Estudo de Romanos 15:5 – Comentado e Explicado

O Deus da perseverança e da consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Jesus Cristo,
Romanos 15:5

Comentário de Albert Barnes

Agora, o Deus da paciência – O Deus que é “ele mesmo” sofredor, que suporta pacientemente os erros e falhas de seus filhos e que pode “dar” paciência, que ele lhe dê seu Espírito, para que você possa suportar pacientemente as enfermidades e erros um do outro. O exemplo de Deus aqui, que tem muito tempo com seus filhos, e não fica zangado com suas ofensas, é um forte argumento por que os cristãos devem suportar um ao outro. Se Deus suporta longa e pacientemente as “nossas” enfermidades, “nós” devemos suportar um ao outro.

E consolo – Quem dá ou transmite consolo.

Ter a mesma opinião … – Grego Pensar a mesma coisa; isto é, estar unido, manter-se afastado de divisões e disputas.

De acordo com Cristo Jesus – De acordo com o exemplo e espírito de Cristo; o dele era um espírito de paz. Ou, de acordo com o que sua religião exige. O nome de Cristo às vezes é assim colocado para sua religião; 2 Coríntios 11: 4 ; Efésios 4:20 . Se todos os cristãos imitassem o exemplo de Cristo e seguissem suas instruções, não haveria contendas entre eles. Ele buscou sinceramente em sua oração de separação a unidade e a paz; João 17: 21-23 .

Comentário de E.W. Bullinger

Deus App-98.

consolo = conforto, como Romanos 15: 4 .

parecido . Veja Romanos 12:16 .

1 . . . outro = entre (App-104) vocês mesmos.

de acordo com . App-104.

Cristo Jesus . Ver Romanos 8: 1 .

Comentário de John Calvin

5. E o Deus da paciência, etc. Deus é assim chamado pelo que produz; o mesmo já foi atribuído de maneira muito apropriada às Escrituras, mas em um sentido diferente: somente Deus é sem dúvida o autor da paciência e do consolo; pois ele transmite ambos aos nossos corações pelo seu Espírito; contudo, ele emprega sua palavra como instrumento; pois ele primeiro nos ensina o que é o verdadeiro consolo e o que é a verdadeira paciência; e então ele instila e planta essa doutrina em nossos corações.

Mas, depois de admoestar e exortar os romanos a respeito do que eles deveriam fazer, ele se volta a orar por eles: pois ele compreendeu perfeitamente que falar de dever não tinha nenhum propósito, exceto Deus interiormente efetuado por seu Espírito, o que ele falava. boca do homem. A soma de sua oração é: – que ele traga suas mentes à verdadeira unanimidade e as faça se unir entre si: ele também mostra ao mesmo tempo qual é o vínculo da unidade, pois desejava que eles concordassem de acordo com Cristo Jesus. Miserável, de fato, é a união que não está conectada com Deus, e que está desconectada com ele, que nos afasta da sua verdade. (443)

E para que ele possa nos recomendar um acordo em Cristo, ele nos ensina o quanto é necessário: pois Deus não é verdadeiramente glorificado por nós, a menos que todos os corações concordem em louvá-lo, e suas línguas também se unam em harmonia. Não há, portanto, motivo para alguém se vangloriar de que ele dará glória a Deus à sua maneira; pois a unidade de seus servos é tão estimada por Deus, que ele não terá sua glória sondada em meio a discórdias e contendas. Esse pensamento deveria ser suficiente para controlar a ira arbitrária de contendas e discussões, que hoje em dia possui demais a mente de muitos.

O que confirma o primeiro, além da importância geral do contexto, é a cláusula que se segue, “segundo Cristo Jesus”, que evidentemente significa “segundo o seu exemplo”, como mencionado no versículo 3.

Então, no versículo seguinte, a palavra refersµ???µad?? refere-se à unidade do sentimento e da ação, e não à unidade do sentimento. Ocorre, além daqui, nesses lugares, Atos 1:14 ; Atos 4:24 ; Atos 7:57 ; Atos 12:20 ; Atos 18:12 . É usado pela Septuaginta para ??? , que significa “juntos”. É traduzido como ” unanimiter – unanimemente”, [Beza]; “Com uma mente”, de [Doddridge]; e “por unanimidade”, de [Macknight]. É assim parafraseada por [Grotius], “com uma mente cheia de amor mútuo, livre de desprezo, livre de ódio”. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Agora, o Deus da paciência e do consolo – que Deus que os dotou de paciência e lhes deu o consolo que os apoiou em todas as suas provações e aflições, permita que você tenha a mesma opinião – lhe dê o mesmo modo de pensar e mesmo poder de agir um para o outro, de acordo com o exemplo de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 15: 5 . Conceda a você a mesma opinião O original significa corretamente: “Concordar de maneira harmoniosa e afetuosa”; e pode ser lido: Conceda ou dê a mesma afeição mútua, de acordo com o exemplo de Jesus Cristo. Veja Rapélio e Gálatas 4:28 , 1 Pedro 1:15 , Efésios 4:24 .

Comentário de John Wesley

Agora, o Deus da paciência e do consolo concede que você seja semelhante um ao outro de acordo com Cristo Jesus:

De acordo com o poder de Cristo Jesus.

Referências Cruzadas

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

2 Crônicas 30:12 – Já em Judá a mão de Deus esteve sobre o povo dando-lhes unidade de pensamento para executarem o que o rei e os seus oficiais haviam ordenado, conforme a palavra do Senhor.

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Jeremias 32:39 – Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.

Ezequiel 11:19 – Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Atos dos Apóstolos 4:32 – Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.

Romanos 12:16 – Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

Romanos 15:3 – Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 1:10 – Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.

2 Coríntios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação,

2 Coríntios 7:6 – Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito,

2 Coríntios 13:11 – Sem mais, irmãos, despeço-me de vocês! Procurem aperfeiçoar-se, exortem-se mutuamente, tenham um só pensamento, vivam em paz. E o Deus de amor e paz estará com vocês.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

Filipenses 2:2 – completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.

Filipenses 2:4 – Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Filipenses 3:16 – Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.

Filipenses 4:2 – O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.

1 Pedro 3:8 – Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes.

1 Pedro 3:20 – que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,

2 Pedro 3:9 – O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

2 Pedro 3:15 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *