouco (tempo). O contraste está entre a aflição agora e a glória a seguir. Compare 2 Coríntios 4:17 .

faça você, & c Os textos lidos “ele próprio o aperfeiçoará” , & c

perfeito . Compare Hebreus 13:21 . Veja App-125.

estabelecer . Veja Romanos 1:11 .

fortalecer . Grego. sthenoo. Só aqui.

resolver = chão, como em uma fundação. Grego. themelioo. Compare Efésios 3:17 . Colossenses 1:23 e App-146. Esses quatro verbos descrevem a obra de Deus, não depois, mas durante o sofrimento.

Comentário de John Calvin

10 Mas o Deus de toda graça Depois de ter habitado o suficiente em advertências, ele agora se volta para a oração; porque em vão a doutrina é derramada no ar, a menos que Deus trabalhe pelo seu Espírito. E este exemplo deve ser seguido por todos os ministros de Deus, isto é, para orar para que ele dê sucesso aos seus trabalhos; pois, caso contrário, eles não efetuam nada plantando ou regando.

Algumas cópias têm o tempo futuro, como se uma promessa fosse feita; mas a outra leitura é mais comumente recebida. Ao mesmo tempo, o apóstolo, orando a Deus, confirma aqueles a quem ele estava escrevendo, pois quando ele chama Deus de autor de toda a graça, e os lembra que eles foram chamados para a glória eterna, seu objetivo, sem dúvida, era confirmar eles na convicção de que o trabalho da salvação deles, que ele havia começado, seria completado.

Ele é chamado Deus de toda graça pelo efeito, pelos dons que concede, de acordo com a maneira hebraica. (56) E ele menciona expressamente toda a graça, primeiro para que eles aprendam que toda bênção deve ser atribuída a Deus; e segundo, que uma graça está conectada com outra, para que possam ter esperança no futuro pela adição daquelas graças pelas quais estavam até então desejando.

Quem nos chamou? Isso, como eu disse, serve para aumentar a confiança, porque Deus é guiado não apenas por sua bondade, mas também por sua benevolência graciosa, para nos ajudar cada vez mais. Ele não menciona simplesmente o chamado, mas mostra por que eles foram chamados, para que pudessem obter a glória eterna. Ele ainda fixa o fundamento de chamar em Cristo. Ambas as coisas servem para dar confiança perpétua, pois se o nosso chamado é fundado em Cristo e se refere ao reino celestial de Deus e a uma imortalidade abençoada, segue-se que não é passageiro nem passageiro.

A propósito, também pode ser correto observar que, quando ele diz que somos chamados em Cristo, primeiro, nosso chamado é estabelecido, porque é corretamente fundamentado; e segundo, que todo respeito ao nosso valor e mérito é excluído; pois esse Deus, pela pregação do evangelho, nos convida a si mesmo, é totalmente gratuito; e ainda é uma graça maior que ele efetivamente toque nossos corações para nos levar a obedecer a sua voz. Agora Pedro se dirige especialmente aos fiéis; ele, portanto, conecta o poder eficaz do Espírito com a doutrina externa.

Quanto às três palavras que se seguem, algumas cópias as têm no caso ablativo, que pode ser traduzido em latim por gerúndios ( fulciendo, roborando, estabiliendo ), apoiando, fortalecendo, estabelecendo. (57) Mas nisto não há muita importância com relação ao significado. Além disso, Pedro pretende a mesma coisa com todas essas palavras, até para confirmar os fiéis; e ele usa essas várias palavras para esse fim, para que possamos saber que seguir nosso curso não é uma dificuldade comum e, portanto, precisamos da graça especial de Deus. As palavras sofridas por um tempo, inseridas aqui, mostram que o tempo de sofrimento é curto, e isso não é um pequeno consolo.

Despojadas dessa peculiaridade, as palavras seriam assim: “que ele estabeleça, fortaleça, confirme, aperfeiçoe você”; isto é, para dizer as palavras de maneira mais literal, “que ele o coloque sobre uma base sólida, fortaleça, fortaleça, faça você perfeito”. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Mas o Deus de toda graça – A Fonte da infinita compaixão, misericórdia e bondade. Mohammed transmitiu essa bela descrição do Ser Divino nas palavras com as quais ele inicia todos os surat ou capítulos de seu Alcorão, exceto dois; viz .;

Bismillahi arrahmani arraheemi .

Das quais a melhor tradução que pode ser dada é a do apóstolo, em nome do Deus de toda graça; o Deus que é o mais misericordioso e o mais compassivo, que é uma fonte exuberante de amor e compaixão para todos os seus filhos inteligentes.

Quem nos chamou – Pela pregação do Evangelho.

À sua glória eterna – À infinita felicidade do estado celestial.

Por Cristo Jesus – Pelo mérito de sua paixão e morte, pela influência de seu Espírito Santo, pelos preceitos de seu Evangelho e pelo esplendor de seu próprio exemplo.

Depois disso, sofrestes um tempo – ?????? pa???ta? · Tendo sofrido um pouco de tempo; isto é, enquanto você estiver sofrendo essas perseguições, Deus fará com que todos trabalhem juntos para o seu bem.

Faça você se sentir perfeito – ?ata?t?se?, st????e?, s?e??se?, ?eµe???se? · Todas essas palavras são lidas no tempo futuro pelo melhor MSS. e versões.

Ele fará você perfeito. – ·ata?t?se? · Coloque você em conjunto como as madeiras de um edifício.

Stablish ·t????e? · Faça você firme em todas as partes; adapte-os fortemente um ao outro, para que possam ser apoios mútuos, sendo todo o edifício um no Senhor.

Fortalecer – S?e??se? · Cãibra e amarre todas as partes, para que não haja perigo de entortar, rachar ou cair.

Estabeleça – ·eµe???se? · Faça com que tudo descanse tão uniformemente e firmemente sobre o melhor e mais seguro fundamento, para que cresçais juntos em um templo sagrado no Senhor: em uma palavra, para que sejais completos em toda a mente que estava em Cristo; apoiado em todas as suas provações e dificuldades; fortalecido para resistir e vencer todos os seus inimigos; e, afinal, permaneçam, firmemente fundados, na verdade da graça. Todas essas frases são arquitetônicas; e o apóstolo novamente tem em vista a bela imagem que ele produziu 1 Pedro 2: 5 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 5:10 . Mas o Deus de toda graça Ou seja, “o Deus mais misericordioso e gracioso”. É notável que São Paulo geralmente tenha dado a Deus um título, de acordo com o assunto sobre o qual ele está tratando. Se ele estava tratando da paz, então ele era o Deus da paz; se de amor, ele era o Deus do amor; se da graça, ele era o Deus da graça. São Pedro , com a mesma propriedade, o chamou de Deus de toda graça ou favor; e os dois favores que ele menciona particularmente: o chamado desses gentios para serem cristãos e, assim, elevando-os à esperança da glória eterna; e libertá-los de sua atual perseguição: que libertação eles poderiam esperar em breve. Eles deveriam sofrer por um tempo, Hebreus 10:37 . Sabedoria de Salomão 3: 5 . Esta vida é curta, comparada com a eternidade; mas eles seriam libertados de seus sofrimentos antes da morte; pois seus inimigos seriam destruídos rapidamente. ,?t??, ele, ou o mesmo, às vezes é redundante; mas aqui parece ter uma força e ênfase peculiar: “Que ele próprio – esse mesmo Deus de todos os favores, que o chamou para ser cristão, em forma, em apoio, etc.” As palavras aqui usadas parecem ser todas retiradas da construção; ?ata?t?sa?, encaixá-lo um ao outro; como pedras são cortadas, cortadas ou polidas, para ajustá-las uma à outra: 1 Coríntios 1:10 . St????a?, apoiar, e s?e??sa? , fortalecer, como magníficos edifícios, com pilares bem ajustados: Romanos 16:25 . Teµe???sa?, estabelecer as bases sobre as quais toda a estrutura depende para seu apoio e estabilidade. Em palavras tão aptas, São Pedro orou para que esses cristãos se estabelecessem em sua santa fé e perseverassem até o fim, para que fossem salvos!

Comentário de Scofield

toda graça

Graça (transmitida). 1 Pedro 5: 5 ; 1 Pedro 5:10 ; 2 Pedro 1: 2 ; Romanos 6: 1 ; 2 Pedro 3:18

perfeito Ver nota (ver Scofield “ Mateus 5:48 “) .

Comentário de John Wesley

Mas o Deus de toda graça, que nos chamou para sua glória eterna por Cristo Jesus, depois de sofrer um tempo, torna-o perfeito, estável, fortalecido, assentado.

Agora, o Deus de toda graça – Somente pelo qual toda a obra é iniciada, continuada e terminada em sua alma.

Depois de sofrer um pouco – Muito pouco comparado com a eternidade.

Ele mesmo – Você apenas tem que observar e resistir ao diabo: o resto Deus fará.

Perfeito – para que nenhum defeito permaneça.

Estabelecer – que nada pode derrubar você.

Fortalecer – para que possais conquistar todo poder adverso.

E acalme você – Como uma casa sobre uma rocha. Assim, o apóstolo, convertido, agora “fortalece seus irmãos”.

Referências Cruzadas

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 138:7 – Ainda que eu passe por angústias, tu me preservas a vida da ira dos meus inimigos; estendes a tua mão direita e me livras.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Zacarias 10:6 – “Assim, eu fortalecerei a tribo de Judá e salvarei a casa de José. Eu os restaurarei porque tenho compaixão deles. Eles serão como se eu nunca os tivesse rejeitado, porque eu sou o Senhor, o Deus deles, e lhes responderei.

Zacarias 10:12 – Eu os fortalecerei no Senhor, em meu nome marcharão”, diz o Senhor.

Lucas 22:32 – Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

Romanos 9:24 – ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Romanos 15:5 – O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus,

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

Filipenses 4:13 – Tudo posso naquele que me fortalece.

Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

Colossenses 2:7 – enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

2 Tessalonicenses 2:14 – Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 2:17 – dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.

2 Tessalonicenses 3:3 – Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

1 Timóteo 6:12 – Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

2 Timóteo 2:10 – Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

Hebreus 9:15 – Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

Hebreus 13:20 – O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas,

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

1 Pedro 1:15 – Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,

1 Pedro 4:11 – Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

1 João 2:25 – E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *