Estudo de Mateus 7:11 – Comentado e Explicado

Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.
Mateus 7:11

Comentário de E.W. Bullinger

mal = rancor ou prejudicial. Veja App-128. Assim, as Escrituras desafiam o homem, é por isso que o homem as desafia.

céu = os céus. Veja notas em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

boas coisas. Compare Salmos 34: 8-10 ; Salmos 84:11 . 11:13 . Tiago 1:17 .

Comentário de John Calvin

11. Seu Pai dará coisas boas. Isso é expressamente mencionado por Cristo, para que os crentes não possam dar lugar a desejos tolos e impróprios na oração. Sabemos como grande influência, a esse respeito, é exercida pelos excessos e presunção de nossa carne. Não há nada que não nos permitamos pedir a Deus; e se ele não humorar nossa loucura, exclamamos contra ele. Portanto, Cristo nos ordena a submeter nossos desejos à vontade de Deus, para que ele não possa nos dar nada mais do que sabe ser vantajoso. Não devemos pensar que ele não nos nota, quando não responde aos nossos desejos: pois ele tem o direito de distinguir o que realmente precisamos. Sendo todas as nossas afeições cegas, a regra da oração deve ser buscada pela palavra de Deus: pois não somos juízes competentes de tão importante assunto. Aquele que deseja se aproximar de Deus com a convicção de que será ouvido, deve aprender a restringir seu coração de perguntar qualquer coisa que não seja agradável à sua vontade.

“Você pede, e não recebe, porque pede mal, para que possa consumi-lo com suas concupiscências.”
( Tiago 4: 3 )]

Em vez de coisas boas ( ??a?? ) na última cláusula, Lucas diz que o Espírito Santo Isso não exclui outros benefícios, mas aponta o que devemos pedir principalmente: pois nunca devemos esquecer a exortação, buscar primeiro o reino de Deus, e sua justiça; e todas as outras coisas serão acrescentadas a você ( Mateus 6:33 .) É dever dos filhos de Deus, quando se envolvem em oração, despir-se das afeições terrenas e elevar-se à meditação sobre a vida espiritual. Dessa forma, eles atribuirão pouco valor à comida e roupas, em comparação com o penhor e a promessa de sua adoção ( Romanos 8:15 ; Efésios 1:14 🙂 e, quando Deus deu um tesouro tão valioso, ele não recusar favores menores.

Comentário de Adam Clarke

Se você, então, sendo mau – ??????? ??te? , que é radical e diabolicamente depravado, ainda se sente levado, pelo afeto natural, a dar as coisas necessárias aos seus filhos para sustentar suas vidas, quanto mais seu Pai, que é no céu, cuja natureza é infinita bondade, misericórdia e graça, dê boas coisas – sua graça e Espírito ( p?e?µa a???? , o Espírito Santo, Lucas 11:13 ;), àqueles que perguntam a ele? Que quadro é dado aqui da bondade de Deus! Leitor, pergunte à sua alma, poderia este Pai celestial reprovar à condenação eterna incondicional qualquer criatura que ele tenha feito? Quem pode acreditar que tem, pode acreditar em qualquer coisa: mas ainda Deus é amor.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 7:11 . Se vós então, sendo maus As palavras ??? e? ?µ??, quais de vocês, no nono versículo, são bem explicados por isso: “Se”, diz nosso Senhor, “vocês, imperfeitos e maus como são, e alguns talvez tenazes, perversos e cruéis, prontamente dão bons presentes a vossos filhos, quando clamarem por eles; quanto mais o grande Deus, que é perfeito em bondade e ilimitado em benignidade, concede bênçãos a seus filhos, que se esforçam para se assemelhar a ele em suas perfeições e, para esse fim, pedir ao assistência do seu Espírito Santo? ” pois por boas coisas se entende os verdadeiros bens, Lucas 11:13, os dons do Espírito Santo; o que em geral é adequado e necessário para eles, e lhes provará um bem real.

Comentário de John Wesley

Se, pois, sendo maus, sabeis dar bons presentes a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está no céu, dará boas coisas aos que lhe pedem?

Àqueles que lhe perguntam – Mas nesta condição, que sigam o exemplo de Sua bondade, fazendo a todos como gostariam que fizessem a você.

Pois esta é a lei e os profetas – esta é a soma de tudo, respondendo exatamente a Mateus 5:17 . O todo é composto em uma palavra, imitar o Deus do amor. Até agora prossegue a parte doutrinária do sermão. No próximo versículo começa a exortação para praticá-lo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *