Estudo de Lucas 11:13 – Comentado e Explicado

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem.
Lucas 11:13

Comentário de Joseph Benson

11:13 . Se você é mau, se você é, pelo menos comparativamente mau, e talvez inclinado a um temperamento penoso e desagradável, ainda sabe como dar bons presentes a seus filhos – E encontra seu coração disposto a aliviar as necessidades que retornam , por uma variedade de disposições diárias; – se os pais terrenos, embora maus, ainda assim são tão gentis; se eles, apesar de fracos, ainda assim sabem, que dão com discrição, dão o que há de melhor, da melhor maneira e tempo; muito mais o vosso Pai celestial – que operou essas disposições em você e que supera infinitamente os pais de nossa carne, como em poder, assim também em sabedoria e bondade, esteja pronto para conceder todo bem necessário e até mesmo dar o melhor e o mais excelente presente de todos, seu Espírito Santo, àqueles que sinceramente e sinceramente o pedem; um presente, inclusivo ou seguido de todas as coisas boas pelas quais devemos orar; mais do que, com seus efeitos e conseqüências, não precisamos nos tornar sábios, santos, felizes e úteis; sendo o Espírito Santo a fonte da vida espiritual para e em nós aqui, e o penhor da vida eterna no futuro; um presente que, portanto, diz respeito a todos nós de maneira sincera, constante e perseverante para orar. Observe bem, leitor, tanto que é nosso dever indispensável pedir esse presente e que temos todo o incentivo possível para acreditar que, se pedirmos corretamente, não pediremos em vão. Pois, tão certamente quanto o poder de Deus o capacita, certamente sua bondade o inclina, e sua promessa o obriga a dar, e isso a todos aqueles que perguntam como são direcionados aqui.

Comentário de E.W. Bullinger

saber . Grego. oida. App-132.

crianças. App-108.

celestial = fora do (grego. ek. App-104.) céu.

o Espírito Santo = dons espirituais. Não há artigos. Grego. pneuma hagion. Veja App-101. Observe os cinco contrastes. Um pão, uma pedra; um peixe, uma serpente; um ovo, um escorpião; dons temporais, dons espirituais; pais terrenos, o Pai celestial.

Comentário de Adam Clarke

O Espírito Santo – Ou, como vários MSS. tê-lo, p?e?µa a?a??? , o bom espírito. Veja em Mateus 7:11 ; (Nota).

Comentário de Scofield

dar

É evidente que nenhum dos discípulos, com a possível exceção de Maria de Betânia, pediu o Espírito na fé desta promessa. Era uma coisa nova e surpreendente para um judeu que, antes do cumprimento de Joel 2:28 ; Joel 2:29 todos podem receber o Espírito. Somente Maria, dos discípulos, entendeu a repetida declaração de Cristo a respeito de Sua própria morte e ressurreição João 12: 3-7 . Salve Maria, não um dos discípulos, mas Pedro, e ele somente na grande confissão Mateus 16:16 manifestou uma centelha de inteligência espiritual até depois da ressurreição de Cristo e da transmissão do Espírito; João 20:22 ; Atos 2: 1-4 . Voltar à promessa de Lucas 11:13 , é esquecer o Pentecostes e ignorar a verdade de que agora todo crente tem o Espírito que habita; Romanos 8: 9 ; Romanos 8:15 ; 1 Coríntios 6:19 ; Gálatas 4: 6 ; 1 João 2:20 ; 1 João 2:27 . (Veja Scofield “ Atos 2: 4 “)

Comentário de John Wesley

Se, pois, sendo maus, sabeis dar bons presentes a seus filhos: quanto mais seu Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedem?

Quanto mais o seu Pai celestial – quão bela é a gradação! Um amigo: um pai: Deus! Dê ao Espírito Santo – O melhor dos presentes, e o que inclui todo bom presente.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:5 – O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.

Gênesis 8:21 – O Senhor sentiu o aroma agradável e disse a si mesmo: “Nunca mais amaldiçoarei a terra por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância. E nunca mais destruirei todos os seres vivos como fiz desta vez.

Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

Salmos 51:5 – Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.

Provérbios 1:23 – Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.

Isaías 44:3 – Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca; derramarei meu Espírito sobre sua prole, e minha bênção sobre seus descendentes.

Isaías 49:15 – “Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!

Ezequiel 36:27 – Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.

Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

Mateus 5:16 – Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

Mateus 5:45 – para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Mateus 6:14 – Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará.

Mateus 6:30 – Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?

Mateus 6:32 – Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Mateus 7:11 – Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

Lucas 11:2 – Ele lhes disse: “Quando vocês orarem, digam: ‘Pai! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino.

Lucas 15:30 – Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’

João 3:5 – Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 7:37 – No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

Romanos 5:9 – Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

Romanos 5:17 – Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

Romanos 7:18 – Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.

Romanos 8:32 – Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?

2 Coríntios 3:9 – Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça!

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Hebreus 12:9 – Além disso, tínhamos pais humanos que nos disciplinavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos submeter-nos ao Pai dos espíritos, para assim vivermos!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *