Estudo de 2 Pedro 3:9 – Comentado e Explicado

O Senhor não retarda o cumprimento de sua promessa, como alguns pensam, mas usa da paciência para convosco. Não quer que alguém pereça; ao contrário, quer que todos se arrependam.
2 Pedro 3:9

Comentário de Albert Barnes


O Senhor não é preguiçoso com relação à sua promessa – isto é, não deve ser deduzida porque Sua promessa parece demorar muito que, portanto, falhará. Quando as pessoas, após um lapso de tempo considerável, deixam de cumprir seus compromissos, inferimos que é porque eles mudaram seus planos, ou porque esqueceram suas promessas, ou porque não têm capacidade para cumpri-las, ou porque há falta de princípio que os faça falhar, independentemente de suas obrigações. Mas essa inferência não pode ser tirada do aparente atraso do cumprimento dos propósitos divinos. Quaisquer que sejam as razões pelas quais elas parecem ser adiadas, com Deus, podemos ter certeza de que não é de causas como essas.

Como alguns homens consideram negligência – É provável que o apóstolo aqui estivesse de olho em alguns cristãos professos que ficaram desanimados e impacientes, e que, desde o atraso em relação à vinda do Senhor Jesus, e das representações daqueles que negado a verdade da religião cristã, argumentando a partir desse atraso que era falso, começou a temer que sua vinda prometida nunca ocorresse. Para tal, ele diz que não deve ser deduzido a partir de seu atraso que ele não retornaria, mas que o atraso deve ser considerado uma evidência de seu desejo de que os homens tenham espaço para arrependimento e uma oportunidade para garantir sua salvação. Veja as notas em 2 Pedro 3:15 .

Mas é muito sofredor para nós – Para nós. O atraso deve ser considerado uma prova de Sua tolerância e de Seu desejo de que todos os seres humanos sejam salvos. Todo pecador deve considerar o fato de que ele não é morto em seus pecados, não como uma prova de que Deus não castigará os iníquos, mas como uma demonstração de que Ele está agora perdoando e está disposto a ter uma ampla oportunidade de obter vida eterna. Ninguém deve inferir que Deus não executará Suas ameaças, a menos que possa olhar para as partes mais distantes de uma eternidade vindoura e demonstrar que não há sofrimento designado para o pecador ali; qualquer um que pecar, e que é poupado por um momento, deve considerar a trégua apenas uma prova de que Deus é misericordioso e tolerante agora.

Não querendo que ninguém pereça – Ou seja, Ele não deseja ou deseja. Sua natureza é benevolente, e Ele sinceramente deseja a felicidade eterna de todos, e Sua paciência com os pecadores “prova” que Ele deseja que eles sejam salvos. Se Ele não estivesse disposto, seria fácil para Ele cortá-los e excluí-los da esperança imediatamente. Esta passagem, no entanto, não deve ser aduzida para provar:

(1) que os pecadores nunca realmente perecerão; Porque:

(a) a passagem não se refere ao que Deus fará como juiz final da humanidade, mas a quais são seus sentimentos e desejos agora em relação aos homens.

(b) Pode-se ter um desejo sincero de que outros não pereçam, e ainda assim, em total consistência com isso, eles perecerão. Os pais desejam sinceramente que seus filhos não sejam punidos e, no entanto, ele próprio pode estar sob a necessidade moral de puni-los. Um legislador pode ter um desejo sincero de que ninguém jamais viole as leis ou seja punido; no entanto, ele próprio pode construir uma prisão e construir uma forca, e fazer com que a lei seja executada da maneira mais rigorosa. Um juiz no banco pode ter um desejo sincero de que nenhum homem seja executado, e que todos os que foram acusados ??perante ele sejam considerados inocentes, e mesmo ele, em total conformidade com esse desejo, e com o coração mais benevolente, até com lágrimas nos olhos, pode pronunciar a sentença da lei.

(c) Não se pode inferir que tudo o que o coração da infinita benevolência desejaria será realizado por sua mera vontade. É evidentemente tanto de acordo com a benevolência de Deus que ninguém deve se sentir infeliz neste mundo, como é que ninguém deve sofrer no próximo, pois a dificuldade não está na questão de onde alguém deve sofrer, mas no fato próprio de que alguém deveria sofrer; e é tanto de acordo com Sua natureza que todos devem ser felizes aqui, como devem ser felizes no futuro. E, no entanto, ninguém pode sustentar que o fato de Deus ser benevolente prova que ninguém sofrerá aqui. Tão pouco esse fato prova que ninguém sofrerá no mundo vindouro.

(2) a passagem não deve ser aduzida para provar que Deus não tem propósito e não formou plano em relação à destruição dos iníquos; Porque:

(a) a palavra aqui usada se refere mais à Sua disposição, ou à Sua natureza, do que a qualquer ato ou plano.

(b) Há um sentido, como é admitido por todos, em que Ele deseja a destruição dos ímpios – ou seja, se eles não se arrependem – isto é, se eles merecem.

(c) Tal ato é tão inconsistente com Sua benevolência geral quanto um propósito eterno no assunto, uma vez que Seu propósito eterno só pode ter sido fazer o que Ele realmente faz; e se for consistente com um desejo sincero de que os pecadores sejam salvos para fazer isso, é consistente determinar de antemão – pois determinar de antemão fazer o que é de fato certo, pode ser apenas uma característica adorável do caráter de ninguém.

(3) A passagem prova então:

(a) que Deus deseja sinceramente que as pessoas sejam salvas;

(b) que qualquer propósito em relação à destruição de pecadores não se baseia na mera vontade ou não é arbitrário;

(c) que seria agradável à natureza de Deus e aos Seus arranjos no plano de salvação, se todos os seres humanos viessem ao arrependimento e aceitassem as ofertas de misericórdia;

(d) que, se alguém vier a Ele verdadeiramente penitente e desejoso de ser salvo, não será rejeitado;

(e) que, uma vez que está de acordo com Sua natureza, que Ele deseje que todas as pessoas sejam salvas, pode-se presumir que Ele fez um arranjo pelo qual é possível que elas sejam; e,

(f) que, como esse é o Seu desejo, é apropriado que os ministros da religião ofereçam salvação a todo ser humano. Compare Ezequiel 33:11 .

Comentário de Joseph Benson

2 Pedro 3: 9 . O Senhor não é preguiçosovocê não , não demora, ou não é lento; a respeito de sua promessa – cumpri-la, como se o tempo fixado para sua realização fosse passado; pois certamente será cumprido em sua estação; mas é longânimo, para nós – Filhos dos homens; não querendo que ninguém pereça – Qualquer ser humano, qualquer alma que ele criou. Ou seja, ele não está disposto principalmente; sua primeira vontade, com relação a toda a posteridade de Adão, foi e é, que eles sejam eternamente salvos; e como prova disso, deu ao seu filho um resgate por todos; ( 1 Timóteo 2: 6 ; Hebreus 2: 9 😉 ordenou que seu evangelho, isto é, as boas novas da salvação, fosse pregado a todos, a toda criatura humana ( Marcos 16:15 ) e, para ajudar os homens. a fraqueza faz com que sua graça, até mesmo sua graça salvadora (como literalmente ? ?a??? ? s?t????? ) apareça para, ou visite e se esforce com todos os homens, a fim de seu arrependimento, fé e nova obediência. Mas se eles rejeitarem seu conselho contra si mesmos, o que eles não precisam fazer, continuando impenitentes, incrédulos e desobedientes, então, em segundo lugar, ele deseja, e com justiça, que pereçam, pois são responsáveis ??perante ele, seu legítimo legislador, governador e juiz, e ele os julgará, e a todo o mundo, em retidão.

Comentário de E.W. Bullinger

não é folgado = não demora. Veja 1 Timóteo 3:15 .

concernente . App-17.

alguns homens . App-124.

contagem = conta. A mesma palavra “conta” , 2 Pedro 3:15 .

negligência . Grego. bradutos. Só aqui.

para nós = = (App-104.) nós, mas os textos dizem “você” .

disposto . App-102.

qualquer . App-123.

arrependimento . App-111.

Comentário de John Calvin

9. Mas o Senhor não é preguiçoso ou atrasa . Ele verifica a pressa extrema e irracional por outra razão, isto é, que o Senhor adie sua vinda para que ele possa convidar toda a humanidade ao arrependimento. Pois nossas mentes são sempre perspicazes, e muitas vezes surge uma dúvida de por que ele não chega mais cedo. Mas quando ouvimos que o Senhor, ao adiar, mostra uma preocupação por nossa salvação, e que adia o tempo porque cuida de nós, não há razão para que mais nos queixemos de atraso. Ele está atrasado e permite que uma ocasião passe pela preguiça: não há nada assim em Deus, que da melhor maneira regula o tempo para promover nossa salvação. E quanto à duração do mundo inteiro, devemos pensar exatamente o mesmo que na vida de cada indivíduo; pois Deus prolongando o tempo de cada um, o sustenta para que ele se arrependa. Da mesma maneira, ele não apressa o fim do mundo, a fim de dar a todo tempo tempo para se arrepender.

Essa é uma advertência muito necessária, para que possamos aprender a empregar o tempo certo, pois, caso contrário, sofreremos uma punição justa por nossa ociosidade.

Não querendo que alguém pereça. Tão maravilhoso é o seu amor pela humanidade, que ele deseja que todos sejam salvos, e está preparado para dar salvação aos perdidos. Mas a ordem deve ser notada, que Deus está pronto para receber todos ao arrependimento, para que ninguém pereça; pois nessas palavras é indicado o caminho e o modo de obter a salvação. Cada um de nós, portanto, que deseja a salvação, deve aprender a entrar por esse caminho.

Mas pode-se perguntar: se Deus não deseja que ninguém pereça, por que tantos morrem? Para isso, minha resposta é que aqui nenhuma menção é feita ao propósito oculto de Deus, segundo o qual os réprobos estão condenados à sua própria ruína, mas apenas à sua vontade, como nos foi conhecida no evangelho. Para Deus, estende a mão sem diferença para todos, mas segura apenas aqueles, para conduzi-los a si mesmo, a quem ele escolheu antes da fundação do mundo. (179)

Mas, como o verbo ????sa? é freqüentemente adotado passivamente pelos gregos, não menos adequado a esta passagem é o verbo que eu coloquei na margem, que Deus faria com que todos os que antes estavam vagando e dispersos fossem reunidos ou reunidos ao arrependimento.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor não é preguiçoso – Eles provavelmente zombaram deles: “Ou Deus não fez tal promessa de julgar o mundo, destruir a terra e enviar homens ímpios para perdição; ou, se o fez, esqueceu de cumpri-lo, ou não tinha tempo ou lazer convenientes “. A alguns zombadores desse tipo, o apóstolo parece se referir: e ele imediatamente mostra a razão pela qual o castigo merecido não é infligido a um mundo culpado.

Mas é longânimo – Não é a indolência, a remissão, nem a falta de desapego devido ao pecado, que induziu Deus a prolongar a pausa dos homens ímpios; mas sua longanimidade, sua falta de vontade de que alguém pereça; e, portanto, ele os poupou, para que tivessem ofertas adicionais de graça e fossem levados ao arrependimento – para lamentar seus pecados, implorar a misericórdia de Deus e encontrar a redenção através do sangue de Deus. o cordeiro.

Como Deus não deseja que alguém pereça, e como ele deseja que todos venham ao arrependimento, conseqüentemente, ele nunca inventou nem decretou a condenação de qualquer homem, nem tornou impossível que qualquer alma fosse salva, seja por exigindo que ele pratique o mal, para que ele morra por isso, ou recusando-lhe os meios de recuperação, sem os quais ele não poderia ser salvo.

Comentário de Thomas Coke

2 Pedro 3: 9 . O Senhor não é preguiçoso com relação a sua promessa ele pode ser chamado de lento ou preguiçoso, que a possui em seu poder, e ainda assim não realiza nada no tempo apropriado; mas isso não pode ser dito de Deus, que é perfeitamente sábio, verdadeiro, poderoso e bom. O apóstolo, por alguns homens, refere-se aos escarnecedores mencionados em 2 Pedro 3: 3-4 . Para nós, significa: “Para nós, homens mortais em geral”. Aqui se expressa de maneira negativa e positiva, e nos termos mais gerais relativos à humanidade, que Deus não deseja que alguém pereça, mas que todos venham ao arrependimento; e podemos confiar nele que Deus é sincero e sincero: ele não atormenta o homem pobre, desamparado e miserável; ele não tem vontade secreta contrária e incontinente com a vontade revelada; mas é um Deus de verdade e detesta toda falsidade e falta de sinceridade. Veja Ezequiel 18:23 ; Ezequiel 18:32 ; Ezequiel 33:11 . 1 Timóteo 2: 4 , São Pedro nos mostra neste versículo que o atraso do julgamento final foi planejado para o bem geral; e não implica atraso em Deus para cumprir o que prometeu, nem qualquer incerteza quanto àquele grande evento. Ver Romanos 2: 4 . E, portanto, parece evidente que Deus não decretou absolutamente a condenação de ninguém; mas os homens, por sua própria loucura e maldade, trazem sobre si mesmos miséria e destruição.

Comentário de John Wesley

O Senhor não é preguiçoso com relação a sua promessa, pois alguns homens consideram preguiça; mas é longânime para nós, não querendo que ninguém pereça, mas que todos venham ao arrependimento.

O Senhor não é lento – como se o tempo fixado para ele tivesse passado.

A respeito de sua promessa – que certamente será cumprida em sua estação.

Mas é longânimo para nós – Filhos dos homens. Não querendo que nenhuma alma que ele criou pereça.

Referências Cruzadas

Exodo 18:23 – Se você assim fizer, e se assim Deus ordenar, você será capaz de suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para casa satisfeito”.

Exodo 32:32 – Mas agora, eu te rogo, perdoa-lhes o pecado; se não, risca-me do teu livro que escreveste”.

Exodo 33:11 – O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Isaías 30:18 – Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

Isaías 46:13 – Estou trazendo para perto a minha retidão, ela não está distante; e a minha salvação não será adiada. Concederei salvação a Sião, meu esplendor a Israel.

Habacuque 2:3 – Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará”.

Lucas 18:7 – Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 9:22 – E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

1 Timóteo 1:16 – Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

1 Timóteo 2:4 – que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

Hebreus 10:37 – pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará.

1 Pedro 3:20 – que há muito tempo desobederam, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água,

2 Pedro 3:15 – Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu.

Apocalipse 2:21 – Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *