Estudo de Lucas 18:7 – Comentado e Explicado

Por acaso não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que estão clamando por ele dia e noite? Porventura tardará em socorrê-los?
Lucas 18:7

Comentário de Albert Barnes

Deus não vingará … – Não devemos supor que o caráter de Deus seja representado de todo por esse juiz, ou que “seus” princípios de conduta sejam como os do juiz. Essa parábola nos mostra conclusivamente que muitas “circunstâncias” de uma parábola não devem ser interpretadas de perto: são meros apêndices à narrativa. A grande verdade que nosso Salvador “planejou” ensinar é o que devemos procurar encontrar. Nesse caso, não há dúvida de que verdade é essa. Ele próprio nos disse que é que “os homens devem sempre orar e não desmaiar”. Isso ele ensina pelo exemplo da parábola; e o argumento que implica é o seguinte:

1. Uma pobre viúva, apenas por sua perseverança, obteve de um homem injusto o que de outra forma ela “não” teria obtido.

2. Deus não é injusto. Ele é bom e está disposto a fazer justiça e conceder misericórdia.

Se, portanto, esse “homem perverso”, pela oração perseverante, foi induzido a fazer justiça, quanto mais “Deus”, que é bom, e que não é acionado por tais princípios egoístas e básicos, faz justiça àqueles que se aplicam a ele!

Vingança – Faça justiça ou reivindique-os. Isso pode ter uma referência dupla.

1. Para os discípulos no tempo de Jesus, que estavam prestes a ser oprimidos e perseguidos, e sobre quem estavam prestes a acontecer as calamidades, “como se” Deus não considerasse os seus gritos e os abandonasse. Para eles, Jesus dá a garantia de que Deus “ouviria” suas petições e sairia para justificá-las; e que, apesar de todas essas calamidades, ele ainda apareceria pela libertação deles.

2. Pode ter um significado mais “geral”. O povo de Deus é freqüentemente oprimido, caluniado, perseguido. São poucos em número e fracos. Eles parecem quase abandonados e abatidos, e seus inimigos triunfam. No entanto, no devido tempo, Deus ouvirá suas orações e surgirá para sua justificação. E mesmo que não deva ser “nesta vida”, ele o fará no dia do julgamento, quando os declarar abençoados e os receber para sempre para si mesmo.

Seus próprios eleitos – Povo de Deus, santos, cristãos; assim chamado porque Deus os “escolheu” para ser dele. O termo geralmente é dado nas Escrituras aos verdadeiros seguidores de Deus, e é um termo de afeição, denotando seu grande e especial amor ao escolhê-los de um mundo de pecadores e conferir-lhes graça, misericórdia e vida eterna. . Veja 1 Tessalonicenses 1: 4 ; Colossenses 3:12 ; 1 Pedro 1: 2 ; Efésios 1: 4 . Significa aqui que eles são especialmente queridos por ele; que ele sente um profundo interesse pelo bem-estar deles e que, portanto, estará pronto para vir em seu auxílio. O juiz não sentiu nenhum interesse especial naquela viúva, mas a ouviu; Deus sente uma consideração particular, um amor terno por seus eleitos e, portanto, ele ouvirá e salvará.

Que chora dia e noite – Isso expressa uma característica marcante dos eleitos de Deus; eles oram e oram constantemente. Ninguém pode ter evidência de que ele é escolhido por Deus, que não é um homem de oração. Uma das melhores marcas pelas quais o amor que elege a Deus é conhecido é que ele nos dispõe a orar. Esta passagem supõe que, quando os eleitos de Deus estão com problemas e pressionados por calamidades, eles “choram” a ele; e afirma que, se o fizerem, ele ouvirá seus gritos e responderá a seus pedidos.

Embora ele tenha muito tempo com eles – Esta passagem foi interpretada de várias formas e há alguma variedade de leitura nos manuscritos. Alguns leram: “Deus não vingará seus eleitos? Ele permanecerá na causa deles? Mas o significado mais natural é: “Embora ele adie por muito tempo para vingá-los e tente muito a paciência deles, ele os vingará.” Ele tenta a fé deles; ele sofre suas perseguições e provações para continuar por muito tempo; e quase “parece” como se ele não fizesse interposição. No entanto, ele fará isso e os salvará.

Comentário de E.W. Bullinger

E não deve Deus = E Deus, não deve.

não. Grego. ou eu. App-105.

eleger : ie Seu próprio povo.

Ele aguenta por muito tempo = demora . O juiz injusto atrasou a indiferença egoísta. O Deus justo pode adiar-se de um propósito divinamente onisciente.

com = over. Grego. epi. App-104. Não é a mesma palavra que nos versículos: Lucas 18:11 , Lucas 18:27 .

Comentário de John Calvin

7. E Deus não vingará seus eleitos? Aquele juiz, a quem Cristo nos descreveu como desesperado, não apenas endurecido contra a contemplação de Deus, mas tão desprovido de vergonha, que não tinha ansiedade por sua reputação, finalmente abriu os olhos para as angústias da viúva. Não temos motivos para duvidar que os crentes tirem, pelo menos, vantagens iguais de suas orações, desde que não deixem de implorar sinceramente a Deus. No entanto, deve-se observar que, embora Cristo aplique a parábola ao seu assunto, ele não faz com que Deus se pareça com um juiz perverso e cruel , mas aponta uma razão muito diferente pela qual aqueles que acreditam nele são mantidos em suspense e por que na verdade, ele não estende a mão para eles: é porque ele perdoa Se a qualquer momento Deus pisca nos ferimentos causados ??a nós por mais tempo do que desejaríamos, deixe-nos saber que isso é feito com uma intenção paterna – treine-nos a ter paciência. Uma negligência temporária dos crimes é muito diferente de permitir que eles permaneçam impunes. A promessa que ele faz, de que Deus os vingará rapidamente, deve ser referida à sua providência; pois nossos temperamentos apressados ??e apreensão carnal nos levam a concluir que ele não chega rápido o suficiente para conceder alívio. Mas se pudéssemos penetrar em seu design, aprenderíamos que sua assistência está sempre pronta e oportuna, conforme o caso exige, e não é adiada por um único momento, mas chega no momento exato.

Mas é perguntado: como Cristo instrui seus discípulos a buscar vingança, enquanto os exorta em outra ocasião, ore por aqueles que o ferem e perseguem ( Mateus 5:44 .) Eu respondo: o que Cristo diz aqui sobre vingança não interfere de alguma maneira com sua antiga doutrina. Deus declara que ele vingará os crentes, não com o objetivo de soltar as rédeas de seus afetos carnais, mas para convencê-los de que a salvação deles é querida e preciosa aos seus olhos, e assim induzi-los a confiar em seus proteção. Se, deixando de lado o ódio, puro e livre de todo desejo perverso de vingança, e influenciado por disposições apropriadas e bem reguladas, eles imploram assistência divina, será um desejo lícito e santo, e o próprio Deus o ouvirá. Mas como nada é mais difícil do que se despir de afeições pecaminosas, se oferecermos orações puras e sinceras, devemos pedir ao Senhor que guie e direcione nossos corações por seu Espírito. Então, devemos chamar legalmente a Deus para ser nosso vingador, e ele responderá às nossas orações.

Comentário de Adam Clarke

E Deus não vingará seus próprios eleitos – E Deus, o justo juiz, não fará justiça pelos escolhidos? Provavelmente, isso pode se referir ao uso cruel que seus discípulos haviam encontrado, e ainda estavam recebendo, dos judeus desobedientes e incrédulos; e que finalmente deveriam ser visitados sobre eles na destruição de sua cidade e as calamidades que se seguiriam. Mas podemos considerar o texto como tendo um significado mais extenso. Como Deus graciosamente prometeu dar salvação a toda alma que vem a ele através de seu Filho, e colocou seu Espírito em seus corações, induzindo-os a clamarem por ele incessantemente por isso; a bondade de sua natureza e a promessa de sua graça o obrigam a ouvir as orações que lhe oferecem e a conceder a eles toda a salvação que ele os levou por sua promessa e espírito a pedir.

Que clamam dia e noite para ele, etc. – Essa é uma característica genuína dos verdadeiros eleitos ou discípulos de Cristo. Eles sentem que não têm luz, poder nem bondade, mas como os recebem dele; e, como ele é o desejo de sua alma, eles buscam incessantemente que sejam sustentados e salvos por ele.

Embora ele tenha muito tempo com eles? Pelo contrário, e Ele é compassivo com eles e, consequentemente, nem um pouco como o juiz injusto. Em vez de µa?????µ?? , e sofrer longanimamente, como em nossa tradução, eu li µa?????µe? , ele é compassivo, cuja leitura é suportada pelo ABDLQ e vários outros. A razão que nosso Senhor dá para o sucesso de seus escolhidos é:

  1. Eles choram para ele dia e noite.
  • Ele é compassivo com eles.
  • Em conseqüência do primeiro, eles podem esperar justiça até de um juiz injusto; e, em conseqüência do segundo, eles têm certeza da salvação, porque pedem àquele Deus que é para com eles um Pai de eterno amor e compaixão. Havia poucas razões para esperar justiça do juiz injusto.

    1. Porque ele era injusto; e
  • Porque ele não tinha respeito pelo homem: não, nem mesmo por uma viúva pobre e desolada.
  • Mas há toda a razão debaixo do céu para esperar misericórdia de Deus:

    1. Porque ele é justo, e ele prometeu; e
  • Porque ele é compassivo com suas criaturas; sendo sempre propenso a dar mais do que o coração mais alargado pode solicitar dele.
  • Todo leitor deve perceber que a tradução comum é tão embaraçada que é quase ininteligível; enquanto que nesta nota, das autoridades acima, é o mais claro possível, e mostra esta bela parábola como uma das peças mais valiosas da palavra de Deus.

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 18: 7 . Embora ele tenha muito tempo com eles? “Embora ele pareça se conter por um tempo, manter a paz e afligi-los com muita dor”. Elsner diria isso: ele não vingará seus próprios eleitos, que choram por ele e esperam pacientemente por isso? isto é, por sua aparência a favor deles. Alguns entendem isso como se referindo aos iníquos; “Embora Deus tenha demorado muito com os ímpios que oprimem seu povo, e pareça surdo aos gritos que eles enviam ao seu trono, a visão justa que ele tem de suas aflições, com o tempo o levará a punir severamente seus inimigos”. O sentimento pintado nesta parábola é muito bonito; a saber, que “se os repetidos gritos importunos dos aflitos causarem, por fim, uma impressão nos corações de homens tão maus, que se gloriarão em sua impiedade, injustiça e barbárie, serão muito mais respondidos por Deus, com a maior graça. , que está sempre pronto para conceder suas melhores bênçãos, quando vê suas criaturas aptas para recebê-las “. Argumentos desse tipo, retirados da fraca bondade ou observados das imperfeições dos homens, para ilustrar as perfeições superiores e infinitas de Deus, eram frequentemente usados ??por nosso Senhor, e com grande sucesso, no trabalho das convicções elaboradas. Tais apelos aos quais a graça é concedida, forçam seu caminho diretamente ao coração dos homens, acalmam toda a oposição e causam uma impressão duradoura.

    Comentário de John Wesley

    E Deus não vingará seus próprios eleitos, que clamam dia e noite para ele, ainda que ele demore muito com eles?

    E Deus – o juiz mais justo, justificará seus próprios eleitos – preservará os cristãos de todos os seus adversários e, em particular, os salvará da destruição geral e os vingará dos judeus? Embora ele tenha muito tempo com eles – Embora ele não acabe imediatamente, nem com os erros dos ímpios, nem com os sofrimentos dos homens bons.

    Referências Cruzadas

    1 Samuel 24:12 – O Senhor julgue entre mim e ti. Vingue ele os males que tens feito contra mim, mas não levantarei a mão contra ti.

    1 Samuel 26:10 – Juro pelo nome do Senhor”, disse ele, “o Senhor mesmo o matará; ou chegará a sua hora e ele morrerá, ou ele irá para a batalha e perecerá.

    Salmos 9:8 – Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.

    Salmos 10:15 – Quebra o braço do ímpio e do perverso, pede contas de sua impiedade até que dela nada mais se ache.

    Salmos 13:1 – Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?

    Salmos 54:1 – Salva-me, ó Deus, pelo teu nome; defende-me pelo teu poder.

    Salmos 88:1 – Ó Senhor, Deus que me salva, a ti clamo dia e noite.

    Jeremias 20:11 – Mas o Senhor está comigo, como um forte guerreiro! Portanto, aqueles que me perseguem tropeçarão e não prevalecerão. O seu fracasso lhes trará completa vergonha; a sua desonra jamais será esquecida.

    Habacuque 2:3 – Pois a visão aguarda um tempo designado; ela fala do fim, e não falhará. Ainda que se demore, espere-a; porque ela certamente virá e não se atrasará”.

    Mateus 7:11 – Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

    Lucas 2:37 – e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite.

    Lucas 11:13 – Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! “

    1 Tessalonicenses 3:10 – Noite e dia com perseverança oramos para que possamos vê-los pessoalmente e suprir o que falta à sua fé.

    2 Tessalonicenses 1:6 – É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação,

    1 Timóteo 5:5 – A viúva realmente necessitada e desamparada põe sua esperança em Deus e persiste dia e noite em oração e em súplica.

    2 Timóteo 1:3 – Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.

    Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

    Apocalipse 6:10 – Eles clamavam em alta voz: “Até quando, ó Soberano santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o nosso sangue? “

    Apocalipse 7:15 – Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.

    Apocalipse 18:20 – Celebre o que se deu com ela, ó céus! Celebrem, ó santos, apóstolos e profetas! Deus a julgou, retribuindo-lhe o que ela fez a vocês ’ “.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *